Afinal, o que é ser músico profissional?

Autor Mensagem
Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Maurício_Expressão

Mas as pessoas pensam que a banda é ruim pois é amadora. Eu penso ao contrário. Acho que uma banda amadora pode muitas vezes ter muito mais equipamento e ter uma música de muito mais qualidade que uma banda profissional.

Concordo.

Só lembrando que esse conceito de "qualidade" é bem subjetivo. Se ele for levado para o lado objetivo, daí a discussão fica interessante, pois ela irá se ater apenas aos aspectos técnicos, ex: harmonia, vocal, arranjo ... E não em coisas como "gostos por gêneros musicais", por exemplo, pois alguém pode gostar do gênero musical A e não B, mas, musicalmente, B pode ser melhor que A. Porém, mesmo assim, o indivíduo goste mais de A, pois sente mais empatia pelo gênero musical, independente do nível técnico dos músicos. Isso é muito comum na área da música, ex: quantos por aí não preferem os Ramones com seus poucos acordes do que ouvir uma música erudita ? Eu respeito tudo e todos, independente do gênero musical e se é profissional ou amador. É claro que se deve separar o joio do trigo em cada caso.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


AugustoZR

musico profissional é quem trabalha com música, fez faculdade e sobrevive dela, se é bom ou ruim não importa.
mas tem muito cara se acha musico porq vive da musica sem ter estudado.
EX: Muitos Funckeros e Hip-Hoperos
Nos programas de tv os apresentedores anunciam os "musicos" destes dois gerenos listados. por isso muita gente confunde


Antigamente era necessário o diploma de jornalista para ser um jornalista. Hoje em dia não. Acredito que com a música ocorrerá logo logo algo parecido, pois o número de bons autodidatas nessa área é bem grande.

Quanto ao que você falou sobre pessoas que acham que são músicos e não são, isso é verdade. A mídia está cheia disso. Mas isso é bem relativo também.

Exemplo:

Quantos cantores e vocalistas não fizeram aulas de canto e cantam super bem, sem necessidade de estudar aulas de cantos ?

Quanto aos instrumentistas, daí o buraco é mais embaixo, pois eu acho que eles devem estudar muuuuuito Harmonia, praticar bastante, ler bastante, etc, pois ser instrumentista (mesmo se for autodidata ou tiver ouvido absoluto) é bem diferente de ser um cantor que tem o dom de cantar bem, sem desafinar e com bom timbre. Se o cara tem o dom de cantar e quiser estudar canto, melhor ainda. Ele vai ser um acima da média entre aqueles acima da média rs.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


distrito09

Tiago Almeida
Cara, o Kiko Loureiro tá te pagando pra cavocar o fórum e fazer propaganda?


kkkkk $$$

http://i.ytimg.com/vi/2AkTRTx8SlM/hqdefault.jpg

http://1.bp.blogspot.com/_2CG6bfrgREM/TGBJoO4mOqI/AAAAAAAAAVo/lrfDtB1F KGs/s1600/tio-patinhas-690f8+(1).jpg

entamoeba
Membro Novato
# ago/15
· votar


Vou fazer a minha ressalva preventiva, já que a coisa ainda não descambou para esse lado. É sobre a distinção entre profissão e hobby. Sou incapaz de ver a música como hobby e não ganho dinheiro com ela - só gasto!

Acho que existe uma falsa dicotomia aí!

Por exemplo, quem não se prostitui não diz que faz sexo por hobby, ou diz? Ao meu ver (para não dar briga), sexo e música estão em outro nível. Não são meros "passatempos".

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Ismah

hoje se não for "cantor", tu não é artista.

Instrumentista atualmente aqui no Brasil está em segundo plano.

Aqui no Brasil, não é nem "cantor" que faz sucesso, mas "vocalistas", que é bem diferente, ou Mc´s, que também é diferente de vocalistas.

