Afinal, o que é ser músico profissional?

Autor Mensagem
mano_a_mano
Veterano
# mai/06


O que é ser músico profissional, na concepção de vocês? Não vale falar bobagem...

Atum Bluesman
Veterano
# mai/06
· votar


usar a música como meio de sobrevivencia, desde dar aulas até mega shows.

gsprs
Veterano
# mai/06
· votar


usar a música como meio de sobrevivencia
concordo em partes....

pq nao posso chamar os caras q tocam em bandas como Cmp22, B5, Fresno e derivadas, de músicos..

eles tocam instrumentos...
mas nao são músicos....

jairohc
Veterano
# mai/06
· votar


gsprs
como não??
eles não estudaram???

Raven_Heart
Veterano
# mai/06
· votar


eles tocam instrumentos...
mas nao são músicos....

Bom...se tocam instrumentos, são músicos...se são músicos bons ou ruins, já é outra história.

Músico profissional é isso mesmo que nome diz, pow...o cara que usa seu conhecimento e habilidade como músico pra ganhar dinheiro.

ROTTA
Veterano
# mai/06 · Editado por: ROTTA
· votar


mano_a_mano
O que é ser músico profissional, na concepção de vocês? Não vale falar bobagem...

Sendo bem simplório, penso eu, é considerar a música sua profissão (oras!). Em outras palavras, é viver de música. O que significa ser um jardineiro profissional em comparação a quem cuida do seu próprio jardim?!

Como em toda carreira, temos "bons" e "maus" profissionais. =)

Abraços.

Maurício_Expressão
Veterano
# mai/06
· votar


Para mim, músico profissional é aquele que se sustenta com seu trabalho musical.

Acho que caras como os do CPM22 são músicos profissionais sim. Eles ganham dinheiro com a música deles. Tiveram coragem para optar por essa profissão. E quer queira ou não, são famosos.

Agora, os caras que tocam muito, são bons instrumentistas.

Quando digo que na minha banda todos os músicos são amadores, digo que ninguém sobrevive da grana da música.

Mas as pessoas pensam que a banda é ruim pois é amadora. Eu penso ao contrário. Acho que uma banda amadora pode muitas vezes ter muito mais equipamento e ter uma música de muito mais qualidade que uma banda profissional.

Um exemplo de Banda amadora que toca muito melhor que várias bandas profissionais por ai é a Traditional Jazz Band, por exemplo. São médicos que tocam Jazz aos finais de semana. Até Tourned pelos EUA esse povo fez, tem indicacoes internacionais de melhor banda, vários CDs, mas são amadores.

Atum Bluesman
Veterano
# mai/06
· votar


Eu sou + músico do que muito profissional por ai...

ROTTA
Veterano
# mai/06 · Editado por: ROTTA
· votar


Atum Bluesman
Eu sou + músico do que muito profissional por ai...

Era isto que eu falava... Ser profissional não tem relação alguma com ser bom, infelizmente. Assim como tem muita gente que é muito mais "jardineiro" que muito profissional da área.

Abraços.

Atum Bluesman
Veterano
# mai/06
· votar


Marco Alan Rotta
exato^^

alexandrespa
Veterano
# mai/06
· votar


ja falaram o q ia falar,
mas é isso: músico profissional = aquele que trabalha(profissionalmente) com música.

marconi jp
Veterano
# mai/06
· votar


tocar e ser pago por isso...

mas isso exige um nivel de tecnica, logo...

.:Anonimato:.
Veterano
# mai/06
· votar


e a banda?

alexandrespa
Veterano
# mai/06
· votar


.:Anonimato:.
e a banda?
Cada um deles um profissional.
Muitos empregos...

.:Anonimato:.
Veterano
# mai/06
· votar


estava perguntando da banda do mano_a_mano

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# mai/06
· votar


tocar e ser pago pra isso, e nao precisar de outro emprego.

Guilherme Ghelfi
Veterano
# mai/06
· votar


o que é ser músico profissional?

Viver de musica... ou se sustentar pelo menos parcialmente da musica??
é isso?

mano_a_mano
Veterano
# mai/06
· votar


.:Anonimato:.
estava perguntando da banda do mano_a_mano
Pois é, a banda começa a ensaiar agora, na segunda-feira. São todos profissionais ou, pelo menos, sabem dominar bem seus instrumentos.

flor de marte
Veterano
# jun/06
· votar


eu acredito q eh qdo a musica eh a fonte de renda do cara..
qdo ele faz shows coisas do tipo a música passa a ser
profissão..

maggie
Veterana
# jun/06
· votar


Afinal, o que é ser músico profissional?
Quando o cara não precisa ter outras fontes de renda, vive só de música.
=)

Lokko_
Veterano
# jun/06
· votar


profissão = musica

Raffa_demello
Veterano
# jun/06
· votar


passa a ser um profissional aquele que eh bem sucedido naquilo que faz. que tenha talento ´pra coisa e outras pessoas engergam isto como meio de lucro.

