Iron Maiden, que vergonha! Parte IV - Piece of Mind ( 1983 ). . .

Autor Mensagem
Midgard
Veterano
# mai/08
· votar


james_the_bronson

ja adianto que na aces high e na Rime of the ancient mariner do Powerslave tem C D E auhauehuaeu


com certeza a harmonia mais true \m/

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


Midgard

huahsuhsuhasuahsuhaushuh

Pô, estragou a surpresa...

Surpresa???

Midgard
Veterano
# mai/08
· votar


james_the_bronson

auhauehuauehuueauheauh ¬¬

Sir Cam
Veterano
# mai/08 · Editado por: Sir Cam
· votar


Midgard
Rime of the Ancient Mariner é um CDE gigante de 13 minutos e meio heauehaeuhaeuae

Back in the Village tem CDE também, só que é disfarçadinho, aliás, essa música tem uma sonoridade muito diferente da maioria das músicas do Maiden.

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


Sir Cam
Rime of the Ancient Mariner é um CDE gigante de 13 minutos e meio heauehaeuhaeuae

Porra, é mesmo. Cavalgada infinitamente. E "ôÔô"s...

Parece que qualquer vogal na boca do Bruce Dickinson vira "ô" com vibrato...

fcl
Veterano
# mai/08
· votar


james_the_bronson
se iron maiden é tao ruim e usa somente o cde como eles conseguiram influenciar tais bandas:METALLICA,MEGADETH,HELLOWEEN,ANTHRAX DREAM THEATER,CRADLE OF FILTH,DIMMU BORGIR,CHILDREN OF BODON,SONOTA ARTICA,BLIND GUARDIAN,STRATOVARIUS e muitas outras bandas ja declararam ter iron maiden como uma de suas principais influencias

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


fcl
ruim
usa somente o cde
influenciar

3 coisas totalmente diferentes...

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


E se for relacionar influência com qualidade, Black Sabbath necessariamente seria "melhor" que Iron Maiden por ter influenciado a banda...

Luiz Rhoads
Veterano
# mai/08
· votar


E se for relacionar influência com qualidade, Black Sabbath necessariamente seria "melhor" que Iron Maiden por ter influenciado a banda...

Black Sabbath > Iron Maiden.

shoyoninja
Veterano
# mai/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


james_the_bronson
Aliás, falar em "Nothing Else Matters" e piadas ( como não cantar com drive em música instrumental ): Nothing Else Matters começa com voz limpa e tem passagens com drive. Bruce Dickinson sequer sabe o que é mudar de voz? Não digo nem na mesma música, já acho que seja pedir demais ( especialmente para uma banda como o Iron Maiden ), mas pelo menos na discografia, ele usa o drive constantemente em alguma música???

Mudar de voz ele não sabe não. Talvez indo a um luthier e pedindo uma troca das cordas vocais, sei lá, por uma 0.12 talvez. Ou mudar a afinação delas pra Ré.

Deus do céu.

E sim, ele usa drives, mas não usa em uma música inteira não, talvez por ter uma certa preocupação com dinâmica? Sei lá, isso já partiria pra uma leitura mental.

Limitado é o Bruce, que canta um estilo que teoricamente seria agressivo, com "ôÔô". Mas Iron Maiden já carece de agressividade de cara. A música que dá nome à banda ( entre outras ) já começa com a musiquinha de roda. Não que o Metallica seja agressivo do começo ao fim. Mas o Metallica mudou de verdade, não ficou no meio termo e repetindo sempre...

Defina agressividade e a não agressividade dos "ôÔô"s. Estamos tratando de coisas palpáveis aqui como a repetição que você foi miraculosamente capaz de escutar nos discos do Iron\o/. Apenas não achar ôÔô agressivo não é suficiente.

Também seria interessante apontar os trechos dos ôÔô´s.

Quais notas fáceis ele corre? Até onde sei ele chegou a estudar canto um tempo. Novamente chutando, só para criticar de graça...

"estudar um tempo" e ESTUDAR são duas coisas completamente diferentes. Provavelmente o fez por que foi obrigado: ou estudava ou parava de cantar.

"Never care for what they do, never care for what they know, but I know". Inclusive tem drives nisso, se não me engano o.O. E tem uns wooahhh nessas frases tmb.

