Isenção do imposto de importação para instrumentos musicais

Autor Mensagem
LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar

Vamos la...
Considerando o fato de que isso venha a ocorrer(o q eh muito pouco provavel), o preço das lojas nao diminuiria(pelo menos nao tanto qto vcs esperam)...eles continuariam a cobrar os mesmos preços...tudo por causa de uma pequena palvra: LUCRO!
E ascredito q mesmo q eles nao quisessem aumentar o lucro deles a diminuição do preço nao seria tanta quanto a gente imagina...tem muito mais imposto envolvido aí...as coisas sao mais complicadas do q o pessoal ta deduzindo...

Quem dera se fosse simples assim....como disseram aqui mesmo: minha casa teria case ateh no banheiro...ahuahuauha

O problema dos preços dos instrumentos no Brasil é outro...muito pior por sinal...

r2s2
Veterano
# fev/07
· votar

Tatsuo
Mas como podemos ver (e pelo que eu entendi), os tributos e impostos que incidem direta ou indiretamente sobre instrumentos musicais importados são o PIS/Pasep, Cofins, INSS, FGTS, CPMF, IR e CSLL.

FGTS e INSS são sobre a folha de pagamento. O cara pode vender 1 trilhão de guitarras ou 1 guitarra, se ele tiver o mesmo nº de empregados, ele pagará o mesmo valor.

PIS, COFINS, IR e CSLL são sobre as receitas e os lucros da empresa, então diminuindo o valor das vendas vc diminui esses impostos.

A CPMF é sobre movimentação financeira no sistema bancário, então se o cara receber o pagamento em dinheiro ele não paga nada, só se depositar. Mas a CPMF é sobre tudo, então não adianta chorar. E ainda, se o preço da venda for menos, a CPMF será menor tb.

Logo, se isentar o II, o resto tudo cai, além de as empresas diminuírem as receitas (mas aumentarem os lucros), podendo até mudar o regime de tributação, o que resulta em maior diminuição ainda de impostos.

alfacorrea
Veterano
# fev/07
· votar

Eu quero mais é que essa Lei seja aprovada e entre em vigor logo.

A indústria só reduz o preço diante da concorrência direta.

Se ficar com essa história de reduzir os impostos nacionais não vai mudar nada, os preços vão continuar altos e os lojistas, que antes davam dinheiro pro governo, vão passar a aumentar suas margens de lucro.

Tem que botar Fender Americana no Brasil por R$1.500,00 mesmo. Aí eu vou querer ver se a Tagima vai continuar a fazer essas guitarrinhas signature que ela faz e cobrar R$2.500,00 nelas.

Na mesma onda vai a Gianinni que vende a Craviola do Frejat por uns R$2.300,00. É um absurdo uma guitarra custar isso. Se fizermos a conversão do dólar, sem considerar impostos, essa guiatrra custaria uns US$1.000,00.

Com US$1.000,00 dá pra comprar uma guitarra 10 milhões de vezes melhor do que a Craviola!!!

As guitarras nacionais não valem o preço que custam.

Se a carga de impostos e encargos trabalhista e muito grande no Brasil, que as fábricas nacionais passem a fazer as guitarras em outro lugar, como a Tagima já vem fazendo com a linha Memphis.

Se o Governo Brasileiro não ajuda a Empresa Brasileira, deixa que outros países ajudam. Tá cheio de "trigre asiático" querendo ajudar as Empresas Brasileiras.

Se o Brasil não tem competência pra ter uma indústria de instrumentos musicais, que não tenha nenhuma.

Eu é que não quero pagar a conta dessa cascata de aberrações de impostos, taxas, atravessadores, corruptos, bandidos, etc.

Cansei... Agora eu quero é saber o que é mais barato, cansei de pensar nos outros, eu quero o que é melhor pra mim!!!

É egoísmo, é sim, mas eu cansei de ser ideológico!!!

Abraço.

alfacorrea
Veterano
# fev/07
· votar

Só acrescentando...

Eu não sei quem ainda é louco de comprar encordoamento no Brasil.

Eu só compro cordas da Ernie Ball que aqui custam em média uns R$25 a R$30,00.

Pra mim, com frete, imposto, taxa, o cacete a quatro sai cada uma por R$12,30.

