Culto ao NX Zero

Autor Mensagem
Gugarock
Moderador
# nov/08 · Editado por: Gugarock


Olá,

Em primeiro lugar quero deixar claro que o objetivo deste tópico não é caluniar nenhum artista e sim criar um debate para que todos possam entender o motivo pelo qual certas coisas acontecem na atual cena do rock brasileiro.

Não consigo assimilar a razão que faz com o NX Zero seja uma banda tão cultuada. Não há a menor dúvida de que o CD deles é bem produzido, ou seja , bem gravado. Mas eu quero entrar na questão da musicalidade do quinteto. Ao observar a estrutura das músicas ficou claro que sempre eles seguem uma receita : o vocalista canta algumas frases e em seguida vem outras nas quais um dos guitarristas faz um contra-vocal. Observe os exemplos a seguir e verá de maneira clara o momento em que ó Di canta e o Gee faz o contra-vocal:

Quando perco a fé,
Fico sem controle
E me sinto mal, sem esperança
E ao meu redor,
A inveja vai
Fazendo as pessoas se odiarem mais.
Me sinto só (me sinto só)
Mas sei que não estou (mas sei que não estou)
Pois levo você no pensamento
Meu medo se vai (meu medo se vai)
Recupero a fé (recupero a fé)
E sinto que algum dia ainda vou te ver
Cedo ou tarde (cedo ou tarde)


Você me deu muito mais
Do que palavras
Quando tudo não passava
De ilusão
Eu nunca te agradeci
Por ser sempre assim...
Eu sei (Eu sei!)
Nada vai mudar
Mas tenho tanta coisa
Prá falar
Sobre você (Sobre você!)
Sobre mim, sobre nós
Tente me ouvir agora (Tente me ouvir agora!)
É pela última vez


No que diz respeito aos arranjos eles também não fazem nada que seja louvável. Não consigo me lembrar de um grande solo de guitarra em algumas músicas deles, por exemplo. O mesmo se aplica às linhas de baixo e também arranjos de bateria. Quero que alguém me diga ao menos o nome de uma 'grande música' feita por esta banda.

Já ouvi dizer que as letras do NX Zero é que são a grande sacada em função de fazer com que as pessoas se identifiquem. Eu sinceramente não vejo a minha vida inserida em nenhum dos contextos das músicas deles e acredito que não sou o único.

Por que a mídia promove esse verdadeiro culto ao NX Zero e aponta eles como a melhor banda do rock nacional da atualidade?

Fonte:
http://www.rollingstone.com.br/edicoes/21/textos/2697/

Falkon36
Veterano
# nov/08
· votar


sei q essa musica ta fazendo sucesso mas eu ainda n ouvi XD dps q eu ouvi comento

Diino
Veterano
# nov/08 · Editado por: Diino
· votar


Gugarock

eu ia fazer um topico, desse, e vou. para explicar melhor isso.

cara bote uma coisa na tua cabeça.
EMOCORE, é musica pra ADOLESCENTE E CRIANÇA, tanto que os shows sao as 8 da noite. (isso é hora?)
entao, problema de adolescente é amor (isso é indiscutível)
como no brasil a pirâmede etária, tem como base os jovens, é o público alvo (aula de marketing :P)
entao se eles conseguem atigir 30% da população, já eras, ta na midia.

outra coisa, ninguém ta nem ai pra solo, isso é coisa do passado.
a gurizada quer saber de LETRA

entao, o fator principal que faz com que eles estejam, no topo, são as letras, letras boas = sucesso certo.

olha as composições do nx zero e da fresno, nao tem veio, as letras sao mto bem pensadas.

eu era o 1º cara a vir falando mal de emocore, ate que eu parei e baixei os cds para analisar, e comprovei, que o que faz com que o artista se destaque hoje em dia é a letra sim.

abç!

GuitarHome
Veterano
# nov/08
· votar


O segredo do nxzero é:
- Letras ridiculas, digo, nada muito bem pensado
- Com uma melodia romântica, bonita que faz o pessoal mais novo principalmente mulher gostar...
E esse contra-vocal que tem em TODAS as músicas que eu já ouvi deles..

Eles tocam aquela música do Lulu Santos lá "Apenas mais uma de amor" acho que é isso...

