10 anos sem Renato Russo

Autor Mensagem
Peter P
Veterano
# out/06


Olá,
galera, amanhã faz 10 anos q Renato nos deixou, esse topico eh para q se mantenha viva a sua memoria.
valeu!

TIO_TEDDY
Veterano
# out/06
· votar


já gostei mt da legião urbana...

mas enfim...

Julia Hardy
Veterano
# out/06
· votar


esse topico eh para q se mantenha viva a sua memoria

afff

teuabreu
Veterano
# out/06
· votar


esse topico eh para q se mantenha viva a sua memoria

affff(2)

Legião Urbana é bem legal!!

O problema é daqueles que so conhecem Legião Urbana e acha o supra sumo do Rock!!!!

Musicas como Metal contra as nuvens, Eu era um lobisomen juvenil, Faroeste, e tantas outras são muito foda!!!

Pena que saturou um pouco, ninguem consegue mais escutar Será, Ainda é cedo, Eu sei, Pais e Filhos, tão esgotadas até a alma.

Mas o Legião tem uma das piores musicas que ja escutei em todos os tempos: Hoje não tem Luar, arghhhhhhh essa é muito horrivel, mesmo sendo versão, é insuportavel.

Guitar_L
Veterano
# out/06
· votar


Peter P
Já curti bastante e ainda curto, os caras mandavam bem. Faroeste Cabloclo é a melhor.
teuabreu
Hoje não tem Luar
Essa é boa pra tocar pra menina cara, eh atirar e acertar :D (Não que seja boa a música xD)
Abraços

brunohardrocker
Veterano
# out/06
· votar


Já curti bastante e ainda curto, os caras mandavam bem. Faroeste Cabloclo é a melhor.

(2)

dono da verdade
Veterano
# out/06
· votar


`""´´

fã de mp3
Veterano
# out/06
· votar


Legião Urbana foi (e é) uma banda inigualável. Mas sempre achei que o Renato Russo era o único verdadeiro músico da banda (compunha excelentes letras e 98% das músicas, era um baita cantor, tocava violão, teclado, baixo). Se ele tivesse escolhido músicos melhores (Bonfá e Dado - e o Negrete - eram, sendo complacente, medíocres), a banda poderia ser facilmente considerada a melhor banda brasileira. Mas o que dizer... Tinha de ser assim.

Unknown
Veterano
# out/06
· votar


Legião Urbana... Foi o que fez eu entrar pro mundo das 6 cordas, com um violão Giannini, lá pros meus 14 anos... :'(

O tempo passa, já se foram 6 anos desde então... E hoje não gosto mais de Legião (embora eu ainda goste de uma música ou outra), porém não posso falar mal deles... Eles abriram a porta para o rock n' roll (embora eu já escutava Kiss e Guns naquela época), e através de entrevistas que eu li do Renato Russo, eu fui saber sobre Led Zeppelin, Pink Floyd, e assim indo...

É uma banda mto boa pra galerinha mais nova... Com mto mais conteúdo que qlq RBD da vida...

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# out/06
· votar


fã de mp3

Se ele tivesse escolhido músicos melhores (Bonfá e Dado - e o Negrete - eram, sendo complacente, medíocres), a banda poderia ser facilmente considerada a melhor banda brasileira.

Ai nao seria a legiao urbana.... :/

Eu vi uma vez q renato russo buscava mesmo era simplicidade nas musicas q teve uma vez q chegou um guitarrista pra tocar na banda e por ele ser muito virtuoso, eles acabaram nao querndo tocar com ele.

Acho q eles deram certo, pq eram amigos e nao se importavam se sabiam tocar bem ou nao.

fã de mp3
Veterano
# out/06
· votar


Com mto mais conteúdo que qlq RBD da vida
Bota muito nisso! : )

angus junior 2
Veterano
# out/06
· votar


Grande Renato! merece uma homenagem digna!
grande cantor, compositor e ser humano

fã de mp3
Veterano
# out/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


edmilson bueno ribeiro
É. Eles se inspiraram muito no punk rock inglês. Tanto que no começo (e na época do Aborto Elétrico), era realmente uma banda punk padrão; basta escutar "Que País é Este 1978/1987" e o 1º álbum homônimo. Depois eles foram mudando o som para algo mais pós-punk, bem inspirado em Smiths, U2, Joy Division, etc. Esse guitarrista se chamava Eduardo Paraná (existe até uma pequena e engraçada charge em quadrinhos no encarte do "Que País é Este" explicando isso). O engraçado é que o Renato Russo falava que na época ouvia (e idolatrava) tanto Sex Pistols e Ramones quanto Pink Floyd e Emerson, Lake & Palmer.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


"É tão estranho, os bons morrem jovens
Assim parece ser quando me lembro de você
Que acabou indo embora cedo demais"

CaimDark
Veterano
# out/06
· votar


Mas o Legião tem uma das piores musicas que ja escutei em todos os tempos: Hoje não tem Luar, arghhhhhhh essa é muito horrivel, mesmo sendo versão, é insuportavel.

