Warner Music fechando fã-sites também!

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# abr/09 · Editado por: Soulface
· votar


nichendrix
a maioria da população só dá conta de ir a um show desses por mês, quando tem vários em um mês
Fortaleza, Recife, Belém e Manaus, que estão na lista das grandes turnês, só vêm um show desses a cada 2 ou 3 meses

Essa é a questão q eu estou falando.
A quantidade de pessoas q vão ao show não importa nesse assunto.

O fato de eu morar fora do Brasil não tem nada a ver com isso.

Vc já parou pra se perguntar pq q tem tanta banda q ADORA tocar no Japão?
Aqui, o Iron Maiden (por exemplo) não toca em estádio como o Pacaembu.
Eles tocam em ginásios e teatros q não cabem nem 10 mil pessoas.
Tocam para um público estático, q sequer podem sair do lugar. (Já fui em um show do Iron aqui q era cadeirado. Vc podia ficar de pé, mas não podia sair do lugar).
E mesmo assim, eles não saem daqui sem fazer no ínimo 5 shows por turnê.
O Bon Jovi vem pra cá todo ano, Eric Clapton tb.
O Mr. Big voltou e só agendou show no Japão até agora...
Qntos DVD's "Live in Budokan" não existem por aí?!

Vc pode dizer q não tem nada a ver.
Mas eu continuo achando q muita coisa aí é em função de os japoneses gerarem um bom lucro para bandas e gravadoras.

BaNdAiD
Veterano
# abr/09 · Editado por: BaNdAiD
· votar


Soulface

Eu acho que também tem a ver com a estrutura que o país pode proporcionar. São poucos os lugares com boa qualidade (para a banda e o público) no brasil, e eles não cabem pessoas suficientes para cobrir os gastos de contratar uma banda a preço de dolar.

Um exemplo é o pearl jam, que depois de 9 pessoas terem sido mortas no festival de roskilde (2000) na dinamarca (sim, dinamarca!!), tomou pavor de shows com muita gente em pé!!

Os caras só aceitaram fazer show no brasil pq os fãs fizeram um abaixo-assinado, e explicaram pra eles que aki os fãs de rock cuidam uns dos outros.

Mas tb tem esse lance da venda de produtos. Se no japão, eu vendi um milhão de discos é pq logicamente (mas não verdadeiramente) eu tenho mais fãs lá!!!

Isso dá uma tese de mestrado!! hueheuheuhe

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Soulface
Vc já parou pra se perguntar pq q tem tanta banda q ADORA tocar no Japão?
Aqui, o Iron Maiden (por exemplo) não toca em estádio como o Pacaembu.
Eles tocam em ginásios e teatros q não cabem nem 10 mil pessoas.


Cara, meu primo estuda aí, e eu já fui visitar ele e fomos para alguns shows, então eu sei mais ou menos como são os shows aí, o que dá pra dizer é que ao preço do ingresso aí, um show pra 10.000 pessoas se paga bem. Aqui se botar menos de 20mil dificilmente paga os custos.

Outro fator é que você considera que as bandas gastam grana pra vir pra cá ou ir praí fazer shows, quando na verdade, elas não gastam um centavo, elas só avaliam os custos e mandam pros organizadores interessados em promover o evento, que pagam ou não. Não é banda e nem gravadora quem paga pelos shows não, são esses promotores de eventos.

Para a maioria desses organizadores, no Brasil, trazer o Iron Maiden pra tocar pra 10.000 pessoas é inviável, não porque o Iron Maiden não viria, mas porque o custo dessa vinda não geraria lucro com tão pouca gente.

E se eles vão aí todo ano é porque tem gente pra pagar o que eles pedem pra ir aí todo ano. Não porque eles acham que o povo japonês é legal ou porque gostam do Japão, porque duvido que alguma dessas bandas vá tirar dinheiro do próprio bolso pra tocar no Japão ou em qualquer lugar que seja. Se não pagarem pra eles ir, eles não vão nem a pau, gostando ou não do lugar ou do povo do lugar.

Você citou o caso do Clapton tocar todo ano, na autobiografia dele, ele esclarece porque ele gosta tanto de ir ao Japão tocar. Sabe o motivo? O dono do Buddokan é um dos melhores amigos do cara, o filho do cara é arquiteto do Clapton e é quem pinta as Fender Eric Clapton Signature dele, sem contar que ele ganha uns belos milhões pra fazer esse show.

