O que você faz pra ganhar dinheiro com música?

Autor Mensagem
anonymous4
Veterano
# dez/05
· votar


Bero Vidal
Será que o músico é uma profissão que depende eternamente do acaso ou se estudarmos música de verdade temos o futuro garantido?

Isso é que nem cursar uma boa universidade... Estudar bastante abre muitas portas, mas não assegura nada.
Mesma coisa com música, olha quantos musicos virtuose estão pobres e veja quantos musicos que não sabem muito mais que um power chord e estão nadando em dinheiro... é muito relativo isso...

Fabianorenno
Veterano
# dez/05
· votar


Cleber
cara, preciso mt fala com vc, c tem msn?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


Bero Vidal
Obrigado pelas palavras, se bem que... bem, há um certo exagero nelas, pois meus conhecimentos musicais são pequenos, eu sou apenas um bom ouvinte e um indivíduo com senso crítico, estético e cultural razoávelmente apurado, fruto de minhas características pessoais e formação, nada mais.
Creio que nossa discussão possa ter servido para esclarecer algumas dúvidas que pairam na cabeça da molecada.
A propósito, gostaría de lhe sugerir (tomando esta ligeira liberdade) um livro que estou lendo agora (fora os necessários para minha profissão): Masi, Domenico de. " O Ócio Criativo" - RJ, Ed. Sextante, 2000. No qual certas questões que tratamos bem superficialmente são enfocadas. Espero que goste
Abç

aratohendrix
Veterano
# dez/05
· votar


as coisas não tão mto boas não viu amigo...primeiramente pq sou duro(como uma boa parte da população) e to trabalhando ainda pra comprar equipamentos decentes pra tocar, sozinho ou com banda. Mas continuo tocando beem de vez em quando, quero ver se me dedico mais esses tempos. E ja me lembro q ano q vem vou ter q estudar pra kct pq ano q vem é ano de vestibular, dai entra a questão q eu poderia fazer faculdade de musica, mas prefiro fazer historia(q sempre gostei e quis fazer) e ir vendo se ganho dinheiro e levo a musica junto, até quem sabe começar a ganhar dinheiro com a musica. E o meu sonho é começar a ganhar dinheiro o suficiente pra me sustentar(e a minha familia se eu tiver) e abandonar a carreira de professor/historiador. Mas isso são planos, planos assim como eu gostaria de dar aula na UFPR, e ta certo q alguns falam q eu sonho demais em querer isso, mas to pronto pra trabalhar mto pra conseguir.
Na verdade sei mto pouco da vida, mas tento ir fazendo tdo certo de acordo com minhas vontades e com minhas obrigações.

falow

Ken Himura
Veterano
# dez/05
· votar


No meu caso, vou seguir a carreira de erudito. A competição é menos acirrada.

otavio016
Veterano
# dez/05 · Editado por: otavio016
· votar


anonymous4


tecnica eh uma coisa e faze musicas legais eh outra...(claro q tem exceções). o cara pode nao sabe porra nenhuma de teoria e tecnica mais faz musica as vezes mt mais interessantes do quem sabe pra caraleo.

otavio016
Veterano
# dez/05
· votar


nao importa se eh foda... se vc quer, ta determinado, tem mais eh q seguir em frente... meu pai mesmo riu quando eu falei pra ele q eu iria fazer faculdade de musica....ele falou pra mim faze uma faculdade pra ter uma profissao(sem comentarios neh =P)... mais isso eh o que ele ker para mim... nao o que eu kero.

Bero Vidal
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela sugestão. Acabei de ler "48 Variações sobre Bach", de Franz Rueb, da Companhia das Letras e, coincidentemente, os problemas e dilemas comentados neste fórum eram exatamente os mesmos na vida dos europeus no século XVIII, apogeu do Barroco, segundo o autor este livro.

Ken Himura
No meu caso, vou seguir a carreira de erudito. A competição é menos acirrada.