Informe-se, criatura! Essa música é dos Menudos, não da Legião! O renato tocou de zuação pq tava no intervalo, e nao tava sendo gravado, quem filmou foi um dos técnicos de som da MTV, eles resolveram incluir no cd (foi gravado em 92 e só lançado em 98)... e o resto é história: todo mundo pensa que a música é dele, e tem gente que diz que é a música mais linda da Legião, ave!

A Legião Urbana foi a banda que me fez entrar na música. Sábado vi o bonfá ao vivo cantando legião e me emocionei, me senti, pelo menos um pouquinho, perto da Legião. A Legião Urbana marcou a minha vida, me fez entrar no mundo da música, marcou a vida de muita gente, é a maior banda que esse país já teve, e não dou a mínima pra quem acha o contrário.
Uma pena, por que os bons tem que morrer cedo? Eu quero viver muito... huauhauhauha!!!
Renato, você não será esquecido! Daqui há 20 anos, ainda estaremos lembrando da sua morte, e sentindo saudade da Legião urbana!
Urbana Legio Omnia Vincit!

pacman jp
Veterano
# out/06
· votar


fã de mp3
Se ele tivesse escolhido músicos melhores (Bonfá e Dado - e o Negrete - eram, sendo complacente, medíocres), a banda poderia ser facilmente considerada a melhor banda brasileira.

hehehe

o negrete era um puto baixista (vide Geração Coca-Cola), o Dado tem formação classica, tbm é um musico foda, e o marcelo bonfá, memso na simplicidade dele, é um ótimo baterista, um dos que mais me atrae no brasil

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# out/06
· votar


Black Fire
"É tão estranho, os bons morrem jovens

oo black, diz o nome dessa musica pra mim!
é solo do renato nao, faz tempo q quero baixar e num sei o nome!

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# out/06
· votar


Renato, você não será esquecido! Daqui há 20 anos, ainda estaremos lembrando da sua morte, e sentindo saudade da Legião urbana!
(2)

CaimDark
Veterano
# out/06
· votar


pacman jp
Dado tem formação classica, tbm é um musico foda,

ô cara, a gente adora Legião, mas também não esculhamba né! Tá parecendo político, inventando fatos, hehehe. O Dado num tem formação de nada. Quando ele entrou na banda ele mal sabia o que era uma guitarra, mas sabia o que era um "dó, um lá, um ré..." uhauhauhauh.
Vi eles mesmos contando como foi o início.
Na primeira apresentação, eles tocaram ainda é cedo, o Renato cantava e tocava baixo (sem negrete na época), o bonfá na batera, e o dado fazia, nas palavras do próprio, "barulhinho na guitarra". Mas tava tudo certo, pq eles eram punks e queriam era fazer barulho mesmo!

No começo da banda só o Renato que tinha algum conhecimento de música, o Dado não tinha nenhum, e o bonfá ficava no meio. Já o negrete sim, era um bom baixista e sabia o que estava fazendo. Mas claro que ao longo dos anos todos foram aprendendo. Vi o DVD que o Dado lançou, Jardim de Cactus, e achei muito legal.

CaimDark
Veterano
# out/06
· votar


edmilson bueno ribeiro
oo black, diz o nome dessa musica pra mim!

Love in the afternoon. Está no CD "O descobrimento do Brasil", aquele laranja.

fã de mp3
Veterano
# out/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Ele foi um excelente letrista; muitas de suas letras são pura poesia, mas...

"Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa", "Meu tornozelo coça por causa de mosquito / Estou com os cabelos molhados, me sinto limpo", "Somos pingüim, somos golfinho / Homem, sereia e beija-flor / Leão, leoa e leão-marinho". O que diabos ele quis dizer com isso (se quis dizer alguma coisa)?

E títulos como "Plantas embaixo do aquário", "Sete cidades" ou "L'âge D'or"? É como ele mesmo disse no Acústico MTV (na época promovendo o álbum V): "Sereníssima é como era conhecida a cidade de Veneza... Mas isso não tem nada a ver com a música!"

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


teuabreu
Pena que saturou um pouco, ninguem consegue mais escutar Será, Ainda é cedo, Eu sei, Pais e Filhos, tão esgotadas até a alma

É por isso que eu ouço Teorema, Andrea Doria, Fábrica, Quase sem Querer, Daniel na Cova dos Leões, Acrilic On Canvas, Química, Mais do Mesmo, 1965 (Duas Tribos), Sete Cidades, L'âge D'or, Giz...

Tem música que "deu no saco" mesmo....


Em '89, eu nem tocava porra nenhuma (como se hoje tocasse :P), eu levava uma tábua cortada em forma de guitarra e uns amigos bolavam outros intrumentos. Eu levava um toca-fitas pra escola e a gente dublava na aula de artes... a professora adorava e a gente também (menos lição e mais rock'n roll). Era tudo repertório dos anos 80, e Legião dominava.... ensinei muita garotinha daquela época a ouvir Legião e a gostar de rock.

