Tocar com ritmos,...Qual o é Problema.......?

Autor Mensagem
Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Esse link que o emanuel macedo passou é um fórum "EXCLUSIVO" de PSR ou é impressão?? Não foi a isto que nos referíamos, e sim a fóruns de teclados profissionais em geral, como o Music Player ou o Harmony-Central (que, apesar de não fazerem absolutamente nenhuma distinção quanto a tipo de teclado tratado, dificilmente fazem referência a arranjadores, porque eles não são usados em massa no meio "profissional como aqui no Brasil). Isso levanta uma outra questão: de que a difusão dos arranjadores em locais onde deveria haver uma banda tem profunda relação econômica, é "contenção de custo" e só, e por isso acontece muito menos em países ou locais mais ricos, onde quem tem estúdio tem workstation e quem toca ao vivo tem synth ou piano digital, nãop existe esse improviso que acontece aqui.

Pra mim, ninguém vai tocar com ritmo principalmente porque acha aquilo bonito, acho besteira algum profissional dizer que prefere um cara que toca com ritmo pronto do que uma banda de verdade. É o mesmo que preferir uma boneca inflável a uma mulher de verdade.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


Leslie_Overdrive
boneca inflável a uma mulher de verdade.

Eu toco com ritimo, e acredito que vc está certo, nada melhor que banda.

Sabe, o problema do ritimo são os tecladistas, a grande maioria trabalham mal com ritimo, eu mesmo só vim aprender depois de 5 anos.

E digo, isso faz diferença, um bom tecladista solo se destaca se seu arranjo for bom, e se ele controlar bem seu arranjo, se sua maneira de tocar for semelhante a um tecladista de banda, melhor ainda.

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22
nada melhor que banda.

Além do que você sabe que os sons que saem da banda são feitos ali. No teclado é uma coisa meio fantasiosa. É difícil de explicar... mas é como se o teclado fizesse a maior parte das coisas...

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


A todos
Como falei o problema do ritimo está no tecladista, na forma que ele toca com ritimo.

O que não aprovo se ouvir alguém tocando com ritimo
1º Programação:
Toda instante tem uma virada na bateria, baixo repetitivo e mal programado

2º Não se preocupar em programa uma base para x música, ou seja, usar ritimos do teclado o tempo todo.

3º E o mais importante, tem que saber tocar os instrumentos.

Me lembro um cara que tava fazendo solo de sax, veio, o cara esqueceu que é um sax, mete os dedos e não da um time.

Outro, tocar guitarra, raras vezes eu vejo um solo de guitarra no teclado decente, geralmente está mal feito.

Então tocar com ritimo é complicado, e digo, o grande problema está no tecladista.

Se todos tocassem bonitinhos, meu amigo, não teria pessoas falando mal de quem toca com ritimos, o problema é esse, o pessoal não sabe e toca mal. Ai é aquela questão, todo mundo se da mal.

O problema é que as pessoas não entende, já me pergunta, está tocado mesmo? Enfim, mas geralmente os musicos gostam do que faço no meu teclado.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Sabe, até o próprio teclado fica melhor quanto é colocado em uma banda.

Mas lembrando que não é só pq é uma banda já é 10.

Tem bandas que os músicos são ruins, ou os instrumentos são fracos, então nem toda banda é um banda boa.

Tem coisa que é melhor realmente um teclado, do que uma banda mal ensaiada.

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Sim, nada contra quem faz bem feito. Só que, mesmo que faz bem feito acaba reforçando a imagem que (na minha opinião é erradissima) teclado é um mero reprodutor de outros instrumentos. No caso de arranjos prontos de teclados de ritmos, isso é ainda mais grave, pois o teclado seria o substituto de uma banda inteira e seus respectivos instrumentos.

