Autor |
Mensagem |
kiki Moderador |
# jan/08
· votar
shoyoninja caramba, grande argumentação. muito bom.
|
Ibanez GSA 270dx Veterano |
# jan/08 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar
Vinil SEMPRE gera ruído por atrito, não há como não ter. Mesmo pickups profissionais com direct drive geram ruídos, e é alto se comparado com qualquer meio digital ( basta por um vinil pra tocar, na hora que a agulha encosta vc ouve "chhhhhhhhhhhhhh", esse chhhhhh vai a música inteira.
fender stratocaster faiz ruido mt maior em distorçao e é um dos meus sonhos de consumo e de muitos outros guitarristas... depende mt do disco... se for bem feito e bem conservado, o ruido e mt pequeno que nem atrapalha tanto...
|
jimmy vandrake Veterano |
# jan/08
· votar
Nem tem mais diferença, ambos estão mortos.
|
kiki Moderador |
# jan/08
· votar
Ibanez GSA 270dx pegando a sua comparação, vem uma coisa interessante: -há quem diga que o ruído faz parte do charme da strato -há que mdiga que o chiado faz parte do charme do vinil
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Ibanez GSA 270dx
Hehe que comparação mais doida véio ehuiehuihe.
Só que a Stratocaster compensa o ruído dela com um timbre muito superior não é?
O vinil não se iguala a qualidade de reprodução do CD nem de longe.
O que TALVEZ agrade os ouvidos de quem curte o som do vinil é a mixagem e a masterização que mudou MUITO da época dos discos de vinil para cá.
Já vi algumas conversas de doido dizendo que a reprodução por agulha gera harmônicos de frequências mais altas que dão uma coloração diferente no som... Ainda que um ser humano pudesse ouvir essas frequências e ainda que elas realmente sejam geradas na agulha, quem disse que o aparelho de som que o cidadão usa para ouvir o disco consegue reproduzir esse espectro todo?
Cara tem muito monitor de estúdio de marca boa que tem resposta plana no máximo até 22K, vai me dizer que o gradiente integrado com vitrola que a maioria usa chega a 40khz? Tem dó né.
Não estou falando que odeio discos de vinil não hein, eu curto escutar um vinil também, tem muita coisa velha mixada e masterizada maravilhosamente em vinil, coisa que hoje em dia já não é tão trabalhado, tenho pickup boa pra escutá-los até.
Se você comparar graficamente uma música antiga gravada em vinil com uma recente gravada em CD você vai ver que o CD raramente sai do nível máximo, fica lá no 0 db direto tudo espremido. O vinil por outro lado vai apresentar muito mais altos e baixos, o resultado é que a música fica mais agradável, menos cansativa de escutar.
Agora isso não é culpa do CD, é culpa do trol que o gravou e principalmente dos produtores que acham que só vende CD gravado no máximo do máximo de volume.
Mixar e masterizar virou sinônimo de deixar todos instrumentos em um nível bom, separadinhos e sempre no máximo de volume possível.
|
jimmy vandrake Veterano |
# jan/08
· votar
Se houvesse a mínima semelhança entre ambos, o vinil estaria aí até hoje. No meu ponto de vista o CD é superior e nem tem comparação. Concordo que o vinil tinha coisas legais, capas encartes etc. . . mas parou por aí. Agora não se pode negar a qualidade das matrizes que eram feitas em tape e posteriormente passadas para vinil e K7. Se alguém tiver a oportunidade de ouvir uma matriz destas, aí sim verá que realmente não há diferença para o CD. Também deve se considerar os recursos dos equipamentos de outras décadas, desde os amplificadores dos músicos, aos microfones para captação, mesas de mixagem e efeitos., lembrando que muitos desses ainda são utilizados até hoje, e é fator determinante na qualidade da gravação da matriz, e o que garante a sonoridade a qual estamos acostumados. Bem quanto ao vinil, para mim deixou saudades como certas coisas da infância, que apesar de serem legais não quero vivenciar novamente, mas faço questão de mantê-las vivas em minha memória.
|
Ibanez GSA 270dx Veterano |
# jan/08 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar
shoyoninja Hehe que comparação mais doida véio ehuiehuihe.
Só que a Stratocaster compensa o ruído dela com um timbre muito superior não é?
eahuhaeuhea tmb achei meio doida mas com fundamento, o que eu quis dizer e que tanto qnd se toca numa strato qnt se ouvi uma boa musica no vinil (seja ele melhor, pior ou o caralho a 4 que o CD), vc esquece o barulho ou ruido e quase nem precebe...
|
Ibanez GSA 270dx Veterano |
# jan/08 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar
jimmt vandrake Nem tem mais diferença, ambos estão mortos.
haeuhae penso o mesmo, principalmente qnd uns musicos ae reclamam de pessoas que baixam mp3 da internet... isso e ridiculo!!! e a mesma coisa que um cara reclamar da venda de CDs superando as de vinil, na epoca em que os CDs estavam substituindo... hj e o mesmo, o mp3 substituindo o CD... esses caras reclamam do inevitavel!!!
Se houvesse a mínima semelhança entre ambos, o vinil estaria aí até hoje.
na verdade eu acho que o CD ocupou o lugar do vinil mt mais pela praticidade e facilidade de locomoçao do que pela qualidade em si...
