Criatividade na hora de compor músicas

Autor Mensagem
Overdoser
Veterano
# set/03


to fazendo um curso no sebrae e tem um texto sobre criatividade no trabalho, acho que ele pode ser adaptado pra nossa area musical


A Cultura da Criatividade

A criatividade e a inovação estão em alta. Muitas empresas já priorizam essas duas premissas. Mas o que é uma empresa criativa? Resposta: "Não existe empresa criativa. Criativas são as pessoas que fazem parte da empresa."

A criatividade é uma característica do ser humano. Somente ele tem a capacidade de pensar, de gerar idéias, de fazer diferente. Estamos saindo da era industrial para a era da criatividade. Quem percebeu isso já está na frente.


O primeiro passo é manter distância do "matador de idéias", você o encontra nos mais diversos lugares a toda hora, mas ele é difícil de ser reconhecido. Ninguém pensaria que ele é um matador de idéias. Muitas vezes ele possui um bom diploma , experiência e saber. E não pense que ele não acolhe as idéias novas. "Perfeito, muito boa" - dirá, - "mas..." em seguida lhe dirá uma destas frases assassinas: Isto não vai funcionar", "Esta sua idéia trará mais problemas do que vantagens", "Nunca precisamos disto antes".

Às vezes poderá até ter razão. E mesmo assim, é um matador de idéias. Porque nada é mais frágil, mais delicado que uma idéia. Basta acrescentar um detalhe e ela se desequilibra. Tirar alguma coisa e ela perde a força. Mudar uma outra coisa e o significado se altera. Existe um matador de idéias dentro de todo mundo que julga o que os outros fazem: dentro da empresa, na escola, em casa etc.

Outras vezes temos que policiar a nós mesmos, pois também podemos ser matadores das nossas próprias idéias, mesmo antes de as termos desenvolvidas, com pensamentos do tipo: "Eu não consigo ter uma idéia para solucionar este problema". "Eu nunca fui muito criativo, mesmo". "Eu não consigo ver nada diferente disso".

Diante de um desafio, quantas vezes você já disse frases assim para você mesmo? Esse é o principal bloqueador para a geração de idéias: convencer-se de que não consegue pensar nada diferente. Em verdade, todo ser humano é criativo. Todos nós temos o potencial para criar algo novo, combinar coisas diferentes, enxergar oportunidades e soluções.

Porém, é preciso esforço, concentração e muito tempo dedicado para criar uma idéia nova, que seja útil e funcional. Seja para resolver um problema ou para criar uma oportunidade. Para incentivar sua criatividade, ligue-se permanentemente em tudo o que acontece, em tudo o que o rodeia. Leia diferentes jornais e revistas. Participe de congressos e seminários. Visite feiras e exposições. Assista a palestras. Procure canais de TV que você nunca assiste. Converse com pessoas que você nunca conversou.

Criatividade é uma habilidade que deve ser cultivada durante toda a vida. Dizem algumas pesquisas que quem não exercita o cérebro vai perdendo sua capacidade mental com o passar dos anos.O mundo, com suas rápidas mutações, exige novas respostas para os novos desafios. Necessitamos de urgência. Acione freqüentemente a sua imaginação e criatividade em todo seu potencial.

Mas afinal, quem são esses talentos que as empresas tanto buscam hoje em dia, o que é ser um talento? O que é preciso fazer para ser reconhecido como um talento? Será que para ser identificado como tal é necessário ter concluído um MBA em alguma universidade de primeira linha, falar fluentemente duas ou três línguas estrangeiras e, ainda, possuir uma significativa bagagem profissional no exterior? Não, definitivamente, não.

Logicamente, qualquer recurso voltado ao seu desenvolvimento, enfim, qualquer oportunidade que venha a aprimorar seu currículo, deve ser aproveitado. Mas existem talentos e talentos. Cada um com suas particularidades, potencialidades, seu modo de ser, sua receita própria criada a custo de muito trabalho. Diante disso podemos dizer que os talentos são aquelas pessoas que conseguem pensar diferente, e que acreditam que podem fazer o que estão fazendo agora, melhor, mais barato ou mais rápido.

Para exercitar sua criatividade aplique estas cinco regras que serão de muita ajuda:

1. Não julgue - Nesta primeira fase, apenas produza idéias. Enquanto está buscando, criando, não critique, não avalie as que estão surgindo. Não existe nada certo ou errado, adequado ou inadequado, oportuno ou inoportuno. São apenas idéias.