GuitarHome
Veterano
# nov/08
· votar


olha as composições do nx zero e da fresno, nao tem veio as letras sao mto bem pensadas.
Bem pensadas??

Eu não acho, são bem simples cara!

Bog
Veterano
# nov/08
· votar


Heheh, uma discussão infinita saindo do forno.

... e vamos nós!

- Os Impossíveis

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


Bog

simbora.
:P
aehiaehoeiuheiuahe

GuitarHome

são cara, são letras de amor bem pensadas, musica que qlqr pessoa que esteje apaixonada/desiludida pare pra ouvir e se emocione (nao é o meu caso :P)
pessoal tem aquilo como hino meu, por mais repetitivas que sejam (e são) são bem pensadas/elaboradas.

Gugarock
Moderador
# nov/08 · Editado por: Gugarock
· votar


Diino

É que às vezes acho
Que não sou o melhor
Pra você
Mas às vezes acho
Que poderíamos ser
O melhor pra nós dois
Só quero que saiba...


Eu não vejo uma letra desse nível bem construída, se é que o amigo me entende. Para mim, é filosofia de ginásio e nada mais.
Esse lance de achar, igual ele acha é coisa para quem tá em cima de muro. Na vida a gente tem que ter certeza.

GuitarHome
Veterano
# nov/08
· votar


Diino
É isso mesmo que você disse hauhauhauhau!

Mas eu não acho muito complexas assim, tipo como as do Lulu santos esses caritchas assim, eu acho que são bem mais dificeis de se fazer!

Essa música que o cara postou, apesar de emo, eu acho legal a letra, ele fez para o pai que ja morreu ficou legal!

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


Gugarock
Esse lance de achar, igual ele acha é coisa para quem tá em cima de muro. Na vida a gente tem que ter certeza.

nao viu um topico por aqui que dizia que quem curte musica pop tem mais duvida em relação a sexualidade?
é isso.

Mas eu não acho muito complexas assim, tipo como as do Lulu santos esses caritchas assim, eu acho que são bem mais dificeis de se fazer!

são sim, e vc tem razão, mas ai é que ta o grande segredo da coisa.
nao pode ser complicado. tem que ser simples para que as pessoas assimilem de primeira!
sem ter que ouvir 5,6,7 vezes a musica para entender o significado.
:|
palavreado fácil, melodia facil viciante que fique na cabeça.

o lance pricipal como ja disse, é fazer com que as pessoas se encaixem no contexto da letra, isso é o principal.
:)

Diego Marques
Veterano
# nov/08
· votar


Diino

olha as composições do nx zero e da fresno, nao tem veio as letras sao mto bem pensadas.

Ok, vamos comparar:


Cazuza
Ideologia

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...

Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do "Grand Monde"...

Meus heróis
Morreram de overdose

Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma prá viver
Ideologia!
Eu quero uma prá viver...

O meu prazer
Agora é risco de vida

Meu sex and drugs
Não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar
A conta do analista
Prá nunca mais
Ter que saber
Quem eu sou
Ah! saber quem eu sou..

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma prá viver
Ideologia!
Prá viver...

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma prá viver
Ideologia!
Eu quero uma prá viver..
Ideologia!
Prá viver
Ideologia!
Eu quero uma prá viver...

NX Zero
Daqui Pra Frente
Estou aqui pra dizer que eu jamais
Imaginei te ver sofrendo assim
Te ver chorar vai me fazer sofrer ainda mais
Estou aqui pra dizer que eu jamais
Quis te ver assim (quis te ver assim)
E escrever aqui (escrever aqui)
Tudo o que senti

Mas espero que daqui pra frente
Tudo se renove pra nós dois
Nossas vidas são tão diferentes
Viva agora tudo o que sonhou
Muita coisa ainda está por vir
Muita coisa ainda vai mudar
Eu espero que daqui pra frente

Estou aqui pra dizer:seu coração
Vai te mostrar exatamente pra onde ir (yê, yê, YEAH)
Que temos muito o que viver
Enganar o tempo não dá mais
Estou aqui pra dizer que eu jamais
Quis te ver assim (quis te ver assim)
E escrever aqui (e escrever aqui)
Tudo o que senti

Mas espero que daqui pra frente
Tudo se renove pra nós dois
Nossas vidas são tão diferentes
Viva agora tudo o que sonhou
Muita coisa ainda está por vir
Muita coisa ainda vai mudar
Eu espero que daqui pra frente

Eu sigo o meu caminho
E você siga o seu
E acho que isso é mais forte que eu
Tive minha chance
E não sobrou mais nada
Que possa fazer você ficar

Mas espero que daqui pra frente
Tudo se renove pra nós dois
Nossas vidas são tão diferentes
Viva agora tudo o que sonhou
Muita coisa ainda está por vir
Muita coisa ainda vai mudar
Esse é meu preço pra deixar você ir...
tchaaa...



