Bloqueio na hora de compor

Autor Mensagem
xmarhunterx
Membro Novato
# out/17


Eu estava tentando compor uma música, até fiz uma intro razoável, mas quando vou compor o resto acontece um tipo de bloqueio, eu começo a me lembrar de varias musicas que escutei e acabo não conseguindo não compor nada.
Minhas dúvidas são: Isso é normal? Quando acontece oque vocês fazem? E será que compor realmente é um dom ou você vai ficando melhor com a pratica?
Acho que esse tópico também vai ajudar muitos novatos no mundo da composição.

Adler3x3
Veterano
# out/17
· votar


Quando isto acontece vai pela técnica, vai estudando e compondo dentro de boa progressão, com as notas correspondentes.

Depois com o desenvolvimento você dá mais uma polida num dia mais inspirado.

Isto é normal acontece com todos.

Lelo Mig
Membro
# out/17
· votar


xmarhunterx

Primeira composição?

A primeira coisa que você tem de saber é que não existe fórmula pronta, receita de bolo. Cada compositor tem sua forma, desenvolve sua receita e isso leva tempo e exige pratica.

Ainda assim, com sua metologia, dezenas de detalhes praticos, externos e até emocionais, interferem nisso.

Sim, é comum acontecer. De um tempo, esqueça a canção por uns dias. Quando fazemos algo o cerebro começa a padronizar para economizar energia e vamos ficando incapaz de enxergar por outros ângulos. É preciso dar um tempo e "ouvir com novos ouvidos".

O que é dom? Ter maior facilidade? Sim, alguns tem maior facilidade, não podemos negar isso. Só que isso não significa grande coisa. De o teu melhor.

Sim! Evolui muito com a pratica, com estudo, com melhor cultura em geral.

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar


Lelo Mig
Adler3x3
Obrigado pelas respostas.
E é primeira composição mesmo.

Adler3x3
Veterano
# out/17
· votar


Guto.
Dá uma comentada aqui.

Jabijirous
Veterano
# out/17
· votar


xmarhunterx
Perfeitamente normal!! Tenta estipular um prazo!! Afinal de contas a inspiração vem com prazo hehehehehe

Lelo Mig
Membro
# out/17
· votar


Jabijirous

Prazo???

Faz isso não meu querido, não transforme arte em planilha de Excel.

O cara não tá compondo um jingle.

gpeddino
Veterano
# out/17
· votar


Compor é prática. É o tipo de coisa que quanto mais você faz e tenta fazer, melhor você fica. Nesse passo você precisa fazer muita música ruim antes de fazer uma boa.

Jabijirous
Veterano
# out/17
· votar


Lelo Mig

Se ele não estipular um prazo ele vai perder o interesse da composição e nunca vai terminar a música.

É melhor começar e terminar uma música do que só começar e ficar com a "gaveta" cheia delas incompletas! Aí sim é a arte virando planilha!!

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Eu costumo ficar meses com ideias separadas... Tudo que é ideia que tenho, gravo/anos, e ponho "numa gaveta"... Muitas vezes eu to com uma outra parte na mente, e vou lá no meu "banco de de frases" pegar uma ideia de complemento...

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar


Eu costumo ficar meses com ideias separadas... Tudo que é ideia que tenho, gravo/anos, e ponho "numa gaveta"... Muitas vezes eu to com uma outra parte na mente, e vou lá no meu "banco de de frases" pegar uma ideia de complemento...

Ismah
Tá querendo alcançar o Prince, no quesito composições guardadas?

Ken Himura
Veterano
# out/17
· votar


Lelo Mig
Faz isso não meu querido, não transforme arte em planilha de Excel.

Poder parecer um oxímoro, mas prazo e limitações maiores são as melhores ferramentas que um compositor têm em mãos frente a um bloqueio ou uma necessidade específica.

Uma citação do Stravinsky sobre isso:
Minha liberdade será tão maior e mais significativa o quão mais eu limitar meu campo de ação e mais cercar-me de obstáculos. O que diminui a limitação diminui a força. Quanto mais restrições se impõe, mais se liberta das correntes que encarceram o espírito.

Jabijirous
Veterano
# out/17
· votar


Lelo Mig
E Stravinksy nunca fez jingle!! E também não existia excel na época dele! :P

MatheusMX
Veterano
# out/17
· votar


Você está compondo com base em um instrumento específico?
Se for o caso, tente outros instrumentos, como baixo, piano... eu mesmo descobri uma facilidade em compor em cima das linhas de baixo, em vez de começar com a guitarra logo de cara, que é meu principal instrumento.
Outra coisa é tentar compor em mente/voz, e depois partir pro instrumento, isso ajuda a driblar suas limitações técnicas.

entamoeba
Membro Novato
# out/17
· votar


O maior bloqueio é pensar que está compondo.

As vezes cê tá brincando com o instrumento ou até assobiando e sai alguma coisa (e não estou falando de incontinência urinária).

Lelo Mig
Membro
# out/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jabijirous
Ken Himura


"E Stravinksy nunca fez jingle!! E também não existia excel na época dele! :P"

Foi um compositorzinho meia boca dukarai.........kkkkkkkkkkk (sai correndo...)

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar


MatheusMX
E se eu começar compondo na bateria? Pra dar um ritmo pra música.

Lelo Mig
Membro
# out/17
· votar


xmarhunterx

"E se eu começar compondo na bateria? Pra dar um ritmo pra música."

Cara, não comece se encaixotando em padrões. Não têm receita... procure a maneira que você se sente mais confiante, mais seguro e com maior fluidez.