2. Quantidade - Quanto mais idéias você produzir, mais opções de escolha você terá. Quanto maior a quantidade de idéias melhor será a qualidade da opção escolhida posteriormente.

3. Sinergia - Combine, substitua, altere, derive cada uma das idéias que você está produzindo. Este procedimento é como uma bola de neve, o melhor caminho para produzir mais e mais idéias.

4. Escreva - Escreva cada idéia que você teve. Escrever não significa julgar, avaliar. Simplesmente escreva todas as suas idéias. Se você deixar de escrever uma delas é porque você já prejulgou.

5. Avalie - Após ter produzido uma considerável quantidade de idéias diferentes, avalie cada uma delas quanto à pertinência, possibilidade de execução, praticidade, viabilidade econômica e tantos outros critérios que você julgar importantes.


Fonte: Adaptado das entrevistas CanalRH e Revista Melhor - SET/OUT/NOV de 2001.

maggie
Veterana
# set/03
· votar


Valeu Over!

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Overdoser
Leia diferentes jornais e revistas. Participe de congressos e seminários. Visite feiras e exposições. Assista a palestras. Procure canais de TV que você nunca assiste. Converse com pessoas que você nunca conversou.

Ouça diferentes musicas de diferentes instrumentos, seja ela uma musica tribal, uma musica clássica, a Mahavishnu orquestra, etc...


Mas existem talentos e talentos. Cada um com suas particularidades, potencialidades, seu modo de ser, sua receita própria criada a custo de muito trabalho.

Não se compara pessoas, portanto não perguntem que é melhor, qual musica é melhor, qual é o dream team da música, etc. Todos possuem particularidades, como eu citei o texto do Mozart Mello em outro tópico


Overdoser
Parabéns ae pelo tópico. pra quem souber aproveitar, é util.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/03
· votar


a Mahavishnu orquestra
essa é muito foda! muito mesmo.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/03
· votar


apesar de eu nunca saber escrever direito o nome dela eheh

Overdoser
Veterano
# set/03
· votar


\o/ meu primeiro topico util

GuitarGata
Veterano
# set/03
· votar


PODE CRER ADOREI O TOPICO TCHANKS! :)

Dave Murray
Veterano
# set/03
· votar


Muito bom mesmo...

bobcosta
Veterano
# jun/07
· votar


Muito produtivo.

RafGuit
Veterano
# jun/07
· votar


Valeu cara, preciosas dicas!!!!

\o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

Dogs2
Veterano
# jun/07
· votar


interestingue

Mark Clapton
Veterano
# jun/07
· votar


Muito bom cara vlw bem interresante O_o

fã de mp3
Veterano
# jun/07
· votar


Vi isso num site que não me recordo, há um tempo. É bem interessante e divertido. Transcrevo.

6 DICAS PARA AUMENTAR A SUA CRIATIVIDADE MUSICAL

1 - OUÇA DE TUDO: pare com essa babaquice de achar que este ou aquele gênero é o único a entrar no seu tão sublime ouvido e passe a ouvir de tudo. Ópera chinesa, cânticos sacros, música aborígene, etc, etc. Ouça música do planeta inteiro. Aproveite que com os compartilhadores de arquivos você consegue um mundo de variedade musical nunca antes sonhada e baixe um moooooonte de coisas. No início você achará 99% uma tremenda perda de tempo e questionará se realmente está valendo a pena. Porém, misteriosamente, você desenvolverá a estranha capacidade de compor algo assim do nada. Em questão de segundos você já terá criado a música, com melodia, letra, arranjo e até videoclipe. Funciona!

2 - ESTUDE COMPOSIÇÃO: conheça as "tripas" da música. Saiba os motivos científicos que levaram a criação do dó-ré-mi-fá-etc. Entenda porque é que depois de tal acorde só outro assim e assado fica legal. Saiba porque é melhor usar um sustenido para dar um não-sei-o-que diferente. A composição é o que dá aquele ar "profissional" à música. É o que separa a melodia bacana, mas primária, da quilometrada e experiente.

3 - FAÇA BRAINSTORMING: crie músicas horrorosas e vá anotando-as. Você achará tudo isso um tremendo lixo. E é mesmo! Mas não se preocupe: é assim mesmo que funciona o "brainstorming". De repente, no meio de toda essa porcaria, aparecerá um pedacinho de melodia que você achou bacana. Anote-a em um lugar específico. Continue a criar lixo. De repente aparecerá outro pedacinho que também é legal. Anote junto ao outro. Vá fazendo isso e veja no final se os pedacinhos fazem sentido. Você verá que sim.

