O Rock morreu ou foi a um salão de beleza?

Autor Mensagem
John Elf
Veterano
# jan/07
· votar


El Nino
Eu sou rockeiro e não sou nostálgico. Pelo menos não ao ponto de querer ter vivido nos anos 70.

PagoderoSatanico
Veterano
# jan/07
· votar


John Elf
E se for do jeito que você fala então o Rock morreu no início dos anos 60, por que o que veio depois não teve muito haver com o que o Chuck Berry fazia...

Bom, até tinha alguma coisa a ver. Mesmo as bandas da british invasion ainda tinham muito do espírito do rock original. Mas vc tem razão, o rock acabou uns dez anos antes do que eu escrevi: em 1966, 67, quando os Beatles iniciaram o movimento de transformação do rock, de música de dança pra uma música "artisticamente válida" ou algo do tipo. Mas sem dúvida nenhuma, a partir daí já não é mais rock.

Sob esse ponto de vista, o Skid Row não é rock porque não faz o mesmo tipo de som que Elvis ou Chuck Berry. Claro que nada te impede de usar o mesmo rótulo pra músicas diferentes, mas pra mim isso sempre criou muita confusão e não gerou nenhuma vantagem.

El Nino
E tem tambem um video de uma entrevista do Mike Patton, durante um festival. Tava tocando o Wolfmother. O cara interrompe a entrevista e começa: "meu, cê ta ouvindo isso?!! é uma bosta! Wolfmother, YOU SUCK!".

Hehe. Pelo pouco que eu ouvi desse Wolfmother (só duas músicas, pra ser justo com os caras), concordo plenamente com o Patton.

John Elf
Veterano
# jan/07
· votar


PagoderoSatanico
Bom, até tinha alguma coisa a ver. Mesmo as bandas da british invasion ainda tinham muito do espírito do rock original. Mas vc tem razão, o rock acabou uns dez anos antes do que eu escrevi: em 1966, 67, quando os Beatles iniciaram o movimento de transformação do rock, de música de dança pra uma música "artisticamente válida" ou algo do tipo. Mas sem dúvida nenhuma, a partir daí já não é mais rock.

Sob esse ponto de vista, o Skid Row não é rock porque não faz o mesmo tipo de som que Elvis ou Chuck Berry. Claro que nada te impede de usar o mesmo rótulo pra músicas diferentes, mas pra mim isso sempre criou muita confusão e não gerou nenhuma vantagem.


Discordo desse ponto de vista. Se fosse assim Pat Metheny não poderia ser considerado Jazz, nem Stevie Ray Vaughan não poderia ser considerado Blues.
A sonoridade mudou sim, o que é normal, mas o "espírito" ainda se manteve o mesmo.

PagoderoSatanico
Veterano
# jan/07
· votar


John Elf
A sonoridade mudou sim, o que é normal, mas o "espírito" ainda se manteve o mesmo.

Hehe, aí sou que discordo. Realmente a base pra se falar na imortalidade ou transcendência ou sei lá o quê do rock é essa questão de o espírito se manter. Eu acho que não se mantém. Acho impossível que um Stevie Ray Vaughan tenha o mesmo "drive" pra tocar blues que um negão que trabalhava o dia inteiro colhendo algodão e que ainda tinha parentes vivos que se lembravam de terem sido capturados na África.

Agora, é claro que existem semelhanças, mas pra mim o que acontece é que as semelhanças são exageradas, na maioria das vezes pra se manter viva uma mitologia que mantém a indústria ganhando dinheiro. Sem essa mitologia do rock, uma Fender pré-CBS não valeria US$30.000 no mercado de usados. Eu não tenho argumentos pra defender que se faça o contrário, ou seja, negar completamente as semelhanças e exagerar as diferenças. Mas eu tenho a impressão que essa história de imortalidade do rock acaba gerando uma certa letargia na galera. O cara fica mais preocupado em obedecer à iconografia do rock, em "manter a chama viva", do que em fazer uma música que seja relevante pro tempo dele.

froggy
Veterano
# jan/07
· votar


cara....rock nao morreu,e nao vai morrer,por favor,fechem esse topico

John Elf
Veterano
# jan/07
· votar


PagoderoSatanico
Acho impossível que um Stevie Ray Vaughan tenha o mesmo "drive" pra tocar blues que um negão que trabalhava o dia inteiro colhendo algodão e que ainda tinha parentes vivos que se lembravam de terem sido capturados na África.