Passa a imagem de charlatanismo, entende?? "Vamos fingir que isso aqui é uma bateria, um arranjo de cordas, um sax...." ... Pra mim, a imitação de instrumentos e das bandas, é um "ultimo recurso", só quando a impossibilidade de ter os instrumentos reais não existe mesmo. Usá-los por usar e ainda achar lindo, realista ao extremo, é inocencia ou desconhecimento. Teclado faz bem o papel de órgãos, pianos, pianos elétricos e etc, pq são inmstrumenmtos tocados da mesma maneira, com teclas, com a mesma forma de expressão q vc vai ter ali na sua frente. Tocar uma seção de cordas num teclado e achar q aquilo tá do caralho, é coisa de quem não sabe como é o instrumento real.

Eu, quando precisava reproduzir algo que originalmente seria feito por outro instrumento que não fossem de teclados nas outras bandas em que toquei, fazia questão de ou substituir por timbres explicitamente "tecladisticos" (por exemplo, metais sintetizados analogicos, cordas da mesma maneira), ou colocar hammond, clavinet, etc e fazer a musica do meu jeito, com bom senso e bom gosto.

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22
Mas o teclado fica uma coisa muito falsa. Pode até faze coisas que muitas bandas não fazem.. mas é como se estivéssemos enganando as pessoas. Eu toco com ritmos...

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


Leslie_Overdrive

Te razão, tempos antes de entrar no CifraClub, quando comprava um teclado, os primeiros instrumentos ouvia eram a guitarra e violão, por últimos eram os instrumentos do teclado.

Agora eu toco com ritimos, instrumentos como o que vc falou, pianos acusticos, elétricos, hammonds, clavi, strings, pads, synths e o resultado foi melhor do que eu esperava, melhorou e muito as músicas.

Acho que deviamos parar um pouco mesmo de focar o teclado pra tocar instrumentos de terceiros, primeiro os instrumentos de teclas, depois os outros e não o contrário.

Com o tempo agente vai mudando a maneira de ver as coisas, eu fico feliz por ter enxergado isso a tempo, graças aos membros do CifraClub.

Vinícius Augusto Castello
Não considero enganar ninguém, falo isso também ao Leslie_Overdrive, o teclado é um instrumento que possibilita vc programar uma batera e baixo, e isso é um recurso pra fazer música.

Depois um bom guitarrista, e mando a ver nos pianos e pronto, fazemos música. Se formos pensar dessa maneira, então só teriamos banda tocando e nem sempre algo dá certo com banda.

O teclado arranjador faz um som mais simples, não tira o mesmo som de uma banda inteira.

Então quando tiver um teclado tocando, nào vamos nunca compará-lo a uma banda, mas sim aos outros teclados arranjadores.

Pensamos dessa maneira, vamos acabar com tantos problemas, pianistas x tecladistas / sintetizadores x arranjadores.

Mario Umetsu
Veterano
# dez/05
· votar


É uma boa ressucitar esse topico

eduardojle
Veterano
# fev/06
· votar


Concordo!

Foi comentado um pouco acima que teclados arranjadores não são muito comentados em fóruns...

Sugiro uma espiada neste aqui (em inglês):

http://www.synthzone.com/cgi-bin/forumdisplay.cgi?action=topics&forum= General+Arranger+Keyboard+Forum&number=37&DaysPrune=30&LastLogin=

Abraços a todos!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# fev/06
· votar


eduardojle

Conhecia esse fórum, e acho ele extremamente básico, tanto em relação a arranjadores quanto a sintetizadores, órgãos, etc. Se formos comparar com os fóruns mais conhecidos do exterior, como o Music Player e o Harmony-Central, não dá nem pro começo na minha opinião.

gustavorino
Veterano
# fev/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

realmente .. o synth zone é fraquissimo.. se vocês querem um forum de verdade eu recomendo esses 3..

http://www.musicplayer.com/cgi-bin/ultimatebb.cgi?ubb=forum;f=18 Synths em geral...(percebam como os estrangeiros são mais comportados, lá quando aparece um anuncio de venda.. não é banido.. e nem por isso o povo fica enchendo de 'vende-se')

http://www.pianoworld.com/ubb/ubb/ultimatebb.php?/forum/6.html
Forum expecialista em pianos digitais.. no meu caso é o mais util..

http://acapella.harmony-central.com/forums/forumdisplay.php?s=e0e85425 c777c78eea3bfce163775a40&forumid=18

Forum do Harmony-Central.. é bem interessante mas ainda prefiro o Keyboard Player...

emanuel macedo
Veterano
# fev/06
· votar


Tocar com ritmos,...Qual o é Problema.......?

nenhum.
é apenas uma questão de gosto e ser profissional.