4 - RALE PRA CARALHO: se você acha que música é só inspiração, então busque outra coisa na sua vida. Música é muito, muito trabalho. Aliás, isso é válido para qualquer coisa na vida. E mesmo que você fosse a musa em pessoa, ainda teria um monte de trabalho de produção, gravação, ensaios, etc. pela frente, né?

5 - BEBA CAFÉ: ou Coca-Cola. Ou limonada. Ou água mesmo, tanto faz. Mas saia de perto dessa guitarra ou computador ou o que for e vá dar uma volta. O cérebro trabalha de uma maneira esquisita. Ele "entra em recesso" se você o força e aí mesmo é que não sai nota nenhuma. Então acredite nessa estranha maneira dele ser e vá dar uma volta para esfriar a moleira. No meio do café você descobrirá o resto da melodia que estava faltando. Só não derrame o café de tanta emoção! :)

6 - PARE DE FUMAR MACONHA: se drogas fossem boas para a criatividade, os mendigos seriam uns puta músicos! É balela comprovada essa história de que maconha ou outra droga estimula a criatividade, etc. e tal. Veja a história de músicos famosos e verá uma relação direta entre o uso contínuo de drogas a falta de novos álbuns. Estas só fritam o cérebro. Que é exatamente o que você precisa para compor boas músicas.


Dogs2
Veterano
# jun/07
· votar


fã de mp3
interestingue! \o\

22222 oirartnoc oa
Veterano
# jun/07
· votar


6 - PARE DE FUMAR MACONHA: se drogas fossem boas para a criatividade, os mendigos seriam uns puta músicos! É balela comprovada essa história de que maconha ou outra droga estimula a criatividade, etc. e tal. Veja a história de músicos famosos e verá uma relação direta entre o uso contínuo de drogas a falta de novos álbuns. Estas só fritam o cérebro. Que é exatamente o que você precisa para compor boas músicas.


Isso aqui eh mentira hein. Os caras param de fazer músicas justamente pq param de usar drogas.

Dogs2
Veterano
# jun/07 · Editado por: Dogs2
· votar


22222 oirartnoc oa
Mozart, Mike Oldfield, Frank Zappa nunca usaram drogas e são grandes compositores.
A época que o Pink Floyd usava drogas: Piper, Ummagumma. Grandes álbuns, porém a época que eles não usavam foi de onde surgiu os maiores álbuns deles: Dark Side Of The Moon, Wish You Were Here, Animals, The Wall, Division Bell

Animals
Veterano
# jun/07
· votar


Dogs2
Animals \o/

Animals
Veterano
# jun/07
· votar


devíamos fazer um ultra tópico sobre composição e botar stick.

has4
Veterano
# jun/07
· votar


As dicas deste tópico são vitaminas ou Overdoser de CRIATIVIDADE.


Parabéns!

(sacou a criatividade aí? rsrsrs INSPIREI kkkkkkkkkkk)

RafGuit
Veterano
# jun/07
· votar


coloca nos tópicos fixos

hiaguinho
Veterano
# out/08
· votar


pra comecar tente escrever o q ta no seu coracao, por isso é bom estar inspirado ou por uma situacao q esta passando mas nao deixe ficar muito aparente. este é o corpo da musica. a partir dai va modificando, de seu maximo para q nao fiki uma coisa q nao tenha nada a ver. cuidado para nao se contrariar nas idéias, olhe bem o q ta escrevendo e se tem sentido a musica.
colocar ritmo é importantissimo: primeiro va ao violao, alguem q saiba tocar bem mesmo. e ai vc vai ver se vai precisar trocar ou tirar palavras, pq as vezes tem palavras q nao combinam com os tempos da musica.
se for compor musicas rapidas procure fazer frases menores.
espero ter ajudado, qualquer duvida meu email é :hiagochris@hotmail.com

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Overdoser
A criatividade é uma característica do ser humano.

Apesar que existe muita música que está tocando hoje, que voce fica imaginando se o cara teve criatividade ou uma crise de burrice. E não dá para entender se as pessoas que ouvem essas músicas são seres normais. Conheço compositores que mal sabem escrever e as músicas que eles fazem são fora de série. Como eles trazem aquí na escola para mim poder enviar para registro, eu leio a maioría delas, são músicas que o mundo precisa ouvir. Mas aí entra o maldito "jabá". Não conseguem colocar a múisca no mercado porque são pessoas simples, ou simples mortais.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Voce escreve a música inteira, e se ficar faltando um pedaço, voce pega aquele refrão do Erasmo Carlos "Preciso acabar logo com isso, preciso lembrar que eu existo, que eu existo, que eu existo" (Não sei quantos não existo ele fala).
Um abraço

has4
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
eles trazem aquí na escola para mim poder enviar para registro

Prof. Rosélio Araujo, não sei se já há algum aqui, mas, que tal um tópico específico, bem elaborado sobre este memso tema (REGISTRO), hein?!? Se já houver um bom aqui sobre este mesmo tema, acrescente alguns dos seus conhecimentos a respeito, pois é uma assunto que muitos tem interesse em conhecê-lo!

