Tocar com ritmos,...Qual o é Problema.......?

Autor Mensagem
nereumoraes
Veterano
# jun/05


Aqui no Forum um" Tecladista"comentava que, no inicío do seu aprendizado só tocava com "Estilos" do teclado e hoje toca por "Sequencia". a qual eu nem sei o que sería.....? Elê comentava que tocar com ritimos prontos,ficava só bonitinho para a Titia e a Vovó ver,.... e que o Verdadeiro "TECLADISTA" não usa......! Eu estou me sentido meio "frustado" porque uso os "Ritimos" prontos em + ou - em 80% da Músicas e se não fosem os ritimos eu não tocaria Nada....! Eu estou dando um duro danado ,porque estou aprendo sózinho e não tenho ninguen do meu convívio que sequer sabe sobre música, Ai eu vejo um comentario desse tipo, fico pensando com esta dificíl para min criar uma "Independencia" dos Ritimo e Estilos prontos, afinal para que então foram "CRIADOS"......................??? E Você como é que tocam....? e o que seria tocar por Sequencia...? , usar o teclado no "Modo Piano" e tocar Piano Popular mantedo o Baixo e o ritimo ,digo se alto acompanhado e Cantando ai eu acho legal demais.....mas infelismente estou longe disso, agora que estou me atrevendo a tirar musicas de ouvido, tamben não sou bom em manter as letras das musicas na menoria , isso sinto que me prejudica no meu desenvovimento , estou vicíado a tocar só com letras cifradas e partituras e com os "Ritmos" tudo pronto , quando toco musicas simples ,tipo Sertanejas ou Roberto Carlos e sem os recursos tenho que memorizar as colocações dos acordios e fico puto com isso.....! por isso tudo as vezês quando as Musicas são dificil eu me sinto um "Tecladista da tecnologia Pronta , Meio Inlatado" e vocês como São,...e como Tocam..... e o Que acham tocar com com os "Ritimos e Estilos prontos" >....????

mano_a_mano
Veterano
# jun/05
· votar


nereumoraes
Quanto a tocar com ritmo na mão esquerda e melodia na direita, isso não é o problema; o problema é quando o cara leva um punhado de seqüências MIDI prontas para o palco - isso sim é que é problema...
Os ritmos dos teclados arranjadores foram feitos para serem usados, não possuem "copyright". Mas sempre é bom conseguir novos ritmos ou, ainda mais longe, CRIAR novos ritmos, se o seu teclado permite.

fernando tecladista
Veterano
# jun/05 · Editado por: fernando tecladista
· votar


nereumoraes

e que o Verdadeiro "TECLADISTA" não usa......!

não liga pro que os caras dizem e segue a sua praia
quando vc usa ritmos alguem vai ter dizer que o certo é sequencia
quando vc passa pra sequencia vão dizer que o melhor usar MD
quando for pra MD vão te falar que o lance é um micro com as musicas preparadas em audio + midi
quando vc for pro micro vão te dizer que o lance é acustico
quando vc tocar somente tipo "acustico", vão te pedir " - não da pra por um ritminho pra alegrar o ambiente" , ai começa tudo de novo....

md, cd, sequencia midi, micro, ritmo do teclado..... é tudo um tipo de playback
se vc tem um teclado bom com otimos ritmos proprios para determinada musica isso no resultado final soa + que 80 % igual ao arranjo midi original, o intereessante é que sendo um pouco diferente vc não é o milesimo tecladista a tocar do mesmo jeito, mas não cometa o erro de usar ritmos toscos (ex o samba que vem na memoria de fabrica, quando o teclado não é brasileiro ) pra não passar vergonha

o legal é vc estudar pra tudo e saber o que vc faz e o que o teclado faz.... se der pau no disquete, vc passa pra pianão e manda vê e não fica com cara de "xi o disquete deu pau como é que eu faço"

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


nereumoraes
Seguencer, é o seqüenciador MIDI do teclado, onde o teclado reproduz a música sosinho. Vc nem precisa tocar.