Foi mal aí...

danilo_guitarreiro
Veterano
# fev/07
· votar

e aí essa porra sai ou não

Fowkes
Veterano
# fev/07
· votar

só temos de agradecer aos nossos senhores senadores e rezar!!!! ehhee

qnd vai ser votado esse projeto de lei?? isso se for votado.. =\ não entendo muito de legislação, mt menos de direito tributário... se alguem descobrir de alguma coisa avisa, pra tds nós ligarmos a tv senado na hora e acender uma vela pra algum santo padroeiro dos músicos... ehehe

Mega
Veterano
# fev/07 · Editado por: Mega
· votar

Muito boa essa lei, e deixa bem claro que o virá a ter isenção quando ele cita o DECRETO Nº 4.542. Essa lei é boa, quem a fez provavelmente está querendo estimular a cultura no país (ou é músico e quer importar alguns instrumentos super fodões), apesar de que isso geraria uma "perda" a curto prazo que desequilibraria momentaneamente e levemente a economia do país (Levemente porque instrumentos músicais não são tão importados assim e momentaneamente porque isso geraria um aumento de vida e mais na frente o governo teria compensação na forma de ICMS).
Algo curioso que esse projeto de lei me informou é que o imposto de importação que incide nos produtos é "somente" de 10% a 18%, mas o cofins é bem alto, uma das maiores alíquotas que eu já vi: 7.6% e o PIS é 1.65%. Isso dá uma carga total de até 27.25% sobre os produtos, mas some isso a outras taxas que são cobradas dos empresário e a merda tá feita. Eu diria que os preços dos produtos, caso esse projeto venha a ser aprovado, tenda a diminuir 30%, ou mais. E a indústria nacional também acompanha isso, já que algumas usam produtos importados.

Mega
Veterano
# fev/07
· votar

Fowkes
Quando um projeto de lei é criado, ele é votado primeiro na câmara de deputados, depois no senado, e só então vai pra mão do presidente pra que ele assine.

ROo
Veterano
# mar/07
· votar

http://www.petitiononline.com/grpl1205/petition.html
ta rolando na net ae
\o

Machine Gun Man
Veterano
# mar/07
· votar

ROo

Cara, isso merece um tópico pra todo mundo ver...

embora eu não ache que... ah, deeixa pra lá...

ROo
Veterano
# mar/07
· votar

Machine Gun Man
embora eu não ache que... ah, deeixa pra lá...
...que vai adiantar alguma coisa?
xD
Bom...
Também acho que não, mas é bom fazer pelo menos alguma coisa ;P

_FrEd_
Veterano
# mar/07
· votar

ROo

Se issu for sério msm, cria um tópico ae sobre o assunto, negócio eh ir mobilizando de poko em poko, qm sabe n da certo...

Vinicius Nogueira
Veterano
# mar/07
· votar

_FrEd_

exatamente.

Alex D P Marques
Veterano
# abr/07
· votar

Pow ai da pra comprar dos EUA e nao pagar taxa porra nenhuma.

Beakman
Veterano
# abr/07
· votar

seria ótimo termos acesso a instrumentos de mais qualidade com preços que não custem um olho da cara. Aliás nossas industrias nacionais estão precisando de mais concorrência, os preços estão muito altos quando falamos de instrumentos realmente bons. A diversidade de peças aqui no brasil também é um impecílio que deveria ser transposto, se tu percisar de uma peça específica para um determinado tipo de som é um parto para conseguir, e tem que rezar para conseguir pq na maioria das vezes ficamos na mão.

Só não adianta nada entrar sem impostos e cobrar quase o mesmo preço! Tem que baixar consideravelmente!!!

ROo
Veterano
# abr/07
· votar

Beakman
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/158509/

kairi
Veterano
# mai/07
· votar

UP

Tópico importante.

kairi
Veterano
# jun/07
· votar

UP 2

kairi
Veterano
# ago/07 · Editado por: kairi
· votar

UP! 3

Tamo chegando nos 10.000. o/

edilsonaragaojr
Veterano
# ago/07
· votar

Silas Hammett
eu kero mais eh q a indústria nacional se foda! Eh um absurdo pagar 1700 reais numa tagima zero q nunca vai chegar aos pés de uma ibanez rg370dx, sem falar q a maioria dos instrumentos brasileiros eh tosca, as lojas não respeitam o consumidor, o controle de qualidade eh um lixo, e as fábricas tentam vender qualquer porcaria por um preço absurdo a custa dos endorseers.