Agora existe um outro ponto, você fala muito que as bandas gostam de ir ao Japão, o problema é que essas bandas dizem que gostam de vir ao Brasil também, tanto que o Iron já confirmou que já fechou diversos shows no Brasil para a próxima turnê. O Kiss, que volta esse ano, declarou que finalmente eles conseguiram fechar novamente com o pessoal daqui do Brasil pra voltar e que desde o show de 1981 eles queriam voltar pra cá, pois foi marcante na carreira deles. O primeiro show gigantesco do Iron foi no Rock in Rio e é algo que o Bruce Dickson fala toda hora, que aquilo marcou tanto a carreira deles que eles jamais vão esquecer. Então acho que esse argumento, ao menos no comparativo, Brasil-Japão, não conta muito.

E boa parte das bandas que fizeram shows fora do eixo Rio-São Paulo nos ultimos 2 anos, tem saído daqui com a próxima turnê confirmada. Em parte porque mesmo na Europa e EUA, eles estão enfrentando problemas com shows, já não dão tanto público quanto antes, já não tem organizadores afim de bancar turnê de 50 cidades nos EUA ou na Europa, é só ver que nas ultimas turnês americanas, mesmo bandas que historicamente fazem essa quantidade de shows, estão sentindo esse problema, vide o caso dos Rolling Stones que nas ultimas 5 turnês americanas vem diminuindo drasticamente o numero de shows. Ao menos se você pensar que na Voodoo Lounge foram mais de 40 Shows nos EUA, e na A Bigger Band foram pouco mais de 20.

Ironicamente, uma das raras excessões a essa regra em paises de primeiro mundo, é o Japão, justamente porque eles conseguem bancar um show com um público bem menor, então eles podem fazer muitos shows menores e lotar os locais.

Mas fora o Japão, o Brasil tb é um lugar que pelo menos de um tempo pra cá, virou rota desses caras, assim como rota dos grandes lançamentos do mundo do cinema, um dos motivos é que uma vez que a renda média do brasileiro vem crescendo, eles começam a ter acesso a coisas que antes não tinha, como ir mais ao cinema, ir mais aos shows. Eu mesmo, no primeiro show dos Rolling Stones que eu fui, eu paguei 250 dolares pelo ingresso, em 1995 na turnê do Voodoo Lounge, nessa época o salário mínimo era 100 reais e o dolar era 1 real, eu paguei 2,5 salários pelo ingresso, 3 anos depois na turnê do Bridges to Babylon, o ingresso já era menos da metade disso (no valor em dolar), no ultimo show, o do A Bigger Band, o show foi de graça.

O mesmo vale pro Iron, para o Aerosmith, pro Bob Dylan, e pra quem quer que seja, com ingresso mais barato vc consegue fazer mais shows e em mais cidades, pra mais gente e assim os organizadores podem pagar a fortuna que essas bandas pedem pra tocar.

Outro fator importante de ser notado é o surgimento de organizadores para esses shows, se você pensar que até 10 ou 12 anos atrás só quem trazia esses shows grandes para o Brasil era o Ricardo Amaral (o organizador e dono da marca Rock in Rio), e que hoje existem dezenas dessas organizadoras, muitas atuando localmente, então a tendência é que se veja muito mais turnês como as mais recentes do Iron e da Alanis, o Iron fez 6 shows por todo o Brasil, lotou todos, a Alanis na ultima turnê fez shows em 15 cidades diferentes. praticamente saiu rodando de Manaus até Porto Alegre.

E isso só é possível porque com a internet, as pessoas tem acesso a essas musicas, você acha que em Recife ou Belém vocÊ vai encontrar alguma rádio tocando Iron Maiden? Se não toca na radio, se só vende CD pirata, então porque um organizador local achou que ia dar grana levar eles pra lá? É claro que isso é um fenomeno que só é possível por causa da popularização da internet, pelo fato de que agora qualquer mela cueca com 1 real fica 1h na lanhouse pesquisando banda no Youtube ou baixando musicas no emule e copiando pro "ai-pobre" como chamam os MP3 players mais baratos.

Se essas bandas são tão prejudicadas com isso, porque ao invés de diminuir a frequência de vindas ao Brasil, ou pelo menos o numero de Shows no Brasil, eles estão é vindo cada vez com mais frequência e tocando em cada vez mais lugares nas turnês???

Será que é porque a internet tornou eles porpulares e que agora eles conseguem fechar shows fora do Rio e SP? Será que é porque agora a infra-estrutura de transporte aéreo e maritmo está melhor e mais barata e o custo de locomoção pelo país não é mais tão exorbitante quanto uns tempos atrás? Será que porque agora temos hoteis de excelente qualidade em muito mais cidades, e muito mais cidades tem infra-estrutura pra abrigar um show desses? Será que é porque eles também gostam do Brasil???

Vc pode dizer q não tem nada a ver.
Mas eu continuo achando q muita coisa aí é em função de os japoneses gerarem um bom lucro para bandas e gravadoras.


