Qualidade do vinil. . .

Autor Mensagem
james_the_bronson
Veterano
# dez/07


Outro dia li em uma comunidade do Orkut, um cara falando sobre a qualidade do vinil. Meu primo também andou impostando uns também e tinha me falado algo sobre ter melhor qualidade sonora inclusive...

Também li um artigo da wikipedia que postaram o link aqui. Falava sobre os cds serem produzidos com o volume mais alto, para empurrar mesmo o som...

Existe realmente alguma característica que faça o som do vinil ser "melhor" do que o do cd? Sei que o vinil tem os estalos, mas fora isso, o som reproduzido tem alguma vantagem em relação ao cd???

MANFREDINI
Veterano
# dez/07
· votar


o que acontece é que no cd é cortada as frequencias mais altas e alguma baixas, você "perde" uma parte do som, eu já coloquei lado a lado, um CD original e um vinil, prefiro o som do vinil

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


james_the_bronson
a rigor não há nada que prove a superioridade do vinil. assim como não é possivel afirmar a superioridade do som do cd. são sistemas diferentes de registro, apenas isso.

MANFREDINI
voce prefere, mas não quer dizer que seja melhor. a qualidade do som não depende apenas de ser cd ou vinil, mas de todo o processo de gravação.
o cd tem um limite de frequencias e de volume determinado, mas que é bem amplo, baseado na audição humana.
o vinil não possui esse limite preciso, pois não é digital, mas há um limite tambem.

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


james_the_bronson
se voce encontrar estes argumentos a favor do vinil, poste aqui. é uma discussão interessante, que ainda dá pano pra manga.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


james_the_bronson
Isso é conversa de saudosista!
Eu sou da época do vinil, e aliás tenho mais de 600 em casa, e digo: Esse negócio do vinil ser superior ao CD, é LENDA!
Abç

old steel
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Também acho,e olha que tive mais de 2000,com pick-up technics top de linha.Num toca discos de qualidade inferior o som é bem pior.Pena as capas.
Abço.

fabricio abreu
Veterano
# dez/07
· votar


e como disse o colega ai em cima... nao depende so ser vinil ou cd... o processo de gravaçao melhorou muito se comparado com a epoca do vinil... mas se o processo de gravaçao fosse o mesmo acho que a qualidade sonora do vinil superaria o cd ja que o armazenamento do vinil é "analogico" e o cd digital... por menor que seja a perda em um processo de conversao analogico/digital de sinal sonoro sempre ha perdas e estas obviamente influenciam a qualidade...

james_the_bronson
Veterano
# dez/07
· votar


Opa, valeu pelas respostas. Vou buscar a tal comunidade para ver se foi postado algo lá...

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


fabricio abreu
mas se o processo de gravaçao fosse o mesmo acho que a qualidade sonora do vinil superaria o cd ja que o armazenamento do vinil é "analogico" e o cd digital... por menor que seja a perda em um processo de conversao analogico/digital de sinal sonoro sempre ha perdas e estas obviamente influenciam a qualidade...

discordo.

o processo de passagem do som das fitas de gravação (analogico) para o vinil (analogico) perde qualidade tambem.

e se o som for gravado em computador (digital) e passdo para cd (digital) as perdas são muito menores. além disso é possivel gravar com o dobro de resolução, minimizando as perdas.

repito: o fato de ser analagico ou digital não significa qualidade. é apenas o sistema utilizado.

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# dez/07 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar


pra mim o som do vinil e melhor, principalmente no grave... aki em casa tem uns vinil das bandas funk do final dos anos 70 e começo dos 80 (como Kool & The Gang e outras) e pra mim o vinil e bem superior, e mais ecorpado o som eu acho...

isso aki que eu vou dizer apenas imagino: lembrando que os cds sao produzidos pra quem vai ouvir no radio, no carro ou no pc... vinil e produzido pra um publico mt seletivo, o que eu imagino "prova" a diferença entre cd e vini na composiçao de soml...

MANFREDINI
Veterano
# dez/07
· votar


eu prefiro vinil, estou até montando uma coleção, e eu escuto muito mais vinil do que cd...
como já foi falado, cad aum tem as suas propriedades, cabe a cada um gostar ou não, mas também escuto cds

McBonalds
Veterano
# dez/07
· votar


O legal é que tem algumas bandas que ainda lançam seus álbuns em vinil.

