Por que as Bandas de Metal do Brasil Não Crescem?

Autor Mensagem
keduardo
Veterano
# set/03
· votar


pode parecer besteira, mas a maioria da população não gosta de metal pq acha " música do capeta ", por exemplo, fui no show do Sepultura, e qdo falei isso no trabalho, uma menina veio me perguntar se o show não era "assustador" (?!?).
metal não é comercial pq o povo quer musica de corno e de menininhas desiludidas amorosamente. quer ficar se prendendo a coreografias ridiculas.
no entanto, acho que a cena nacional é muito boa, as radios poderiam divulgar mais o metal nacional ( ouviu 89 Rádio Pop do Caralho ?? ).

Helloweenschieese
Veterano
# jul/15 · Editado por: Helloweenschieese
· votar


O metal melódico mundial finalmente cresceu. Não é tão grande quanto deveria ser. Mas hoje em dia possui um certo espaço no metal.

Agora, aqui no Brasil as coisas têm melhorado.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Espero que não se refira ao Helloween... A banda é muito ruim...

Julia Hardy
Veterano
# jul/15
· votar


Agora, aqui no Brasil as coisas têm melhorado.

Pra quem?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah
Espero que não se refira ao Helloween... A banda é muito ruim...
(2)
Julia Hardy
Pra quem?
(2)
Abçs

Lelo Mig
Membro
# jul/15
· votar


- Por que as Bandas de Tarantela da Islândia não crescem?
- Por que as Bandas de Samba da China não crescem?
- Por que as Bandas de Jazz da Tunísia não crescem?
- Por que as Bandas de Tango do Afeganistão não crescem?
- Por que as Bandas de Reggae do Kwait não crescem?

e etc?

Mistério!

Julia Hardy
Veterano
# jul/15 · Editado por: Julia Hardy
· votar


As bandas de metal no Brasil não crescem por que viajam na maionese. Tem um monte de banda que pensa que a Rua Augusta é a Sunset Boulevard dos anos 80 ou algo do tipo.

Acho que as bandas de metal(e rock em geral) tinham que se espelhar nas bandas punk/hardcore. Pelo menos, em termos de união e organização, eles estão anos luz na frente.

Bandas punk/hardcore têm CENA. Tem colaboração. Tem gente que toca, gente que divulga, gente que fotografa, gente que faz resenha. Tudo organizado. ISO 9000 é pouco.

O “meio metal” ainda vive de achar que lançar disco e aparecer na Roadie Crew ou Rock Brigade vai trazer oportunidades caindo do céu. Cheio de banda com cd gravado que acaba servindo de calço pra criado-mudo bambo em casa. E aí, colocam a culpa no público paga-pau de gringo…

----

Mas deixa eu colocar o relato que eu li em um blog.

"Vou contar uma história Do dono dum bar em Piracicaba onde toquei mês passado:

cara começou contando de como o movimento anda fraco. Ñ de hoje. Com bandas de metal, covers e autorais. E aí descreveu, encantado, uma noite hc, q costuma lotar e render.

Um promotor da cena fez contato e ajeitou de tocarem 3 ou 4 bandas, uma ou outra daqui da capital, alguma do interior. Lotou: levaram público, levaram bandas, ordem de apresentações respeitadas e previamente combinadas, levaram camisetas, cd’s e adesivos pra vender. Venderam tudo.

O tal promotor ainda levou lanches (veganos, salvo engano) pra vender no bar. Pediu pro dono se poderia; como no bar só tem goró, sem problemas.

Todo mundo se divertiu. Havia bandas, havia gente vendendo coisa, gente organizando, público etc. Cada um na sua, complementando, sem estrelismos. Ao fim da noite, o tal promotor ainda DIVIDIU a renda da venda de lanches com o dono do bar. Q a princípio recusou, mas acabou aceitando.

NUNCA entre bandas de heavy metal isso acontece ou acontecerá."

sandroguiraldo
Veterano
# jul/15
· votar


Julia Hardy

Gostei bastante do seu tópico. Aqui na minha cidade rola uns eventos da prefeitura, eles cedem o espaço e o som, chama Tardes do Rock, e a galera que mais se une são das bandas de rock gospel.

malucobeleza666
Veterano
# jul/15 · Editado por: malucobeleza666
· votar


Ismah
Mauricio Luiz Bertola
Espero que não se refira ao Helloween... A banda é muito ruim...

Ahh galera, calma lá, vocês podem não gostar, mas a banda indiscutivelmente tem alguns trabalhos de muita qualidade(Principalmente o keeper of the seven keys com o kiske,albúm que além de ser muito bom, foi um marco para o metal).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


malucobeleza666
Ah tá...

cafe_com_leite
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola


As vezes tu parece que tem 15 anos de idade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


cafe_com_leite
Puxa, que legal...

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Julia Hardy

Tinha já bolado um xingamento em outro tópico, mas depois do que li aqui, tenho é que te pagar uma cerveja...