Mas ali parece que você fala do "yeah yeah". Queria saber quais são as músicas do "yeah yeah". Aí que eu disse que só lembro de "Nothing Else Matters", antes do solo...

say your prayers little one
and dont forget my son
to include every onEAAAAhhh

of to never never lannnddddddAHHHH

and of things that will bitttttteee YEAHHH

isso na gravação original, ao vivo é uma máquina de trejeitos.

Falar sobre falta de dedicação à música. É isso que o Iron Maiden não tem. Provavelmente TODO álbum deles prova uma conformidade deles com os clichês...

claro!

É é por isso que o Bruce só melhora conforme envelhece, não se dedica nada, sorte que ele tem um pacto com duendes que tornaram a garganta dele indestrutível.

Só para constar, nesse parágrafo você já entrou novamente no aspecto "leitura de mentes".

CDE em todas as músicas prova apenas isso. Que tem CDE em todas as músicas, e nesse ponto é repetitivo mesmo.

Inferir a partir disso que eles não tem criatividade, são limitados, ou que tem um trauma de infância é irracional.

Não estou dizendo que o James não se dedica a música, nem que o Metallica é limitado, você está.

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


shoyoninja
Mudar de voz ele não sabe não. Talvez indo a um luthier e pedindo uma troca das cordas vocais, sei lá, por uma 0.12 talvez. Ou mudar a afinação delas pra Ré.

Deus do céu.

E sim, ele usa drives, mas não usa em uma música inteira não, talvez por ter uma certa preocupação com dinâmica? Sei lá, isso já partiria pra uma leitura mental.


Não tem preocupação não!!!

Em "The Unforgiven" ele usa a voz mais rasgada na parte pesada e a voz limpa na parte leve. E foi sem querer :] ...

Boa!!!

E parece lógico que o Bruce Dickinson não cante com outro tipo de voz. Até que consiga, a ordem na casa é não mudar nada :] ...

Defina agressividade e a não agressividade dos "ôÔô"s. Estamos tratando de coisas palpáveis aqui como a repetição que você foi miraculosamente capaz de escutar nos discos do Iron\o/. Apenas não achar ôÔô agressivo não é suficiente.

- "ôÔô" encaixa perfeitamente no estilinho da marcha do Iron Maiden. Com a famosa subida feliz de terça maior por grau conjunto.
- "ôÔô" com voz limpa, ao contrário de outros tipos de vozes com drive. Não sei porque o Heavy Metal usa distorção e o motivo pelo qual acham que é um estilo agressivo e "pra frente". Mas parece haver um consenso de que é.
- Quando alguém grita, seja por desespero ou por raiva ( desespero leva à loucura e inconseqüência, a maioria da vezes raivosa ), a voz fica rasgada. Quando alguém fala suavemente, em 100% dos casos, ela fala com a voz normal/limpa dela. Excetuando-se os casos de problemas de fala. Mas inclusive nesses casos, se a articulação normal da pessoa for diferente, muitas vezes associamos à mudanças de humor...

Também seria interessante apontar os trechos dos ôÔô´s.

E o dos "yeah yeah"s. Inclusive acho que pedi por isso antes. Mas pode deixar, assim que surgir disposição de escutar Iron Maiden, o que não é fácil, eu recomeçarei...

"estudar um tempo" e ESTUDAR são duas coisas completamente diferentes. Provavelmente o fez por que foi obrigado: ou estudava ou parava de cantar.

Só porque surgiu da necessidade significa que levou menos a sério? Ou que escolheu um mau professor? Ou que se dedicou menos???

"Never care for what they do, never care for what they know, but I know". Inclusive tem drives nisso, se não me engano o.O. E tem uns wooahhh nessas frases tmb.

Repare que quando apontei onde tinha "C-D-E" eu não apenas cifrei e disse "se não me engano tem aí". Eu coloquei minuto:segundo e disse a seqüência...

say your prayers little one
and dont forget my son
to include every onEAAAAhhh

of to never never lannnddddddAHHHH

and of things that will bitttttteee YEAHHH

isso na gravação original, ao vivo é uma máquina de trejeitos.


Ah, e outra coisa: Uma coisa é gritar no final do verso. Até emendar na palavra. Outra é fazer uma linha melódica só de "ôÔô"...

