JV-90

Autor Mensagem
freitas_silva
Veterano
# jun/14
· votar


Gus79

Entendo suas considerações, bem fundamentadas e claro, defendendo o que você tem por verdade.

Como mencionei, concordo com você em alguns pontos, mas para mim não vale o investimento no caso DESSE JV-90. PARA MIM!

Só pra que fique bem explicado, eu também não vejo nenhum problema em usar equipamentos antigos. Eu mesmo gostaria muito de ter um Triton Extreme, que embora não seja tão vintage como o JV-90, já tem uns 10 anos... Sonho meu!

Bem, usei um JV-90 por uns 2 anos e posso dizer que me serviu muito. Equipamento muito bom e que me deu muitas alegrias, mas hoje estou em outra "vibe"!

Vlw amigo e obrigado pelas contribuições. É sempre bom conversar e ampliar o conhecimento.

marlondimattos
Membro Novato
# nov/14
· votar


Amigos o que me dizem do KURZWEIL KME61? É bom vale a pena comprar, minha banda é POP-ROCK GOSPEL, mas é paulera, esse teclado dá pra tirar um som maneiro?

Marcos Martini
Veterano
# nov/14
· votar


marlondimattos
Amigos o que me dizem do KURZWEIL KME61?

Tenho o módulo deste teclado. (KURZWEIL ME1)

Recomendo! Porém logo vou avisando: Os "Organs" são uma PIADA :(

Aqui Eu falo mais alguma coisa sobre o módulo.

marlondimattos
Membro Novato
# nov/14
· votar


mas o teclado mesmo vc não conhece? é o KME-61 e não o ME1!

Marcos Martini
Veterano
# nov/14
· votar


marlondimattos
mas o teclado mesmo vc não conhece?

Sim ! Conheço!

São os mesmo timbres. O Que muda é a interface e o fato de ter teclas.

Dá uma olha no youtube para vc ver se os timbres te agradam.

Synth-Men
Veterano
# nov/14
· votar


marlondimattos


Meu caro

O KME 61 é um "simpleszão de luxo". O que diferencia ele dos outros básicos, é a qualidade dos timbres e as combinações dos efeitos, que são muitos. Pela proposta do fabricante, o equipamento é bastante competente.

Se eu não me engano tem teclas com aftertouch, não tenho certeza e também tem um slider atribuível independente do volume.

Já ouvi, vi, mas nunca mexi. Gostei dos timbres.

Yago J-rocker
Veterano
# dez/15
· votar


Primeiramente perdão por ressucitar o post, mas curti a discussão de vcs então vou dar uma chegada por aqui em vez de criar outro hehe

Seguinte galera, eu to pegando um JV 90 essa semana, ainda n tive a oportunidade de pegar um pra testar, mas to muito instigado pelo q eu andei vendo de videos.
Estava precisando urgentemente de um teclado, eis que me surge um JV 90 por 1100 dilmas, eu achei um puta negócio visto que o teclado está aparentemente muito bem conservado e bem abaixo do preço que a galera anda vendendo ele.

To planejando investir nele e pegar mais pra frente ao menos duas expansões, a SR-JV80-04 de synths vintage pra tirar umas coisas de rock progressivo, e a SR-JV80-08 de orgãos 60' & 70 com aqueles hammonds lindos pra a minha banda de reggae.

Masss por enquanto, eu vou precisar de inicio ter alguns timbres pra quebrar um galho, alguém ai ainda tem um JV pra gravar umas amostras de alguns timbres nativos dele (sem expansão) pra eu dar uma sacada melhor?

To querendo conferir oq ele pode me oferecer inicialmente quanto a: orgão (reggae), orgão de cano, piano, strings, metais.

fernando tecladista
Veterano
# dez/15
· votar


Yago J-rocker
orgão de cano

orgão de tubos

Yago J-rocker
Veterano
# dez/15
· votar


fernando tecladista

Ops, é que to acostumado com o inglês pipe organ então a ambiguidade é perdoável kkkkkk

Mas e aí, Fernando, pelo que eu li no post vc nunca teve um JV 90, mas acha q pelo preço tá bacana ou acha q eu consigo pegar coisa melhor usada?

