Nichendrix's Piano Bar Chat - Jazz, Blues, Rock Mulheres e One Bourbon, One Scotch and One Beer

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# mai/11
· votar

nichendrix

Won't Rock N' Roll???

Ah, isso não aceito! Pedrada!!!

Obs.: muito legal o video do Nat King Cole!

nichendrix
Veterano
# mai/11
· votar

MMI

Apocalyptica é legal, mas massa mesmo é o Beatallica.. hehehehe

Quem disse que o Fab 4 tambémb não é metal? hehehehe

Só pra puxar uma conversa, pra mim aqui vão algumas gravações que junto com algumas coisas do Cream, do Hendrix e do The Who, foram os sons que na minha opinião pavimentaram o caminho para o que mais tarde seria chamado de heavy metal.

Tivesse o George só 2 dedos, tinha inventado o metal hehehehehhe

Enfim, eu nunca paro de me surpreender como os caras estavam a frente do tempo deles, basicamente desconheço variante do rock and roll e da musica pop americana/inglesa que os caras não tenha de alguma forma flertado 40 anos atrás.

nichendrix
Veterano
# mai/11
· votar

MMI

E pra treinar um tikim...

MMI
Veterano
# mai/11
· votar

nichendrix

Entonces...

Sir Isaac Newton, na sua teoria da gravitação, disse que pode ver mais longe porque estava apoiado em ombros de gigantes. Pois então, na música, vale a mesma coisa. E na música popular talvez os maiores gigantes tenham sido os Beatles. Fizeram de tudo mesmo, sofreram influências mas influenciaram quase tudo que veio depois deles. E para mim Helter Skelter foi uma pancada que semeou o heavy metal um pouco depois. Essa influência foi algo que fiquei pensando durante o show do Paul aqui em Sampa (aquele que fomos).

Sobre o Apocalyptica, na verdade eu coloquei esses caras com um pensamento... Quando se fala em timbre aqui no FCC sempre aparece alguém que fala que o mais importante do timbre é quem toca, ou seja, as mãos do guitarrista. Eu não acho! Acho que bem tocado (em boas mãos), até Metallica fica bom sem nenhuma distorção e sem guitarras até, como é o caso desse solo de Master of Puppets.

Curly
Veterano
# mai/11
· votar

nichendrix

muito boa a sequencia dos beatles e esses covers dos stones foram muito bem mandados, y2b cada vez melhor, se deixar esqueço da vida ali...

esse aqui até dá um nó na garganta, fico pensando como é triste esses caras não estarem aqui para receber a devida homenagem por tudo o que fizeram !

Curly
Veterano
# mai/11
· votar

foxy lady ?

nichendrix
Veterano
# mai/11
· votar

MMI
Fizeram de tudo mesmo, sofreram influências mas influenciaram quase tudo que veio depois deles.

É sim, tá doido, uma coisa engraçada nisso é a reflexão que o livro da hitória do rock and roll do Paul Friedlander faz sobre os Beatles. Segundo eles, no período de Hamburgo, eles foram obrigados a tocar virtualmente tudo que existia gravado até então, tinham que ficar de 6 a 10h por dia tocado direto para marinheiros de tudo que é canto da Europa e do mundo, isso fez com que tivessem contatos com estilos tão diversos quanto o Doo Woop dos grupos vocais negros americanos, o Bolero e o Tango latinos, Folk europeu, jazz e swing dos anos 30 e 40, etc.

Na prática, a musica deles é pegar tudo isso, jogar num liquidificador e acelerar um processo que talvez de outra forma demorasse décadas pra acontecer. Eu fico besta que eles flertaram com as raizes de tantas vertentes que a primeira vista não são associadas com eles, como o Metal, a música eletrônica, o próprio country, já que pela época que eles "invadiram" a américa, aqueles fingestyle de country dos anos 50, estavam sumindo em detrimento de padrões mas simples que vinham do revival do Folk dos anos 20 e 30 e até mesmo com o Rap você encontra alguns flertes dos caras com isso.

Enfim pra mim é um exemplo absurdo de como 1+1+1+1 = 1.000.000 e não a 4.