Pra quem toca com ritimos, o melhor é criar os seus próprios ritimos como o mano_a_mano falou, assim fica algo diferenciado e a qualidade vai depender do músico.

Eu mesmo programo todos os meus estilos, e nos lugares ao vivo, eu mando ver com minha mão esquerda e na direita também.

O papel, a meneira de tocar, varia de músico pra músico, então tem cara que fica só dando nota no acompanhamento. Eu já toco direto com as duas mãos.

Eu adoro quando tem só o tecladista, pois ai percebo se o cara manja ou não. Percebemos erros de solo, de notas, toca quadrado.

Então tocar com ritimos é um desafio, e a qualidade vai depender do músico que está ali tocando.

ledshred
Veterano
# jun/05
· votar


O problema dos eletro-ritmos é a artificialidade,cara.Acho meio desagradável. Acho melhor o cara botar timbre de piano ou string's e mandar ver,sem eletro-ritmos,mas depende do estilo também,né?Enfim,o melhor é o cara ser um músico fudido e detonar sem precisar de eletro-ritmos.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


Alisas, é muito melhor tocar ali com uma banda, pois cv tá no bando, e tem pouco trabalho, usando um teclado do tipo sintetizador.

Pra quem condena tocar com ritimos, devia pensar melhor, pois tocar com ritimo é um desafio muito grande.

Eu mesmo tenho que:
controlar a mesa de som,
controlar o teclado,
Da notas no teclado com a mão esquerda
Fazer com a mão esuerda um pinao
E se não bastasse, fazer um solo, se preocupando com a nota que tem que ser dada com a mão esquerda.

Fala sério, quem toca em banda tem que agradeçer!

Criticar é fácil, quero ver fazer o que faço e bem feito, pq fazer mal feito são muitos.

Então eu mesmo adoro quando tem só teclado, pq de cara na primeira música já sei o que vai rolar.

Mario Umetsu
Veterano
# jun/05
· votar


nereumoraes
Manda c foderem!
Quem fala eh pq nunca usou ou q pelo menos n tem um teclado que tem a possibiladade e n faz com qualidade

ROTTA
Veterano
# jun/05
· votar


nereumoraes

Acho que existe espaço para todos, e o mais importante é a satisfação pessoal. Pessoalmente, não me preocupo muito com "formatos". Já toquei com ritmos durante um tempo, e não tenho vergonha de admitir. Com sequência, ainda toco. Mas o que gosto mesmo é de um bom timbre de piano ou Rhodes, limpo, simples, sem mais nada. Gosto muito de criar timbres.

Abraços.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


Marco Alan Rotta
É, mas cada ocasião pede uma coisa, tocar musicas pops só com piano ou rhodes, strings, deixará com outra cara a música, geralmente não vai animar muito o ambiente.

Então há necessidade de ritimos.

E tocar ritimos não é de fazer vergonha a ninguem, pois isso é uma coisa super normal, e é uma independecia do musico tecladista que porta de teclados arranjadores.

Usar música seqüenciada, já pronta, eu não faço, mas vai depender de cada um.

Prefiro o cara que controla tudo ali em tempo real.

ledshred
o melhor é o cara ser um músico fudido e detonar sem precisar de eletro-ritmos.

Mas vc já parou pra pensar que musico "fudido" é o que toca com ritimo? O que toca com ritimo vai achar mais fácil tocar um instrumento individual que tocar controlando ritimo + individual. Agora bota o individual pra tocar com ritimo, ele vai se perder.

É uma questão de preconceito mesmo.

Agora eu prefiro tocar sem ritimos a tocar com ritimos, PQ?
Pq quanto toco com ritimo, minha mão esquerda fica escrava do acompanhamento, pois não posso tocar um piano de forma completa, assim como um strings, pads, hammond. Quem toca em banda tem duas mãos livres pra tocar um piano por exemplo.