Não, mas, no mínimo, tinha pensamentos parecidos. Se fosse dessa forma, o Blues teria morrido nas plantações de algodão dos EUA...
Além disso, o próprio Steve Ray dizia que pra tocar Blues você tinha que viver o Blues. Tanto que ele virou até um "mendigo guitarrista" por um tempo.

O cara fica mais preocupado em obedecer à iconografia do rock, em "manter a chama viva", do que em fazer uma música que seja relevante pro tempo dele.

Mas você acha que o Rock (ou Blues, Jazz, Erudito, etc) é irrelevante nos dias de hoje?

PagoderoSatanico
Veterano
# jan/07
· votar


John Elf
Mas você acha que o Rock (ou Blues, Jazz, Erudito, etc) é irrelevante nos dias de hoje?

Cara, "irrelevante" é uma palavra muito forte. Mas eu tenho sim uma certa impressão de que, se nunca mais for escrita nenhuma música original de blues, jazz ou erudito, não vai ter muita gente pra reclamar. E aí, dependendo do que vc entende por "rock", ele entra nessa lista tb.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jan/07
· votar


PagoderoSatanico


Acho muito difícil, melhor, é impossível alguém dividir a mesma opinião em tudo. Principalmente em se trantando de Rock'n'Roll.

Concordo com muitos de vcs.

O importante é saber que, de certa forma, somos privilegiados se observarmos que temos muita coisa já mastigada. O que quero dizer é que a tecnologia nos deu facilidade para um bilhão de coisas. Hj um moleque de 15 anos tem acesso a coisas (bandas) num simples teclar curioso na net. Lembro a dificuldade que eu tinha para conseguir uma gravação ao vivo bicho do Zeppelin, Queen, Van Halen etc. Lembro de ter gravado o Queen em São Paulo em 1981 (tenho o cassete até hj). Aquilo para mim era motivo de orgulho - coisa raríssima.
Se por um lado se perde o gosto por essas situações de raridade, por outro, se ganha na velocidade de informação - coisa que na maioria das vezes se dependia da FM (ou mesmo AM) para tomar conhecimento.

Quando abri esse tópico, a minha intenção era atingir exatamente esse tipo de discussão e troca de opiniões que muitos de vcs fizeram e fazem muito bem, mostrando, além de um grande conhecimento musical, uma paixão especial pelo Rock'n'Roll. No entanto, também deixo a minha opinião com relação ao que hj rola por aí. Se a coisa já vinha láaaaa nos anos 80 se misturando, 'aguando', hj virou uma nojeira total. Falo isso por experiência própria, pois tive e investi (exclusivamente pela paixão) em Banda. Era o que mais queria p/ mim numa época de minha vida. E ouvimos (eu e a banda) de muita gravadora que tínhamos que mudar 'aqui ou ali' se quiséssemos tocar ou então...Jabá. É claro que pulamos fora. Como éramos cães de rua, vira-lata, sem grana, não engrenou... E tbm vi muita gente foda sendo ignorada por essas exigências. Sei q não falo nenhuma novidade. Muitos de vcs devem conhecer coisas de perto (se é q não viveram tbm).

Mas, como já havia dito, o Jabá é uma coisa que tem de ser denunciada sim. Rádio é uma concessão pública. Dinheiro nosso.

Tbm não escuto rádio nenhuma, tenho aqui meus cd's antigos, minha viola etc. Votei nulo, não acredito em mais porra nenhuma etc. etc. etc.
mas, existe Rock sim e do bom. Porém a grande mídia escolhe e projeta aqueles que mais parecem um bando de garotinhos e garotinhas de propaganda de Neutrox, shampoo. Essas porras estão com o cu cheio de $$$$$. Faturando alto. E vendendo (literalmente) um produto chamado Rock. Tento ignorar, mas não consigo.

Como diria Raulzito: "Falta é cultura para cuspir nesta estrutura!"

Abçs,

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jan/07
· votar


Acho muito difícil, melhor, é impossível alguém dividir a mesma opinião em tudo. Principalmente em se trantando de Rock'n'Roll.

Concordo com muitos de vcs.

O importante é saber que, de certa forma, somos privilegiados se observarmos que temos muita coisa já mastigada. O que quero dizer é que a tecnologia nos deu facilidade para um bilhão de coisas. Hj um moleque de 15 anos tem acesso a coisas (bandas) num simples teclar curioso na net. Lembro a dificuldade que eu tinha para conseguir uma gravação ao vivo bicho do Zeppelin, Queen, Van Halen etc. Lembro de ter gravado o Queen em São Paulo em 1981 (tenho o cassete até hj). Aquilo para mim era motivo de orgulho - coisa raríssima.
Se por um lado se perde o gosto por essas situações de raridade, por outro, se ganha na velocidade de informação - coisa que na maioria das vezes se dependia da FM (ou mesmo AM) para tomar conhecimento.