Interprete as partes em negrito e ganhe um doce! Hahahahah

Entre metáforas elaboradas e uma cartinha de amor escrita em 3 minutos, sou mais o Cazuza! =)

GuitarHome
Veterano
# nov/08
· votar


palavreado fácil, melodia facil viciante que fique na cabeça.
concordo completamente hahaha! é isso que eles querem fazer sempre!

E sempre essas bandas fazem música para alguém, ou para um amor que já passou, ou que está por vir etc.

Floydiano
Veterano
# nov/08
· votar


A idéia é fazer músicas de fácil assimilação, com letras que abordem assustos relevantes à toda população: relacionamentos.
E tocar encessantemente, pra que aquilo entre na sua cabeça, você não absorva nada e também não questione.

Se você prestar atenção existe um plano de dominação mental tão grande na mídia que a grande parte da população não questiona mais nada. As pessoas acabam de ver uma notícia sobre corrupção no jornal nacional mas estão mais preocupadas com papel principal da novela, nem questionam aquilo. O mesmo ocorre com a música.

Diino
Veterano
# nov/08 · Editado por: Diino
· votar


Diego Marques

poise cara foi o que falei antes. a GURIZADA quer musica fácil, nao quer pensar o significado, qto mais facil e pegante for, melhor para assimilação geral.

nao tem como discutir que as letras do renato russo, cazuza, ana carolina, jorge ben jor, etc etc são MTOO mais bem pensadas.
toda a vida, nao tem comparação.

o grande problema da juventude moderna, é a preguiça.

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


Floydiano

ehoiaheuheuiheuiheuihaeuiheiuheaeiuheiuahe

bem nessas!

Floydiano
Veterano
# nov/08
· votar


Acho que vou fazer uma tese sobre teorias de conspiração...

aheuEHuHEUAHEuhauehUE

DENNYSRENGIER
Veterano
# nov/08
· votar


Gugarock

O problema não é a banda, os arranjos, a letra...
Como no mundo inteiro, existem bandas comerciais, tocam e aparecem nos canais de comunicação massivamente...faz com que a banda esteja aparente ao público, usam as músicas para comerciais, novelas etc...
A grande massa (o povo) é uma espécie de "esponja", gosta de coisas rápidas e fúteis, não possui muita cultura, não distingue o que é bom ou ruim, e com isso "consome" este produto.
O que me resta dizer é que algumas pessoas não consomem este "fast food" musical, gosta de coisas que sejam bem trabalhadas, que tenham um enbasamento musical... tem um gosto mais refinado entende? O que voçê pergunta neste tópico é exatamente o que não consegue enxergar (eu também), como um "troço" destes faz tanto sucesso? Sem ofensas, mas nesta última década voçê esteve congelado? para te lembrar: Bonde do Tigrão e outros funks, Os travessos e outros pagodes, Bruno e Marrone e outros sertanejos, Calipso e outros "from hell"...e tudo mais que teu ouvido aguentar.....verá que Nx*, Cpm, Fresco e derivados são "engolíveis" perto do caos que já passou de uns tempos para cá...
Pessoalmente? não ouço mais rádio...
Abraços;

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/08
· votar


Gugarock
Por que a mídia promove esse verdadeiro culto ao NX Zero e aponta eles como a melhor banda do rock nacional da atualidade?

Simples. Por isso:
http://spf.fotologs.net/photo/15/63/7/fcnxzero_osasco1/1208650804_f.jp g

Rick Bonadio sabe como ninguém como enfiar guela abaixo nas massas qqr coisa tosca, que tenha um apelo visual de momento.

CheshireCat
Veterano
# nov/08
· votar


Gugarock
Eu não vejo uma letra desse nível bem construída, se é que o amigo me entende. Para mim, é filosofia de ginásio e nada mais.
Esse lance de achar, igual ele acha é coisa para quem tá em cima de muro. Na vida a gente tem que ter certeza.