ROTTA
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22
É, mas cada ocasião pede uma coisa, tocar musicas pops só com piano ou rhodes, strings, deixará com outra cara a música, geralmente não vai animar muito o ambiente.

Com certeza.
Abraços.

fernando tecladista
Veterano
# jun/05
· votar


Marco Alan Rotta
Theo22

É, mas cada ocasião pede uma coisa

isso mesmo, se tocar em alguma festa (aniversario, casamento...) esse publico te aceita numa boa, o publico de restaurante (churrarcaria) tb, se for tocar em um barzinho que só rola MPB e vc chegar lá com ritmos não fica bem, esse publico prefere ou "piano" ou banda, se chegar em um lugar que rola de tudo, começa com piano, pega a confiança do povo e depois vc solta a franga com os ritmos

resumindo: percebo que o lugar onde a musica não é principal não tem problema algum, mas se é um lugar onde as pessoas param pra te ver, ai toma cuidado

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


fernando tecladista
É por aí mesmo, a voz da experiência!

Valeu!

V. Augusto
Veterano
# jun/05 · Editado por: V. Augusto
· votar


fernando tecladista
isso mesmo, se tocar em alguma festa (aniversario, casamento...) esse publico te aceita numa boa, o publico de restaurante (churrarcaria) tb, se for tocar em um barzinho que só rola MPB e vc chegar lá com ritmos não fica bem, esse publico prefere ou "piano" ou banda, se chegar em um lugar que rola de tudo, começa com piano, pega a confiança do povo e depois vc solta a franga com os ritmos


Era isso que eu ia responder!


Eu toquei, toco e tocarei com ritmos. Eu acho muito interessante, no meu caso, porque eu toco mais em casa, pra mim mesmo. É divertido tocar com ritmos...
O problema é se você ficar só neles. Ficar dependente dos ritmos.
Precisa saber variar, não ficar tocando um monte de música com o mesmo ritmo (isso é horrível!).

Outra coisa a respeito do ritmo é que ele nos deixa mais preguiçosos. A mão esquerda fica sem agilidade, só mudando os acordes...


Tocar com ritmos é melhor que colocar o Midi e fingir que está tocando. :)

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jun/05
· votar


VINÍCIUS
AUGUSTO
CASTELLO

Se eu fosse você,Estudaria PIANO,Teclado é bom só no começo,uns 2 anos de escola,depois o negócio mesmo é PIANO.

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


GIANCARLO TARDELLI
Eu estudo piano.

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jun/05
· votar


VINÍCIUS
AUGUSTO
CASTELLO

Não entendi!Você estuda PIANO,e usa-o como um TECLADO

E ainda usa acordes fixos na mão esquerda.Essa não entendi.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jun/05 · Editado por: _Vinícius Augusto
· votar


nereumoraes

O problema de banda para o meu caso em especial é só um!!!!!
Eu curto banda, mas o que rola é o problema de cachê.
Tipo... Eu toco seresta, arrocha, forró, lambada, pop, pagode, axé, etc...
Então eu faço tudo isos com o Teclado e graças a Deus para qualquer tipo de público, seja de 1 pessoa ou 1 milhão, eu trabalho assim, o q difere, é q hj, qd o publico é acima de 1000, eu coloco 2 dançarinas... Mas vejamos... Se eu fosse tocar com banda, na mesma qualidade de arranjos q eu faço no teclado, eu precisaria ter pelo menos 12 a 15 músicos. Isso já seria uma barra, pelo fato de ficar dependendo de cada músico para fazer seu show. Levando em conta um cachê, de R$1000 a R$2000,00 por show, qd vc divide entre os músicos, despesas e produção, da mais ou menos entre R$50,00 a R$150,00 para cada um... O q ´já é muito pouco. Já qd é feito, com no máximo um teclado, duas dancarinas e um vocal. Vc paga 200,00 para cada danarina, em um show de R$2000,00... Sobraram R$1600,00 q ficará para meu tecaldsta de palco (meu irmão), eu e meu produtor (meu pai). Entendeu agora qual o esquema????????