Vi uma reportagem na TV sobre a empresa do Fernando e Sorocaba sobre o Marqketing no Sertanejo Universitário e fiquei pasmo. O negócio está profissionalizado mesmo (computadores, escritório, diversos funcionários, painéis de popularidade por Estado, número de pessoas por show, gráficos matemáticos, controle de aparições na mídia, etc ... Precisam ver).

Não estou criticando o sertanejo universitário, mas a indústria que a música virou. Quanta gente boa fica de fora por causa do domínio do Capital sobre a Arte. Acho que nem Max Weber (Filósofo que estudou muito o Capitalismo) imaginava uma influência tão grande do Capital na indústria fonográfica kkkkk.

entamoeba
Membro Novato
# ago/15
· votar


Tecfrente
Acho que nem Max Weber (Filósofo que estudou muito o Capitalismo) imaginava uma influência tão grande do Capital na indústria fonográfica

E Adorno deve estar centrifugando no túmulo!

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


entamoeba

Vou fazer a minha ressalva preventiva, já que a coisa ainda não descambou para esse lado. É sobre a distinção entre profissão e hobby. Sou incapaz de ver a música como hobby e não ganho dinheiro com ela - só gasto!

Acho que existe uma falsa dicotomia aí!

Por exemplo, quem não se prostitui não diz que faz sexo por hobby, ou diz? Ao meu ver (para não dar briga), sexo e música estão em outro nível. Não são meros "passatempos".


Acho que eu entendi o que você falou. Mas ainda acho que existe o hobby na música, mas vai depender de pessoa para pessoa.

Vamos considerar apenas os "não profissionais da música", mas que lidam com a música de alguma forma. Eu os dividiria assim:

1) Hobby (Aquela pessoa que toca um violãozinho para si ou conhecidos de vez em quando ... não pensa em música com muita frequência ... tocar de vez em quando já é o suficiente para ela)

2) Vocação (Quem pensa em música todos os dias, não consegue ficar vários dias sem tocar algum instrumento ou ouvir alguma música).

Esse 2º caso acho que é o da maioria dos frequentadores desse forum e eu me incluo nesse 2º grupo.

Você provavelmente deve fazer parte desse 2º grupo, por isso concluiu que não há hobby na música.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


entamoeba

E Adorno deve estar centrifugando no túmulo!

Esse comentário é tão "não metafísico", como a desconsideração de Adorno pela Metafísica rs.

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Definição de profissional no dicionário:

- pro.fis.si.o.nal, comum aos dois gêneros
- relativo a profissão;
- que é remunerado pela atividade exercida

Prá mim é super simples:

Paga suas contas e sobrevive ou mesmo que não consiga pagar, tenta, viver e se sustentar de música? Ganha, regularmente, algum dinheiro com música? Se sim, é profissional. Se negativo não é!

Simples assim...


Ter estudo, ter talento, tocar bem e etc, não têm nada a ver com a definição... são outros pontos.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente
a empresa do Fernando e Sorocaba sobre o Marqketing no Sertanejo Universitário e fiquei pasmo. O negócio está profissionalizado mesmo (computadores, escritório, diversos funcionários, painéis de popularidade por Estado, número de pessoas por show, gráficos matemáticos, controle de aparições na mídia, etc ... Precisam ver).

A F&S Produtora, não se tornou a maior a toa... É assim que uma empresa de sucesso deve funcionar... Te garanto que o cachê onde o cara leva X/2 pessoas, é muitíssimo maior, onde só leva N/3...

Isso se chama ORGANIZAÇÃO, coisa que a maioria das bandas não tem.

Acredito que é o principal diferencial das bandas que vão pra frente hoje, por mérito próprio (Kiara, Motorocker...). Volta e meia pinta um tópico do cara querendo formar banda, mas nem ensaios conseguem conciliar.

Boa parte da culpa está no fato que vc chuta uma moita, e sai uns 3, arranhando notas num violão, mas pra todos, a música fica em paralelo à profissão. Entramos na questão de dedicação.

E faz até certo sentido porque o músico é taxado de vagabundo/desocupado, já que só estes que tem coragem, pra largar tudo e encarar a banda como sua vida...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal, o que é ser músico profissional?