O que você faz pra ganhar dinheiro com música?

Autor Mensagem
Bero Vidal
Veterano
# dez/05
· votar


Fritz_mkvl
Venha pra São Paulo então ver o que é mercado de trabalho competitivo, aqui tem engenheiro civil trabalhando de mestre de obras. Sua visão é idealizada demais.

Conheço São Paulo. Saiba que não é só aí que as coisas são competitivas. NO mundo todo é assim. Só que os que se dedicam à sua profissão, pode morrer de qualquer coisa, menos de fome! Ter faculdade não faz o pão cair do céu! Você precisa se dedicar à profissão que ama. Quando se quer algo, não há nada que segure. São Paulo é uma capital onde existem mais oportunistas do que profissionais. E o oportunistas é que devem ser excluídos de qualquer área, basta os profissionais se organizarem em relação a isso.

pacman jp
Veterano
# dez/05
· votar


Bero Vidal

cara... sinceramente, a musica num é um mercado facil, muito menos honesto com quem merece...
num se sobresai o q faz melhor, mas sim quem tem boas indicações,
o popular Q.I. (quem indica)!!!

mas, o q facilita na busca de grana com musica é estar sujeito a tocar as vezes
algo q num te agrade, q num te traga nada musicalmente, mas, q te paga bem...

resumindo, é ser meio prostituto mesmo...
é encontrar alguem q esteja afim de pagar
e tocar o q ele estiver afim de ouvir...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


Bero Vidal
Cara, em sua análise vc colocou questões pertinentes e eu concordo em parte contigo (ainda bem, não!).
O que quero destacar porém é que, dado um mesmo grau de formação técnico-acadêmica, o músico, na média, não recebe, também na média, o mesmo em nível material (financeiramente) que outros profissionais que estão empregados de mesma formação ou parecida formação acadêmica (a exceção talvez seja em relação aos professores, que são, na média, a categoria profissional mais mal paga do país em função de seu necessário nível de aprendizado).
Quanto a questão do valor do aprendizado musical, eu concordo inteiramente com vc; mas, em princípio não estávamos discutindo isto, mas a possibilidade de se viver de música (em significado exclusivo e estritamente profissional, e na média) em nosso país e em estrita função do nível de vida material possível (também na média) de ser alcançado. E isto não pode de forma alguma ser garantido por qualquer curso acadêmico que seja, mas apenas por uma série de fatôres (inclusive imponderáveis) extra-acadêmicos. Veja o meu caso (que não pode ser caracterizado como parâmetro), de minha turma de História na UFF no meio/final dos anos 80, somente eu e mais uns 3 continuaram e se desenvolveram na carreira de Professor Universitário/Historiador/Pesquisador, o resto (cêrca de 20 pessoas) simplesmente mudou de profissão e faz outras coisas hoje em dia.
Concordo com a imagem de "limpar a imagem do músico", mas creio que, de uma forma geral isto até já foi em grande parte conseguido (e pela minha geração que viveu entre o final dos anos 70 e o início dos anos 90 quando a musica, em função do sucesso do rock oitentista demonstrou aos pais e ao país que era uma carreira possível e um produto vendável). Isto falo de cadeira, pois mesmo meu pai sendo filho de um cantor do coro de Teatro Municipal (nos anos 30/40), ele era militar e tentou impedir de todas as formas ´que eu enveredasse pela carreira musical, que nos anos 70 era sim conhecida como coisa de vagabundo, bêbado, drogado ou homossexual (e deuma forma muito, mas muito mais enfática que hoje). Por isto eu mesmo tive que construir meus próprios instrumentos (mesmo assim eu jamais me considerei um músico "strictu-sensu") e me virar para adquirir meus ínfimos conhecimentos musicais sem apoio algum (e contando com a absoluta desconfiança de meus pais).
Parabenizo-o pela discussão útil, educada e fundamentada que estamos tendo e espero que ela sirva como algo útil para os participantes deste fórum.
Abç

Eyes Adrift
Veterano
# dez/05
· votar


poutz, fiquei até com vergonha agora

hell_boy
Veterano
# dez/05
· votar


Eyes Adrift
poutz, fiquei até com vergonha agora

Pq?