Quando abri esse tópico, a minha intenção era atingir exatamente esse tipo de discussão e troca de opiniões que muitos de vcs fizeram e fazem muito bem, mostrando, além de um grande conhecimento musical, uma paixão especial pelo Rock'n'Roll. No entanto, também deixo a minha opinião com relação ao que hj rola por aí. Se a coisa já vinha láaaaa nos anos 80 se misturando, 'aguando', hj virou uma nojeira total. Falo isso por experiência própria, pois tive e investi (exclusivamente pela paixão) em Banda. Era o que mais queria p/ mim numa época de minha vida. E ouvimos (eu e a banda) de muita gravadora que tínhamos que mudar 'aqui ou ali' se quiséssemos tocar ou então...Jabá. É claro que pulamos fora. Como éramos cães de rua, vira-lata, sem grana, não engrenou... E tbm vi muita gente foda sendo ignorada por essas exigências. Sei q não falo nenhuma novidade. Muitos de vcs devem conhecer coisas de perto (se é q não viveram tbm).

Mas, como já havia dito, o Jabá é uma coisa que tem de ser denunciada sim. Rádio é uma concessão pública. Dinheiro nosso.

Tbm não escuto rádio nenhuma, tenho aqui meus cd's antigos, minha viola etc. Votei nulo, não acredito em mais porra nenhuma etc. etc. etc.
mas, existe Rock sim e do bom. Porém a grande mídia escolhe e projeta aqueles que mais parecem um bando de garotinhos e garotinhas de propaganda de Neutrox, shampoo. Essas porras estão com o cu cheio de $$$$$. Faturando alto. E vendendo (literalmente) um produto chamado Rock. Tento ignorar, mas não consigo.

Como diria Raulzito: "Falta é cultura para cuspir nesta estrutura!"

Abçs,

I.Nosferatu
Veterano
# jan/07 · Editado por: I.Nosferatu
· votar


PAGEWATERSRAUL999

"Lembro a dificuldade que eu tinha para conseguir uma gravação ao vivo bicho do Zeppelin, Queen, Van Halen etc. Lembro de ter gravado o Queen em São Paulo em 1981 (tenho o cassete até hj). Aquilo para mim era motivo de orgulho - coisa raríssima.
Se por um lado se perde o gosto por essas situações de raridade, por outro, se ganha na velocidade de informação - coisa que na maioria das vezes se dependia da FM (ou mesmo AM) para tomar conhecimento."


Puxa cara, semelhanças existem... com excessão das bandas. Lembro tambem do tempo que escrevia cartas do proprio punho (com um ingles terrível) pra bandas que conhecia por fanzine lá do outro lado do mundo e ficava dias ansioso aguardando retorno, e o valor sentimental daquilo era imenso... Hoje tá tudo banalizado, coisas rarissimas que voce so conseguia dessa forma, ou nem conseguia, voce encontra facilmente em compartilhadores de arquivos e outros lugares na net é só saber o que procurar... Por um lado isso é bom porque bandas que preferem ser independentes justamente pelo motivo que voce passou, tem ai uma opção boa pra divulgar seu trabalho, mas por outro, esse mesmo garoto de 15 anos que consegue tudo mastigado e não tem nenhum apreço, nem laço de fieldade aquilo que obtem por esses meios, será aquele que montará sua bandinha e terá o merchandising estampado em sua cara, como voce citou acima, justamente pela falta das qualidades que citamos aqui, lógico que toda regra tem sua excessão, mais...

Quanto as radios, como já disse não me interessam, peguei nojo de rádio desde 91/92 quando então até emissoras ditas "ROCK" começaram a vender o JABA que hoje alimenta a grande industria marqueteira com seu lixo sonoro... E se o povo adora JABA independente do estilo musical, nada mais justo que recebam o retorno do dinheiro publico da maneira que merecem! No fim somos nos que fazemos a diferença nesse meio, ou seja:
"Não é só novena, terço e oração
Em vez de resmungar eu quero é ver
Vocês em ação!"

Sé é que me entendem...
Por outro lado existe as radios da internet, voltadas a cada estilo, e é outra forma de divulgar a arte, existem varios tutorias a respeito de como montar uma internetradio e colocar musica boa pra tocar... Novidade ou raridade, graças ao Winamp, MediaMonkey e outros tocadores do genero, eu particularmente prefiro o MediaMonkey pela funcionalidade... depois é só divulgar por ai inclusive aqui no forum.