.:Anonimato:.
Veterano
# jun/06
· votar


mano_a_mano

O nome meu! O NOME!

local22
Veterano
# jun/06
· votar


qualquer profissão é regulamentada por alguma associação ou ordem...

para você ser um profissional dentro de uma área você tem que ter um registro... funciona assim para advogados, engenheiros, corretores, médicos, blá, blá, blá, e músicos!

infelizmente somos regulados pela OMB!!

uma coisa é vc ganhar dinheiro com alguma coisa, estudar pra caramba sobre um assunto... mas você só pode ser considerado um profissional com direito a exercer sua profissão se você estiver registrado/cadastrado e em dia com suas mensalidades...

não adianta correr com um monte de filosofias e falar bobagem que outros depois vão ler e vão passar adiante como verdade... não sabe o que está dizendo não afirma... não tem certeza, deixa claro que é um ponto de vista...

CREA, OMB, OAB, CMVRJ... tudo isso são organismos que regulam e dão o direito ao cidadão de exercer profissão dentro de uma área específica...

o resto é charlatanismo...

teuabreu
Veterano
# jun/06
· votar


Afinal, o que é ser músico profissional?
Quando o cara não precisa ter outras fontes de renda, vive só de música.
=)


Tem gente que possuem tres profissões distintas, medico-auditor-musico, advogado-musico-professor, engenheiro-comerciante-consultor e ganham dinheiro com as três dependendo de todas para sobreviver.

AugustoZR
Veterano
# jun/06 · Editado por: AugustoZR
· votar


musico profissional é quem trabalha com música, fez faculdade e sobrevive dela, se é bom ou ruim não importa.
mas tem muito cara se acha musico porq vive da musica sem ter estudado.
EX: Muitos Funckeros e Hip-Hoperos
Nos programas de tv os apresentedores anunciam os "musicos" destes dois gerenos listados. por isso muita gente confunde

local22
Veterano
# jun/06 · Editado por: local22
· votar


cacete....

existe profissional e existe amador...

não discuto o mérito do amador ser melhor ou pior que o profissional (ou vice-versa) e uma coisa nada tem a ver com a outra...

só estudar também não basta... só ganhar dinheiro com música também não...

para ser profissional, reconhecido, e com direito para exercer sua profissão, tem que ser registrado...

hoje em dia o fato de ganhar dinheiro e viver disso não tem nada a ver!!!!!! assim como não tem nada a ver a pessoa saber tudo sobre teoria e prática musical...

o que não falta é charlatão ganhando dinheiro a custa de curas milagrosas... isso faz dele um profissional da medicina???

tem também os que estudam pra caramba sobre algum assunto, por exemplo direito autoral, o cara sabe tudo de direito autoral (auto-didata)... isso faz dele um profissional de direito???

na nossa sociedade, e de acordo com as leis que a regem, o que importa é ser ou não ser registrado para exercer determinada função através da certificação de uma "autoridade competente"!!!

SÃO REGISTRADOS OS ADVOGADOS (PELA OAB),
OS CORRETORES DE IMÓVEIS (PELO CREA),
OS AGENTES DE VIAGEM (PELA EMBRATUR),
OS VETERINÁRIOS (PELO CRMV) E... ADIVINHEM??????????????????????????????

OS MÚÚÚÚÚSICOOOOOOOSSSS!!! PELA???? OMB!!!!!!!!!!!!!!!

(será que agora alguém vai ler e parar de falar abobrinha??????????)

Tiago Almeida
Membro Novato
# ago/15
· votar


Achei a questão colocada muito pertinente. Muitas pessoas acham que para ser músico só é preciso saber tocar um instrumento ou ter boa voz. No entanto, se virmos bem, há músicos que conhecemos melhor por outros motivos (mais ou menos bons) do que pela música.

Não digo que a música seja um ponto secundário, mas a verdade é que cada vez mais ser profissional da música implica conhecimentos de outras áreas, como o marketing, as redes sociais, a assessoria e a angariação de patrocínios.

Dizer que basta ter talento é um pouco ingénuo, ainda por cima tendo em conta que a indústria é tão competitiva. Para todos os que acham isso recomendo o curso Music Business de Kiko Loureiro, onde este consagrado guitarrista ensina como é possível um músico viver só do seu trabalho nos dias que correm.

Deixo aqui o link com mais informação: http://mundodemusicas.com/music-business/

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Dizer que basta ter talento é um pouco ingénuo

Hoje em dia É ingênuo dizer isso...

Melhor mesmo é ter um rosto bonito, e um bom marketeiro. Até talento é secundário depois do advento do auto-tune. Ser "músico", também pra fama é bem pouco relevante, hoje se não for "cantor", tu não é artista.

distrito09
Veterano
# ago/15
· votar


Tiago Almeida
Cara, o Kiko Loureiro tá te pagando pra cavocar o fórum e fazer propaganda?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal, o que é ser músico profissional?