Videomaker
Veterano
# jul/09 · Editado por: Videomaker
· votar


REABRINDO TÓPICO...!!!!Eu já me acostumei com os rítmos originais de fábrica e programados por mim, mas, ODEIO 'músicos' que tocam em eventos com arquivos MIDI, é muito mais enganador para o público, do que tocar rítmos da máquina, fica muito artificial e igualzinho à melodia, principalmente nos solos de guitarra super rápidos...!!!Se for pra usar MIDI, é melhor contratar ou comprar um videokê, karaokê ou sei mais lá o kê...!!!
Já, tocar com banda dá muito é dor de cabeça.
Já no meu caso, eu programava os rítmos no meu jurássico e queimado yamaha psr-510, mas, tento não programar igualmente ao rítmo original das bandas.
Tem que ter uma pitada pessoal no style...!!
Melhor ficar como rato de studio(quarto), programando, criando, editando, viajando...!!! Valeu...!!!

http://www.youtube.com/watch?v=Im_C1aWwsAQ

tecladoprofusao
Veterano
# jul/09
· votar


VIDEOMAKER

Bom, acho que tud é questão de como saber fazer. Eu sempre falo: uma ferramenta pode ser bem usada ou mal usada, isso só depende de quem a usa.

ODEIO 'músicos' que tocam em eventos com arquivos MIDI
E disparar uma sequencia MIDI de um orquestral (já vi fazerem) ou de uma sonoplastia doida (eu faço isso rsrs) no meio da música, junto da banda, no tempo certo e com a bpm exata? Fica muito bom...


Já, tocar com banda dá muito é dor de cabeça.
Eu não me vejo tocando SEM banda! :)

Já no meu caso, eu programava os rítmos no meu jurássico e queimado yamaha psr-510
Esse é o ponto. Vc se dedicava, regulava tudo, investia tempo e esforço nisso. Tem músicos que são puros "presetistas", ligam o teclado, pegam o que tem pronto nele ou, quando muito, baixam algo da internet e saem tocando. Fazer música é uma coisa, fabricar é outra.

Por isso arranjador é tão mal falado. Pouca gente tem realmente jeito pra tocar um de verdade. Eu tenho um e não me garanto de tocar sozinho hehe... Embora goste de ficar brincando com os acompanhamentos.

Videomaker
Veterano
# dez/10
· votar


tecladoprofusao
Por isso arranjador é tão mal falado.

Se os teclados arranjadores são tão mal falados como você citou, o que dizer dos sintetizadores que custam os "ovos" da cara...???

Videomaker
Veterano
# dez/10 · Editado por: Videomaker
· votar


V. Augusto
mas é como se o teclado fizesse a maior parte das coisas...

E o teclado faz realmente a MAIOR PARTE DAS COISAS...
Pois tem muitos sons, estilos, conexões, etc...!!!

Se fosse simples assim o som que ele 'transpira', em bares e restaurantes, não tinha público...!!!

Em 1988 , eu saia com meu teclado CCE MC-3A pra cima e pra baixo, ligado no isqueiro do carro.

Eu tava tocando o casamento da raposa(xote instrumental muito tocado antigamente)de repente, um bêbado segurou e levantou as minhas mãos...!!!

Aí ele gritou: "-Oia aí, ele tava enganando nóis...!!!

Por causa do style que continuava a tocar numa nota só...!!!

Pra mim não ficar com a cara no chão de vergonha, pedi(obriguei ao vocalista cantar outra música no mesmo ritmo, enquanto eu observava de longe o teclado).

E não é que o bêbado veio me pedir desculpas por ter percebido que alguma coisa tava errada...!!!