Assino embaixo do que o Diino disse.
É filosofia de ginásio? Claro que é. Boa parte do público-alvo deles ainda está no ginásio. Pré-adolescentes e adolescentes que compram Capricho e não estão nem aí se o guitarrista toca bem(coisa que nem saberiam julgar, aliás), o que importa é se ele é bunitinho.

Claro que na vida a gente tem certeza. Mas quantos anos você tem? Com 13, 14 anos, você não tem certeza se gosta mesmo da pessoa, não tem certeza do que vai ser seu futuro...

Eu sei disso porque quando estava no ginásio, não entendia porra nenhuma de música. (tenho vergonha de mim mesma -_-) Eu e minhas amigas ficávamos ouvindo só o que tocava no rádio, gostávamos de Wanessa Camargo, KLB, Pedro e Tiago... Se fosse daquela época, a gente ia amar NX Zero.

Diino
outra coisa, ninguém ta nem ai pra solo, isso é coisa do passado.
a gurizada quer saber de LETRA

Isso é verdade também. A gente não queria saber de instrumental, queria ouvir o cantor cantando e se demorasse muito pra cantar, era chato e sem graça.

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


DENNYSRENGIER
Como no mundo inteiro, existem bandas comerciais, tocam e aparecem nos canais de comunicação massivamente...faz com que a banda esteja aparente ao público, usam as músicas para comerciais, novelas etc...
A grande massa (o povo) é uma espécie de "esponja", gosta de coisas rápidas e fúteis, não possui muita cultura, não distingue o que é bom ou ruim, e com isso "consome" este produto.


como eu disse, o grande problema da juventude, e nao só da juventude, como dos adultos em geral, É A PREGUIÇA!

como o Floydiano disse:
Se você prestar atenção existe um plano de dominação mental tão grande na mídia que a grande parte da população não questiona mais nada. As pessoas acabam de ver uma notícia sobre corrupção no jornal nacional mas estão mais preocupadas com papel principal da novela, nem questionam aquilo. O mesmo ocorre com a música.


isso tudo é interligado. alem do que o Christhian também falou, do visual.

GuitarHome
Veterano
# nov/08
· votar


A grande massa (o povo) é uma espécie de "esponja", gosta de coisas rápidas e fúteis, não possui muita cultura, não distingue o que é bom ou ruim, e com isso "consome" este produto.

Mas isso de questionar o que é "bom" e o que é "ruim" vai de cada pessoa né cara.
Eu posso achar uma coisa (qualquer coisa, não somente relacionada a música) boa e você por exemplo não achar!

Paul Young
Veterano
# nov/08
· votar


Diino
outra coisa, ninguém ta nem ai pra solo, isso é coisa do passado.
a gurizada quer saber de LETRA


Você tinha dúvidas? Cara isso é Brasil, apesar do analfabetismo a literatura era muito presente no passado e isso foi passando pra música. Por que você acha que a banda mais cultuada do Brasil é a Legião Urbana?


olha as composições do nx zero e da fresno, nao tem veio, as letras sao mto bem pensadas.

Discordo. 90% são bem clichês românticos e de crises existenciais do mundo teen cheio de rosa.



nao pode ser complicado. tem que ser simples para que as pessoas assimilem de primeira!

Aí sim, concordo. Jovem não quer pensar muito, quer é palavreado fácil, melodia facil viciante que fique na cabeça.


o lance pricipal como ja disse, é fazer com que as pessoas se encaixem no contexto da letra, isso é o principal.

Mas pra isso, não precisa fazer emocore, é só você conseguir trabalhar a letra de acordo com esses aspectos.

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


Culto ao NX Zero

Espero que seja um daqueles cultos suicidas...

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


CheshireCat
É filosofia de ginásio? Claro que é. Boa parte do público-alvo deles ainda está no ginásio. Pré-adolescentes e adolescentes que compram Capricho e não estão nem aí se o guitarrista toca bem(coisa que nem saberiam julgar, aliás), o que importa é se ele é bunitinho.

sim, tanto é, que eles volta e meia aparecem na capricho, assim como fresno e strike.

o que importa é se ele é bunitinho.

sim, visual importa muito, por isso os caras do nx zero tem mais sucesso que os da fresno, questao de visual. nao que eles sejam bonitos, mas vendo com os olhos ja juventude moderna, é o estilo.

