A melhor forma de inserção social. Esporte ou Música?

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# set/09


Minha opinião.
Se eu pegar 1000 adolescentes e coloca-los para treinar futebol,
( É um exemplo. Pode ser outro esporte qualquer ) Pode ser que 1 destes 1000 venha ser um jogador profissonal. Pode ser.
Mas se eu pegar estes mesmos 1000 adolescentes e ensina-los música, com certeza os 1000 vão ter uma profissão. Nos primeiros 6 meses eu já posso colocar os 1000 para fazer uma apresentação. Mesmo que não ganhe muito dinheiro com a música, eles terão uma porta ou um caminho por onde começar. Lembrando também que não existe limite de idade para fazer música. Quando no futebol se chega no máximo à 40 anos. E um músico pode começar aos 40.
Sendo assim, eu acho que deveriam mudar esta tática. Não que o esporte não seja útil. Mas como forma de inserção social não é a mais adequada. Eu acho.

jacksonfive
Veterano
# set/09 · Editado por: jacksonfive
· votar


Prof. Rosélio Araujo
futebol é coisa de mano mestre ...

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


com certeza os 1000 vão ter uma profissão


com certeza?
Com certeza o jogador de futebol que saiu dakeles 1000 vai ser mais rico que os 1000 musicos. Essa eh a unica certeza


hauauahua

Prof. Grosélio
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
o jogador de futebol que saiu dakeles 1000 vai ser mais rico que os 1000 musicos.

O assunto não é ser rico ou ser pobre. O assunto é inserção social.

izzystradlin
Veterano
# set/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

1) esporte não se resume somente em futebol..

2) música não se resume em aprender tocar um instrumento...

péssimas comparações e analogia...

Caroline Marinato
Veterano
# set/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Eu concordo que a música é melhor. Pois interação social abrange educação e relação com as pessoas. A música não é feita apenas pra tocar e ouvir e granhar dinheiro.. tem um papel muito maior. GRANDE PARTE (não é sempre) das pessoas que se propoem a estudar música, que apreciam música e que pensam sobre música.. ao longo do tempo desenvolvem uma opinião mais aberta sobre a sociedade e sobre respeito com as diferenças..

é claro que isso se tratando de pessoas que usaram a música para se integrar a sociedade, os já integrados e que apreciam ou estudam música.. ficam meio a meio... uns aceitam as diferenças e outros simplesmente pensam nelas como formas erradas de viver.

Penta_Blues
Moderador
# set/09
· votar


Bom dia!!!

Prof. Rosélio Araujo
Na minha opinião inserção social é um conjunto de políticas e não uma atitude isolada, que certamente começa pela educação, mas não podemos esquecer que pra aprender, seja tocar um instrumento, seja praticar um esporte, precisamos estar com saúde e bem alimentados...
Valeu!!!

AnaaBanana
Veterano
# set/09
· votar


é uma cilada, Bino!

Diego_Serafim
Veterano
# set/09
· votar


izzystradlin
Disse tudo!

A música pode ser usada para melhorar a auto estima de uma pessoa, assim como o esporte.

O esporte tem um adicional, faz bem a saúde e evita o sedentarismo.


Os 2 na minha humilde opinião deviam ser inseridas na formação de uma criança ou jovem.

Caroline Marinato
Veterano
# set/09
· votar


Diego_Serafim

concordo, o problema é inserir o esporte da forma correta..

pois do da maneira que é hoje (falando de futebol que tem maior influencia no Brasil) muitas vezes a mídia mostrando como os jogadores saíram das favelas e ficaram ricos, as crianças acham que não precisam da escola, pois não precisam saber ler para jogar futebol... as crianças que estudam achariam maravilhoso ficar sem alguma matéria, menos a Ed. Física.. se não eles acham que vão morrer!

o que acho de verdade é que o futebol é hipervalorizado no Brasil.. como disse izzystradlin, futebol não é o único esporte no mundo e como cantou Rita Lee " mais vale um craque de gol que dois de araque no ministério".

acredito que para interação social deve envolver: estudos (matérias comuns de escola), artes (não só a música), filosofia, sociologia (bem lecionadas, diga-se de passagem), esportes ( que não seja apenas futebol) e trabalhos.

na minha opinião esse seria o ideal!

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
A melhor forma de inserção social. Esporte ou Música?

Nem um nem outro. Ambos devem ser actividades paralelas à escola.

Só aqui nesse país é que se pensa em inserção social sem se pensar em escola.

Pegue 1000 jovens e lhes dê educação decente. 900 tornar-se-ão cidadãos senão perfeitos, pelo menos cientes de muita coisa.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Nem música, nem futebol. Que tal educação?

O questão é que o tópico pressupõe que Esporte e/ou Música seriam o melhores meios de inserção social. Esse pressuposto está nas entrelinhas e acaba nos "movendo" a acreditar que só há 2 opções...

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# set/09
· votar


futebol é coisa de mano mestre ...

O que seria um "mano mestre"?

rhoadsvsvai
Veterano
# set/09
· votar


esporte eh pão e circo

musica pode ser circo ou pode desenvolver senso critico. do ponto de vista social ela pode tanto alienar quanto tirar da alienaçao.

assim musica tem mais pontos positivos que esporte.
logo socialmente musica eh melhor

Guitarrista Sem Mão
Veterano
# set/09
· votar


Melhor é voce pegar esses 1000 adolescentes e dar um ensino superior de qualidade. Pois logo logo eles vão poder alimentar 1000 músicos e 1000 esportistas tambem !

Bizet
Veterano
# set/09
· votar


Nem um nem outro. Ambos devem ser actividades paralelas à escola.