Eu tbm estou com um XP 60 emprestado de um amigo meu aqui em casa, fiquei usando por um bom tempo mas o teclado tá detonado, o display e a maioria das chaves deles estão ferrados, e depois disso eu simplesmente traumatizei com esse modelo teclado, o preço de um display novo n rola pra mim e pelo que eu andei lendo é um teclado suscetível a dar problema nesse componente, eu curti pacas esse XP, se tivesse inteiro eu ainda arriscaria pegar mas pegar pra reformar nem rola.

To procurando uns teclados antigos mesmo pq n to podendo gastar muito, entre pegar algo top e vintage ou algo atual mas n tão potente, prefiro ficar com a primeira opção.

silvG8
Veterano
# dez/15
· votar


Yago J-rocker
Cara, com R$1100 nos dias atuais você não compra nem um sintetizador da Casio (P1). Um JV90, querendo ou não, é uma máquina, mesmo que antigo. Se você consegue entender que ele não vai ter um piano totalmente fidedigno, nem permitir alguns recursos atuais como MIDI via USB, acho que pode pegar feliz.

Uma coisa importante: esses teclados, muitas vezes tem pequenos problemas, como nas teclas e display. Vai acontecer em todos os modelos, afinal, são instrumentos musicais. Meu piano, me custa normalmente cerca de 500-750 reais por ano, apenas com manutenção de rotina. Um teclado ter uma manutenção a cada 5 anos é completamente aceitável.

Quanto ao colega acima, eu não entendo a necessidade de apontar o erro sem ao menos tentar ajudar. Infelizmente esse fórum caminha pra isso...

Boa sorte!

Yago J-rocker
Veterano
# dez/15
· votar


silvG8

Opa brother, valeu pela resposta.

Então, eu escutei alguns pianos dele e gostei de inicio, mas depois de umas editadas dá pra melhorar.
Quanto ao midi usb, tem uma interface usb pra ele vi um carinha no youtube usando ele como controlador junto ao kontakt, foi uma das primeiras coisas que pesquisei pq tbm to interessado em vsts.
A parte da manutenção dele é algo esperado, ao menos os botões são algo comum de dar problema, já o display parece mais resistente que o do XP 60, vi muita gente se queixando dele nos foruns, já do JV 90 n vi ainda.

E quanto ao orgão nativo dele? vc teve um neh, lembra se ele tem algo que seja "audível" pra reggae sem a placa de expansão? ando gravando com uma galera e é crucial ter algo q pelo menos quebre um galho.

Com o XP 60 aqui ainda consegui tirar esse som editando o timbre as pressas kkk: Seu Marola - O amor venceu

alexandrespa
Veterano
# jan/16
· votar


Yago J-rocker
Brother, tô pra começar numa banda de reggae e teus posts me chamaram à atenção. O que desmotiva um pouco com esses teclados antigos, além do USB, é o peso dos instrumentos, pois timbres bons eles tem. Tenho tentado saber que teclados atuais(e baratos) são boas opções pro estilo. Pensei tb em controlador midi. Depois poderíamos trocar uma idéia.
Paz de Jah!

pianista alagoano
Membro Novato
# jan/16
· votar


Esse JV 90 tem alguns timbres que são muito aproveitáveis, porém eu não sei se futuramente pode compensar, exemplo, os pianos dele já devem está ultrapassados, só se você utilizar ele como controlador midi. Na biblioteca do Kontakt tem um excelente timbre que é o blue organ (não sei se é esse nome), ele é excelente para fazer a base de reggae.

pianista alagoano
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: pianista alagoano
· votar


Esse JV 90 tem alguns timbres que são muito aproveitáveis, porém eu não sei se futuramente pode compensar, exemplo, os pianos, metais e alguns synths dele já devem está ultrapassados, só se você utilizar ele como controlador midi. Fazendo apenas um adendo, na biblioteca do Kontakt tem um excelente timbre que é o blue organ (não sei se é esse nome), ele é excelente para fazer a base de reggae. Mesmo assim, acredito que você extraíra um bom orgão dele, caso só use ele.