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


Estive conversando ontem com o meu primo. Agora ele praticamente só compra vinis. Ele me explicou novamente, eu não entendi perfeitamente, mas a grosso modo é o seguinte:

Áudio digital você sempre perde algo ( essa parte que eu não entendi, porque eu achava que tinha a ver com a compressão e não é isso, tem a ver com o formato de mídia mesmo, os únicos formatos comparáveis são aqueles fodões lá cujos nomes eu esqueci, entre eles DVD ). Analógico não perde nada...

Ele ainda falou lá sobre espessura da bolacha, quanto maior melhor. Falou que alguns "audiófilos" dizem que mais espesso é melhor porque fica mais pesado e assenta o vinil melhor no toca-discos, mas que ele duvida um pouco disso. Só prefere as espessuras maiores por que são mais difíceis empenar...

E como últimas vantagens: A arte da capa que é maior e o preço que é menor ( exceto quando a espessura é muito grande, aí fica um preço próximo ao do cd )...

Atomic
Veterano
# jan/08
· votar


james_the_bronson
Analógico não perde nada...

nao eh verdade isso.. gravacao analogica tambem perde pois a agulha (ou sei la qual aparelho) que faz a gravacao nao tem precisao infinita.. ela tem um tamanho que com certeza induz um erro (mesmo que pequeno) na gravacao

se gravacao analogica tivesse precisao infinita ia ser usada pra armazenar dados infinitos!

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


Atomic
se gravacao analogica tivesse precisao infinita ia ser usada pra armazenar dados infinitos!

Eita, como assim???

Se souber explicar o lance da perda de dados nos formatos digitais, explica também???

fernando tecladista
Veterano
# jan/08
· votar


se gravacao analogica tivesse precisao infinita ia ser usada pra armazenar dados infinitos!

viajou na maionese nesse comentario

Ele ainda falou lá sobre espessura da bolacha, quanto maior melhor. Falou que alguns "audiófilos" dizem que mais espesso é melhor porque fica mais pesado e assenta o vinil melhor no toca-discos, mas que ele duvida um pouco disso. Só prefere as espessuras maiores por que são mais difíceis empenar...


quando um artista gravava um LP tinha que se pensar qual musica era mais interessante estar no inicio ou fim do LP a parte mais externa é melhor pra frequencias graves, então as músicas pesadonas soam melhor entre as primeiras do album

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


fernando tecladista

Hum, interessante isso aí...

ROTTA
Veterano
# jan/08
· votar


O CD, vinil, K7, MP3 são apenas suporte para a música. Cada um possui características únicas que fizeram com que tivessem seu sucesso e seu "momento". Seria como comparar a escrita à mão, à máquina (de escrever, para quem é do tempo!), computador ou um livro falado, quando o que está em jogo é a obra.

Cada pessoa terá uma opinião sobre o que é melhor (aliás, melhor em quê?).

Abraços.

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


Marco Alan Rotta
(aliás, melhor em quê?).

Fidelidade em relação ao som gravado em estúdio. Sem perder freqüências, sem deformar a mixagem, e sei lá mais qual tipo de coisa pode acontecer...

Se for comparar com a escrita, acho que uma "perda de som de um tipo de mídia" seria como uma máquina de escrever que só escreve com letras muito próximas de modo que sempre fique uma parte ilegível: Você até entende o conjunto, mas não entende a parte ( ou pelo menos perde em detalhes )...

Altas filosofias...

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# jan/08 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar


eu so num sei mt bem prq os discos com 45rpm tem em geral uma qualidade de som maior que um de 33rpm... uma veiz meu pai me disse, porem nao me lembro mt bem... afinal, e mais raro vinis de 45rpm ser encontrados, e os que sao, sao todos singles...

kiki
Moderador
# jan/08 · Editado por: kiki
· votar


edit: desculpem, escrevi muito.

james_the_bronson
Áudio digital você sempre perde algo
sim
Analógico não perde nada...
não. toda gravação perde algo. nunca nenhuma gravação será igual a ouvir o som original.
mais ou menos o que disso o amigo Atomic

E como últimas vantagens: A arte da capa que é maior e o preço que é menor ( exceto quando a espessura é muito grande, aí fica um preço próximo ao do cd )...
sim, mas isso já é outra conversa.

Se souber explicar o lance da perda de dados nos formatos digitais, explica também???
depende que tipo de perda. na gravação, o formato digital tem um limite definido, e além de uma determinada faixa de frequencias ele nem registra.
a longo prazo, as perdas são na midia, pode perder os dados todos. diferente do vinil, que pode riscar, entortar, etc.

fernando tecladista
quando um artista gravava um LP tinha que se pensar qual musica era mais interessante estar no inicio ou fim do LP a parte mais externa é melhor pra frequencias graves, então as músicas pesadonas soam melhor entre as primeiras do album
puxa, essa é bacana, nunca tinha ouvido. sempre achei que a mudança de raio mudasse alguma coisa, mas nunca consegui descobrir o que.