ôÔôÔôutra coisa: Os gritos do James têm caráter de improviso. É como algo feito de pronto ( ainda que ele use bastante ), no calor da música. O ôÔô ( exemplos: "Hallowed Be thy name" e "The Trooper" ) do Bruce Dickinson é uma frase melódica da música. Indissociável, se tirar, vai descaracterizar muito mais do que nas do Metallica...

Essa música tem um "yeah yeah" depois do solo. E inclusive um "iÔ ô ô... OU!". Só aí ele já varia mais do que o Dickinson até nos gritinhos...

É é por isso que o Bruce só melhora conforme envelhece, não se dedica nada, sorte que ele tem um pacto com duendes que tornaram a garganta dele indestrutível.

Isso eu não sei dizer( se melhorou ou não ), não acompanho os shows deles atualmente, nem vejo as coisas antigas. Pouca coisa do RIR III e do 12 Wasted Years...

E acho que estávamos falando das composições, não da técnica vocal/instrumental. Tanto é que falei dos clichês...

CDE em todas as músicas prova apenas isso. Que tem CDE em todas as músicas, e nesse ponto é repetitivo mesmo.

Não. Usar em toda música indica... das duas, uma:

- Querer fazer só isso. Ou seja, eles renegaram a própria capacidade criativa para reduzir a própria obra. Muito pouco coerente. A única coisa que sugere que possa ser realmente isso é que eles viram que "deu certo" e não quiseram arriscar mais nada.
- Só conseguir fazer isso. Falta de criatividade.

O primeiro caso seria um enganação muito grande com os fãs. Talvez maior do que a suposta enganação do Metallica ao mudar de estilo. Porque ao mudar de estilo, o Metallica não escondeu nada de ninguém, ao contrário, jogaram a música nova na cara...

Já o Iron Maiden deixa aquela dúvida no ar: Será que eles não conseguem mudar? Ou será que não querem mudar porque sabem que "C-D-E" funciona com a galera???

fcl
Veterano
# mai/08
· votar


james_the_bronson
ruim
usa somente o cde influenciar 3 coisas totalmente diferentes
como diferentes? se uma banda é ruim e sua grandiosidade se deve apenas ao seu mascote e nao a sua musica ela jamais consegueria influenciar musicalmente ninguem

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


fcl

Sim, 3 coisas diferentes...

E sobre influenciar: Pois é, uma das bandas que se diz influenciada pelo Iron Maiden é o Metallica, outra, salvo engano, é o Slayer. E não soam como o Iron Maiden...

Provavelmente gostava do Iron Maiden, mas a música da banda jamais serviu como referência ( nesses dois casos, por exemplo )...

shoyoninja
Veterano
# mai/08
· votar


james_the_bronson
Entao ele "muda" de voz!

Hummmm!

Chega de bobagens.

Ja que vc quer analisar o merito da banda como um todo, aprenda musica como um todo tmb.

fcl
Veterano
# mai/08
· votar


james_the_bronson

Provavelmente gostava do Iron Maiden, mas a música da banda jamais serviu como referência ( nesses dois casos, por exemplo )...
como nao serviram de referencia e apenas gostavam. maiden serve de referencia para eles ainda hoje (principalmente metallica) se lars ulrich disse em recente entrevista q qualquer banda q abra o show do rolling stones e iron maiden pode se considerar privilegiado pois esse feito é para poucos e alendo mais metallica faz cover de varias musicas do maiden é so procurar no youtube por "metallica cover iron maiden"

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


shoyoninja
Hummmm!

Chega de bobagens.

Ja que vc quer analisar o merito da banda como um todo, aprenda musica como um todo tmb.


Me ensina algo se souber. Se for para dizer o que não sabe faz bem em parar :] ...

Assim não fica confundindo mais a galera :] ...

Sim, o James Hetfield muda de voz. E o Bruce, será que consegue ^^ ???

fcl
como nao serviram de referencia e apenas gostavam. maiden serve de referencia para eles ainda hoje (principalmente metallica) se lars ulrich disse em recente entrevista q qualquer banda q abra o show do rolling stones e iron maiden pode se considerar privilegiado pois esse feito é para poucos e alendo mais metallica faz cover de varias musicas do maiden é so procurar no youtube por "metallica cover iron maiden"

Pois é. Você não entendeu e só me incentiva a generalizar cada vez mais sobre fãs de Maiden sem medo de estar enganado...

