nichendrix Veterano
|
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar
Soulface Vc já parou pra se perguntar pq q tem tanta banda q ADORA tocar no Japão? Aqui, o Iron Maiden (por exemplo) não toca em estádio como o Pacaembu. Eles tocam em ginásios e teatros q não cabem nem 10 mil pessoas.
Cara, meu primo estuda aí, e eu já fui visitar ele e fomos para alguns shows, então eu sei mais ou menos como são os shows aí, o que dá pra dizer é que ao preço do ingresso aí, um show pra 10.000 pessoas se paga bem. Aqui se botar menos de 20mil dificilmente paga os custos.
Outro fator é que você considera que as bandas gastam grana pra vir pra cá ou ir praí fazer shows, quando na verdade, elas não gastam um centavo, elas só avaliam os custos e mandam pros organizadores interessados em promover o evento, que pagam ou não. Não é banda e nem gravadora quem paga pelos shows não, são esses promotores de eventos.
Para a maioria desses organizadores, no Brasil, trazer o Iron Maiden pra tocar pra 10.000 pessoas é inviável, não porque o Iron Maiden não viria, mas porque o custo dessa vinda não geraria lucro com tão pouca gente.
E se eles vão aí todo ano é porque tem gente pra pagar o que eles pedem pra ir aí todo ano. Não porque eles acham que o povo japonês é legal ou porque gostam do Japão, porque duvido que alguma dessas bandas vá tirar dinheiro do próprio bolso pra tocar no Japão ou em qualquer lugar que seja. Se não pagarem pra eles ir, eles não vão nem a pau, gostando ou não do lugar ou do povo do lugar.
Você citou o caso do Clapton tocar todo ano, na autobiografia dele, ele esclarece porque ele gosta tanto de ir ao Japão tocar. Sabe o motivo? O dono do Buddokan é um dos melhores amigos do cara, o filho do cara é arquiteto do Clapton e é quem pinta as Fender Eric Clapton Signature dele, sem contar que ele ganha uns belos milhões pra fazer esse show.
Agora existe um outro ponto, você fala muito que as bandas gostam de ir ao Japão, o problema é que essas bandas dizem que gostam de vir ao Brasil também, tanto que o Iron já confirmou que já fechou diversos shows no Brasil para a próxima turnê. O Kiss, que volta esse ano, declarou que finalmente eles conseguiram fechar novamente com o pessoal daqui do Brasil pra voltar e que desde o show de 1981 eles queriam voltar pra cá, pois foi marcante na carreira deles. O primeiro show gigantesco do Iron foi no Rock in Rio e é algo que o Bruce Dickson fala toda hora, que aquilo marcou tanto a carreira deles que eles jamais vão esquecer. Então acho que esse argumento, ao menos no comparativo, Brasil-Japão, não conta muito.
E boa parte das bandas que fizeram shows fora do eixo Rio-São Paulo nos ultimos 2 anos, tem saído daqui com a próxima turnê confirmada. Em parte porque mesmo na Europa e EUA, eles estão enfrentando problemas com shows, já não dão tanto público quanto antes, já não tem organizadores afim de bancar turnê de 50 cidades nos EUA ou na Europa, é só ver que nas ultimas turnês americanas, mesmo bandas que historicamente fazem essa quantidade de shows, estão sentindo esse problema, vide o caso dos Rolling Stones que nas ultimas 5 turnês americanas vem diminuindo drasticamente o numero de shows. Ao menos se você pensar que na Voodoo Lounge foram mais de 40 Shows nos EUA, e na A Bigger Band foram pouco mais de 20.
Ironicamente, uma das raras excessões a essa regra em paises de primeiro mundo, é o Japão, justamente porque eles conseguem bancar um show com um público bem menor, então eles podem fazer muitos shows menores e lotar os locais.
Mas fora o Japão, o Brasil tb é um lugar que pelo menos de um tempo pra cá, virou rota desses caras, assim como rota dos grandes lançamentos do mundo do cinema, um dos motivos é que uma vez que a renda média do brasileiro vem crescendo, eles começam a ter acesso a coisas que antes não tinha, como ir mais ao cinema, ir mais aos shows. Eu mesmo, no primeiro show dos Rolling Stones que eu fui, eu paguei 250 dolares pelo ingresso, em 1995 na turnê do Voodoo Lounge, nessa época o salário mínimo era 100 reais e o dolar era 1 real, eu paguei 2,5 salários pelo ingresso, 3 anos depois na turnê do Bridges to Babylon, o ingresso já era menos da metade disso (no valor em dolar), no ultimo show, o do A Bigger Band, o show foi de graça.