LeandroP
Moderador
# out/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Fiz isso porque não tinha mais saco de ter que ficar desenhando vaso em cima da carteira. Professor de educação artística, na maioria, acha que artes é só desenho. Se os alunos não forçavam a barra não tinha teatro, música, maquetes, e outras coisas bem mais legais que desenhar vaso e maçã... parece aula de inglês do ginásio (soca o verbo "to be" na garotada da 5a série até o 3o ano do colegial hehehehe).

Bog
Veterano
# out/06
· votar


pacman jp

É, o CaimDark falou tudo... Já gostei muito de Legião, ainda acho interessante às vezes...

Mas o Dado NUNCA teve formação clássica. Não sei de onde você tirou isso. Só porque ele é sobrinho-neto do Heitor Villa-Lobos? Ele mesmo disse várias vezes que não sabia tocar nada, e que queria ser o Herbert Vianna, que era mais velho e tocava prá caramba (hhahaha, sério mesmo).

E o Bonfá também nunca foi um bom baterista. Ele não tinha noção de tempo, e vivia atravessando. Porém - muitas pessoas ignoram este fato - ele foi responsável por uma grande parte das melodias e harmonias da Legião. Parece que todos os louros iam para o Renato, já que ele fazia as letras.

E o Renato Rocha tocava bem sim. Ele tocava blues. Mas não fazia parte da história da banda, na verdade. Foi um músico profissional contratado pela gravadora, por razões técnicas e comerciais. Ele sempre foi um pouco alienígena perto dos outros 3, e já disse isso em entrevistas também.

Soulface
Veterano
# out/06
· votar


O mesmo post de sempre...

Nunca gostei muito de Legião.
Salvo 2 ou 3, acho as músicas chatas pra caramba. Ruinzinhas mesmo.
Renato escrevia bem. Embora eu ache meio desgastante. Talvez se ele fosse escitor, eu teria comprado alguns livros. Mas CDs do Legião eu nunca comprei nenhum.

No mais, ele faz falta por ter sido uma cabeça pensante em um lugar onde reina a hipocrisia, ignorância e a desonestidade. Não idolatro ele, mas respeito.

junior grunge
Veterano
# out/06 · Editado por: junior grunge
· votar


Gosto do Legião pelo mesmo motivo que gosto do Nirvana pela simplicidade do som e das composições...

...Aliás se pararmos para pensar Kurt e Renato tem algo em comum, morreram no auge da carreira, os dois não eram grandes músicos/instrumentistas, mas acreditavam no que faziam.

CaimDark
Veterano
# out/06
· votar


Porém - muitas pessoas ignoram este fato - ele foi responsável por uma grande parte das melodias e harmonias da Legião. Parece que todos os louros iam para o Renato, já que ele fazia as letras.

Exato. O Renato mesmo disse em entrevista que as pessoas pensam que ele faz tudo, mas não é verdade. Só as letras eram 100% dele, mas as músicas as vezes ele participava, as vezes o bonfá fazia sozinho, ou o dado fazia sozinho (sim, ele só fazia barulhinho no começo, mas foi aprendendo...), ou as vezes os dois faziam a música e o Renato só chegava com a letra, mas como todos os holofotes eram pra ele, as pessoas pensam que ele fazia tudo, palavras do próprio.

Foi um músico profissional contratado pela gravadora, por razões técnicas e comerciais.
É, ele pode ter sido meio E.T perto dos 3, mas foi convidado pelo Renato Russo, não pela gravadora, e fez parte da banda como todos os outros, não foi apenas um músico contratado. Até o terceiro CD, último que ele participou, ele aparece nos créditos de quase todas as músicas.

Bog
Veterano
# out/06
· votar


CaimDark

Eu li uma entrevista do Renato Rocha onde ele dizia que sempre foi um "anexo", e que era empregado da gravadora. Ele ia lá, fazia a parte dele e voltava para casa. Na mesma entrevista ele disse que o Renato Russo tratava ele bem, mas o Dado e o Bonfá agiam como se ele fosse um estranho. E por mais estranho que possa parecer, um dos motivos para ele ter sido chamado é que ele era negro. (O outro motivo é que ele tocava muito mais que todos os outros).

Hhahahahahahahah, você já viu um filme chamado "That Thing You Do"? Saiu no Brasil como "The Wonders". Nesse filme tem um baixista que aparece na banda mais ou menos no mesmo estilo do Renato Rocha, hhahahaha

maggie
Veterana
# out/06
· votar


Tem ótimas músicas, mas como já falaram acima, algumas tocam tanto que satura.

Tem ótimas músicas, assim como tem músicas-clichê, onde todo mundo se identifica hehehe
Talvez tenha sido esse o trunfo da banda, tocar tanto músicas politizadas quanto românticas, conquistando muitos fãs.
=)

Midgard
Veterano
# out/06 · Editado por: Midgard
· votar


eu acho legiao chato :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 10 anos sem Renato Russo