Poderia fazer um tópico só falando porque TÉCNICAMENTE, alguns gêneros populares, como forró, sertanejo, bailão, funk carioca e diabo a quatro, cresceram tanto e o rock praticamente decaiu, por simplesmente ter parado no começo de 90, onde uma gravadora fazia o milagre acontecer...

Isso é um dos motivos que me fez ficar na Dinamite Joe... Ainda não é um QG, nem um relógio suíço, mas é de longe a melhor banda que passei, em 8 anos de estrada, quando se fala de organização...

Mauricio Luiz Bertola

Lembrei disso kkkk

malucobeleza666

Cara... Cara...

Calime
Veterano
# jul/15
· votar


malucobeleza666

Marco pro Metal? Kra, que coisa....Sei que eles fizeram trabalhos até legais pra época - lógico, pra quem curtia, mas marco do metal...sei não....

cafe_com_leite
Veterano
# jul/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Ah não to com saco pra isso mais.




@topic:



Concordo com o primeiro post. Embora tenhamos sepultura e Angra que deram leves traços de brasileirismo ao gênero, não se desenvolveu subgêneros a partir delas. Comparemos:
Surgiu o Metálica e junto a ele surgiu o megadeath, antrhax, Slayer etc.

Surgiu helloween e também blind Guardian, stratovarius etc.

Surgiu sepultura e…

Surgiu Angra e…

Não houve outras bandas para formarem um "death metal Brasil" ou um "power metal Brasil". Essa falta de identidade prejudica o crescimento, acredito.

malucobeleza666
Veterano
# jul/15 · Editado por: malucobeleza666
· votar


Calime


Marco pro Metal? Kra, que coisa....Sei que eles fizeram trabalhos até legais pra época - lógico, pra quem curtia, mas marco do metal...sei não....


Sim, sem dúvidas.Foi a obra prima do metal melódico, da banda pioneira no estilo,com um dos maiores vocalistas que o metal já teve.Qualquer pessoa que entenda bastante de metal sabe que apesar de gostos e estilos, o Keeper of the Seven Keys é um marco para o metal.Mas enfim,sei que o pessoal por aqui tem uma picuinha enorme com metal melódico, e acham que tudo dessa vertente não presta/vale absolutamente nada, e ignoram tudo a respeito do estilo.Não vou ficar aqui tentando convencer ninguém hehe

BSE_Andre
Veterano
# jul/15
· votar


Já mencionaram aí, mas me junto ao coro: falta apoio de quem está na cena. As bandas tem que se ajudar, e ser mais unidas. Acho que a Julia Hardy matou a charada, nesse quesito.

Deixar aqui também um som bacana no metal nacional.


Rednef2
Veterano
# jul/15
· votar


Julia Hardy
Falou tudo que penso.
A maior prova disso é que a cena punk/hc aqui do Brasil é bem forte.

Calime
Veterano
# jul/15
· votar


malucobeleza666

Sem dúvidas para você man. Curto metal pakas(inclusive alguns parcas coisas do que se chama metal melódico - gênero altamente saturado e repetitivo), e a tempos(toquei e algumas bandas do gênero, e no momento toco em uma tbm, além de curtir, acompanhar um pouco, ir a alguns shows, acho que tenha algum conhecimento sobre o assunto), mas consigo ter uma visão mais imparcial sobre o gênero, uma vez que não me considero um fã apaixonado do estilo, não sou "metaleiro" ou "rockeiro", eu curto é boa música!

O intuito de um fórum não é convencer o outro, e sim promover um debate sobre os assuntos relacionados.

Sobre o álbum em questão, tenho sim minhas dúvidas. Tenha absoluta certeza que dentro do Heavy Melodico ele tem mta importância, e é sim uma das principais obras, porém esse segmento no todo é apenas uma pequena parcela dentro do Metal, que abrange mtos outros estilos, que por vezes tem mto mais significância que o chamado melodic metal, por isso não acho que dentro de TODO o Heavy Metal, esse álbum tenha toda essa relevância que vc presume.

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


putz

aproveitando que to numa fase eclética com ouvidos abertos a tudo dei um breve passeio no YouTube por um top ten do chamado melodic death metal. 2 acordes se tanto na velocidade de metralhadora e um cachorro urrando de dor. realmente, é pra morrer

melodic metal de verdade só isso mesmo:



cafe_com_leite
Veterano
# jul/15
· votar


Calime

Se um album cria (ou contribui) uma nova ramificação de um gênero (e uma ramificação importante como esta), eu a considero importante.

Eu não sou um apreciador de power metal, conheço algumas bandas, mas não é minha praia. Todavia não o ponho em tão baixo nivel como muitos aqui. O metal por si só é repetitivo, não é apenas o tão ojerizado power metal.