Se a música do Iron Maiden ( ou do Rolling Stones ) fosse referência para o Metallica compor, as músicas do Metallica seriam bem mais no estilo dessas bandas daí. Mas não, Metallica fundou o Thrash Metal, até mudou de estilos com o passar do tempo, mas não ficaram na aba do Iron Maiden. Nem do Rolling Stones...

Iron Maiden influenciou a terem banda, a gostarem do estilo. Mas não vejo lá semelhanças entre a música das bandas...

Exemplo: Megadeth. Disseram por aí que "She Wolf" é declaradamente uma referência ao Iron Maiden. E parece mesmo. 1 música na discografia da banda, e só...

shoyoninja
Veterano
# mai/08
· votar


james_the_bronson
Nao o james hetfield nao "muda" a voz. O bruce nao "muda" a voz. Vc e eu nao "mudamos" a voz assim como todos os outros seres humanos nao "mudam" a voz.

Ou vc ja viu alguem comprar cordas vocais novas?

Isso n precisa nem estudar canto para saber, vc nao pode mudar timbre de voz, cor dos olhos, cor da pele, etc...

fcl
Veterano
# mai/08
· votar


james_the_bronson
dizer q uma banda influencia a outra nao significa q essa outra vai fazer um som igual ou parecido. ela pode muito bem fazer um som completamente diferente da outra afinal se fizesse algo muito parecido estaria apenas imitando

james_the_bronson
Veterano
# mai/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar


shoyoninja

Ou seja, o tempo todo em "The Unforgiven" o James Hetfield canta igual huahuahuahua! Para perceber isso precisa sim ter ouvido...

Mas também não se compra. Então sugiro um aparelho da Telex. Não resolve surdez total...

( Isso é para implicar com vocabulário técnico de canto ou você não entendeu mesmo o que eu quis dizer? )...

fcl
dizer q uma banda influencia a outra nao significa q essa outra vai fazer um som igual ou parecido. ela pode muito bem fazer um som completamente diferente da outra afinal se fizesse algo muito parecido estaria apenas imitando

Então pronto. Não lembro de nenhuma banda influenciada pelo Iron Maiden que siga essa mediocridade criativa...

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


shoyoninja

Isso n precisa nem estudar canto para saber, vc nao pode mudar timbre de voz, cor dos olhos, cor da pele, etc...

O Michael Jackson mudou a cor da pele...

TWT ICE
Veterano
# mai/08
· votar


se influencia fosse fazer musica igual, nao teriamos nenhuma variedade

shoyoninja
Veterano
# mai/08
· votar


james_the_bronson
Não, não entendi o que você quis dizer e talvez eu não tenha esses ouvidos maravilhosos que você tem.

Os meus ouvidos mortais escutam o mesmo timbre de voz, a mesma voz, só que com um drive mal feito (grito). Nas partes baixas ele canta. A voz não muda.

Já quando escuto gravações de Bruce Dickinson e DIO por exemplo, percebo claramente que os referidos cantores sabem o que estão fazendo. E os drives estão todos lá, só que já não é um grito sem controle, é muito mais, é técnica. E você não precisa nem confiar em mim, pergunte a alguém que tenha formação lírica de canto.

A não ser que os ouvidos dessas pessoas também sejam fracos.

Com isso não quero dizer que o Metallica é ruim porque o James não sabe cantar, nem que o Iron é melhor porque o Bruce é bom.

Só quero saber porque o Iron é limitado quando abusa de um recurso manjado como o Dó Ré Mi e o Metallica é genial quando abusa de uma coisa inventada antes mesmo da música o ser, gritos.

Porque quem canta certo é limitado e quem canta errado é bom? Explique isso?

De novo, se você gosta do timbre que a voz do James tem quando ele grita, parabéns, muitos outros também gostam. Mas isso é seu gosto pessoal.