E para mim Helter Skelter foi uma pancada que semeou o heavy metal um pouco depois. Essa influência foi algo que fiquei pensando durante o show do Paul aqui em Sampa (aquele que fomos).

Com certeza, só não fiquei mais feliz porque ele não tocou o cover de Foxxy Lady que ele as vezes toca e faz uns solos pra lá de interessantes e metidos a ligeirinho.

Quase fui pro show do Rio, comprei o ingresso pra ver de novo com minha irmã, mas a outra ia ficar sem ver, então dei pra ela, assim agora lá em casa todo mundo pode dizer que já viu pelo menos um Beatle (no caso dos meus pais 3 Beatles).

Sobre o Apocalyptica, na verdade eu coloquei esses caras com um pensamento... Quando se fala em timbre aqui no FCC sempre aparece alguém que fala que o mais importante do timbre é quem toca, ou seja, as mãos do guitarrista. Eu não acho! Acho que bem tocado (em boas mãos), até Metallica fica bom sem nenhuma distorção e sem guitarras até, como é o caso desse solo de Master of Puppets.

Cara, é muito foda isso, musico bom e musica boa resiste a todos os testes. A linha de violoncelos de I am the Warus é basicamente a linha de baixo do Paul na primeira versão da música (que acho que está no Antology) transposta pros violoncelos e floreada pelo George Martin, pega isso e toca numa guitarra com palm mute e tu tem algo bem a lá Metallica (especialmente as progressões dos versos).

Enfim, especialmente o Fab4, já vi versões em virtualmente todos os estilos, de versões pra filarmonica, passando por jazz e indo até o raga indiano ou musica tradicional japonesa, e é engraçado que sempre fica bom, é uma música que transcende a linguagem de um estilo ou uma cultura, talvez o mais surpreendente nem seja o fato de eles terem feito musicas assim, a musica boa quase sempre é transcendental, mas o impressionante é que praticamente tudo que eles fizeram juntos tem esse tipo de qualidade.

MMI
Veterano
# mai/11
· votar

nichendrix

No DVD The Beatles: A Hard Day´s Night também fala dessa passagem pela Alemanha. Passaram, fome, frio, tocaram quase como escravos... Mas talvez tenha sido uma das passagens mais importantes deles. Aliás, esse DVD eu ganhei e acho um barato, assisti uns pares de vezes.

nichendrix
Veterano
# mai/11
· votar

MMI

Rapaz, essa época tem umas histórias engraçadas que só. Coisas do tipo, eles dividirem apartamento de 1 quarto pra meter os 5 duma vez, ai enquanto o George dava a primeira bimbada da vida dele num sofá cama, o John ficava sentado na poltrona lendo jornal, o Paul fazendo a barba, o Stuart fazendo comida, o Pete ouvindo radio e fumando na janela.

Ou o fato de que quando o John tava cansado no meio dos shows o descanso era ir pro bar tomar umas cervejas e receber um bom blow job da garçonete.

MMI
Veterano
# jun/11
· votar

nichendrix

Tem muita história para contar... hahahahaha

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar

Curly
Cara muito show o som dos caras, e dá pra ver de onde vem minha guitarra, o formato de corpo é igual ao da Giboca do cara ali (mas a minha tem 2 P-90s e a dele só 1).

Agora que Foxy Lady é essa? Muito foda.

E a tetéia de amarelo no segundo vídeo é um show a parte.

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar

MMI

E bote história, quem sabe um dia eu chego aos 80 com metade disso no meu repertório, e olha que pra minha idade eu até que tenho muita história pra contar, numa família que tem muita história pra contar como a minha, eu só perco pra turma da terceira idade... heheheheh

MMI
Veterano
# jun/11
· votar

nichendrix

Histórias a gente vai acumulando mesmo... O problema é documentar para a posteridade na net, acabam sendo muitas histórias para não se contar. hehehehehe
viu o tópico do que não se deve contar na net? Ri um bocado com aquilo.