be yourself
Veterano
# dez/05
· votar



Arrume um emprego de verdade para poder sustentar o vício em música²


tlcunha3991
Veterano
# dez/05
· votar


Arrume um emprego de verdade para poder sustentar o vício em música³

ou comecar a tocar por comida e lugar para dormir! ñ faiz sucesso, mas vc sobrevive

hell_boy
Veterano
# dez/05
· votar


É um dilema, se eu não trampasse não teria grana prá comprá meus equipamentos prá tocar, se não tiver equipamentos não tem como tocar, e se tiver trampando não muito tempo prá se dedicar, aaahhh!@@#

Bero Vidal
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Que bom que temos opiniões diferentes, mas com exatamente os mesmos intuitos.

Garantir o pão nosso de cada dia com música realmente é muito difícil. Mas, no Brasil, qualquer profissão é difícil garantir o pão de cada dia. Acaba acontecendo como pacman jp citou. As pessoas se vendem por ninharia quando percebem que estão em um país corrupto. Acho que isso não é o correto, mas é o que acontece. Infelizmente, a maioria dos os adolescentes que estão aprendendo a tocar algum instrumento, acham que ganhar a vida com música é fazer sucesso no Brasil todo tocando com sua banda e esquecem das inúmeras possibilidades que a música pode oferecer. A maioria das pessoas que tentam viver de música não procuram se informar quanto ao próprio estilo musical que eles optaram. Não procuram saber sua história deste estilo e desprezam os seus fundadores. Posso citar o próprio rock. A meninada que "curte" somente o rock atual, creio que não tenha raiz. Existem tópicos neste fórum que desprezam os fundadores deste estilo, dizendo que são ultrapassado. Imagine você se o pessoal do erudito esquecessem dos seus mestres? Seria um desastre. Portanto, creio que esta desorganização na categoria começa por aí. O respeito por quem sabe algo mais às vezes é jogado ao lixo.

Sinto-me honrado de discutir estes temas com uma pessoa com o gabarito musical que você apresenta. Espero que a turma do fórum siga o exemplo e comece a respeitar mais os mestres, discutindo para o aprimoramento das bases desta categoria tão adulterada dos seus fins.

Bero Vidal
Veterano
# dez/05
· votar


tlcunha3991
Arrume um emprego de verdade para poder sustentar o vício em música³
ou comecar a tocar por comida e lugar para dormir! ñ faiz sucesso, mas vc sobrevive


Em qualquer profissão que você imaginar, o indivíduo trabalha por comida, lugar para dormir e sustento dos vícios. Se não conseguir isso pra si próprio, com certeza ele passará o resto da vida tentando conseguir para seus filhos (principalmente o terceiro item).

sliderX
Veterano
# dez/05 · Editado por: sliderX
· votar


1 - Conhecimento da area

2- dedicação extrema (musicos famosos tocavam e tocam mais de 15 horas por dia, vc faz ou conhece alguem que faça isso?)

3 - Musica eh uma das ciencias mais complexas que existem e vc tem duas opçoes: viver sua vida em funçao disso ou fingir que vive

4- muitas pessoas faltam com a verdade para com elas mesmas
dizem que nao dao certo e se dedicam...e eu retruco, quem nao da certo, nao se dedika

A imagem do musico eh suja pq a "musica" que vemos normalmente eh soh a ponta do iceberg
vc tem duas opçoes: mergulha ateh o fundo e enfrenta o frio do preconceito social pelo seu amor a arte ou se esprema com os outros em cima do iceberg

uma ultima coisa
c vc vive um vida soh pra ter dinheiro e nao ser feliz vc jah deu errado
dinheiro e fama eh consequencia do seu amor pela arte e nao o objetivo
blah blah blah de fala que isso idealizaçao eh coisa de gente falida, vai procura um psicologo
se vc tem um cerebro e sua força de vontade pra ser usada e exercitada vc tem a faca e o queijo na mao
qual a dificuldade de entender isso???

Cleber
Veterano
# dez/05
· votar


Arrume um emprego de verdade para poder sustentar o vício em música³

... o preconceito vem dos proprios musicos ,
pq musico não é uma profissão de verdade????
o lance é q alem de tocar , tem de ser uma pessoa acessivel ....
e entrar em bandas e studios é complicado mesmo. e sair pior ainda rsrs....
a diferença e grande entre viver de musica e fazer sucesso . são caminhos opostos .....