JV-90
Veterano
# jan/16
· votar


Yago J-rocker

O JV-90 é antigo... 22 anos. Produzido - 1993
Todas as ondas que ele possui estão nos XP's, não possui efeitos EFX, isso foi implementado nos XP's além de outros recursos, nele você terá apenas o Reverb (Delay) e o Chorus, simplão e basicão para o uso.

Como disse as Wav Form do JV estão todas nos XP's, logo basta realizar algumas alterações para um piano soar por exemplo como o 64VoicePiano do XP, lembrando que o JV-90 possui somente 28 vozes, e que se usando 4 patches simultaneamente, você poderá fazer um acorde utilizando no máximo 7 notas.

Os pianos elétricos são melosos, muito usados em balada, não possui Rhodes ou do tipo, mas são muito bonitos, apesar que em muitos possui o nome com um Rhodes no meio, mas, nada a ver.

Os órgãos são usáveis, porém soam falsos, há somente 3 órgãos que consigo utilizar nele e creio que para o que você deve querer utilizar ele não vai te suprir.

São 256 patches e é só ouvindo e editando ao gosto, infelizmente há somente 64 bancos para salvar na memoria de usuário, o que acaba diminuindo, visto que há alguns sons que são bons e estão na memoria do usuário e não estão nos patches de fábrica.

O JV-90 é uma verdadeira maquina sintetizadora, então você consegue criar sons praticamente do zero com ele, basta selecionar as formas de onda e ir trabalhando os Osciladores LFO, TVA, TVF entre outros vários filtros.

Ele possui somente 1 slot para a placa de expansão WAV, então, escolha sabiamente a placa, conforme o item de maior precisão, por exemplo:
Se o que você precisará é órgãos em 80% do uso vá de SR-JV80-08 de órgãos 60' & 70, mas se é necessário um Piano em 80% da utilização vá de SR-JV80-09 Session... Agora é fazer a escolha.

Ele tem mais um slot para incluir a placa VOICE, adquiri uma a JV-VE1 em que a arquitetura da placa é um JV-90 com mais 2 bancos de pachs do JV-80, comprei pensando em expandir a polifonia para 56 vozes, mas... não funciona da forma que gostaria... ele funciona de outra forma, a placa permanece com 28 vozes separadas do teclado.

O teclado de 76 teclas semi-pesadas (responde a velocidade e aftertouch) é excelente, um dos melhores que já toquei, teclas com o tamanho ideal, o peso das teclas ao pressionar é excelente para synts e para sons como órgãos e "leves" como strings pads e não deixa a desejar para os mais "pesados" como o piano.

Para mim os melhores sons que ele possui são:
Piano 2 e 4
Midied Grand
West Coast
Dig Rhodes
Fantasia JV
St. Strings
Jam Brass

Entre outros que não lembro de cabeça agora, como os órgãos, ele também é um teclado controlador, com poucos recursos de controle a mão, mas, quebra um galhão, utilizo um JV-1010 com ele e pelo menos no que eu faço, me atendente perfeitamente.

Tenho ele a uns 10 anos, e ainda não extrair todo o potencial dessa maquina de guerra, uso muito pouco os synts então desse assunto entendo pouquíssimo, as poucas edições que realizei com ele foram mais em cima de pianos e pianos elétricos, (tenho nele instalado a SR-JV80 Session), um ou outro PAD, Strings e Synts e vejo que ele possui muitos recursos para quem gosta de sons vibrantes e elétricos.

Yago J-rocker
Veterano
# jan/16
· votar


JV-90
Opa brother, vlw ,mesmo, respondeu todas as minhas perguntas e ainda mais um bocado hehe, infelizmente deu treta o teclado, o cara disse que tava funcionando e tals, cheguei na hora pra ele me mostrar o teclado e naaaada, não tava saindo som, esse vendedor tava com um papo estranho, e adiando sempre que eu pedia pra testar o instrumento, a honestidade dele me foi bem questionável.