Você fala do Dio/Bruce e outros como se o que eles fizeram fosse algo banal. Pior, seus super ouvidos acham que a voz deles é igual apenas porque sabem cantar. É o mesmo que dizer que todos os guitarristas que tem técnica são meras cópias uns dos outros e que bom é um cara que nem eu que pega a guitarra e masca todas as notas. Afinal, é diferente.

E sabe, pessoalmente eu prefiro ele gritando a ele cantando. Talvez se ele não tivesse acabado com a voz no começo da carreira... enfim.


makumbator
eh vero heehehhe

shoyoninja
Veterano
# mai/08
· votar


james_the_bronson
Ah sim, sobre o vocabulário técnico, qual parte do texto você achou muito técnica?

Você sabe que os seres humanos falam e cantam usando as cordas vocais né?

E você sabe o que significa a palavra mudar tmb?
Espero que sim, já que a usou tantas vezes se referindo ao estilo do Metallica.

Estou usando o canto como exemplo, porque é o instrumento pelo qual me interesso. Mas vamos então expandir um pouco o leque. Já que não devemos entrar em gosto pessoal.

Se o Metallica é genial, o que é o Dream Theater então? Deuses vivos? Mesmo no quesito composição, é infinitamente mais complexo. É possível refutar isso sem usar o gosto pessoal?
Ou talvez o Dream Theater seja ruim por excesso de virtuosismo? Talvez falte aquela repetição que te dá a sensação de ser musical?
Infelizmente isso já é gosto pessoal, e não entra na sua "teoria da limitação musical".

Eu por exemplo odeio a voz do Labrie, mas o cara tem técnica, e tem muita.

Se inscreva para o próximo Darwin Awards com esse seu primoroso trabalho de pesquisa provando que o Iron Maiden é na verdade uma banda medíocre. Tem grandes chances de levar pra casa a taça.

CheshireCat
Veterano
# mai/08
· votar


shoyoninja
Se inscreva para o próximo Darwin Awards com esse seu primoroso trabalho de pesquisa provando que o Iron Maiden é na verdade uma banda medíocre. Tem grandes chances de levar pra casa a taça.
só pra constar que o darwin awards(o oficial, eu sei que eu postei um texto falando sobre ele que fugia dessas regras...) premia apenas pessoas que se matam acidentalmente ou se tornam estéreis de forma estúpida =)

contribuição sensacional para o tópico =O

shoyoninja
Veterano
# mai/08
· votar


CheshireCat
Mutchas gracias, troquei c o ig nobel.

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


TWT ICE
se influencia fosse fazer musica igual, nao teriamos nenhuma variedade

Pois é. Por isso que falei em seguir o estilo da banda...

E falar em variedade, fã de Maide preocupado com variedade na música é uma grande contradição...

Afinal de contas, são da turminha do "é repetitivo mas eu gosto"...

james_the_bronson
Veterano
# mai/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar


shoyoninja
Não, não entendi o que você quis dizer e talvez eu não tenha esses ouvidos maravilhosos que você tem.

Os meus ouvidos mortais


Seus ouvidos são mortais e sua garganta é divina, valeu!!!

escutam o mesmo timbre de voz, a mesma voz, só que com um drive mal feito (grito). Nas partes baixas ele canta. A voz não muda.

Timbre: "6. E Ling. Efeito acústico resultante dos diversos graus de abertura da cavidade bucal, i. e., da distância entre a língua e o ´ceu da boca, distância que é máxima para o a, a mais aberta das vogais, e a mínima para o i e para o u, as mais fechadas.". E segue...

"7. Fís. Mús. Qualidade distintiva dos sons da mesma altura e intensidade, e que resulta dos harmônicos coexistentes com o som principal. 8. Mús Qualidade distintiva dos sons da mesma altura e intensidade, e que resulta da quantidade maior ou menor dos harmônicos coexistentes com o som fundamental."

Já quando escuto gravações de Bruce Dickinson e DIO por exemplo, percebo claramente que os referidos cantores sabem o que estão fazendo. E os drives estão todos lá, só que já não é um grito sem controle, é muito mais, é técnica. E você não precisa nem confiar em mim, pergunte a alguém que tenha formação lírica de canto.

O problema é que não envolve formação ou técnica. Quando você diz que ele não sabe o que está fazendo é puro chute. Ele podia até não saber que seria prejudicial. Mas se gravou um tanto de músicas assim, não fez sem querer...