Só aqui nesse país é que se pensa em inserção social sem se pensar em escola.

Pegue 1000 jovens e lhes dê educação decente. 900 tornar-se-ão cidadãos senão perfeitos, pelo menos cientes de muita coisa.
(2)

L.A.M_Hard_Rock


O que seria um "mano mestre"?


É o problema da falta de vírgula. Acho. :P

rodsom
Veterano
# set/09
· votar


uai, roselio, cansou do OT?

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# set/09
· votar


Bizet

Exato. Ou talvez seja um mano que assalta as pessoas usando golpes de um mestre de karate, sei lá.

FeaR-ME
Veterano
# set/09
· votar


Nos primeiros 6 meses eu já posso colocar os 1000 para fazer uma apresentação.

Ai você já vai cobrar a carterinha da OMB deles?

KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


Eu acho que primeiramente cada um faz o que acha melhor e sem prejudicar ninguém, considerando também o que realmente quer da vida e do que gosta.

Não tem o que é melhor de forma geral, tem o que é melhor pra cada um, se o cara que escolheu o futebol for consciente do tempo útil de um jogador e investir em uma atividade pra depois de parar de jogar, ele é inteligente, fez o que queria e vai continuar fazendo. O que importa é a inteligência de cada um em seus projetos de vida.

Um exemplo típico é o baterista e líder da banda espanhola de metal MAGO DE OZ, Txus de Felatio, ele foi jogador do Real Madrid, se aposentou e formou a banda de sucesso número um da Espanha e umas das mais respeitadas da europa, inclusive participou da edição do Wacken open air neste ano.

Abraços

Black Fire
Gato OT 2011
# set/09
· votar


Melhor um ensino profissionalizante que garanta emprego.

KAEL METAL
Veterano
# set/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Melhor um ensino profissionalizante que garanta emprego.

Bom, mas é muito importante o cara fazer o que gosta e não apenas pensar em emprego e ter dinheiro e ser um frustrado por não fazer ou ter feito o que queria.

Abçs

Black Fire
Gato OT 2011
# set/09
· votar



Bom, mas é muito importante o cara fazer o que gosta e não apenas pensar em emprego e ter dinheiro e ser um frustrado por não fazer ou ter feito o que queria.


é, mas também não adianta achar que investindo dinheiro pra ensinar guri a jogar bola e tocar violão, e deixar sem profissão rentável nenhuma(a menos que ele seja bom e esse papo todo) vai "inserir socialmente", porque não vai.

KAEL METAL
Veterano
# set/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Black Fire

Por isso a vida não é fácil, pra alguns, já pra outros...

Mas muitos músicos e esportistas de sucesso vieram de profissões que nada tinham a ver com música e esporte mas nunca desistiram de seus sonhos. O segredo e fazer em paralelo e ter a energia suficiente para o projeto crescer e quando o que quer der frutos parta para "lavoura" hehehehe

Abraços

Pedrinhospf
Veterano
# set/09
· votar


Nos primeiros 6 meses eu já posso colocar os 1000 para fazer uma apresentação.

Ai você já vai cobrar a carterinha da OMB deles?

AauhahuuhaHUauhHU
ri demais!

E outra coisa,muito ruim fazer essa analogia.Sim,você vai poder colocar os 1000 alunos de música para fazer umas apresentação,do mesmo jeito que pode fazer um campeonato de futebol com os 1000 alunos de futebol.O negócio é:quantos vão conseguir viver da música?
Realmente,a música e o esporte tem que ser uma atividade paralela a escola.

ronaldo da fiel
Veterano
# set/09
· votar


Música e Futebol,muito difícil ter um futuro em qualquer um dos dois...
Eu jogo bola,corro,estudo música,mas só por isso não vou deixar de fazer a lição de matemática,mas se o cara não se ver fazendo outra coisa,realmente AMAR e querer respirar e música(o que não é tanto o meu caso,é mais um hobbie),aí vale a pena.

Benjamin_the_Linus
Veterano
# set/09
· votar


"Esporte é droga. Pratique guitarra!"

Aletherion
Veterano
# set/09
· votar


Inserção social não é sinônimo de profissão.
Se você considerar inserção social como dar condições à alguém exercer sua cidadania (acesso a cultura, saúde, educação, etc.) ou simplesmente ampliar sua cultura em determinadas áreas então a música é tão importante quanto o esporte.
Digo isso porque além de amar música também sou ciclista (amador) e as duas coisas me fizeram buscar conhecimentos e me relacionar com pessoas que normalmente não estariam no meu cotidiano.

Faop
Veterano
# set/09
· votar


pois não precisam saber ler para jogar futebol...
O Lula num estudo e é presidente!!


Mas relacionado ao tópico:
No Brasil, principalmente, qualquer forma de inserção social é complicada, isso vem relacionado à vários fatores. Inicialmente, se as escolas públicas tivessem um ensino de qualidade, e uma organização boa (divisão em grêmios para cada assunto, por exemplo, um grêmio para música, outro para futebol, outro para volei), com certeza, não importando qual fosse a forma, seria bem utilizada e com um aproveitamento de quase 100%.
Porém, do jeito que está, é complicado pedir algo desse tipo, as escolas não tem infra-estrutura e nem gente qualificada para fazer isso.
Esse tipo de inclusão deve ser feita, primariamente e principalmente, na escola, à partir disso ele faz suas escolhas e abre seus caminhos, já que, na sociedade atual, quem molda o caráter da pessoa é mais a escola, e não a família, que muitas vezes está pouco presente na vida da criança, devido ao trabalho.

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


O que seria um "mano mestre"?

Seria o técnico do Corinthians?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A melhor forma de inserção social. Esporte ou Música?