Aí voltei a tocar, mas, com raiva e vergonha, desisti e desliguei o teclado algumas músicas depois. Aí é que o bêbo chiou...!!!

Liga essa merda aí seu %$#@&*.

Entrei no carro e fui embora...!!!

TECLADO:
O INSTRUMENTO MAIS VERSÁTIL E COMPLETO DO MUNDO...!!

Gus79
Veterano
# dez/10
· votar


O bonito é isso aí.

Tem tecladista que adora styles, tem tecladista que não suporta.

Como o Tecladoprofusão (epa), eu também não me vejo tocando com arranjador, não me vejo tocando sem banda.

Na verdade, até posso tocar sozinho. Mas nunca com styles. Pra mim não dá, e, honestamente, eu acho feio quando vejo tecladista usando arranjador do teclado. Para mim, arranjador é pra tocar pra vovó e pra titia.

"E os arranjadores que custam os olhos da cara?"

A mesma coisa. Só mostra que o cara tem mais dinheiro, mas eu continuo achando feio pra caramba. Imagina: o cara compra um Yamaha S910, gasta mais de três barões... podia comprar um X50, ou um S30, ou um XP-80!

Mas é como eu falei: o bonito é que tem gosto pra tudo. Tem gente que acha feio arranjador, tem gente que acha o máximo. Tem gente que acha feio teclado vintage, tem gente que acha o máximo. Tem gente que acha feio tocar uma música igual à versão mais famosa, tem gente que acha o máximo. E por aí vai...

Afinal, o que seria dos Vox Continental se todo mundo só gostasse de Farfisa? ;)

Gabriel Schuck
Veterano
# abr/12
· votar


E aí galera! Dando uma ressucitadinha neste tópico aqui!
Então, deixem-me dar o meu pitaco quanto a este assunto:
Tocar com ritmo ou não, eis a questão.
Particularmente acho que este recurso é o que salva os tecladistas
quando não se tem uma banda pra acompanhar. Sendo assim, tocar com
banda é muito mais divertido realmente, mas quando você precisa tocar
sozinho, duas coisas são fundamentais: Saber como usar o recurso e
quando precisa usá-lo.
Uma coisa é você usar piano com strings, tocando sozinho, em um lugar
onde as pessoas vão pra jantar e conversar. Neste caso pouco importa
tocar com ou sem ritmos, que nada vai chamar tanto atenção. Agora
vamos supor que você comece tocando uma música agitadinha sem ritmos,
usando o split do teclado, gaita na mão direita por exemplo e baixo na
mão esquerda... O pessoal começou a se agitar, dançar e tudo mais, mas
parece que tá faltando aquele "pique" pro público realmente sentir
o agito. Aí o que você faz? Continua tocando com splite e mandando ver
sem ritmo? E se tem só um guitarrista te acompanhando, se arrisca
mesmo assim?
Independente da resposta, a necessidade de colocar um ritmo é muito
grande, de tal forma que o tecladista alí tem que pensar bem mesmo no
que vai fazer e fazer com caltela pra não passar vergonha.
É nessas horas que você percebe realmente a eficiência de um tecladista.
É o mesmo que dizer que um teclado sem ritmos não dá conta total do
agito por mais que o músico fique "rasgando" com as duas mãos. Já um
teclado com uma penca de recursos, mas usado por um músico que não é um
excelente tecladista, garanto... Vai passar vergonha. Com direito a
risada e tudo mais.
Foi justamente isso que aconteceu comigo quando fui tocar para o pessoal
da "Ermalife" no Hotel suan power aqui de Novo Hamburgo e com um
guitarrista e uma vocalista. Me arrisquei a colocar bem no meio de uma
música, aos poucos.
Tô alí tranquilo usando o splite, penso: "Vou colocar uma batera, só pra ver
o que acontece". Coloco e tudo em sincronia. "Ooopa beleza.. então dá
pra por o acompanhamento". Coloquei e tive sorte também. Desde então
foi ritmo e ritmo e ritmo até o final. Começaram a pedir pra tocar
bandinha, valsa, e tudo o que se podia imaginar. E eu alí desfrutando
na hora tudo o que os ritmos podem me oferecer.
O resultado foi mais até do que eu esperava, além de preencher a
lacuna.
Posso dizer que foram os ritmos que me salvaram aquele dia.
Quanto aos sequenciadores, acho que não foram feitos pra tocar ao vivo.
Se você necessita gravar um arranjo de uma música com o seu teclado
num studio, o sequenciador midi é excencial. Mas se usar ao vivo, você
sempre precisa tocar como está no midi.
Vamos exemplificar: Se você gravou uma música em midi contendo 3
partes, você vai ter que tocar ao vivo essas 3 partes. Aí o cantor que
está cantando a música quer repetir uma parte de novo, na hora, o que
você faz? a não.... Midi não é pra isso não. Denovo, ritmo, ritmo e
ritmo.
Isso sustenta a idéia de que um tecladista que toca os midis baixados da
net, mais cedo ou mais tarde também vai passar vergonha. Só assim vai
se preparar mais para o que nem ele esperava que ia acontecer. E se ele
não tocava com ritmos, não vai achar tão fácil assim igual como nos
midis, onde ele nem precisa por a mão no teclado. Dá até tempo de pegar
um refri e tomar na frente do teclado. hehehe.
Mas tecladista que se preze faz melhor: Por exemplo deixa o midi
tocando e parte para o piano ou gaita de fole.
Conclusão: Treine muito e use ritmo na hora certa. Não se apresente
sem estar "seguro" do que você vai precisar fazer. Mesmo que você tenha que se
"aventurar" como tecladista, como acontece muito comigo, esteja sempre
"seguro".
Bem, vou ficando por aqui.
Abraços,
Gabriel