O mesmo vale pro Iron, para o Aerosmith, pro Bob Dylan, e pra quem quer que seja, com ingresso mais barato vc consegue fazer mais shows e em mais cidades, pra mais gente e assim os organizadores podem pagar a fortuna que essas bandas pedem pra tocar.
Outro fator importante de ser notado é o surgimento de organizadores para esses shows, se você pensar que até 10 ou 12 anos atrás só quem trazia esses shows grandes para o Brasil era o Ricardo Amaral (o organizador e dono da marca Rock in Rio), e que hoje existem dezenas dessas organizadoras, muitas atuando localmente, então a tendência é que se veja muito mais turnês como as mais recentes do Iron e da Alanis, o Iron fez 6 shows por todo o Brasil, lotou todos, a Alanis na ultima turnê fez shows em 15 cidades diferentes. praticamente saiu rodando de Manaus até Porto Alegre.
E isso só é possível porque com a internet, as pessoas tem acesso a essas musicas, você acha que em Recife ou Belém vocÊ vai encontrar alguma rádio tocando Iron Maiden? Se não toca na radio, se só vende CD pirata, então porque um organizador local achou que ia dar grana levar eles pra lá? É claro que isso é um fenomeno que só é possível por causa da popularização da internet, pelo fato de que agora qualquer mela cueca com 1 real fica 1h na lanhouse pesquisando banda no Youtube ou baixando musicas no emule e copiando pro "ai-pobre" como chamam os MP3 players mais baratos.
Se essas bandas são tão prejudicadas com isso, porque ao invés de diminuir a frequência de vindas ao Brasil, ou pelo menos o numero de Shows no Brasil, eles estão é vindo cada vez com mais frequência e tocando em cada vez mais lugares nas turnês???
Será que é porque a internet tornou eles porpulares e que agora eles conseguem fechar shows fora do Rio e SP? Será que é porque agora a infra-estrutura de transporte aéreo e maritmo está melhor e mais barata e o custo de locomoção pelo país não é mais tão exorbitante quanto uns tempos atrás? Será que porque agora temos hoteis de excelente qualidade em muito mais cidades, e muito mais cidades tem infra-estrutura pra abrigar um show desses? Será que é porque eles também gostam do Brasil???
Vc pode dizer q não tem nada a ver. Mas eu continuo achando q muita coisa aí é em função de os japoneses gerarem um bom lucro para bandas e gravadoras.
Entendeu como essa lógica sua está furada, porque seu argumento pode até ter algum fundamento e até ser algo que as gravadoras pensam ou os artistas pensam em algum momento, mas que na prática ele é negado pelo fato de as bandas tocarem cada vez mais e com cada vez mais freqüência aqui.
Só pra pontuar novamente o lance do gostar não tem muito a ver com eles irem ou não tocar com freqüência no Brasil ou no Japão. É o caso dos Rolling Stones, que é caso clássico desse lance de que gostar não tem nada a ver, já que dos 4 integrantes da banda 2 tem fazenda no Brasil desde os anos 70, e até o Mick Jagger já chegou a ter casa de praia em Angra. O Ronnie Woods e o Charlie Watts estão aqui praticamente todo ano a passeio (os tem criações de cavalos no interior de SP), o Jagger já veio fazer filmes dele aqui, o Ronnie sempre vem expor os trabalhos dele de pintor aqui e a banda de Jazz do Charlie já veio aqui diversas vezes. No entanto só a partir de 1995 que eles começaram a fazer show aqui, você vai dizer que caras que vem aqui todo ano pra cá passear, não gostam daqui? Se gostam porque não vieram fazer shows antes? Especialmente porque até 1995, a pirataria no Brasil era relativamente baixa, então eles ganhavam grana com vendagem, logo esse argumento não existia.
Será que é porque ninguém queria ou não podia pagar os milhões e milhões de dolares que eles pediam em cachê????
Então amigo, até você começar a botar uma prova que seja de que seu argumento tem sentido, eu continuo mostrando que os fatos contrariam eles.
PS: E vale lembrar que na ultima turnê o Iron veio ao Brasil duas vezes, já que a turnê "Somewhere Back In Time" foi tão bem recebida ano passado, que eles decidiram encerrar ela aqui com mais 6 shows esse ano. E se realmente não gostassem daqui, não tinham trazido até o time de futebol deles, e até a banda da filha do Steve Harris pra tocar no show de abertura... hehehehehehehehhe
|