Não tenha vergonha de tocar com ritmos... Já briguei por muitos aqui por assumir isso e não tow nem aí para o q acham ou não... O q importa é q aonde eu toco, sou valorizado, e olhe em meu site q não são poucos q curtem meu trabalho. Até q vc trabalhe com midis, desde d que eles tenham sido feitos por vc, é claro... Não ligue para esses comentários... Ninguém agrada a todos... Nem Deus foi capaz de agradar a todos!!!!

Só para descontrair... Curta uma músiquinha de seresta, feita em um PSR630 no final do ano retrasado, com ritmos.

Pout Porri de boleros - Vinícius Augusto - Dezembro de 2003

Espero q vc goste!!!!
Abraços!!!!
Vinícius Augusto

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


GIANCARLO TARDELLI
Eu faço aula de teclado e piano. Eu toco os dois.
Eu tenho o teclado mas não tenho o piano. Este eu estudo na casa do meu professor, que é meu vizinho, todo dia.

emanuel macedo
Veterano
# jun/05
· votar


eu toco com stylos e não vejo razão para tantas discordias. toco mais povão
tipo clubs e boates, e vcs que tocam com stylos não devem ter vegonha e muito natural este tipo de preconceito . como já disse em outro tópico , não sei porque pianistas tem que dizer que tecladista tem que aprender piano primeiro . o tecladista tem e que saber todas as manhas de qualquer instrumentos não só piano... eu acredito que dependendo do estado pode se tocar em locais com teclados ,pianos ou violão e uma questão de cultura....

gustavorino
Veterano
# jun/05
· votar


sei lah.. entre um tecladista que usa ritmos e sequencias .. e um que consegue se virar tanto num orgao, ou num piano , ou qualquer coisa que tenha teclas.. eu adimiro 10 vezes mais o segundo!! pra mim.. quem usa ritmo e sequencia fica mto escravo da tecnologia..

emanuel macedo
Veterano
# jun/05
· votar


tá ligado ne cara . mais a tecnologia e nossa sina.

fernando tecladista
Veterano
# jun/05
· votar


gustavorino
o bom seria se o primeiro e o segundo fossem a mesma pessoa, e barra vc depender só de ritmos, se vc esta num lugar e lá tem um piano acustico, e os teus amigos te falam:
- e ai cara, vai lá e da uma canja
ai vc faz uma cara de bobo fala "num dá"
ai os caras te falam" se pensa que não sabe mas se sabe"
então vc responde "sei não"
então seu amigo que não sabe nada de musica senta lá e toca "o bife" so com os dois dedos ( um de cada mão ) e ganha uns aplausos


- - - - - - - -- - - -- -
seria otimo se tivessemos uma linha de trabalho ex " meu sonho é tocar rock em uma banda" e somente trabalharmos nesta ideia, com teclados para este tipo de som (simulador de hammond e simul. de analogico)
"meu sonho é ser pianista " e ter no maximo um piano digital

mas como a grana e curta tem que se virar pra todo lado :
um dia é casamento (encher a mão com strings),
no outro banda (pianos leads e hammond)
no outro é churrascaria (e manda ve nos ritmos)
um dia é um barzinho de mpb maneiro (se lá tem piano é otimo)
bailão (mais ritmos e timbre de sanfona + da metade do baile)
festa e aniversario (mais ritmos)
estudio (sequencias)
no estudio gravando um jingle pra "ontem" (pega um ritmo legal e monta a musiquinha do cara na hora)

emanuel macedo
Veterano
# jun/05
· votar


lembro que o papo tocar com os ritimos , se tem problemas?... como o fernado tecladista falou