Marco Alan Rotta
O CD, vinil, K7, MP3 são apenas suporte para a música. Cada um possui características únicas que fizeram com que tivessem seu sucesso e seu "momento". Seria como comparar a escrita à mão, à máquina (de escrever, para quem é do tempo!), computador ou um livro falado, quando o que está em jogo é a obra.
boa comparação, gostei.

há uma mania de se discutir "digital x analogico: qual é melhor"
pra tudo, musica, texto, jornal, tv... nao tem melhor ou pior, tem diferenças.

james_the_bronson
Fidelidade em relação ao som gravado em estúdio. Sem perder freqüências, sem deformar a mixagem, e sei lá mais qual tipo de coisa pode acontecer...

a qualidade não depende só do tipo de mídia, mas da qualidade que se imprime nela. por exemplo, um disco de vinil mais espesso, como foi citado, pode melhorar algumas coisas; a rotação tambem.
no digital, a taxa de amotragem e a resolução. se bem dosado, podem garantir boa qualidade. mas quanto mais qualidade, mais peso de arquivo, custo de produção, etc.

Atomic
Veterano
# jan/08
· votar


james_the_bronson
Eita, como assim???

fernando tecladista
viajou na maionese nesse comentario

imaginem que vc tem uma agulha de gravacao (e outra de leitura) com precisao infinita.. ela armazena as vibracoes (som) no disco ao longo do tempo (trilha).

dai voce cria uma codificacao que usa a precisao infinita pra gravar a mesma coisa em metade da trilha usada normalmente (por exemplo fazendo o disco rodar 2x mais rapido).. voce pode teoricamente fazer isso quantas vezes quiser pra armazenar uma quantidade infinita de musicas.. da pra fazer usando o espaco (tamanho da vibracao) ao inves do tempo, mas ai a codificacao eh mais complicada de bolar e explicar ;)

mas claro que isso tudo eh so teoria... na pratica nada tem precisao infinita, nem nossos ouvidos


james_the_bronson
Se souber explicar o lance da perda de dados nos formatos digitais, explica também???

quando se converte de analogico pra digital acontece o seguinte:
sao armazenadas amostras de intensidade da vibracao de tempos em tempos (quanto mais amostras por segundo melhor a precisao de tempo), e essas amostras sao numeros inteiros em um intervalo pre definido (quanto maior mais precisar de espaco).

todos os valores que nao sao exatamente esses numeros inteiros sao aproximados e os valores nos tempos "entre amostras" sao perdidos :(


Ibanez GSA 270dx
eu so num sei mt bem prq os discos com 45rpm tem em geral uma qualidade de som maior que um de 33rpm... uma veiz meu pai me disse, porem nao me lembro mt bem... afinal, e mais raro vinis de 45rpm ser encontrados, e os que sao, sao todos singles...

como a precisao da agulha eh limitada ela so pode gravar uma quantidade de dados em um determinado tamanho de trilha, com a rotacao maior pode-se usar uma trilha maior pra menos tempo de musica e portanto ter o que seria equivalente a uma "quantidade maior de amostras", se fosse digital

Anderson Grant
Veterano
# jan/08 · Editado por: Anderson Grant
· votar


Todo mundo que já estudou mesmo que bem pouco eletrônica sabe que há perdas na conversão de um sinal analógico para digital. Pedais para guitarra por exemplo, os pedais analógicos tem sons melhores q os pedais digitais. Mais depende das taixas de amostragem, existem pedaleiras digitais q conseguem tirar sons parecidos com os analógicos, depende da tiaxa de amostragem do equipamento. Na questão das músicas digitais se usa uma taixa de amostragem de 44KHz se nao me engano que é a faixa de freqüência que o ouvido humano pode distinguir. Ou seja, na conversão de analógico para digital há perdas mas que não faz diferença porque os sons q se perdem nós não conseguimos ouvir. Isso foi o que eu sempre soube nessa polêmica e é o que eu acho que é a explicação mais convincente.

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


como a precisao da agulha eh limitada ela so pode gravar uma quantidade de dados em um determinado tamanho de trilha, com a rotacao maior pode-se usar uma trilha maior pra menos tempo de musica e portanto ter o que seria equivalente a uma "quantidade maior de amostras", se fosse digital

Ah, então é equivalente mesmo...