Senão vai ficar atirando prá tudo quanto é lado e sem rumo.

Se fosse fácil e tivesse receita todo mundo compunha... Lady Gaga já teria gravado umas 5 músicas minhas e eu tava na praia tomando cerveja.

Jabijirous
Veterano
# out/17
· votar


Lelo Mig
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

MatheusMX
Veterano
# out/17
· votar


xmarhunterx
E se eu começar compondo na bateria? Pra dar um ritmo pra música.

Se isso estimular a criação, tá valendo... mas não precisa se prender a isso. Às vezes só um beat com o tempo já está de bom tamanho.

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar


Lelo Mig
E porque eu sou bom na batera, então isso talvez me ajudaria no ritmo da música, estou certo?
E você também um daqueles metaleiros do whiplash que ficam pagando pau pra Lady Gaga? Tanto músico pra falar e disse logo ela?

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17 · Editado por: xmarhunterx
· votar


eu tava na praia tomando cerveja.

Lelo Mig
Cerveja não. Suco de laranja pra relaxar depois de ter trabalhado duro...

Filippo14
Veterano
# out/17
· votar


xmarhunterx

Usar instrumentos diferentes de fato pode te ajudar a encontrar ideias novas, mas se você não entende do instrumento, você vai acabar perdendo mais tempo descobrindo como usá-lo do que compondo de fato.

Uma ferramenta que eu uso e me ajuda demais é o Band in a Box, da uma conferida.

O que falaram de limitação é a melhor coisa agora.

Pega uma ideia ou uma teoria, o que seja e faça uma composição em cima disso.

Ex:
II-V-I em D maior

Em- A7 - D7M - Bm7

Mudar o D7M para Bm7 (relativo) no último compasso

Em - A7 - D7M - Bm7

Manter as pontas dos acordes cromatizadas

Em79 - A7#5 - D7M - Bm7

preparar uma mudança para D eólio (campos homônimos)

Em79 - A7#5 - D7M B7 - Em7b5 - A7b9 - Dm7

Usar um acorde interpolado no meio da cadência de Dm7 e de D7M para dar uma quebrada

Em79 - A7#5 Eb7 - D7M B7 - Em7b5 - A7 - C#7M - Dm7

Preparação para a volta

Em79 - A7#5 Eb7 - D7M B7 - Em7b5 - A7 - C#7M - Dm7 B7#9

Tocar isso em 3/4 como se fosse uma valsa


Pensar na melodia sendo 1 mínima e 4 colcheias todo compassos com notas das tétrades, sendo a última nota de cada compasso tendo um intervalo de 1ST ou no máximo 1T para a "Mínima"

Isso é só um exemplo e nada nessa composição deve ficar travado até o fim, mas limitações auxiliam nas respostas, pelo menos para o inicio e estruturação da música, depois da para enriquecer ou simplificar as coisas.

Abraço

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar


Filippo14
Valeu amigo.

Lelo Mig
Membro
# out/17
· votar


xmarhunterx

E você também um daqueles metaleiros do whiplash que ficam pagando pau pra Lady Gaga? Tanto músico pra falar e disse logo ela

Não pago pau pra Lady Gaga, e sim pela grana que se ganha ao compor um sucesso pra ela.

Com relação a gosto, não ouço, não é minha praia, mas ela é talentosa.

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


xmarhunterx

Talvez... Só faltam umas 19 800...

Jabijirous
Ken Himura
Lelo Mig

Algumas pessoas tem dificuldades com organizar ideias, e manter um foco... O Lelo parece ser alguém que já aprendeu a não se apegar a detalhes, e "trabalhar pra frente"... Não são todos, tem gente que se não puser prazo, não termina nada... Fica ad aeternum tentando melhorar uma parte e a música não avança...

Lelo Mig
Membro
# out/17
· votar


Ismah

Se iluda não... Sou mais desregrado do que deveria.

Mas, sim, ja fiz arranjos pra terceiros e compus alguns jingles, tudo com prazo a ser respeitado

Mas é que alguém aqui no FCC tem que mostrar o outro lado pra galera. O de chutar o pau, se ligar no foda-se, desrespeitar regras e disciplinas.

Acabo assumindo isso e muitas vezes sou mal compreendido.

Abç!

Ismah
Veterano
# out/17 · Editado por: Ismah
· votar


Não disse que tu era santo, disse que tu era maduro. A questão é que tu não vai ficar escolhendo acordes pra uma mesma coisa por dois dias a fio... Vai fazer um solo e seguir o baile...

Beto Guitar Player
Veterano
# out/17 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


Amigo, vou falar por mim, visto que cada um tem uma ideia diferente... Eu faço meio que como o Ismah, cada ideia que tenho eu anoto e guardo. Muitas vezes acontece de uma ideia "casar" com outra e vc acaba compondo só com fragmentos de ideias que vc tem.
Quando eu começo algo e não consigo terminar, desencano e parto pra outra, uma hora vem aquela inspiração pra terminar a música. E eu concordo um pouco com o Lelo Mig também, não fico com aquela paranóia de terminar a música logo, se não, vc acaba recorrendo a coisas "pré-prontas" só pra terminar a música logo e muitas vezes o resultado não é aquilo que vc queria de verdade.
Tenho várias idéias guardadas aqui esperando um dia se tornarem músicas de verdade, cada ideia que tenho, coloco como "Sem nome 1", "Sem nome 2"... e assim por diante... Uma hora ou outra elas acabam ganhando um nome.

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar


Beto Guitar Player
Pode colocar uma dessas ideias aqui só pra gente ver como é? Juro que não vou plagiar kkkk.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bloqueio na hora de compor