E não envolve formação e técnica porque casou bem com as músicas, soa agressivo, bem na proposta do Heavy Metal ( ou pelo menos na forma que o Heavy Metal assumiu ou que sugerem ao estilo ). Dave Mustaine é um que tem uma voz que todo mundo critica, mas é o cara que funciona no Megadeth. Como Ringo Starr nos Beatles. Olha, e nesses casos, muita gente diz até que outra pessoa não funcionaria no lugar desses caras. Eu até admito que talvez funcionasse, quem sou eu para dizer o contrário? Mas não tem a menor necessidade de mudar...

Poderiam, seria interessante, até. Mas eu estaria chutando se dissesse o motivo pelo qual o Megadeth não teve outro vocalista ou os Beatles outro baterista...

Sobre saber o que faz: É outra coisa que é fácil perceber no Iron Maiden. Banda que praticamente se resume à mesma seqüência de acordes não demonstra lá muita intimidade com o estilo. Coisa que o Metallica tem de sobra e inclusive em vários outros estilos. Méritos de quem? Da maior banda de Heavy Metal da História do Universo ( e eventuais Multiversos ), que sabe variar...

A não ser que os ouvidos dessas pessoas também sejam fracos.

Hein?!?!

Com isso não quero dizer que o Metallica é ruim porque o James não sabe cantar, nem que o Iron é melhor porque o Bruce é bom.

Só quero saber porque o Iron é limitado quando abusa de um recurso manjado como o Dó Ré Mi e o Metallica é genial quando abusa de uma coisa inventada antes mesmo da música o ser, gritos.


Porque no caso do Iron Maiden, eles usam o "C-D-E" para reduzir a própria obra, para limitar a variedade da música deles...

O James grita para variar. Para acrescentar e não reduzir...

Não sei se você não entendeu ou realmente está usando isso como recurso para "achar brecha" no meu discurso, mas vou tentar ser o mais claro possível:

E na Música, você tem infinitas melodias, harmonias e ritmos. Tantas melodias e harmonias quanto as 12 notas permitirem. Tantos ritmos quanto as 9 ( ou mais ) figuras de valor permitirem. E as várias fórmulas de compassos permitirem...

Mas na hora de cantar, com toda a variedade e beleza da voz e do canto em si ( e o mesmo se aplica para qualquer instrumento, inclusive a minha guitarra ) você tem menos "frentes" de dinâmica: Voz limpa, drive, gutural, e aquelas outras paradas tipo voz de cabeça ( sei lá o que é ), whistle, etc... não sei se chegam a 10 "abordagens" ( dinâmicas, ou como o vocabulário técnico o diga ) diferentes. As 12 notas da escala cromática já estão em maior número...

Se o James canta com voz limpa e gritando, ele já fez 20% ( considerando esse 10 aí, se for mais deve ser 15, 20, muito longe da variedade da Música ) do que pode ser feito. Se for ver por aí, quanto artista canta o tempo todo com a voz limpa? Tipo, Roberto Carlos, só lembro dele cantando o tempo todo do mesmo jeito...

Agora, se o Iron Maiden insiste no "C-D-E" em toda música e várias vezes na mesma música, eles estão deixando de lado uma infinidade de possibilidades. Não são 10 ou 20 sons diferentes. São praticamente INFINITAS possibilidades...

( Para não falar que você pode cantar/tocar uma melodia com qualquer timbre sem mudar a melodia e sempre encaixando na harmonia, duh! Ou seja, timbre não é o principal fator que define uma obra musical )...

Até entendo o seu esforço em relacionar o vocal do Hetfield com o do DickinsôÔôn. Mas o que mostra mesmo a mediocridade criativa do Iron Maiden é a música deles. O vocal repetitivo e o ritmo da cavalgada ( o ritmo até mais do que o vocal ) só acentuam isso...

O Metallica não tem essa redução nas músicas deles. Logo o James poderia cantar só com drive o tempo todo que não seria um grande escândalo em torno de uma suposta falta de criatividade deles...

E volto a dizer: O "yeah" do Hetfield não é frase melódica, não tão extensas e "na cara" quanto os "ôÔô"s do Bruce Dickinson...