Não sei o que você pensa realmente a respeito deste assunto, mas acho que você não deve entrar em uma área porque ela é menos concorrida. Acima de tudo, vocêr precisa gostar do que pretende fazer. Estou fazendo faculdade de Música com especialização em Contrabaixo Erudito. Não pretendo ser o melhor neste instrumento nem mesmo em Manaus, porque esta não é a minha verdadeira praia. Fiz opção por este instrumento porque aqui não existe faculdade de Composição e Arranjo, onde é o meu oceano. Aqui existe faculdade com especialização em todos os instrumentos de Orquetra, da flauta a Tuba, porém não há composição. E aí? O que eu deveria fazer? Raciocinei da seguinte forma em 2000: "Seja contrabaixo, arranjo, cuíca ou reco-reco, eu quero ter conhecimento pleno em música de forma acadêmica, para discutir, opinar, concordar ou discordar com quem quer que seja na área musical". E penso desta forma desde então. Já que eu tocava contrabaixo, mesmo sem morrer de paixão pelo mesmo, fiz o vestibular e passei. Foi a melhor escolha que fiz na minha vida. Abriu-se um universo desconhecido para quem toca só de ouvido, como era meu caso. Isto ainda não me rendeu muita coisa financeiramente, porém, o conhecimento que alcancei nestes anos eu não troco por nada nesta vida. Na realidade, estou fazendo um curso erudito, apesar de eu me dar melhor no popular, mas isto fez com que minhas músicas tivessem arranjos que eu pensava que nunca iria compor. Na realidade, estou sugando ao máximo tudo que posso sobre harmonia, contraponto, arranjo etc. Porém, devo lhe relembrar que se aqui em Manaus tivesse um curso de Composição e Arranjo, eu largaria qualquer curso para conseguir me formar (ou me informar) nele, porque é isso que eu amo e quero para a minha vida. Não pretendo ser um Villa-Lobos, mas quero estar ao lado dele na hora que São Pedro for bater a foto no Céu....


otavio016
tecnica eh uma coisa e faze musicas legais eh outra...(claro q tem exceções). o cara pode nao sabe porra nenhuma de teoria e tecnica mais faz musica as vezes mt mais interessantes do quem sabe pra caraleo.

Isto é excessão, não é regra. Para a genialidade dos músicos populares, não há explicação. Hermeto Pascoal aprendeu aler partitura depois dos 30 e então, a partir daí, o Universo dele se expandiu. Se ele tivesse ficado somente na coisa do ouvido, talvez ele não fosse a referência mundial que ele é hoje. O ideal é unir toda a capacidade técnico-teórica do erudito com a agilidade e sensibilidade do popular.

Bero Vidal
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

http://www.geocities.com/slprometheus/html/oc25.htm

Bero Vidal
Veterano
# dez/05
· votar


http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=113163

Este texto deve estar na mente de todo profissional de música brasileiro.

skolnick
Veterano
# dez/05
· votar


Cada caso eh um caso!
Por exemplo o meu professor de guita tem uma renda de aproximadamente R$2.000,00, ao meu ver eh uma renda ateh que satisfatória!
Então achu que não podemos generalizar!

Valeu! :)

otavio016
Veterano
# dez/05
· votar


os problemas e dilemas comentados neste fórum eram exatamente os mesmos na vida dos europeus no século XVIII, apogeu do Barroco, segundo o autor este livro.


interessante

JaPiNh4
Veterano
# mar/10
· votar


Bero Vidal
Li o tópico inteiro e percebi que você tem uma ótima formação e um bom conhecimento sobre tal assunto, viver de música. Então eu gostaria de saber o que você pensa, ou seja, sua opinião sobre este novo estilo musical que a mídia está lançando atualmente, falo sobre o que muitos chamam de "Emos Coloridos", eu particularmente gosto de ouvir em certas ocasiões, mas acho que há gêneros musicais muito mais interessantes, que não vem ao caso. Gostaria de informar também que eu sempre gostei de música desde os 11 anos de idade ( atualmente tenho 16 ) sei que nao é muito tempo, mas eu pretendo me formar e viver musicalmente, sei que terei que enfrentar muitas dificuldades, até já pensei que seguir outros ramos em alguns momentos, mas, uma vez meu pai me disse "Filho, faça o que for da sua vontade, não pense apenas em dinheiro, além do que, qualquer profissão da dinheiro, pode ser muito ou não, mas dá". Então me foquei na música, não sou um aluno nota 10 no colégio, mas nunca repeti de ano e pretendo continuar assim.
Abraços

rodsom
Veterano
# mar/10
· votar


JaPiNh4
acredito que de 2005 pra ca, ja deu tempo do vidal desistir da musica e do forum.

espero ter ajudado.

Ticho
Veterano
# mar/10
· votar


rodsom

sinto lhe informar mas o Vidal morreu ha 3 anos.

rodsom
Veterano
# mar/10
· votar


Ticho
ce ta brincando (choro) nao tem nem 5 anos que ele fez esse topico. nao acredito que ele nos deixou.