LuizJu88
Veterano
# ago/07
· votar

Alguem ja viu alguma dessas petições online resultar em algo?

Izzy Dragon
Veterano
# ago/07
· votar

Alguem ja viu alguma dessas petições online resultar em algo?

Ajudaram a tirar o Bob Rock do Metallica =D

Schenker
Veterano
# ago/07 · Editado por: Schenker
· votar

edilsonaragaojr
eu kero mais eh q a indústria nacional se foda

muito bem!! isto que é um brasileiro exemplar!!!
é isto aí, que se foda a indústria nacional, claro!! aí o desemprego vai pra cerca de 90% e neguinho não tem o que comer e o índice de criminalidade aumenta. teu pai vai fazer uns bicos pra te alimenta enquanto a fila pra estuprar a tua mãe e irmã só aumenta!! olha que beleza!!!

é isto!!! claro, que se foda a indústria nacional!! lógico!! vamos voltar pro tempo dos índios e andar todo mundo pelado, comendo raízes. com isto nosso índice de desenvolvimento fica no mesmo nível de países como Etiópia, Eritréia e afins. com isto nosso poder de compra fica reduzido a uma única ração de comida por semana.

Ah sim, claro, sem dinheiro os países ricos vão lhe mandar um pacotinho de cordas por caridade para vc instalar na tua recém fabricada "Guitarris Brazilis" com ferragens feitas de alumínio reciclado (ih, não, não dá . . ., já que não temos indústria, como teremos alumínio para reciclar??). Sim, porque sem dinheiro vc vai comprar uma Gibson?? ou será que eles vão começar a doar Gibsons tb??

o meu maior alento é que adolescentes crescem e começam a pensar . . .

Eric Lance Abbott
Veterano
# ago/07
· votar

a industria nacional ja se fode sozinha
não tem como apoiar uma industria que não tem projeto pra nada e so pensa em lucro baseado em enganação e propaganda
e a culpa é sempre dos impostos...
as Tagima vem com braço verde e traste porco por culpa do Lula
os valvulados de 5 mil reais da Meteoro dão pau em 6 meses por culpa do Lula
também colocam falante de PA de feira em amplificador de guitarra por culpa do Lula

Schenker
Veterano
# ago/07
· votar

Eric Lance Abbott

exato, é aquela velha frase: "não pergunte o que o país pode fazer por você, mas sim o que vc pode fazer por ele".

criticar é sempre o mais fácil, lutar pra mudar ninguém quer . . .

kairi
Veterano
# ago/07
· votar

Ja era, foi arquivado!

http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/Detalhes.asp?p_cod_mate= 79663

\o/

kairi
Veterano
# fev/08
· votar

UP!

Parece que estagnou em 10335 votos.

O projeto de Lei foi arquivado, e ninguém faz nada?

Kabelooo
Veterano
# fev/08
· votar

kairi
e da-lhe up
hehe

cezarpirajant
Veterano
# mai/08
· votar

Novidades:

Não sei quanto o primeiro projeto que foi arquivado que falaram, mas tem esse projeto que parece ser o mesmo: http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate= 79690

O foda é isso:

PLS 00345 / 2006
15/05/2008 CE - Comissão de Educação
Situação: PRONTO PARA A PAUTA NA COMISSÃO
Anexado às fls. 61 a 65 expedientes recebidos nesta Comissão, no dia de hoje, do Sindicato das Indústrias de Instrumentos Musicais do Estado de São Paulo - SindiMúsica, da Associação Brasileira da Música - ABEMÚSICA; e da Associação Nacional dos Fabricantes de Instrumentos Musicais - ANAFIMA, com manifestações ao presente projeto.

Tá certo que eles estão defendendo o deles, mas deixa a gente escolher de onde queremos comprar os instrumentos...

Não podemos esquecer que tem muitos outros tipos de instrumento que são impossíveis comprar aqui no Brasil, tanto por causa da qualidade quanto por causa da disponibilidade.

O jeito é aguardar....

axleWs
Veterano
# mai/08
· votar

cezarpirajant
magina que beleza, comprar epipoca a 1100 reais ^^

gibson a 7 mil :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Isenção do imposto de importação para instrumentos musicais