Por que as Bandas de Metal do Brasil Não Crescem?

Autor Mensagem
Grosskopf
Veterano
# set/03


Eu estava pensando esses dias aqui em casa por que as bandas de METAL do Brasil não tem seu devido reconhecimento, então notei que os países que tem tradição de formar boas e grandes bandas de METAL tem um negocio em comum, todos eles meio que "lançaram" um novo ramo do METAL. Como a Alemanha e suas bandas de (melodic) power metal: Helloween, Gamma Ray, Edguy, Blind Guardian...; Os EUA e suas bandas de thrash: Metallica, Megadeth, Anthrax, Testament, Slayer, Overkill...; Os países escandinavos e suas bandas de Black Metal: Mayhen, Immortal, Marduk...e (hoje as de Death Metal Melódico); E as bandas de metal tradicional Alemãs e Inglesas como: Iron Maiden, Saxon, Judas Priest, Warlock, Accept, Runnig Wild, Motörhead, Grim Reaper...
E noto que no Brasil, eles não estão preocupados em adquirir uam certa originalidade no som, mas sim ser cópias (muita vezes melhor que a original) de bandas estrangeiras, e por isso acredito que isso fez diferença no Sepultura e no Angra/Shaman que querendo ou não, souberam "abrasileirar" o som deles, e que quando existe um certo "movimento" muitas vezes um musico deixando a banda, e formando a outra, ela já nasce grande, isso só aconteceu com o André Mattos (Viper/Angra/Shaman) já que no caso to Sepultura o Wagner Antichrist só fez dois shows (se não me engano) antes de sair e formar o Sarcofago.
Não sei se to certo, mas é a resposta na qual eu cheguei!

Vic Wolk
Veterano
# set/03
· votar


Pergunta certa e resposta errada.

Grosskopf
Veterano
# set/03
· votar


Vic Wolk
eu to atrás de uma resposta, se quiser colaborar agradeceria!

Vic Wolk
Veterano
# set/03
· votar


Se eu soubesse eu jah tinha respondido. Soh sei q oq vc disse num tem peh nem cabeca.

HignocliuS
Veterano
# set/03
· votar


O cenário nacional não é tão forte quanto la fora. O apoio aqui é zero. O pessoal de fora tem mais grana pra investir do que aqui.

O problema da criatividade tbm conta. Por exemplo: Pega uns 10 CDs de Death Metal nacional numa loja e escuta. Tenho certeza que no mínimo 8 desses são no estilo "tremelo picking/grito/urro", copiando Deeds of Flesh e coisa do tipo. Ai não tem quem aguenta mesmo.

Mais um exemplo? Cita pra mim uma banda de Tecnical Death Metal nacional de qualidade. Não conheço nenhuma.

Agora, quem tenta diferenciar vai pra frente com certeza. Um exemplo claro disso é o Krizium, ou em menor escala o Flesh Grinder de Florianópolis, que faz um "Patológical Grind" muito diferente. A afinação do baixo parece o som de um porco de tão frouxa.

Luisfree
Veterano
# set/03
· votar


o rock não cresce no Brasil por falta de investimento, oportunidade, e porque temos um senso critico muito forte em relação as bandas nacionais, principalmente na questão de letras, tem muita musica internacional que amamos e que a letra é uma porcaria

louviah
Veterano
# set/03
· votar


Nem sei responder... Mas eu adoro bandas que possuem um som mais abrasileirado digamos... Um exemplo é o ANGRA.

Mas sei lá!!!

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


As bandas não recebem incentivo algum pra tocar. Você diz Heavy Metal, pois provavelmente é o estilo que você mas conheça e tal, mas isso acontece com todos. Um músico de MPB por exemplo, não lota estádios, mas tem uma participação muitas vezes nem notada em pequenos palcos de restaurantes, choperias, etc, que é onde ele ganha o pão dele. Ainda bem que temos lugares que valorizam a boa música, como o Bourbon Street ake em Sampa, Café Piu Piu, Graze a dio e muitos outros. da Vila Madalena.

Heavy Metal tem que arranjar bons contatos pra conseguir uma excursão pra Europa. se o som for bom, o mundo abraça, como o Angra.

Vern
Veterano
# set/03
· votar


1° porque tem muita banda ruim, outras como já foi citado meras copias de outras bandas. Bandas com trabalho novo e boas são raras. O cenário por exemplo no Rio de Janeiro é um lixo em todos os estilos de música. Ninguem incentiva, não tem lugar para tocar. E outra coisa o público do Rio de Janeiro é uma merda só. Quando não tem show fora eu dou graças a Deus. O público do Rio é um lixo ninguem vai assistir as bandas. Por isso as bandas grandes não fazem show aqui. Sobre as bandas de Heavy nacional, as que realmente fazem um trabalho bom e inovador tem seu espaço. Não adianta querer apostar em bandas que são xerox das Europeias e tal.

