Quer ser um músico profissional?

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # nov/16


    Neste video eu falo sobre o nosso mercado atual, das dificuldades, das facilidades, do posicionamento do músico e da mudança de mentalidade necessária para ser um músico profissional bem sucedido.
    Fique a vontade para comentar, discordar e acrescentar.


    jnninho
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    quero

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    jnninho Veja o video, vai ajudar.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Use um mic pra gravar, talvez pelo formato do video, um de lapela

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    mateusstarling

    Eu vi o vídeo. Alguns pontos eu concordo, alguns outros... E esses que discordo são bem mais complicados... No vídeo, chama a atenção o fato de dar (óbviamente a sua) receita para o sucesso...

    Em determinado ponto, tu fala que é preciso se atualizar, e entrar na tendência de mercado. Bem, sabemos que hoje como músico, sem se prender a estilo, é mais fácil de fazer grana, como músico de apoio para algum artista de sertanejo, ou forró, como foi na década passada para os pagodeiros, etc... Mas isso me soa como um limitante a pergunta inovar ou não? E essa é uma pergunta bem complicada

    Vamos por exemplo partir dos Mamonas... Nem eles mesmos acreditavam em si fazendo o que hoje se chama de rock-comédia, tanto que eles tinham uma outra banda antes, e gravaram um disco na época - nada fácil como hoje - inclusive vale a pena checar a entrevista dada ao Serginho Groisman, por eles no extinto "Programa livre".

    Então eu creio, que é preciso definir o que é arte em música para cada um, e tocar um barco assim. Vai ser rentável? Não sabemos, essa escolha é uma aposta. Então cabe ao músico achar uma forma de tocar a vida financeira. Talvez num trabalho formal, ou talvez como músico de apoio.

    Conheci recentemente um baixista de uma banda de metal clássico, que toca sertanejo, reggae e pagode na semana para sustentar o projeto.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Ismah Legal seu comentário.
    Eu disse que é preciso entender o mercado e não tocar a tendência do mercado. Isso é uma opção ou para alguns quase uma obrigação.
    O mercado que eu me refiro é entender que hoje o artista se projeta de maneiras diferentes, principalmente através das mídias sociais.
    Você pode inovar ou buscar fazer algum tipo de contribuição relevante ate mesmo tocando com artistas com uma veia mais pop ou vendável, vai depender muito se o ambiente de trabalho vai te dar esta liberdade ou não e se você esta a fim de tentar fazer algum tipo de contribuição inovadora em um trabalho que talvez vc não acredite tanto.
    Hoje gravei um video, que vou postar em breve, sobre quanto ganha um músico e nele falo muito sobre tocar num trabalho que vc acredita, pode ser algo inovador para vc, mas talvez não seja para a sociedade e, enquanto isso, participar de outros projetos menos relevantes , mas que tragam algum retorno. Isso é mais do que normal, quase que um padrão na carreira de um instrumentista.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    fernando tecladista
    Eu tenho um mic de lapela que uso para gravar as aulas na escola virtual, mas não tenho usado para os videos no youtube porque precisa de fazer a sincronia e muitas vezes não sobra tempo para isso, mas obrigado pela dica.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/16
    · votar


    mateusstarling

    Acho bastante importante suas considerações.

    Sou de uma outra geração, toquei profissionalmente em outra época e realmente o mercado mudou, os caminhos são outros o cenário é diferente.

    Ainda que seja um hobbista, hoje em dia, estou teoricamente inserido. Quase todos meus amigos são músicos e destes, 80% são profissionais.

    Do que "só toca o que gosta" ao que se coloca como "um funcionário da música"... cada um, do seu jeito, e conforme suas características, encontrou e construiu seu caminho.

    Em especial, um deles, esta muito bem , seguro e confortável financeiramente.

    É necessário que pessoas como você e alguns outros aqui, com experiência real, de palco, de banda, com artistas e etc, orientem uma geração que, não por culpa dela, mas esta virtual demais.

    Sua opinião, mesmo quando discordo, é sempre muito importante, por ter estofo prático e não só blá, blá, blá de Youtuber...

    Abraço!

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Lelo Mig Muito legal irmão, sempre bom ler seus comentários.

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    mateusstarling
    Isso é mais do que normal, quase que um padrão na carreira de um instrumentista.

    Na vida de qualquer pessoa inserida na sociedade de direitos igualitários.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quer ser um músico profissional?