LucMcLeite
Veterano
# abr/12
· votar


Gabriel Schuck
Tenho que dizer que tocar com banda é bem legal....
Mas se não fossem os acompanhamentos nas "horas de solidão"..... Bem, digamos que é difícil de agitar a galera só com um piano, ou uma gaita....

Em músicas lentas, quando estou sozinho, toco apenas com timbres (pianos, EPs, etc...), mas quando é pra agitar fica complicado, aí eu pego meu yamaha no 16beatUpTempo, taco um 140 bpm e toco, ou então meus ritmos (criados), e toco, sem vergonha!

Arranjadores, sabendo usar, podem te tirar de muitas enrrascadas!

Mas tocar com banda é melhor!

Gabriel Schuck
Veterano
# abr/12
· votar


Pois é... tocar com banda é melhor mesmo! E o legal é que quando você erra, a banda toda pode errar junto também... E se estiver tocando numa banda boa, com músicos bons, sai bastante coisa legal.
Abraços!

Videomaker
Veterano
# jun/12
· votar


Gabriel Schuck
Independente da resposta, a necessidade de colocar um ritmo é muito
grande,


Foi exatamente o que aconteceu com o músico Renato Borghetti, ele é um grande músico. Ele veio fazer um "showmício", e numa introdução na sua sanfona todos gritaram(inclusive eu, pensando que a banda completa iria entrar). Mas, ficou só violão e sanfona. A galera começou a fazer sinal de negativo com as mãos. Só sei que no outro dia o cara tava no Fausto Silva.
Aí eu insisto...!!! Se tivesse um zabumba resolveria o problema, mas, se tivesse um teclado arranjador, seria muito melhor...!!! Keyboard Forever....!!!!

fernando tecladista
Veterano
# jun/12
· votar


VIDEOMAKER
A galera começou a fazer sinal de negativo com as mãos.

isso é mais um erro de empresario X contratatante
pão durou que não pagou a vinda da banda e a falta de visão para o tipo de evento


mas, se tivesse um teclado arranjador, seria muito melhor...!!! Keyboard Forever....!!!!
falar que o borgheti deveria ter levado um teclado arranjador é um sacrilégio
o cara tem uma carreira solo, tem um estilo de tocar, tem sua sonoridade, ele não é músico de churrascaria / de baile, não toca em casamentos pra ganhar uma grana como a gente faz um se vira nos 30

imagina que pega a moda
chamam o jota quest pra dar uma palinha, a banda está em turnê e o equipamento está em uma carreta indo de um show no ES para o RS
ai aparece um encaixe de ultima hora e resolve aparecer o Rogério Flausino cantando e o Marcio Buzelin com um PSR S-910 em um show