Humangous
Veterano
# mar/10
· votar


Eu nao ganho dinheiro nenhum com a música, pelo contrario, eu gasto muito! ahsuhaushuas

Nazareth Bach
Veterano
# mar/10
· votar


coisa q eu nao faria, mas q muita gente faz, é deixar de tocar oq gosta pra tocar oq está na moda.
2

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Ticho
Que é isso cara... Ele está vivo....
Abç

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# mar/10
· votar


venda sua alma

dom de Deus
Veterano
# mar/10
· votar


Bero Vidal
Mauricio Luiz Bertola


gostei muito da discução. não tenho nada pra dar a esse assunto mas recebi muito.

goodhatin
Veterano
# mar/10
· votar


Sou totalmente iniciante quando o assunto é música. Além de novo (Tenho 19 anos), nunca foi pretenção minha tocar super bem, logo não me enquadro na parte erudita.
Para viver de música, não é só necessário um bom estudo, formação e mais coisas formais. Criatividade também é crucial. Música é arte, e o que seria da arte sem imaginação?
É preciso saber divulgar também, se quer que sua banda se torne um atrativo na sua cidade, ou na internet, saiba divulgar!
As gravadoras vão te procurar, quando elas virem que há quem se interesse pelo que você faz, sempre foi assim. Ninguém vai alcançar um grande patamar, se não levantar a bunda da cadeira e sair por aí distribuindo planfetos de seus shows, enchendo o e-mail dos outros com links de músicas suas, tentando a todo custo convencer o pessoal a ir nas suas apresentações.
Quando se faz medicina, você tem sim muito mais chances de se dar bem do que quando se torna músico. Por quê?
Pessoas ficam doentes, a rede pública precisa de profissionais. Médicos, advogados, engenheiros, as pessoas precisam desta mão de obra.
Agora música, arte e cultura em si. O trabalhador ganha 510 reais por mês, paga aluguel, comida, água, luz... Esse rapaz, vai ter recursos para levar seus filhos à um show?
Meu pai trabalhou a vida toda, vendendo doces, cervejas e tudo mais, e não me envergonho disso. Ele foi uma excessão, pois ele me levava ao teatro, cinema e circo. Porque ele sabia que cultura, arte, faz parte da formação de uma pessoa, mas quantos pais com estas condições fazem o mesmo?

As coisas mais fáceis, só dependem de nós mesmos.

Aí foi minha opinião, abrçs.
E valeu Bertola e Bero, pela discussão totalmente produtiva.

Facchini
Veterano
# abr/10
· votar


Estou cursando o 3° ano de economia em uma faculdade pública renomada.

A ponto de largar tudo pra viver meu sonho de ser músico, e consequentemente morrer de fome, talvez, quem sabe.

E aí?
:D

memphisac40
Veterano
# abr/10
· votar


O que você faz pra ganhar dinheiro com música?

Toco uma música que a minha mãe gosta, e peço 1 real pra ela

xavy
Veterano
# abr/10 · Editado por: xavy
· votar


Estou estudando musica on-line por hobbie... Estou com 20 anos agora, e já comecei a ler partituras.

Daqui uns três anos quero fazer faculdade e me formar.

Música é minha paixão, clássica, popular etc... o que me chama atenção são os detalhes, uma nota que desaparece do nada, ou um pequeno som de metal ao longe, acrescentado na melodia.

E independente se vou ganhar dinheiro ou não quero me formar na Academia. Conhecimento nunca é demais! imagina conhecer com detalhes aquilo que se gosta...

Abraço pra equipe do FCC!

Aprendo muito aki.

erick_guitar
Veterano
# abr/10
· votar


Gostaria também de trabalhar só com música acredito que é sonho de todo músico, mas infelizmente por enquanto não posso, mas graças a Deus dou aulas de violão aos sábados para membros da igreja em que congrego, a idéia principal é preparar músicos para o ministério de louvor. É muito bom poder ensinar e ver com o tempo o crescimento do aluno.

Osvaldojr
Veterano
# set/11
· votar


Jazzistas tocam 30.000 notas para 3 expectadores. Rockeiros tocam 3 notas para 30.000 expectadores. Artistas pop não tocam nenhuma nota para milhões de expectadores na tv.

josecelso
Veterano
# jan/12
· votar


Oi pessoal.

Adorei esse fórum.

Eu vivo de música e queria dar uma visão um pouco mais prática da coisa.