Enfim, é uma pena, realmente tava instigado a comprar essa maquina :(

pianista alagoano
E aew man, sou de Alagoas tbm hehehe

Enfim galera, to partindo pra o meu plano B: controladores, aproveitando o tópico, eu queria tirar uma dúvida paralela com vcs, o que acham das teclas do Behringer UMX610? ontem fui testar um na casa de um cara pra ver se animava comprar e achei as teclas estranhas, todas as pretas tinham uma pegada mais dura que as brancas, e no geral todas as teclas tinham uma pegada macia, tipo, eu estou acostumado com os teclados da Roland e eles fazem um tipo de clique ao pressionar a tecla, tem um peso diferente, isso é normal ou esse controlador tá ruim? oq mais estranhei foi a diferença das teclas pretas pra as brancas.

silvG8
Veterano
# jan/16
· votar


Yago J-rocker
Então... comparando com outros controladores, o Behringer é bem decente. O problema é que você está acostumado com as teclas dos Roland mais caros - o Jupiter-80 e V-Synth GT possuem as melhores teclas que já toquei, mesmo quando comparados a outros instrumentos como Korg Kronos, Access Virus TI2, Yamaha Motif XF, etc. que são de alto nível.

O UMX610, tem, pra mim, teclas melhores do que o Roland A-800PRO, que seria uma referencia no mundo dos controladores de entrada. Isso é muito relativo, e embora a ação do Roland seja muito boa, o problema é no tamanho das teclas, que é ligeiramente estranho. As diferenças de peso entre as teclas pretas e brancas é muito comum em instrumentos mais baratos - isso é visto em vários controladores nessa faixa de preço. Durabilidade também não é das melhores, embora conheço gente com o UMX610 que dura há algum tempo. De todos os controladores de entrada, o Roland parece o mais bem construído, junto com os Novation Impulse.

Uma pena o JV-90, mas tem males que vem para o bem. Uma hora dessas encontra algo que vá ser melhor pra você. Eu particularmente acredito no combo computador/notebook+controlador... muitos ainda não se adequam à idéia, mas com pouca grana, é difícil bater esta dupla.

Valeu!

pianista alagoano
Membro Novato
# jan/16
· votar


JV-90
Opa brother, vlw ,mesmo, respondeu todas as minhas perguntas e ainda mais um bocado hehe, infelizmente deu treta o teclado, o cara disse que tava funcionando e tals, cheguei na hora pra ele me mostrar o teclado e naaaada, não tava saindo som, esse vendedor tava com um papo estranho, e adiando sempre que eu pedia pra testar o instrumento, a honestidade dele me foi bem questionável.

Enfim, é uma pena, realmente tava instigado a comprar essa maquina :(

pianista alagoano
E aew man, sou de Alagoas tbm hehehe

Enfim galera, to partindo pra o meu plano B: controladores, aproveitando o tópico, eu queria tirar uma dúvida paralela com vcs, o que acham das teclas do Behringer UMX610? ontem fui testar um na casa de um cara pra ver se animava comprar e achei as teclas estranhas, todas as pretas tinham uma pegada mais dura que as brancas, e no geral todas as teclas tinham uma pegada macia, tipo, eu estou acostumado com os teclados da Roland e eles fazem um tipo de clique ao pressionar a tecla, tem um peso diferente, isso é normal ou esse controlador tá ruim? oq mais estranhei foi a diferença das teclas pretas pra as brancas.


Cara, já toquei em um VA3, em um D50 e em um E66, posso afirmar que a tecla do meu samson não perde para esses, talvez fique um pouco abaixo. Para ser sincero, eu prefiro utilizar teclas pesadas tipo piano, que deve ser o caso dos Jupiter. Já testei UMX e também não gostei muito de suas teclas gostei mais do samson.

silvG8
Veterano
# jan/16
· votar


pianista alagoano
Sim, o pessoal fala muito bem desse Samsom, inclusive no exterior. As teclas do Jupiter-80 e V-Synth GT são semi-pesadas, como de teclados, mas nada que nenhum controlador, nem mesmo os caros, cheguem perto. Na minha opinião, são o melhor que se consegue ser com teclas não-piano.

freitas_silva
Veterano
# jan/16
· votar


Algumas impressões pessoas sobre teclas controladores:

- Behringer UMX: teclas bem legais pra um teclado de baixo custo. São firmes e tem boa profundidade, mas sua mecânica é um pouco estranha e de fato dão a impressão de serem mais duras.