Calime
Veterano
# jul/15
· votar


cafe_com_leite

Ok, mas o fato é que PRA MIM (que estou emitindo a opinião), ele não é um bom álbum. Teve sim sua relevância dentro do estilo, mas estamos falando de Metal, e não especificamente de Power, Melodico ou algo que o valha. De qualquer forma, PRA MIM não tem a importância tanto qto alguns presumem ter. Cansei...

cafe_com_leite
Veterano
# jul/15
· votar


É uma questão de lógica.


A urologia não é tão bem estimada quanto a pediatria ou a ginecologia, no entanto ela é importante e os mestres que formaram conhecimento a respeito de tal área são importantes para a medicina. Não se trata de ser bom ou ruim, mas de importancia (falo agora especificamente do assunto discutido). Se o álbum é um prepulsor desse subgênero, ele é importante para o gênero mor. Nem é questão de opnião e sim de raciocínio logico, principalmente se tratando de um subgenero com tamanho numero de adptos, um dos maiores do metal, arrisco a dizer.

Xeper
Veterano
# jul/15
· votar


Putz, o mano lá ainda ta subindo topico pra falar de Helloween... o pior que ele faz isso e sai correndo hauhauhauahuahua

Headstock invertido
Veterano
# jul/15
· votar


Sobre o Metal não crescer, já mataram a charada. É o excesso de orgulho e estrelismo, que também foi o motivo da queda. O Metal tem cara de competição, sempre teve. "Olha lá, surgiu mais uma banda de Metal no bairro. Vamos nos unir aos caras? Procurar shows juntos, criar nossos próprios eventos, dividir a gasolina da van pra sair por aí? Não, vamos engolir eles, porque não podemos ter concorrência!"

O Metal não briga contra o Sertanejo, Funk, pagode, Axé... briga contra o Metal mesmo.

E sobre o Helloween... pelo amor de Jesus Cristo. Kai Hansen pariu o Power Metal. Dizer que isso é irrelevante para o Metal é ser muito ingênuo (pra eufemizar o adjetivo).

Xeper
Veterano
# jul/15
· votar


"Olha lá, surgiu mais uma banda de Metal no bairro. Vamos nos unir aos caras? Procurar shows juntos, criar nossos próprios eventos, dividir a gasolina da van pra sair por aí? Não, vamos engolir eles, porque não podemos ter concorrência!"

Na época que tinha banda o problema foi justamente sair do bairro hehehehehe

Mas é bem isso msm, a cena até hj tem rixas infantis e bobas no estilo "Ain, o subestilo que curto é superior que o seu, sai daqui seu bobo, feio, chato" entre fãs e musicos. Não tem como levar a sério uma parada dessa.
Isso sem contar que geral paga de "guerreiro do metal underground" e regulava 20/30 pila para ir em um fest da vida e quando não regulava a grana ia para brigar msm com pessoal do "subestilo poser e inferior".

Headstock invertido
Veterano
# jul/15
· votar


Xeper
Nego já monta banda de Metal pensando no próprio ego.

krixzy
Veterano
# jul/15 · Editado por: krixzy
· votar


Headstock invertido
Nego já monta banda de Metal pensando no próprio ego.

E a quase sempre faz um som de ruim a mediano, e ao contrario dos outros gêneros, no metal tem que ser música boa, bem feita, se quiser subir, não é como nos outros gêneros, que faz qualquer lixo, ai tocou na rádio ou em qualquer programa de TV, já vira sucesso, prova disso é a quantidade de lixo musical que se ouve hoje.

No metal não da pra crescer fazendo mais do mesmo, ou é original e realmente bom, ou será apenas mais uma, o público apesar de tudo, é bem mais exigente que dos outros gêneros.

Xeper
Veterano
# jul/15
· votar


No metal não da pra crescer fazendo mais do mesmo

Avenged Sevenfold, Trivium pós Ascendancy, Norther, Hammerfall, Edguy, boa parte das bandas americanas e europeias de thrash surgidas nos ultimos 10 anos (Suicidal Angels, Gama Bomb) e Nervosa aqui no Brasil.
Não só mostram que fazer mais do mesmo dá certo, que qualquer mais do mesmo bem promovido pela Nuclear Blast ou algum label parecido galera engole de boaz...

krixzy
Veterano
# jul/15
· votar


Xeper
Titulo do tópico:
Por que as Bandas de Metal do Brasil Não Crescem?

e Nervosa aqui no Brasil.
Não só mostram que fazer mais do mesmo dá certo, que qualquer mais do mesmo bem promovido pela Nuclear Blast ou algum label parecido galera engole de boaz...


Deu certo pra essa banda Nervosa ai? Eu mesmo nunca vi nenhuma musica de sucesso dela, aliás, só ouvi falar dela aqui no forum, então não acho que deu tão certo assim, pode ganhar um certo conhecimento, mas crescer mesmo, não vejo ela como grande coisa não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que as Bandas de Metal do Brasil Não Crescem?