GuitarHome
Veterano
# nov/08
· votar


olha as composições do nx zero e da fresno, nao tem veio, as letras sao mto bem pensadas.

Eu acho que elas são pensadas sim, mas não são complexas.
Digo, elas são pensadas de uma maneira que atraia o público (e é o que acontece, principalmente os jovens)!
Eles pensam em letras/melodias que como disseram aí em cima a maioria dos adolescentes gostam.

Todas praticamente tem uma melodia melosa, romântica com uma letra romântica.

Paul Young
Veterano
# nov/08
· votar


Diino
sim, visual importa muito, por isso os caras do nx zero tem mais sucesso que os da fresno, questao de visual. nao que eles sejam bonitos, mas vendo com os olhos ja juventude moderna, é o estilo.

Realmente, músico de sucesso com visual de bundão só em novela e no underground.

GuitarHome
Veterano
# nov/08
· votar


sim, visual importa muito, por isso os caras do nx zero tem mais sucesso que os da fresno, questao de visual. nao que eles sejam bonitos, mas vendo com os olhos ja juventude moderna, é o estilo.

Ah não é por nada não, mas aquele vocalista do fresno é BEM feio, mas BEM feio mesmo.
O resto da banda nunca vi acho.

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


Paul Young
olha as composições do nx zero e da fresno, nao tem veio, as letras sao mto bem pensadas.

Discordo. 90% são bem clichês românticos e de crises existenciais do mundo teen cheio de rosa.


e nao sao bem pensadas?
para pra pensar man!!!!!!
eles querem entrar na cabeça da JUVENTUDE, nao precisa muito, só fazer cliche, o cliche é bem pensado, nao sei se tu me entende, mas esse é o objetivo cara, as letras sao bem pensadas para a juventude (publico alvo)
:D sacas?

-

o lance pricipal como ja disse, é fazer com que as pessoas se encaixem no contexto da letra, isso é o principal.

Mas pra isso, não precisa fazer emocore, é só você conseguir trabalhar a letra de acordo com esses aspectos.


sim. mas tipo, o emocore nada mais é do que letra de pagode + ritmo hardcore.
isso hoje em dia que toca nas radios (nx, fresno) isso nao é emocore e sim emocore MELODICO, pq emocore mesmo é massa, se pegasse o youtube aqui ate iria por algumas bandas para darem uma analisada

como funciona: letra como ja falamos, viciante e que pessoas se enquadrem E ritmo pegadinho (agora nao mais)...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/08 · Editado por: Christhian
· votar


Diino
fresno
É outra coisa tosca e tb trabalha com o Bonadio.

E vale dizer que eu respeito pra kct esses caras, pq eles estão fazendo o som deles e vivendo disso, indiferente se eles são bons, toscos (minha opinião) ou qqr outra coisa. Mas é questão de tempo pro Bonadio botar mais umas bandas emo no mercado, enquanto 'emo' for um visual em voga. Nem vou citar nomes, mas conheço um cara que é true-metal-from-hell e está nesse momento no Midas (estúdio do Bonadio) gravando. De cabeludo-metal, passou a emo e até pintou as unhas de preto. Espere algo diferente dos atuais, mas na linha emo, como 30 seconds (até pq esse cara é tb um dos melhores guitarristas com quem já toquei).

Enfim, a fórmula é muito simples: Oportunidade de momento + Visual + Bonadio = Vendagem foda. Se a banda vende mais ou menos não está necessariamente ligado as letras ou a ser mais ou menos belo e sim a um acerto diferenciado em relação a música X público. A música do Nx Zero é um pouco mais comercial.

Paul Young
Veterano
# nov/08
· votar


Diino
e nao sao bem pensadas?
para pra pensar man!!!!!!
eles querem entrar na cabeça da JUVENTUDE, nao precisa muito, só fazer cliche, o cliche é bem pensado, nao sei se tu me entende, mas esse é o objetivo cara, as letras sao bem pensadas para a juventude (publico alvo)
:D sacas?


Assim sim, entendi outra coisa quando li "pensadas".


pq emocore mesmo é massa, se pegasse o youtube aqui ate iria por algumas bandas para darem uma analisada

Posta ae. =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Culto ao NX Zero