1 - Desculpem mas muito se enganam os que acham que o mercado erudito é menos competitivo. É extremamente competitivo, se bobear muito mais restrito do que o popular por que o espaço é mais restrito. Em contrapartida o músico erudito que realmente consegue se colocar ganha direitinho, as orquestras pagam salários mensais decentes que dão uma estabilidade que poucos músicos tem. É um verdadeiro privilégio.

2 - Poucos mencionaram uma coisa importante: música está se tornando obrigatória em todas as escolas. Isso abre muito campo para quem tem estudo formal, é uma mudança importante pois além de serem necessários mais professores de música nas escolas, mais vagas se abrem para professores de faculdade também.

Ninguém que vira músico quer dar aulas, mas pode ser uma base, uma estabildiade para ir levando outros projetos.

3 - agora o ponto que eu queria chegar, muito pouco mencionado e que tem muito a ver com ganhar dinheiro na música: você tem que se associar a "coisas" maiores que você.

A verdade é que é muito dificil chegar em algum lugar sozinho, os músicos que ganham dinheiro são aqueles que conseguem parcerias com boas produtoras, escolas de nome, faculdades e outras empresas que têm a ver com cultura. Muita gente associa música direto à midia, pensam em bandas que estão na televisão. Mas na verdade essa não é a realidade da grande maioria dos músicos. Mídia é um mercado restrito e de difícil acesso. Então o que fazer ?

Procure estar nos "maiores" lugares que puder, tente cavar contato com produtoras pequenas ou médias, escolas de música que dão oportunidades para projetos. Na verdade nem mesmo isso é tão fácil assim, as vezes demora anos para cavar um contato bom, mas é possível.

O músico tem que estar sempre cavando oportunidades novas, por que não existe plano de carreira, e tem que saber que é normal 90% das coisas que se tenta darem errado. O que importa são os 10% restantes, e acreditem, sempre tem uns 10% que vingam em algo.

4 - por fim, só mais uma coisa: para viver de música você tem que pensar estrategicamente. Tem que ter dois trabalhos, um é o que dá o pão de cada dia, aquele que paga as contas, eu dou aulas para viver e ter uma certa estabilidade. Os outros são aqueles projetos instáveis, que nem sempre dão certo ou dão dinheiro, mas que tem uma CHANCE de dar em algo grande ou de cavar contatos bons.

Não é fácil gente, eu vivo disso e tem mes que não tenho dinheiro pra pagar as contas, mas faz pouco tempo que me mudei de cidade (apenas um ano e meio) e a coisa ja melhorou MUITO desde que cheguei. Acho perfeitamente possível chegar em uma renda decente com música se você atuar em várias coisas diferentes (tocar das aulas outros projetos), não é muito mas tem profissões bem sofridas por aí que pagam bem pior.

Enfim, viver de música não é fácil, mas não é também essa desgraça toda que pintam. Acho que no fundo todo músico queria ser famoso, ganhar milhares e milhares de reais e ficar rico. Aí fica frustrado com aquele rendimento mais ou menos no fim do mês. Mas na realidade se você pensar direitinho, é bem melhor que muitas das profissões por aí, e é uma profissão que dá uma liberdade que poucas dão.

Outra coisa que percebi é que pensando positivo as coisas costumam dar mais certo.

último conselho: não se venda barato, procure com o tempo ir selecionando os trabalhos e procure arrumar meios de não ser "obrigado" a fazer "tudo que aparece", música é uma atividade intelectual e artística, de alto nível e sensibilidade, não é "fruta de fim de feira" pra gente ficar pechinchando por aí. Melhor até ter um outro emprego, e tocar sem precisar aceitar qualquer coisa, evita ficar "refém de barzinho".

Abraços e boa sorte, galera. Vamos organizar melhor esse mercado, só depende da gente.

MMJr
Veterano
# jan/12 · Editado por: MMJr
· votar


Ja que desenterraram o topico novamente....Vamos la:

O que você faz pra ganhar dinheiro com música?

Tem gente que ganha um dinheirinho legal vendendo CDs piratas na esquina...


Obs.
Sou contra e nao consumo produtos piratas....


Valeu...

FVJ
Veterano
# jan/12
· votar


Tah, dexa ver se eo entendi (escrevendo em internetês): entaum, eo, 40 anos, pobre, trabalhndo c otra koisa senaum música, q eo amo mais q tudo na vida, q descobrio isso agora, preciso comprar um sako d bolacha maria e tentar cortar meos pulso c elas? to f*? me f*? o q eh q eo faço entaum? se eh p isto n qero nem viver...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que você faz pra ganhar dinheiro com música?