"existe Rock sim e do bom."(2)

Julia Hardy
Veterano
# jan/07 · Editado por: Julia Hardy
· votar


rock morreu, pura bobagem. Como alg ainda discute isso?

Rock´n´roll significa coisas diferentes pra pessoas diferentes

oq é o verdadeiro rock’n’roll? Quem pode definir se é ou não é?

"existe Rock sim e do bom."(3)

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jan/07
· votar


I.Nosferatu

Olha, pelo visto estamos com a mesma opinião com sotaques (às vezes) diferentes...rsss

Mas acho que a gente poderia abrir um tópico sobre Raulzito. Tbm sou super fã, e de caterinha - 'Raul Rock Club'.

I.Nosferatu
Veterano
# jan/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999

Cara, se não me engano já tem varios no forum, tem que ver na busca, mas também depende qual vai ser o diferencial do topico e tals, discutir letras, comentar sobre a biografia, fatos diversos, juntar pessoas e organizar encontros... sei lá!
Acho que no caso seria melhor ressuscitar um topico mais antigo não?

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jan/07
· votar


I.Nosferatu

BLZ...

Sapo Tonto
Veterano
# jan/07
· votar


o rock virou emo, só isso mesm

zoso
Veterano
# jan/07
· votar


Galera... digamos q o verdadeiro rock dormiu e está apenas tendo alguns pesadelos(a maioria das bandas de hoje em dia são um pesadelo), o problema é q ele nunca mais acordou, o rock não morreu está apenas adormecido, já é hora de acordar poh!!!!!.Valew.

Atomic
Veterano
# jan/07
· votar


claro q n morreu, so virou underground \../

tem bom rock pra todos os gostos nos undergrounds por ae, eh so procurar

John Arch
Veterano
# jan/07
· votar


Morreu sim. Eu fui ao enterro...

El_Cabong
Veterano
# jan/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


Na minha opinião, no rock das décadas de 60 e 70 tinha muita coisa boa e também tinha coisas ruins.
Hoje tem muita coisa ruim e também coisas boas.
Resumindo:
Antes o que era ruim se contava nos dedos.
Hoje o que é bom se conta nos dedos.

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar


O rock nunca morre. Está apenas distribuídos em canais discretos como este aqui do FCC. Basta ver que poucos outros estilos reunem tantas pessoas em torno de um assunto em comum. Nunca vi nego discutindo pagode, sertanejo, axé etc... No máximo chacoalhando as caveiras, assim como tbm nunca vi um disco de outros estilos cruzar uma década, quem diria 5.
Tbm nunca vi ninguém discutindo técnicas de pandeiro, cavaquinho, lista dos melhores tocadores de tamborim, Fundo de quintal é a melhor banda de todos os tempos etc.. Isto é rock'n roll .

John Arch
Veterano
# jan/07
· votar


jimmt vandrake
Em termos... mta gente discute técnica de cavaquinho e de banjo, além da peculiaridade de estilos mto mais complexos, como jazz, chorinho, etc. E música clássica já cruzou a fronteira de séculos.

pacman jp
Veterano
# jan/07
· votar


bem, EU sinceramente,me cansei de discutir a cor do rock, o peso do rock, a cara do rock, o enterro do rock, os novos renascimentos do rock...



EU VIVO O ROCK, sempre que posso... e tô feliz com isso!

minha band anãotoca pra fazer sucesso...
tocamos pra tocar e fazer Rock and Roll, pra pular, pra fazer besteiras num palco, pra encher a cara e gritar pra que todos se fodam...

isso é o verdadeiro rock and roll!!!

a partir do momento que qualquer banda, seja ela de Heavy Metal, de Punk Rock, de aletrnativo ou de qualqeur outra vertente, para de fazer o que sempre quis e começa a se vender, fazeeer música simplismente para a mídia, ela deixa de lado o Rock'n'Roll, e passa apenas a vender um produto, q na maioria das vezes se torna horrível, pela falta de gosto pelo que se faz.

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar


John Arch
Sorry man! neste fórum como em outros o assunto é rock mesmo, até tem muito pouca gente do jazz e raríssimos tópicos de Axé, pagode, sertanejo, até por que acho que são eles que estão som nos carros e não aqui Quanto a música clássica eu concordo cruzou muitos séculos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Rock morreu ou foi a um salão de beleza?