【FIXO】 Comprando do Exterior - Dicas e truques.

Autor Mensagem
PGilbert
Veterano
# abr/10 · Editado por: PGilbert


Comprando seu equipamento em sites do exterior.

E ai galera,

Como foi solicitado por alguns usuários neste tópico, escrevi este pequeno artigo/tutorial/detonado com algumas dicas para quem quer comprar online e de sites do exterior. Foquei o artigo em dois tipos de site: Loja e Leilão. Usei como exemplo os maiores sites de cada categoria: Amazon.com e Ebay.com respectivamente.

Espero que seja útil e me desculpem se eu falei alguma abobrinha. Se estiver faltando alguma coisa, muita gente aqui pode ajudar você.

Enjoy!


POR QUE COMPRAR EM SITES DO EXTERIOR?

O Brasil é um dos países que tem os impostos mais altos. Quando um lojista coloca um produto importado à venda, ele embute no preço o custo + impostos + lucro. Logo, quando você compra um produto numa loja brasileira você está arriscado a pagar quase o dobro do valor de custo de um produto. Mas veja bem, isso pode não acontecer em muitos produtos, deve-se verificar se valer realmente a pena.. veja abaixo como.


SAI MAIS BARATO COMPRAR EM LOJAS DE FORA DO BRASIL?

Depende muito do que se vai comprar. Existem produtos que são super-faturados e outros que acabam saindo por quase o mesmo preço. Tem lojistas que diminuem o valor do lucro para poder competir e outros não.


COMO FAÇO PRA SABER QUANTO EU VOU GASTAR?

O que é certeza é que você pagará o valor do produto + frete, mas pode acontecer do seu produto ser pego pela receita federal.. aí tem as seguintes regrinhas:

- Produtos enviados de uma pessoa jurídica (lojas, comerciantes.. qualquer coisa que tenha CNPJ) ou física sempre são taxados, independente do valor da compra.

- Produtos enviados de uma pessoa física como "gift" (para presente), de até U$50,00 não são taxados.

- Produtos enviados de uma pessoa física como "gift" (para presente), acima U$50,00 são taxados.

- Livros NUNCA são taxados.

LEMBRE-SE: Deve-se considerar o valor do produto + frete!!!


Mas não é certeza de que sua compra será verificada, não são todos os pacotes que são analisados.. é realmente uma loteria.

Qual o valor da taxa? 60% por cento do valor do produto. Ou seja, se você comprar algo de U$100,00, ele será taxado em U$60,00.

Então, para garantir, quando for comprar algo e quiser saber o preço que irá gastar, siga a seguinte fórmula:


(VALOR DO PRODUTO EM DÓLARES + VALOR DO FRETE EM DÓLARES) x COTAÇÃO DO DÓLAR x 1,6

Exemplo: Vou comprar um pedal de guitarra que custa U$130,00 e o frete para o Brasil é U$30,00. Vou considerar que a cotação do dólar comercial seja U$1 = R$1,75.

(130 + 30) x 1,75 x 1,6 = R$448,00

Este é um valor aproximado, visto que o valor do dólar pode variar até a data de fechamento da sua fatura. Veja com seu banco se para compras internacionais, é considerado o valor do dólar do dia da sua compra, e também não temos a certeza de que será taxado.. mas é bom sempre considerar que será taxado para evitar surpresas desagradáveis.

Cuidado ao comprar muitos produtos repetidos pois a receita pode taxar como o "Importa Legal"... não sei exatamente como funciona, mas parece que a taxação é outra e bem mais alta. Eu já comprei coisas repetidas como, 3 pacotes com 25 palhetas cada.... como é muito pequeno, o cara coloca num envelope e manda.

Ao comprar, você pode pedir para o vendedor declarar na nota fiscal um valor abaixo do real para aliviar a taxa, caso ocorra. Tem vendedores que não fazem, mas muitos fazem sim!


TIPO DE FRETE

Envelope Priority Mail Internacional

Esta modalidade de envio é semelhante ao serviço de postagem simples utilizada pelos Correios do Brasil.

Este tipo de frete é o mais utilizado pois possui o menor índice de incidência de tributação. Isto ocorre porque o Priority Mail Internacional é a modalidade mais popular de envio internacional utilizado em todo o mundo, são enviados diariamente bilhões de postagens e a fiscalização é feita por amostra, ou seja, de um mesmo container são retiradas algumas poucas unidades para análise.

Entrega: O tempo estimado de entrega definido pela USPS, é de 10 dias úteis, porem pode chegar a 30 dias corridos, podendo variar de acordo com sua região. NAO CONTEM SEGURO E NEM CODIGO DE RASTREAMENTO. Pedidos enviados por esta modalidade possuem o código de postagem que consta a data que o produto foi entregue aos correios americanos somente.