(mas como a grana e curta tem que se virar pra todo lado :
um dia é casamento (encher a mão com strings),
no outro banda (pianos leads e hammond)
no outro é churrascaria (e manda ve nos ritmos)
um dia é um barzinho de mpb maneiro (se lá tem piano é otimo)
bailão (mais ritmos e timbre de sanfona + da metade do baile)
festa e aniversario (mais ritmos)
estudio (sequencias)
no estudio gravando um jingle pra "ontem" (pega um ritmo legal e monta a musiquinha do cara na hora)

agora se o cara tem $$$ ele compra um piano e vai dedicar se a vida e se tornar um pianista de verdade ....
mais eu gostaria de fazer uma pergunta.sei que aqui no forúns tem musicos de todo o Brasil . em quais estados tem um pianista tocando em bares , boates ou clubs só ele e o piano ? não estou denegrido a imagem dos pianista pelo comtrario eu só acho que ha pouco espaços nestes tipos de ambientes só para o piano...abçs.

gustavorino
Veterano
# jun/05
· votar


fernando tecladista
tudo bem.. vendo por esse lado vc esta certo.. o que eu nao suporto mesmo é cara tocando com ritmo e achar que tah tocando com uma banda.. e vai também do nivel cultural da pessoa que está ouvindo.. acredito que arranjadores em outros paises seja uma fracasso de venda...

_Vinícius Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


gustavorino
Aí vc q se engana!!!!!

Procure pelo cantor Ellis Hall, sucesso nos EUA e só grava CD com teclados arranjadores, as vezes um sampler.

Procure tbm o próprio Michel Vocken, q além de consultor da Yamaha, faz vários shows pela Europa só com arranjadores!!!!

Se arranjadores não tivesse seu espaço e um bom aceitamento no mercado... Não seriam nem fabricados!!!!!

E olhe q cada dia mais são fabricados arranjadores tão bons qt os tops workstations ou melhores q tais!!!!!

Abrços!!!

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Na minha opinião, por mais "mercado" que os arranjadores tenham em casamentos, churrascarias e etc, eles são e sempre vão ser instrumentos basicamente voltados para uso doméstico. O lance do músico solo que toca com ritmos em eventos e etc surgiu do acaso e é um fenômeno bem recente.

Não sou contra, cada um na sua. Mas pra mim, sempre vai ter aquele sabor de comida de microondas, algo improvisado que se usa quando não se pode ter o "de verdade". O que eu sou contra é que isso acaba depondo contra os tecladistas, quandos e fala de tecladista, a primeira coisa que vem na cabeça das pessoas (não por incoimpetencia dos tecladistas de banda, mas por causa da difusão exagerada dos caras q tocam com PSR e similares em tudo que é canto) é essa imagem de um cara tocando com ritmo em praça de alimentação de shopping.

Isso aí deixa o trabalho de quem quer construir uma carreira em bandas muito mais difícil, tem que passar por mil preconceitos até que "botem fé" em vc.

gustavorino
Veterano
# jun/05
· votar


_Vinícius Augusto
olha nos forum estrangeiros.. eh mto raro alguem pedir informacoes sobre teclados arranjadores

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Isso que eu ia falar. E são fóruns de teclados profissionais. Se a difusão dos arranjadores no meio das pessoas que os usam profissionalmente lá fosse tão grande, teríamos muito mais gente perguntando sobre eles. Se somar 5% de gente falando de arranjadores nos foruns que frequento de lá é muito, mesmo quem tem home studio. Isso fato, não é chute nem opinião pessoal. Mas deixa eu parar por aqui, antes que se comecem discussões desnecessárias.

emanuel macedo
Veterano
# jun/05
· votar


GUSTAVORINO
esta foi logo a primeira pagina sobre stylos....


http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.svpw orld.com/livestyler.htm&prev=/search%3Fq%3Dkeyboard%2Bstyler%26hl%3Dpt -BR%26lr%3D%26sa%3DG

V. Augusto
Veterano
# jun/05 · Editado por: V. Augusto
· votar


emanuel macedo
Mas o site é sobre PSR; " Utilidades do software do PC para teclados de PSR."

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar com ritmos,...Qual o é Problema.......?