- Samson Graphite: teclas muito boas com ótima ação de synth. São firmes e com boa profundidade. O "peso" das teclas é bem equilibrado.

- Novation SL Mk2: incríveis teclas da fatar. Tem um leve sobrepeso, são super confortáveis e de ótima tocabilidade.

- Novation Impulse: um dos melhores mecanismos de teclas semi-pesadas que já toquei. Tem boa profundidade e com bastante equilíbrio. Ótimo para performances de piano.

- Maudio Prokeys SONO, SX e Keystation - teclas legais, com boa profundidade, mas com uma mecânica um pouco cansativa. O sistema de molas que conferem o sobrepeso me "venceu" um pouco no início e tocar por um tempo prolongado nessas teclas me deixava cansado. Fora isso o teclado é desbalanceado, onde teclas pretas tem resposta de velocity significamente diferente das brancas. Embora tudo isso, é um teclado em que você "se acostuma a tocar".

- Roland A-800: teclas com boa ação de synth, mas com pouca profundidade. Acho também elas um pouco molengas...

Tem mais, porém falo depois...rs

Yago J-rocker
Veterano
# jan/16
· votar


Eu estranhei bastante esse lance das teclas do UMX, a galera fala q ele tem as melhores teclas dessa faixa de preço, mas como o controlador era usado pode ser que tenha sido mexido, tipo, eu curti bastante as teclas dele na verdade, mas achei a diferença na pegada das teclas bem gritante, vou procurar alguma outra pessoa q tenha um pra eu ver se realmente é caracteristica dele ou se o que eu testei tá bixado.

A situação é que to procurando um usado mesmo pra sair mais em conta, tem um outro camarada q me ofereceu um M-Audio Oxygen G3 que viria com um pedal Dp-8 (ainda n testei esse Oxygen, alguem tem comentários a fazer?), e esse UMX viria com a interface UCA222 dele e um bag, ambos estão no mesmo preço (R$ 800).

Eu andei em algumas lojas aqui em Maceió e n vi muita variedade de controladores, só achei o A-800PRO e um UMX, creio q mais tarde posso andar em outras lojas mas pra comprar um novo tá complicado.

Yago J-rocker
Veterano
# jan/16
· votar


freitas_silva

Opa, eu realmente peguei uma tara nesse Impulse da Novation nas minhas pesquisas na net e logo imaginei q ele seria legal pra piano, infelizmente ele tá um bocadinho longe da minha realidade :(

freitas_silva
Veterano
# jan/16
· votar


Rapaz, o Oxygen eu nunca testei... Fora a linha 88 da M-Audio só tive contato com o Axion, no qual achei as teclas (que eles dizem ser semi-pesadas) extremamente leves. Embora isso as teclas são bacanas e tem boa profundidade.

Yago J-rocker
Veterano
# jan/16
· votar


freitas_silva

Se possível eu vou ver esse Oxygen hj, e dar um pulinho numa cidade proxima aqui pra ver um Alesis q88, bem, esse Alesis só tem teclas e nada de knobs ou faders, mas eu to pendendo muito mais pra qualidade das teclas que recursos de controle, to estudando piano na faculdade e teclas é algo crucial, pra tocar em palco depois dou meu jeito com ele kkk

Estava fuçando em alguns tópicos antigos e achei um comentário do silvG8 sobre uma GAS nesse Alesis, oq achou dele silvG8? tem umas teclas legais?

Yago J-rocker
Veterano
# jan/16
· votar


Passando só pra dizer que comprei o Alesis Q88 e to adorando ele, as teclas dele me lembraram bastante um Steinway & Sons que tem na faculdade.

To usando ele com um netbook Atom 2Gb Ram (isso mesmo, Atom), interface UCA222, no Linux Ubuntu Studio e quase naaaada de latência, tem como n amar esse sistema? por enquanto to usando um programa de Synth standalone, o Yoshimi, e o QSynth pra usar tbm uns soundfonts pra quebrar um galho, e por enquanto tá atendendo muito bem as minhas necessidades mais imediatas, usando pra ensaiar e pá, de repente rola um ao vivo com essa configuração :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original