Envelope Express Mail Internacional

Possui um índice de tributação maior que a modalidade Priority Mail Internacional devido a utilização em menor escala. Aconselhamos esta modalidade apenas aos clientes que possuem pressa no recebimento de suas mercadorias. ENVIO COM SEGURO E CODIGO DE RASTREAMENTO INCLUSO.

Caso sua encomenda seja tributada incorretamente, você tem o direito de solicitar a revisão do valor dos impostos cobrados na agência dos correios onde o produto for entregue. Isto deve ser feito antes da retirada e pagamento dos produtos.

Entrega: O tempo de entrega definido pela USPS, serviço postal americano, é de 7 dias uteis ate 10 dias uteis, podendo variar de acordo com sua região por questões de fiscalização. Geralmente o prazo é cumprido dentro deste intervalo de tempo.


Caixa Padrão Priority Mail Internacional

A possibilidade de ser taxado em impostos é um pouco maior do que quando enviado por envelope, porém esta modalidade oferece rastreamento e seguro. Outra vantagem é que os produtos chegam todos juntos da mesma data e oferece menor percentual de pagamento de impostos, considerando o número de produtos enviados. POSSUI SEGURO E CODIGO DE RASTREAMENTO.

Cerca de 90% dos envios feitos por esta modalidade não sofrem tributação, sendo os estados de maior incidência São Paulo e Rio de Janeiro.

Entrega: O tempo de entrega definido pela USPS, serviço postal americano, é de 6 a 10 dias, podendo variar de acordo com sua região por questões de fiscalização. O prazo médio observado em nossos envios é de 20 dias úteis.


Caixa Padrão Express Mail Internacional


A possibilidade de ser taxado em impostos é um pouco maior do que quando enviado por caixa Priority Mail e menor que envelope Express Mail, porém esta modalidade oferece rastreamento e seguro. Outra vantagem é que os produtos chegam todos juntos da mesma data e oferece menor percentual de pagamento de impostos, considerando o número de produtos enviados.

Entrega: O tempo de entrega definido pela USPS, serviço postal americano, é de 7 a 10 dias uteis., podendo variar de acordo com sua região por questões de fiscalização. POSSUI SEGURO E CODIGO DE RASTREAMENTO.


--

O valor cobrado em cada um depende do vendedor. Existem lojas que não cobram frete!

--


COMO COMPRAR - SERÁ QUE MEU PRODUTO SERÁ ENTREGUE?

Aqui vem a parte em que a experiência conta bastante. Como eu disse anteriormente, vamos considerar dois sites de compra: eBay e Amazon.

Amazon
A Amazon é garantia de entrega e assistência ao comprado independente do lugar do mundo. Comprar lá é muito simples, você faz uma busca, encontra seu produto e clica em "comprar". Ele já vai te dar o valor do frete e as opções de envio. Não tem muito segredo, é garantia de entrega.. eles até te dão uma data aproximada de quando seu produto será entregue.

eBay
Aqui o buraco é mais em baixo... Pra quem está acostumado a comprar em sites de leilão, como o Mercado Livre, já tem as "manhas", mas pra quem não tem.. aqui vai:

Primeira coisa: Fazer uma busca pelo seu produto (dããã). Ele vai listar todos os encontrados e colocar o valor na frente.

Segunda coisa: Digamos que você procurou aquele pedal lá do exemplo e encontrou 20 ocorrências. 19 delas estão com o valor oscilando entre 120 e 140 dólares e um deles está 80 dólares. Bom, alguma coisa estranha tem aí, certo? Eu não arrisco e acabo sempre comprando o que tem um valor médio.

Terceira coisa: Olhe bem o status do vendedor. Veja a porcentagem positiva dele e o total de vendas feitas. Se ele tiver 1897 vendas e 99,8% de feedbacks positivos, pode-se considerá-lo confiável. Se o cara tem 100% positivo e 2 vendas feitas, dá pra desconfiar, mas mesmo assim pode ser um caminho seguro.. leita os feedbacks para ter certeza. Se o cara tem muitas vendas e 50% de feedbacks positivos, fuja desse cara.. leia os feedbacks para saber os problemas que esse vendedor tem.. as vezes é com demora de entrega (o que pode não ser um problema tão grande para alguns) como pode ser que o cara só mande produtos com defeito.. ou nem mande os produtos, o que é pior. É tudo uma questão de tato... Não se iluda com o preço, pois o barato pode sair caro..