Leandr oO
Veterano
# dez/05
· votar


pra mim o sucesso na carreira musical vem da quimica de sorte, habilidade e conhecimento, sem algum desses aih naum tem jeito

Edu_Afram
Veterano
# dez/05
· votar


c vc se dedicar vc vence!
ou vc vende sua alma q também funciona! hauahuahauhaaauu brincadera!

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


monto pedais

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


eu ja toquei baile, gauchao, pagode pop/rock... pra ganhar dinheiro...

como a grana era pouca e o prazer não era tao compensador decidi largar essa parte "mercenária" arrumar um emprego normal e fazer a minha musica em paralelo... se der deu se nao der fico com o meu cdzinho em casa e tocando o meu som...

otavio016
Veterano
# dez/05
· votar


uma ultima coisa
c vc vive um vida soh pra ter dinheiro e nao ser feliz vc jah deu errado
dinheiro e fama eh consequencia do seu amor pela arte e nao o objetivo
blah blah blah de fala que isso idealizaçao eh coisa de gente falida, vai procura um psicologo
se vc tem um cerebro e sua força de vontade pra ser usada e exercitada vc tem a faca e o queijo na mao
qual a dificuldade de entender isso???(2)


Fritz_mkvl
Veterano
# dez/05
· votar


Parem de viajar, saiam debaixo da saia da mãe antes de falar em viver de qualquer coisa.

otavio016
Veterano
# dez/05
· votar


aff

otavio016
Veterano
# dez/05
· votar


eu nao tenho esse tipo de orgulho

Kirk_Hammett
Veterano
# dez/05
· votar


quem disse que eu faço algo pra ganhar direiro?

hehaheaheahe

Leandr oO
Veterano
# dez/05
· votar


\o/

hell_boy
Veterano
# dez/05
· votar


Parem de viajar, saiam debaixo da saia da mãe antes de falar em viver de qualquer coisa.
Eu não, vou sair debaixo da saia dela quando eu tiver vivendo de alguma coisa, num so doido.

teuabreu
Veterano
# dez/05
· votar


Thio
Enfim. Acredito que quem estuda música mesmo, como quem estuda direito ou medicina, só não terá seu espaço ao sol se não quiser.

Tem médico se matando em 3 empregos e praticamente passando fome. E está cheio de advogado de porta de cadeia por aí.



De Minas pra cima um Medico que tem tres empregos ganha de 10 a 20 mil, onde moro uma cidade de 300 mil habitantes o salario inicial de um medico é 5 mil mas eu conheço medicos sem residencia que ganham 12 mil, são muitos os musicos profissionais mas a grande maioria é tudo passa fome, não tem onde cair morto.

Na minha visão o unico musico garantido é aquele que se dedica mesmo a area Erudita, pois não tem tanto pistolão, nem tanta mafia para entrarem na rota de orquestras, acompanharem artistas de grande nome e etc!Depende mais o talento do que o rostinho bonito, etc.

YES
Veterano
# dez/05
· votar


Para os otimistas e pessimistas de plantão - nunca vamos saber se não tentarmos!!! certo???
Contato não se tem, se faz. Primeiramente você tem de ser aquele cara que quando toca, seja quem for, olha pra você e diz - Putz, esse cara toca!!! Pra isso é estudo e principalmente emoção. Seja pobre, seja rico, você tem de agradar a todos, a partir daí você pode conseguir sim bons contatos e ver que o meio musical não é tão fechado assim como dizem...

Bero Vidal
Veterano
# dez/05
· votar


Fritz_mkvl
Parem de viajar, saiam debaixo da saia da mãe antes de falar em viver de qualquer coisa.