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


has4
não sei se já há algum aqui, mas, que tal um tópico específico, bem elaborado sobre este memso tema (REGISTRO), hein?!?

Eu já lí alguma coisa sobre este assunto aquí. Mas falta mais informação. Dá para melhorar, colocando os formulários à disposição do pessoal. Colocar os valores etc...
Não é uma má idéia.
Um abraço

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


Eu to passando por uma crise criativa! É foda isso, não consigo compor minhas músicas! Valeu pelo texto! Vai ajudar bastante!

Ah e dica, quando estiver sem idéias, ouça o Dark Side Of The Moon, sem mais.

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


Discordo de bastante coisa dita aí...

Sem contar que... o que é criatividade? Fazer algo esteticamente agradável, ou dentro dos padrões? Isso não é criatividade, é seguir formulinhas. Ela é algo intrinsicamente ligado à vontade, onde se procura notas e ritmos ideais, não idealmente agradáveis, mas ideais no sentido de representarem o mais fielmente possível um sentimento. Ou seja, a composição não passa de uma finalidade que se dá a coisas que antecedem ela, pensamentos, sentimentos, impressões. É um idioma, através do qual se pode comunicar algo que talvez outras linguagens não consigam em sua plenitude, ou ao menos com maior exatidão.

Se existisse um método verdadeiro para se criar arte, então surgiria um novo gênio da Música a cada década.

Isso de "produza várias idéias diferentes" é uma tremenda bobagem. Vem cá, o objetivo de criar é o que se quer passar ou o ato de criar? Isso daí parece mais um manual do desesperado pra inventar, como quem diz "Quero criar algo, mas não consigo", "E por que quer criar?", "Porque quero ser compositor, acho legal." Como... assim?! Se é assim, então não é a música que se quer, não é a composição que se quer, não é expressar porcaria nenhuma, só usar uma vestimenta que lhe pareça boa.

Para isso, concordo com a classificação de Schopenhauer quanto aos tipos de escritores, que se aplica muito bem aos que compõem músicas. Há três tipos de escritores: 1) aqueles que escrevem sem pensar. Escrevem a partir de memórias ou coisas alheias, e são a maioria; 2) aqueles que pensam enquanto escrevem. Eles pensam justamente para escrever; 3) os que pensaram antes de se pôr a escrever. Escreveram apenas porque pensaram. São raros.

O primeiro não pensa em nada, só reproduz. O segundo escreve porque o ato de escrever lhes parece bom, ou então por alguma necessidade. Já o terceiro se senta para escrever com tudo na cabeça, e não precisa forçar ou ler coisas sobre "como escrever", porque não é escrever que ele quer, mas sim transmitir aquilo que há em sua mente. A boa escrita acaba sendo apenas uma consequência da vontade de passar aquilo com exatidão.

"(...) só chegará a elaborar novas e grandes concepções fundamentais aquele que tenha suas próprias idéias como objetivo direto de seus estudos, sem se importar com as idéias dos outros."

"No fundo, apenas os pensamentos próprios são verdadeiros e têm vida, pois somente eles são entendidos de modo autêntico e completo. Pensamentos alheios, lidos, são como as roupas deixadas por um hóspede na casa."

(ambos são trechos do Schopenhauer)

james_the_bronson
Veterano
# out/08
· votar


GuitarGata

Você é brutal _\m/ !!!

MatheusFarage
Veterano
# out/08 · Editado por: MatheusFarage
· votar


nao tenho a capacidade de criar letras de musicas. para isso tem q ter inspiração

Falkon36
Veterano
# nov/08
· votar


3 - FAÇA BRAINSTORMING:

Alguem podia me explicar mais detalhadamente oq eh isso ?

6 - PARE DE FUMAR MACONHA:

ai eu n sei se a droga inspira ou n mas o iron maiden pelo q eu saiba nunca usaram drogas mas os kara tao firme ateh hj

5 - BEBA CAFÉ- concordo

n concordo mto com td com q overdoser e pseudomonium falo mas n custa tentar :]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Criatividade na hora de compor músicas