Pode acontecer de você encontar produtos que estão bem acima da média dos outros.. pode ser que o vendedor tenha colocado o valor do frete junto ao preço e no campo frete ele colocou "FREE" para qualquer lugar do mundo. É uma tática usada por muitos vendedores do eBay.

Outros produtos tem um valor bem baixo, mas deve-se verificar se ele não está em leilão e aquele valor é um valor inicial.

Procure os produtos que estão listados como "buy it now" e vendedores com status de "Top-rated seller". A maioria dos vendedores de produtos novos são as próprias lojas de instrumentos, então é quase sempre confiável.

Não se esqueça de dar um feedback positivo para o vendedor se tudo correr bem! Lembre-se que você também tem um rating como comprador.. se você tiver muitos negativos (como a demora no pagamento, por exemplo), os vendedores podem se recusar a vender pra você.

COMO SEI SE MEU PRODUTO FOI TAXADO?

Você receberá uma carta dizendo que seu produto foi taxado, qual o valor da taxa e onde deve ir retirá-lo. O produto sempre ficará retido no correio mais próximo do seu endereço de entrega, mas por via das dúvidas, consulte o endereço que estará na cartinha.

Vá ao correio com seu documento, a cartinha e o dinheiro (só aceitam dinheiro, até onde sei), pague o seu débito com o governo e retire seu produto.

Tópico explicando como fazer as compras utilizando PayPal: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/232005/

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# abr/10
· votar


posta ai pra eu te positivar haha

stick!

PGilbert
Veterano
# abr/10 · Editado por: PGilbert
· votar


Quem gostou toca aqui! o/*

hauehuahea

T-Rodman
Veterano
# abr/10
· votar


Só pra adicionar algo mais, no ebay também tem vendedores que usam couriers para entrega de mercadoria.
Couriers, como Fedex e DHL, costumam a enviar uma coisa bem rápida para o Brasil, e como o desembaraço é feito por eles, não demora nada. Só que sempre haverá a incidência total de impostos de importação e ICMS.
ex: achei uma câmera fotografica e comprei no ebay, por um vendedor que cobrou US$ 30 para entrega via DHL. Em 5 dias, o produto saiu do Japão e apareceu na porta de casa. Como era um produto que só estava sendo vendido no Japão, valeu a pena (uma câmera 3D da Fuji) - ainda mais pela velocidade na entrega. Mas nem sempre é vantajoso pois o frete via courier costuma a ser bem mais caro do que os US$ 30 que me cobraram.

amplexos

T.

rafael_cpu
Veterano
# abr/10
· votar


Show de bola!!!
ANIMAL!!!
Mais um ponto + para você!

Contribuição realmente fantástica para o FCC!
Parabéns, PGilbert. E obrigadíssimo por atender aos apelos de desentendidos do assunto como eu.
Grande abraço.
T+

ferraripaulista
Veterano
# abr/10
· votar


[EDITADO PELA MODERAÇÃO]

RFSF
Veterano
# abr/10
· votar


PGilbert


Pelo que vc escreveu Caixa Padrão Priority Mail Internacional é a melhor opção de frete, correto?

Compensa mais então comprar peças em geral, pedais, afinadores, etc, por conta do frete ser menor, é isso?

guitarg3
Veterano
# abr/10 · Editado por: guitarg3
· votar


excelente topico!

PGilbert
Veterano
# mai/10
· votar


RFSF
Sim, exatamente. Mas também tem que ver se o vendedor oferece esse tipo de envio. Quando você compra coisas muito pequenas, como palhetas e cordas, provavelmente esse tipo de envio não estará disponível.

Abraços!

trashit hc
Veterano
# mai/10
· votar


PGilbert

ótimo tópico!!!

1+

Tivertimailaif
Veterano
# mai/10
· votar


Blssa de topico, explicou tudo certinho

guitarg3
Veterano
# mai/10
· votar


tem como usar cartao d debitou ou pagar com boleto pelo paypal??

rafael_cpu
Veterano
# mai/10
· votar


guitarg3
tem como usar cartao d debitou ou pagar com boleto pelo paypal??

Cara, o próprio PGilbert já deixou tudo mastigado para nós num outro tópico criado por ele. Vale a pena dar uma lida, pois é outro tópico animal!

LINK

T+

guitarg3
Veterano
# mai/10
· votar


valew vou dar uma lida lá entao para descobrir se é possivel a compra com boleto ou cartão de débito

guitarg3
Veterano
# mai/10
· votar


só uma dúvida.. no amazon tem como comprar com paypal tb??