LucMcLeite
Veterano
# jun/12
· votar


fernando tecladista
ai aparece um encaixe de ultima hora e resolve aparecer o Rogério Flausino cantando e o Marcio Buzelin com um PSR S-910 em um show

E por que não?!?! kkkk
Brincadeira, mas não importa vom o que se toca o bom é ser, feliz, kkkkk

Milenawins
Veterano
# jun/12
· votar


EXTREMAMENTE artificial esses ritmos prontos.....é só pra titia, titios e vovós e vovôs mesmo!!!.....acho melhor vc arrumar um baterista e um baixista pra tocar com vc....até mesmo só um baterista já dá pta fazer muita coisa interssante.....Abraços!

Milenawins
Veterano
# jun/12
· votar


EXTREMAMENTE artificial esses ritmos prontos.....é só pra titia, titios e vovós e vovôs mesmo!!!.....acho melhor vc arrumar um baterista e um baixista pra tocar com vc....até mesmo só um baterista já dá pta fazer muita coisa interssante.....Abraços!

Maestron
Veterano
# jun/12
· votar


Vamos olhar a questão na prática e deixar as ideologias pessoais de lado... Para quem não tem banda e precisa se virar num evento, os ritmos ajudam muito... É menos musical que uma banda? É sim, claro, eu concordo.. Mas o resultado agrada a clientela mais do que se você tocar apenas no estilo piano.

J.Dionatan
Veterano
# jun/12
· votar


Quem "ouve" a música e não é do ramo normalmente nem sabe daonde está vindo o som. Apenas sabe se aquilo o agrada ou não.

Shadad
Veterano
# jun/12 · Editado por: Shadad
· votar


Não tenho nada contra ritmos de teclado. Eu sempre estudava arpejos e escalas com algum ritmo de fundo, para ver se o ouvido cansava menos da sonoridade repetitiva dos exercícios e eu ainda fazia variações ritmicas dos exercícios baseadas nos ritmos do teclado.

Quanto a usar ao vivo, nada contra também. Assim como há situações e eventos que pedem voz e violão, há situações e eventos que pedem um teclado arranjador. Me incomodaria ver uma banda barulhenta numa churrascaria onde eu fui para comer, tomar umas e descontrair com os amigos.

A queixa que tenho é contra músicos "profissionais" que tocam apenas com arranjadores e acabam atrofiando a habilidade da mão esquerda. Já tive muitos alunos com esse problema.

Ismah
Veterano
# jun/12
· votar


nereumoraes

Acho que é de minha autoria isso... Bueno...
Eu toco com e sem ritmo, ou playback/midi... Porém acho que estamos em universos diferentes... Vc curte tocar e cantar um sertanejo, peguemos por exemplo uma guarânia, teremos praticamente o mesmo ritmo em toda a música. isto é, a guarânia é uma forma mais simples de música.

Já eu, costumo tocar arranjos complexos em quesito "quantidade de intrumentos", numa mesma música uso Guitarra, Trompete + Sax tenor , Piano, Strings e Órgão (estilo hammond) se me prender a tocar acordes com a esquerda, não conseguirei efetuar as trocas das "vozes", á tempo... Mesmo com uma pré-memorização (o que meu teclado não tem) eu ficaria preso à arranjos de banda, devido ao estilo que toco (e teimosia de não simplificar os arranjos rs)...

Ou por exemplo um metal sinfônico, onde terei arranjos de orquestra (isso significa arranjos individuais de às vezes 4 ou mais vozes)... por exemplo, não consigo juntar numa mesma mão violinos e cellos que fariam uma "cama", semelhante a um baixo...

Espero que compreenda, a diferença entre nós

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar com ritmos,...Qual o é Problema.......?