É isso. C ya

The Black Moon
Veterano
# set/03
· votar


John Andrade
mandou bem novamente!


Vern
O cenário por exemplo no Rio de Janeiro é um lixo em todos os estilos de música.
discordo, no pagode & derivados nem é hehehe!

Vern
Veterano
# set/03
· votar


The Black Moon

Já vi show de vários pagodeiros. É moda cara. Agora pega banda que é desconhecida e ve qual é o público.

O lance é da galera que não tem nome. Ninguem dá crédito para a galera do underground por exemplo. É foda.

Pagode, Funk, Axé. Isso tudo é moda veio. É complicado falar sobre isso.

Aqui no Rio não tem lugar para tocar. Escuta que estou falando, não tem lugar para vocês tocar seu rock ou seu pagode. Se você não tem nome ninguem vai ver. O pessoal do Rio (público) caga para os trabalhos novos. Por isso ninguem vem tocar aqui. Só o fulaninho que está na TV ou a banda que vai realmente tirar dinheiro bom ou sonha em tocar no Rio. É foda. Rio é uma merda em termos de rock.

Vern
Veterano
# set/03
· votar


The Black Moon

Um bom exemplo é, o grupo BATUQUE DO CRIOLO DOIDO (nome fictício) vai fazer show no lugar tal hora tal. Os malucos não tem nome, aposto que não vai mais de 10 pessoas sem ser dos conheçidos. O Rio é uma merda por isso. A galera não vai assistir para conheçer o trabalho dos caras. Ao contrário de outros estados que acho super foda.

Um exemplo que vi foi na galeria do rock em SP. Po, cheguei cedo de mais lá devido ao ônibus correr. Po estava vazio. Fui tomar um café da manhã, as lojas abriram estava lotado lá. A galera comprando cdzim das bandas novas e tal. É bem foda.

Fernando
Veterano
# set/03
· votar


Uma banda brasileira que tem um estilo próprio é o Stauros, procurem conhecer. Som de primeira.

bdecimo
Veterano
# set/03
· votar


"E noto que no Brasil, eles não estão preocupados em adquirir uam certa originalidade no som, mas sim ser cópias (muita vezes melhor que a original) de bandas estrangeiras, e por isso acredito que isso fez diferença no Sepultura e no Angra/Shaman que querendo ou não, souberam "abrasileirar" o som deles,"

tenho certeza que vc não se referiu ao ANgra e ao Sepultura..que banda de death que vc conheceu tambem coloca batuques da bahia, chama carlinhos brown pra dar "batucada" nas musicas,...acho que o cd roots, é a prova que eles colocaram um puco do brasil na musica... o angra, apesar de menos, tambem tempera as musicas com a cara do brasil, as vezs nas escalas tipicas de outros estilos de musica... mas principalmente pelo fato de canar em ingles, todo mundo acha que eles são "americanizados" ou que traíram o brasil... Fico puto com idiota que pensa assim...

yvo
Veterano
# set/03
· votar


Mais vale um Angra/Sepultura, com letras em ingles, um puta som e influencia de ritmos brasileiros, do q um Mc Serginho/Tchan/Travessos com letras em portugues e uma merda de som

the_paranoid
Veterano
# set/03
· votar


sabe pq o metal naum cresce no brasil? pq a mídia eh de pagodeiros e pop stars. o apoio para bandas de metal eh minimo. a grande maioria das pessoas que frequentam (esse site por exemplo) naum curtem realmente um metal, ou se não soh curtem as musicas pop da banda de metal. se existe mais gente q naum se levasse por otros e realmente tivesse o gosto por esse estilo o mercado estaria melhor.

yvo
Veterano
# set/03
· votar


the_paranoid eu ia fala a mesma coisa q vc , ms aai pensei: sera q na Alemanha, na Inglaterra, nos EUA, o Metal eh tao apoiado assim peklaa sociedade??? pra mim eh soh o Pop mermo q td mundo gosta, e o metal soh minorias em todos os países

metal_defender
Veterano
# set/03
· votar


quem disse q o Metal nao cresce no Brasil??!!
a cena underground brasileira, pode parecer fraca aki dentro kra...mais vai falar com os gringos pra vc ver....e perigoso eles conhecer mais bandas brasileiras qui nós mesmos....o Brasil lah fora e visto como um país forte com relação ao Metal...só os brasileiros q nao veem isso...

ace frehley
Veterano
# set/03
· votar


NÃO CRESCE PQ O ROCK NACIONAL SE RENDE AO HARDCORE OU AO METAL MELÓDICO.... Q SÃO RITMOS FUDIDOS ATÉ NA CASA DO CARALHO.

Megametal
Veterano
# set/03
· votar


ace frehley CONCORDO TOTALMENTE!!! É IRRITANTE OUVIR AKELES RUÍDOS DE HARDCORE DAKELES BUNDAS DO CPM22 (Q ALIÁS, ACHO Q UM DOS GUITARRISTAS NAO SABE ALTENAR A PALHETADA.. ISSO EM VI EM SHOW!!).