T-Rodman
Veterano
# mai/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


Boleto é coisa de ML, de empresa estabelecida no Brasil. Paypal e afins é sistema estrangeiro. Funciona só com c/c.

nops. Amazon é via cartão de crédito internacional.
Eles armazenam o número do seu C/C se quiser, e acaba habilitando o 'one click buy' no site deles, e nas compras de ebooks via kindle.

Ah, e amazon não vende tudo que tem no site pro Brasil não. Tome cuidado que eletrônicos e afins, exceto o Kindle, não enviam não.

guitarg3
Veterano
# mai/10
· votar


T-Rodman
Putz, sério? e como eu faço para saber se o produto que eu escolhi eles enviam para o Brasil??

Uma outra dúvida é que no site do paypal tem como você vincular uma conta bancária aqui do Brasil à sua conta do paypal, mas parece que isso só serve pra eu transferir dinheiro do meu paypal pra minha conta bancária certo? Não serve, por exemplo, pra eu fazer uma compra e o valor dela ser descontado dessa minha conta que eu cadastrei né?

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


Basicamente a amazon.com vende para o Brasil: Livros, CDs, DVD's, Blu-ray e o Kindle. Só.

viisanches
Veterano
# mai/10
· votar


PGilbert

pow... mto bom esse tópico.

Meu cunhado faz muita compra em sites americanos, tem uma "impresa" que importa o produto para você caso o site não entrega no Brasil, você passa o modelo, eles compram lá e importam para cá, mas lógico, você vai ter que pagar uma taxa a mais, além do valor do produto... mas ele disse que dependendo do produto compensa muito.

Dexterzin
Veterano
# mai/10
· votar


ow tipo fui compra uma gibson studio na amazon ta falndo q nao tem barco aqui pro brasil o0

guitarg3
Veterano
# mai/10
· votar


Dexterzin
entao.. eu tinha encontrado um mte d coisa no amazon tinha ficado ate feliz.. ms ae descobri q eles nao mandam quase nada aki pro Brasil D:

PGilbert
Veterano
# mai/10
· votar


Dexterzin
guitarg3

Nesses casos é melhor comprarem do eBay. A amazon é boa pra comprar CDs que não vendem aqui e livros (que são livres de taxa de importação).

Um amigo comprou uma pedaleira da Digitec, na Amazon.

NFA_METAL
Veterano
# mai/10
· votar


ótimo topico!!!!!
tava msm precisando saber algumas coisas sobre compra internacional ..
vlw ae msm!!

RFSF
Veterano
# mai/10
· votar


Boas,

E da China, Coreia, etc, alguem ja comprou ou compraria, visto que 90% dos instrumentos populares de hoje em dia são fabricados por lá, não compensaria?

Tava vendo umas guitas de lá, em média são feitas de ash e cedro, e custam a partir de 70 dolares.

Padais estão na media de 50. Capstadores, dos "descartaveis" de 2 dolares a alguns de 30 dolares.

Enfim, vale a pena arriscar alguma compra barata pra ver a qualidade?

Dexterzin
Veterano
# mai/10
· votar


vixi q pena se desse pr acompra pela amazon os produtos seria animal mas blz belo topico =D

dudu_RockeR
Veterano
# jun/10 · Editado por: dudu_RockeR
· votar


sei la, é muito confiável a amazon??, pq essa
fender usada ta muito barata se comparada com o novo

T-Rodman
Veterano
# jun/10
· votar


1. Amazon não exporta nada além de livros, CDs e DVDs para o Brasil.
2. Se a fiscalização pegar, ela envia de volta qualquer coisa usada, pois é proibida a importação de coisa usada para o Brasil.

blonski
Veterano
# jun/10
· votar


Só um adendo, quanto ao imposto de importação; é cobrado sobre o valor da mercadoria mais frete, até aí tudo certo, entretanto, o imposto é sobre este total, depois de convertido em reais ! Ou seja, sua compra convertida para reais deu R$ 100,00 incluído aí o frete, "se" a receita federal pegar, vai pagar R$ 60,00 para os cofres do governo, e mais 2,38% em dólar, como taxa de cartão de crédito de transações internacionais. E quanto a amazon.com, é uma excelente loja, já comprei diversos livros com eles.

PGilbert
Veterano
# jun/10
· votar


T-Rodman
1. Amazon não exporta nada além de livros, CDs e DVDs para o Brasil.

Isso não procede. Um amigo comprou uma pedaleira RP na Amazon faz uns 2 meses.

Btardelli
Veterano
# jun/10
· votar


eu vo compra umas palhetas pra testar...masi uma duvida zinha..
como eh q eu escrvo palheta? e baqueta? vo compra umas tamem

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Comprando do Exterior - Dicas e truques.