Porque quem canta certo é limitado e quem canta errado é bom? Explique isso?

Canta errado? Só se estiver falando de saúde vocal, mesmo assim eu ainda posso duvidar que o James tenha mudado de voz por causa disso. Até agora só me falaram que reproduzir o vocal de "Hit the Lights" era algo prejudicial à voz. Mas não foram além disso...

De novo, se você gosta do timbre que a voz do James tem quando ele grita, parabéns, muitos outros também gostam. Mas isso é seu gosto pessoal.

Por isso não pode ser "errado", não esteticamente. Por isso perguntei ali em cima se era se referindo à saúde...

Só pode ser né...

Você fala do Dio/Bruce e outros como se o que eles fizeram fosse algo banal. Pior, seus super ouvidos acham que a voz deles é igual apenas porque sabem cantar. É o mesmo que dizer que todos os guitarristas que tem técnica são meras cópias uns dos outros e que bom é um cara que nem eu que pega a guitarra e masca todas as notas. Afinal, é diferente.

Não falo que é banal. Falei que são vocalistas técnicos. E já li que o Dio melhora com o tempo até. Mas nunca parei para escutar isso. Nem pretendo. Parabéns para eles...

E sabe, pessoalmente eu prefiro ele gritando a ele cantando. Talvez se ele não tivesse acabado com a voz no começo da carreira...

... ele nunca tivesse gritado antes...

huehuehuehuehueh, que bizarro isso...

Mais bizarro ainda se levar em consideração que o tempo todo você fala coisas como "grito sem controle", "cantar errado", etc...

james_the_bronson
Veterano
# mai/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar


shoyoninja
Ah sim, sobre o vocabulário técnico, qual parte do texto você achou muito técnica?

Não achei muito técnica. Achei que está insistindo demais com o "mudar de voz", quando sabe a que me refiro...

Você sabe que os seres humanos falam e cantam usando as cordas vocais né?

Sei. E você sabe que um violão, em um mesmo traste e em uma mesma corda, pode mudar seu timbre, né?!?!

Ah bem...

Se o Metallica é genial, o que é o Dream Theater então? Deuses vivos? Mesmo no quesito composição, é infinitamente mais complexo. É possível refutar isso sem usar o gosto pessoal?
Ou talvez o Dream Theater seja ruim por excesso de virtuosismo? Talvez falte aquela repetição que te dá a sensação de ser musical?
Infelizmente isso já é gosto pessoal, e não entra na sua "teoria da limitação musical".


Eu irei dizer algo pessoal agora. Mas que é apoiado por um fato: A grandeza do Metallica e do Iron Maiden em relação ao Dream Theater...

Agora a minha opinião: As duas bandas têm músicas com idéias mais marcantes do que o Dream Theater.[/opinião] Mas no caso do Iron Maiden, boa parte entra no lance da repetição/clichê...

A genialidade do Metallica não está na complexidade e sim na acessibilidade ( e na variedade, claro ). É muito fácil encher um compasso 7/4 de notas. Fugir do padrão do 4/4 e de fato variar. Mas é difícil fazer algo acessível como o riff de "Money" por exemplo, que qualquer leigo sabe reproduzir, mesmo sendo o 7/4. Nem que seja só de cabeça, para aqueles que não conseguem emitir as notas certinho...

Exemplo disso no Metallica é um riff de "... And Justice for All" onde eles alternam 2 compassos 4/4 e 1 compasso 4/4 + 2/4. E soa constante, escutou e ficou na cabeça. Não é complexidade por complexidade...

Não que o Dream Theater não faça coisa interessante...

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


Em "Until it Sleeps", no refrão, eles também alternam 4/4 com 2/4...

Rafael do Baixo
Veterano
# mai/08
· votar


Já que tão falando de voz,eu prefiro o Bruce Dickinson em eu trabalho solo do que com o Iron Maiden,mesmo tendo feito clássicos com a banda(que eu gosto muito até),ele se repete muito menos em seus álbuns solo,nisso estão os ôôôs que ele pouco faz,o que acaba tornando suas músicas mais agradáveis,fora que elas não ficam presas aos C-D-E,o que permite que ele explore melhor seu vocal.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Iron Maiden, que vergonha! Parte IV - Piece of Mind ( 1983 ). . .