Entendeu como essa lógica sua está furada, porque seu argumento pode até ter algum fundamento e até ser algo que as gravadoras pensam ou os artistas pensam em algum momento, mas que na prática ele é negado pelo fato de as bandas tocarem cada vez mais e com cada vez mais freqüência aqui.

Só pra pontuar novamente o lance do gostar não tem muito a ver com eles irem ou não tocar com freqüência no Brasil ou no Japão. É o caso dos Rolling Stones, que é caso clássico desse lance de que gostar não tem nada a ver, já que dos 4 integrantes da banda 2 tem fazenda no Brasil desde os anos 70, e até o Mick Jagger já chegou a ter casa de praia em Angra. O Ronnie Woods e o Charlie Watts estão aqui praticamente todo ano a passeio (os tem criações de cavalos no interior de SP), o Jagger já veio fazer filmes dele aqui, o Ronnie sempre vem expor os trabalhos dele de pintor aqui e a banda de Jazz do Charlie já veio aqui diversas vezes. No entanto só a partir de 1995 que eles começaram a fazer show aqui, você vai dizer que caras que vem aqui todo ano pra cá passear, não gostam daqui? Se gostam porque não vieram fazer shows antes? Especialmente porque até 1995, a pirataria no Brasil era relativamente baixa, então eles ganhavam grana com vendagem, logo esse argumento não existia.

Será que é porque ninguém queria ou não podia pagar os milhões e milhões de dolares que eles pediam em cachê????

Então amigo, até você começar a botar uma prova que seja de que seu argumento tem sentido, eu continuo mostrando que os fatos contrariam eles.

PS: E vale lembrar que na ultima turnê o Iron veio ao Brasil duas vezes, já que a turnê "Somewhere Back In Time" foi tão bem recebida ano passado, que eles decidiram encerrar ela aqui com mais 6 shows esse ano. E se realmente não gostassem daqui, não tinham trazido até o time de futebol deles, e até a banda da filha do Steve Harris pra tocar no show de abertura... hehehehehehehehhe

old steel
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Cara somos dois. Minha opinião e história é bem parecida com a sua,salvo que em alguns percalços da vida tive que me desfazer de meus discos e cds.Mais tudo bem,hoje já são 600 DVDs,tenho ainda uns 300 CDS,voltei a comprar LPS,somente importados para montar uma discografia de qualidade,e são milhares de albuns em MP3,uns 900 GB,eu acho todos em CDS.Vai que amanhã não dá mais para baixar nada.
rsrsrsrsr
Abço.

Gustavo18
Veterano
# abr/09
· votar


Depois que eles perderam a Madonna eles se fu...

jimmy vandrake
Veterano
# abr/09
· votar


LeD_HaleN
já não existe muito nexo, em alguém ganhar milhões pra tocar suas musicas, como tbm não há pra um jogar de futebol ganhar milhões.
enfim, vou parar por aki q estou fugindo do contexto do topico


Cara, se vc não faturar, a gravadora vai faturar. . . o time vai faturar. . .a tv vai faturar. . . .todo mundo vai encher o rabo de dinheiro. E as custas de quem ? ? ? De alguém que não vê nexo em ganhar milhões por uma oportunidade.
Se vc tem uma oportunidade de faturar milhões, cobre o dobro, ganhe mais ainda. Mesmo que vc não goste de dinheiro ou não saiba o que fazer com ele. Doe a instituições de caridade, ajude pessoas carentes, inivsita em pesquisa e ciência, enfim faça o que vc quiser, mas não permita que instituições vampiras faturem milhões e continuem multimilionárias num paraíso isolado, sem gastar um puta centavo em investimento em artista ou esportista algum. Estes caras não promovem ninguém, se promovem as custas de um trabalho que vem sendo executado a anos por um artista que dedicou sua vida inteira à música.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Soulface
Qntos DVD's "Live in Budokan" não existem por aí?!

Outro lance é que o Budokan, junto com o Royal Albert Hall e o Olimpià em Paris uma das 3 melhores casas de show do mundo, especialmente pra gravar ao vivo, já que tem acustica top de linha mesmo lotado. E dos 3 lugares, o Budokan é o unico que já foi todo pensado pra gravação tanto de som quanto de imagem, enquanto os outros dois que são bem mais antigos, tiveram que ser adaptados para isso.

O próprio Clapton cita isso na autobiografia dele, que pra ele o unico lugar que ele tocou tão bom quanto o Budokan é o ROyal Albert Hall, mas que o Budokan tecnicamente e tecnologiamente é bem mais eficiente que o teatro inglês porque já foi pensado como um estúdio gravação e de tv.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Warner Music fechando fã-sites também!