E essa da midia acho q nao tem nada a ver, o cara nao precisa tocar na TV pra ficar famoso... existem milhões de bandas q nao tiveram apoio de nada e são historia hj. E outra, acho q se a banda for realmente boa, ela vai aparecer indiferente do som. O talento tá sempre em moda.

E é isso... morte ao CPM22, LS Jack e Hahahart Popular

Grosskopf
Veterano
# set/03
· votar


HignocliuS

Flesh Grinder que eu sei é de Joinville (maior cidade de Santa Catarina) e não de Florianópolis.E sobre a grana (não sei aonde li isso mas tava escrito mais ou menos isso)"enquanto os caras de fora compram a camisa,o cd e vão no show, nós (brasileiros)precisamos escolher entre o cd, a camisa ou ir no show!"

John Andrade
Realmente conheço mais sobre METAL, que outros estilos, mas o que realmente acho estranho, é que existe um número até grande de pessoas que compram cds, camisetas, e outras coisas relacionadas a bandas estrangeiras, não acontecendo a mesma coisa com bandas de METAL nacionais.
Mas o mundo não abraça apenas se o som for bom, é só ver o que aconteceu com o Wizards.

Fernando
Li a ótima resenha deles na rodiecrew desse mês, mas pode até parecer preconceito meu, não gosto de bandas de White Metal (assim como não gosto de muitas bandas de Black Metal), por que a minha opinião METAL nasceu para ir contra essas coisas pré-estabelecidas da sociedade, e uma delas é a Igreja e seus dogmas. Não quero ofender ninguém, é apenas minha opinião!

bdecimo
pelo contrario, citei que as duas bandas conseguiram um espaço no exterior até por saber explorar isso!

the_paranoid
Concordo contigo plenamente, sobre a maioria das pessoas (e nesse forum também) só escutam as musicas mais pops das bandas de metal. Mas acretido que não seja culpa da midia, antes é do publico ou das proprias bandas, até por que o metal (fora algunas países escandinavos) nunca foi e nunca vai ser uma moda (até por que a moda é uma coisa passageira) para ter um grande espaço na mídia!

metal_defender
O Brasil é um dos poucos países que ainda se faz METAL por gostar mesmo do estilo! Mas dizer que os gringos conhecem mais bandas brasileira que nós mesmo não concordo, a grande maioria só conhece Sepultura mesmo, alguns conhecem Angra, Sarcofago e Krisiun. A unica banda que eu vi que citou que conhecia umas bandas underground brasileiras foram os caras do Desaster

HignocliuS
Veterano
# set/03
· votar


Reamente. Pelo menos acertei o Estado. =P

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Ninguém tem o espaço que merece.
Sempre vai ter alguem querendo passar por cima de vc pra se sobressair. sempre vai ter alguem valorizando outro trabalho porque dá dinheiro. Sempre vai ter música ruim porque essa música ruim é que recebe incentivo. os que estudam e que batalham são vistos como "OS OTÁRIOS" que fazem música pela arte.

Patria amada BRASIL.

metal_defender
Veterano
# set/03
· votar


Grosskopf

nao to falando de bandas gringas citando nome de bandas brasileiras...to falando de que os fãs de Metal gingos...independete de ter ou não bandas..conhecem mais bandas de Metal daki do que mtos brasileiros...

malkade7
Veterano
# set/03
· votar


O Brasil não sabe fazer metal. Tem uma ou outra banda do estilo no nivel dos gringos. O metal é um estilo Europeu, não brasileiro, jamais vamos tocar metal como eles... e eles jamais vão tocar musica brasileira como nos. Deixem de pagar pau pra os gringos, olhem a cultura que tem ao redor de vocês...

metal_defender
Veterano
# set/03
· votar


O Brasil não sabe fazer metal.


aff...nao fode...quis bandas de Metal do Brasil vc conhece pra falar q o povo do Brasil nao sabe fazer Metal?!

Vern
Veterano
# set/03
· votar


malkade7

Esse é a maior bestera que eu li. Cara realmente você está por fora das bandas de Heavy Metal aqui do Brasil.

Tem muita banda que dá coro em bandas com nome tá. Acho que você precisa conheçer mais o trabalho da galera.

bdecimo
Veterano
# set/03
· votar


O metal do BRASIl é de 1ºlinha..se fosse ruim , naum iria fazer o sucesso que faz ( no exterior)..Mas é que brasileiro desde que nasce, é ensinado a naum gostar de metal... não faz parte da cultura ainda... FAZER O QUE???

niredsystalironledfloyd
Veterano
# set/03
· votar


concordo com o bdecimo naum tem mercado naum!

conte
Veterano
# set/03
· votar


Fernando
ja ouvi falar sobre eles.. e tb ja ouvi musica deles tb.
c naum em egano eles tocam gospel tb neh?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que as Bandas de Metal do Brasil Não Crescem?