Rafa-Ban
Veterano
# jun/11
· votar

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar

Rafa-Ban

Eu joguei muito KOF, mas pra mim que tb sou desenhista, os desenhos chamaram muito mais atenção que a música... hehhehehe

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Um pouco de peso de qualidade pra galera curtir!

Clutch

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar

MauricioBahia

Se tive sido combinado não tinha dado mais certo, porque ontem passou essa banda no Receitas do Chuck e eu achei a mais legal do dia, embora sempre haja a distração da comida no programa hehehehhehe

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar

Agora uma das musicas mais fodas que eu já ouvi e a que foi a gota d'água pra eu incorporar o sobrenome do negão na minha assinatura (registrada em cartório em 9 estados da federação).

ogner
Veterano
# jun/11
· votar

nichendrix

Ahh, vleho!! Vendo o negão em ação é bemmm mais bacana!!
hehe!

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar

ogner

Mas no tempo que eu comecei a gostar do negão não tinha Youtube não, eu ainda tive a sorte de ver Woodstock e o Isle of Wright num VHS piratex de 198X que meu pai tinha, um dia o video cassete ficou tão puto de ter que repetir pela milésima vez a fita que comeu ela todinha. Então até lançarem os DVDs eu basicamente vivia de ouvir os discos, cds e imaginar a loucura que era pelo preview do woodstock.

ogner
Veterano
# jun/11
· votar

nichendrix

Tb sou meio velinho, hehe!!!

Youtube pra mim é melhor que carro...Invenção da vida!!
hehehehe!!! É ate melhor que internet (?) pois tem muita coisa no youtube que nao tem nem pra vender !! hehe!!

MMI
Veterano
# jun/11
· votar

nichendrix

Se o papo é Y2B, aí vai um vídeo de um canal legal.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar

nichendrix: Se tive sido combinado não tinha dado mais certo, porque ontem passou essa banda no Receitas do Chuck e eu achei a mais legal do dia, embora sempre haja a distração da comida no programa hehehehhehe

:) O bateria da minha banda que me apresentou há algum tempo, mas só na semana passada coloquei no MP3 Player. Tem coisa ruim, mas muita coisa ótima. Som "raw"!

Abs

Curly
Veterano
# jun/11
· votar

Tenho ouvido muito essas duas aqui:

MMI
Veterano
# jun/11
· votar

Curly

Sonzeira, hein? ;-)

Curly
Veterano
# jun/11
· votar

MMI

Sonzeira, hein? ;-)

pois é ! infelizmente as duas já morreram. A Eva era uma cantora que transitava entre o jazz, o Folk, o Blues e o Soul, muitas vezes misturando os estilos, tinha tanta musicalidade que mudava as melodias, olhem a versão de autumn leaves dela. o cd "Live at Blues Alley" é maravilhoso do início ao im, recomendo !

Já a Susannah cantava só jazz e bossa, inclusive falava e cantava muito bem em português, têm várias versões delas que considero as melhores, como é o caso do 'how deep is the ocean' acima.

mais um pouco:

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar

Curly

Não conhecia a primeira e gostei muito, discografia já está na lista aqui, a Eva Cassidy conheço de longa data, gosto muito de algumas interpretações alternativas dela de sucessos comerciais e dos trabalhos autorais dela.

E aí foi pro Funk como le gusta no Musica na estação? Fiquei com vontade de ir, mas pegar metrô só pra isso e voltar tardão não rola.

Curly
Veterano
# jun/11
· votar

nichendrix

hehe, nada véio, to numa maratona de viagens pelo interior, cheguei no sábado e ja vou de novo, comprei até um netbookzinho para não ficar desconectado porque o meu notebook do trampo é bloqueado para as wireless...

mas esse lance do metrô é muito bom, nunca fui mas quem já oi gostou muito, parece que é muito bem frequentado !

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar

Curly

Eu ia ontem, tinha Céu, Funk como le gusta e outras bandas, semana que vem é Lobão, e mais uma cambada de gente.

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar

Só pra eu lembrar do show que não fui:

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Nichendrix's Piano Bar Chat - Jazz, Blues, Rock Mulheres e One Bourbon, One Scotch and One Beer