Acho que aqui não há nenhuma "viagem". O que acontece é um diálogo com pessoas em vários níveis. Você mesmo colocou mensagens neste tópico que demonstram a sua imaturidade no universo musical, e aí eu não me refiro em saber tocar bem ou não, refiro-me em compreender a essência de tudo o que engloba o universo musical, desde conhecer as leis que norteiam este campo, como tirar carteira, aposentadoria, inss, plano de saúde, etc, até tocar seu instrumento, propriamente. Infelizmente foi você quem citou a seguinte frase:

Pretendo arrumar um emprego de meio periodo e aproveitar o resto pra exercitar o vício.. Desmoralizando a categoria. Acredito que se você continuar pensando desta forma, o melhor que você faz é arrumar um emprego mesmo para não atrapalhar as pessoas que buscam um lugar ao sol no universo musical. Depois que você estiver trabalhando e ganhando dinheiro em um escritório, na sua nova profissão, vê se compra o cdzinho da galera que rala todo dia, pegando pesado no batente e escutando um trilhão de "não" na cara, mas não desistem porque acreditam que pode haver um dia uma profissionalização séria neste país para nós, MÚSICOS! Quanto mais joio, pior a safra.

Portanto, se as pessoas tentassem conhecer o universo musical sob a ótica profissional, elas não procurariam outro emprego, como você. Se todos os músicos ou amantes da música atentassem mais para o que determina a Constituição Brasileira e as Leis em relação à profissão de um músico, vería-se que há muitas conquistas referentes à profissão. O que é constatado é uma falta de interesse em pôr na prática todos estes direitos adquiridos.

Espero que você reveja seus conceitos e entre no diálogo para engrandecimento e solidificação desta profissão chamada "músico brasileiro".

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/05 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Bero Vidal
Não estou falando de você não cara. Se você fala por experiencia própria é um dos poucos, a maioria fala sem experiencia alguma.

E não estou desmoralizando a categoria, você é que está sublimando. Não é porque você é músico que você é melhor que quem trabalha com papelada. E o meu emprego de meio periodo será em uma área que eu gosto (mas que da dinheiro) pois música não é meu único interesse.

Dark_Fuh
Veterano
# dez/05
· votar


Bero Vidal
na minha opinião oq vale msm eh o artista...como vc disse da sandy por exemplo..o pai dela jah era músico, então ela foi empurrada pro mundo da música...mas pra nós jah eh bem mais difícil..além de ter q ser bom , tem q causá uma boa impressão

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# dez/05
· votar


Bero Vidal
Pra falar a verdade ainda nunca pensei nisso, tenho 15 anos...naum sei o que quero da vida! Apenas estudo musica, e ''saio pra vida'' tocando com amigos, tocando na igreja, tocando na escola, jah toquei em um casamento (foi esses dias, hehe)...enfim, vou deixando a vida me levar sem saber se realmente vou querer seguir como musico!
Tudo o que faço agora, eh me relacionar cada vez mais com ela...

thor_
Veterano
# dez/05
· votar


Bero Vidal
Mauricio Luiz Bertola
Gostei das ideias de vcs.....esse foi um dos poucos tópicos q li inteiro...
Viver de música é dificil,mas tem como...minha a mae é professora de musica e ja ganhou mt bem, mas com o tempo foi perdendo alunos nao por nao dar aula direito, mas por que outros "professores"- que nem formados sao (alguns aprenderam em revistas) - cobravam menos....mt sacanagem...
O melhor professor de guitarra da cidade nao tem horario, e ganha mt bem...mas se mata de dar aula.. toca na banda dele, cujo vocalista tvz passe no vestibular de violao da Belas Artes de Curitiba....
Meu sonho é viver de musica, toco violino e bateria, ha 6 e 4 anos respectivamente, mas desde cedo tava em contato com musica, mas o q doi é minha mae nao apoiar muito, ela como professora de musica formada e talz e o meu pai q sempre me incentivou na musica dizendo "ixi, vamo ter q vender os carros pra sustenta esse"...
Eu toco violino em casamentos, formaturas etc ha 2 anos e meio, da uma grana boa - consegui pagar parte da bateria com isso-- mas eu gosto da batera tanto qt do violino, mas com ela nao ganhei dinheiro.....agora estou procurando mais sobre historia da musica, conhecendo varios estilos, vou fazer a oficina de musica de curitiba, quero expandir meus conhecimentos, mas preciso de sugestoes de musicos....
teh +

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que você faz pra ganhar dinheiro com música?