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


james_the_bronson
é possivel fazer um vinil com mais qualidade que um cd. alias, dá pra fazer sons horriveis no digital, basta ir cortando qualidade.

mas esse lance de que vinil é melhor é lance de saudosistas...

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


Basicamente, concordo com o que o kiki disse. Mas parece que ninguém aqui levou em conta um outro "detalhe": o equipamento usado para reprodução! Mesmo que o vinil armazenasse todos os (infinitos!) dados de forma contínua e perfeita - o que não é verdade - ainda assim existiria muita coisa entre esse "registro perfeito" e o som que chega nos ouvidos.

Será que não tem ninguém aí confundindo a qualidade do seu amplificador stereo de 50w com caixonas cheias de graves com a qualidade das caixinhas do computador? Será que muitas dessas pessoas não confundem a qualidade do equipamento usado para reproduzir o áudio com a qualidade do armazenamento?

Anderson Grant

Cuidado ao colocar pedais e coisas do tipo na conversa. Neste caso, entram na brincadeira algoritmos que transformam o sinal, e muitas vezes os problemas de uma pedaleira específica têm pouca relação com a digitalização, estando na verdade ligados aos algoritmos.

A conversa do tópico não tem a ver com transformação de sinais, e sim com armazenamento e reprodução de dados. Por isso, incluir pedaleiras na conversa não faz muito sentido.

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
é possivel fazer um vinil com mais qualidade que um cd

mas esse lance de que vinil é melhor é lance de saudosistas...

¬¬ ...

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


james_the_bronson
é possivel fazer um vinil com mais qualidade que um cd

"Possível" não quer dizer que assim que é feito!

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# jan/08
· votar


é possivel fazer um vinil com mais qualidade que um cd

mas esse lance de que vinil é melhor é lance de saudosistas...


meu pai me mostrou ontem um vinil de 45rpm single que ele comprou em SP... num se acha um som dakeles que eu ouvi em cd...

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


Olha, eu sinto muito... Mas não, não é melhor nem a pau.

Primeiro lugar: Vinil SEMPRE gera ruído por atrito, não há como não ter. Mesmo pickups profissionais com direct drive geram ruídos, e é alto se comparado com qualquer meio digital ( basta por um vinil pra tocar, na hora que a agulha encosta vc ouve "chhhhhhhhhhhhhh", esse chhhhhh vai a música inteira.


Segundo lugar: O vinil nunca é perfeito e qualquer poeira que caia na superfície é suficiente para fazer a agulha saltar, o que gera uns clics no meio da execução.


Terceiro lugar: A reprodução é MECÂNICA, o que significa que qualquer oscilação na superfície do vinil como desníveis mudam a velocidade da agulha e causa distorção no áudio.


Quarto lugar: Há um limite BEM pequeno na profundidade dos sulcos e portanto há um limite igualmente pequeno para variações de volume (dinâmica). A masterização para gravação em vinil é um processo mil vezes mais difícil do que a masterização para gravação de CD e a compressão tem que ser pesada para que fique bom.


Quinto lugar: Assim como há limitação para profundidade há limitação para a distância máxima e mínima entre as marcações na mídia, há então uma limitação de frequência MAIOR do que a limitação que há em um CD gravado a 44kHz, incluindo uma limitação física da agulha, que como qualquer material existente, sofre atrito, desgaste e interferências eletromagnéticas e eletrostáticas.


Sexto lugar: O limite de tempo das gravações está diretamente ligado a qualidade das mesmas. Sulcos maiores e com mais detalhes precisam de mais espaço no disco.


Sétimo lugar: O motor de tração é, como tudo mais que funciona mecanicamente, sujeito a alterações de velocidade decorrentes de variações na sua tensão de alimentação, o que igualmente causa distorções a reprodução. A não ser que vc use uma Techniks MKII para ouvir os seus discos.


TALVEZ, uma pickup profissional no nível de uma Techniks com agulhas igualmente profissionais e um single MUITO mas MUITO bem gravado tenha qualidade próxima a de um CD.


Dentre todas as desvantagens do vinil, a compressão dinâmica é a principal.


Os 16 bits do CD dão margem a uma resolução de dinâmica muito maior do que qualquer outra mídia analógica, infelizmente todo mundo parece gostar de comprimir as coisas até o talo hoje em dia, e quando escutam algo um pouco menos exagerado taxam de não profissional. E ainda se preocupam em usar 24 bits para gravação. Pra quê se a música fica o tempo todo em 0 db?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qualidade do vinil. . .