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Ibanez GSA 270dx Concordo ^^
Curtir o som é o que há, ficar inventando lendas absurdas é que não rola :D.
|
fernando tecladista Veterano |
# jan/08
· votar
Nem tem mais diferença, ambos estão mortos.
quando se diz que vinil é melhor que CD (ou vice-versa) é só uma questão de nomenclatura a discussão em si é reprodução e gravação analogica X digital, mas para leigos é mais "entendivel" LP x CD
muita gravação "de respeito" hoje ainda tem processos ou perifericos analógicos só que o resultado final é o formato digital seja em CD ou em Mp3, então queira o não muito de digital que ouvimos ainda tem algum resquicio de alma analogica
|
hard rock and roll Veterano |
# jan/08
· votar
pelo o que li a conclusão é:
Não depende da tecnolgoia, depende se a banda é boa
com todas as vanatgens do CD, um do nx zero não pago um centavo
com as vantagens do vinil, um do menudo não pago um centavo
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
fernando tecladista É claro!
Os instrumentos são captados por microfones que são analógicos. Os pré-amplificadores são analógicos . Muitos efeitos como compressores e equalizadores são analógicos. Também existem meios de gravação com fita analógica que tem uma qualidade até superior a de um CD normal. O circuito que alimenta o codificador/decodificador digital é analógico. O próprio sinal enviado ao alto-falante é analógico.
Não há porque ser uma visão analógico X digital. Porque não usar as vantagens dos dois mundos?
Um circuito analógico para processamento de sinais, como um equalizador por exemplo, construído com com componentes precisos e com o intuito de ter a maior qualidade possível no processamento do sinal vai sim ter uma qualidade um pouco melhor do que um equalizador digital que trabalha com dithering, e não a onda original.
Mas para gravar o áudio e reproduzí-lo, um sistema digital é muito superior pois terá uma qualidade um pouco superior a uma fita, sem ruídos e propicia muito mais liberdade para edição.
Agora o tópico era sobre discos de vinil e CDs, nenhum dos dois são o ápice da tecnologia atual tanto do mundo analógico quanto o digital.
|
Magoo Veterano |
# jan/08
· votar
Com as taxas d amostragens usadas para conversao A/D somente um super ouvido conseguiria dizer em que frequencias ouve perdas, vinil naum tem taxa de amostragem por ser analogico, entao temos uma senoide perfeita, ja no CD ou em qualquer sistema digital, a senoide eh "picotada", oque ouvimos sao partes da senoide, pequenas amostras, qnd juntas ficam quase q perfeitas, como a original, por esse motivo existe a lenda de q o vinil eh melhor q o CD, tudo muda c a taxa d amostragem foi inferior. Como foi dito anteriormente oq existe eh um outro conceito de mixagem.
|
Bog Veterano
|
# jan/08
· votar
shoyoninja
Cara... argumentou bem.
Em muita coisa existe essa mania de achar que "bom mesmo era naquele tempo". Minha mãe achava que "boa mesmo" era a máquina de lavar que ela tinha desde que se casou em 1974. Era de metal, essas novas são porcarias de plástico. Minha avó falava o mesmo, mas para não trocar a máquina de lavar de madeira (!) por essas porcarias de metal OU plástico.
Às vezes, o antigo era bom mesmo! Meu pai tinha um amplificadorzão antigo (valvulado!) com caixas de som malvadas, e achava que qualquer rádio novo era lixo. Mas claro... ele comparava radinho de 500w PMPO (= tanto faz, mas ele não sabe disso) e caixinhas acopladas com um amp 100w RMS e caixonas malvadas! Aí concluía que os novos de 500w não chegam nem aos pés do antigo de 100w. Aliás, foi daí que eu tirei a idéia de que muita gente confunde a questão "vinil x CD" com a qualidade dos equipamentos usados para reprodução.
Enfim, será que ninguém aqui prefere também VHS, porque "VHS é analógico e DVD é digital"? :)
|
kiki Moderador |
# jan/08
· votar
Ibanez GSA 270dx penso o mesmo, principalmente qnd uns musicos ae reclamam de pessoas que baixam mp3 da internet... isso e ridiculo!!! pois é, essa é a grande questão.
tem um tópico sobre o armandinho que tá discutindo justamente isso. a questão não é só a qualidade técnica da reprodução/do armazenamento. tem o lance da difusão. o vinil fez sucesso não por que era o melhor meio de reprodução, mas por que era barato o suficiente para ser comprado pelos jovens que ouviam jazz na primeira metade do seculo passado. é mais ou menos como o mp3, que não é o melhor, mas é o mais viavel de se compartilhar pela net.
mas, em ultima instancia, concordo com o mano hard rock and roll: o que conta é a música/o músico. ou voces acham boas as gravações dos primeiros álbuns dos beatles?
|
El_Cabong Veterano |
# jul/09 · Editado por: El_Cabong
· votar
Uma fábrica da República Tcheca quer abrir no Brasil uma fábrica de vinil. Será que o som analógico do vinil pega no Brasil ?? Será que é uma boa forma de combater a pirataria ??
mtv.uol.com.br/vivaovinil/blog/república-checa-quer-fabricar-discos-de -vinil-para-o-brasil-saiba-mais
|
old steel Veterano |
# jul/09
· votar
Eu tenho comprado muitos Discos de Vinil ultimamente.Mais é pura nostalgia de grafias,encartes e coisa de colecionador.O MP3 banalizou a música,na minha opinião.Ouvir um vinil na década de 70,80 era um acontecimento,até porque eram meio caros e a gente não comprava todo dia.Era um grande prazer convidar os amigos mais chegados para curtir um novo disco,prazer esse que se perdeu nos dias de hoje.
|