JV-90

Autor Mensagem
trendset
Veterano
# set/13
· votar


Ramsay

é um teclado ótimo, apesar da idade é excelente,
Os timbres dele são incríveis, ainda tô me batendo pra aprender a usa-lo

fernando tecladista

Realmente, pode ser que tenha mudado, o manual é horrível, não esclarece muita coisa, mas descobri qual o problema dele. as microchaves que selecionam o numero dos patchs estão com fuga, tenho que trocar todas, quando pressiono mais de uma vez ela faz a função correta. minha duvida é se há um editor pra ele via midi, pra eu edita-lo via pc. ja que o display dele não é muito bom pra progamar.

Obrigado por ajudarem !

fernando tecladista
Veterano
# set/13
· votar


trendset
editores deve ter, já achei editor pro d20, por d50 pro dx7....
geralmente não são oficiais da marca, algum nerd por ai que fez

é interessante você procurar algum grupo no yahoo que as vezes tem alguns em ativa com arquivos pra isso e timbres que alguem fez e colocou lá

e no http://synthzone.com/roland.htm
metade dos links estão quebrados, mas talvez salve alguma coisa

do google de cara apareceu esse link
http://www.oocities.org/mstella/jvedit/jvedit.html

trendset
Veterano
# set/13
· votar


fernando tecladista

Será que os cards do D70 ( CARDS PCM ) são compativeis com o JV90 ?

Gus79
Veterano
# set/13
· votar


trendset

Duvido.

D70 é o bicho que deu origem ao JV90, mas eles não compartilham a mesma estrutura.

fernando tecladista
Veterano
# out/13
· votar


trendset
Será que os cards do D70 ( CARDS PCM ) são compativeis com o JV90 ?
não faço ideia, mas chuto que não
achei uma dista dos cards compativeis no D70
http://www.sweetwater.com/sweetcare/articles/roland-d-70-compatible-so und-cards/
precisaria ler o manual do JV pra ver a lista dele

Rick Pac
Veterano
# out/13 · Editado por: Rick Pac
· votar


Não são compatíveis.
O único equipamento que lia o cartão de programação do D70 era o MV-30.

http://en.audiofanzine.com/sequencer/roland/MV-30/medias/pictures/a.pl ay,m.61613.html

JV-90
Veterano
# out/13
· votar


trendset
Estranho esse comportamento do JV.
Faz assim, selecione a tecla PATCH que fica abaixo da escrita MODE, depois aonde está PATCH GROUP selecione a tecla PATCH ai sim você estará nos presets de fábrica. Comece selecionando o banco, ex: 1 categoria pianos, número 1 primeiro piano acústico e assim por diante.

Se ainda sim não conseguir acessar temos as seguintes situações:
A tecla EDIT está ativa, deve ficar desativada, somente na hora de modificar algum parâmetro que é ativada.
Devido o equipamento ser antigo:
Problema nos Sliders qualquer impacto no teclado, mesmo que, tocando faz com que ele acesse e ou modifique parâmetros, teclas de seleção de do PATCH GROUP e ou do grupo MODE - EDIT PALETTE com defeito, sendo necessário apertar com força e fazendo assim que elas respondam diferente, acessando outros parâmetros.

Se este for o caso, somente na assistência para trocar os sliders e ou botões com defeito, e já vou avisando que infelizmente os botões são frágeis e com o tempo a base que o suportam quebra...

trendset
Veterano
# out/13
· votar


JV-90
Estranho esse comportamento do JV.
Faz assim, selecione a tecla PATCH que fica abaixo da escrita MODE, depois aonde está PATCH GROUP selecione a tecla PATCH ai sim você estará nos presets de fábrica. Comece selecionando o banco, ex: 1 categoria pianos, número 1 primeiro piano acústico e assim por diante.

Se ainda sim não conseguir acessar temos as seguintes situações:
A tecla EDIT está ativa, deve ficar desativada, somente na hora de modificar algum parâmetro que é ativada.
Devido o equipamento ser antigo:
Problema nos Sliders qualquer impacto no teclado, mesmo que, tocando faz com que ele acesse e ou modifique parâmetros, teclas de seleção de do PATCH GROUP e ou do grupo MODE - EDIT PALETTE com defeito, sendo necessário apertar com força e fazendo assim que elas respondam diferente, acessando outros parâmetros.

Se este for o caso, somente na assistência para trocar os sliders e ou botões com defeito, e já vou avisando que infelizmente os botões são frágeis e com o tempo a base que o suportam quebra...



Justamente, mas já descobri o defeito, as micro-chaves estão com fuga, e essa fuga faz com que outras funções sejam executadas, é como se uma ou duas estivessem em curto causando isso, mas com o banco em greve nem dá pra resolver por agora, já trabalhei em autorizada, isso é mole de resolver.

E esse nick, você ainda tem ou usa o JV90 ? ainda tô meio perdidão com ele,e preciso de uma ajuda na programação dele. Ele tem um som incrível, é tão bom que hoje eu finalmente terminei ( em partes ) um projeto de amplificador de som que tava encostado, só pra ensaiar com ele e tirar a paz dos vizinhos !

JV-90
Veterano
# out/13
· votar


trendset
Tenho sim! Expandi ele com uma Session, ficou outro nível!
Apesar que infelizmente devido ele não possuir tantos recursos metade da placa fica inutilizada...
Tinha expandido ele com uma POP e uma JV-VE1 que estão guardadas, estou usando ele somente com a Session.

Ainda dá para utiliza-lo e muito, apesar que a programação dele é um pouco complicada, mas dá para chegar lá, o negocio é fuçar mesmo parâmetro por parâmetro, só assim para pegar o jeito, mas, se eu conseguir te ajudo com a programação, tem tempo que não mecho nas configurações dele.
Há ele tem a opção de alterar o banco de sons através de pedais, tanto aumentando quanto diminuindo a sequencia do banco.

marlondimattos
Membro Novato
# jun/14
· votar


Olá! Alguém conhece ou tem o teclado ROLAND S-10, quero saber se ele é bom, médio ou péssimo, se serve para uma pequena banda de POP ROCK GÓSPEL? Pelo menos provisoriamente, uma vez que meu objetivo é comprar um teclado bom pra banda, mas como estamos em fase de montagem as condições são poucas, e dei um lance no EBAY e sem querer arrematei um teclado desses por $ 30 (trinta dólar), o envio do equipamento sai mais caro do que o teclado, somando tudo esse teclado chegará no Brasil pra mim a um valor R$ 800,00 ( oitocentos reais) Será que é negócio pra mim? Ajudem ai parceiros.

Synth-Men
Veterano
# jun/14 · Editado por: Synth-Men
· votar


Meu caro.

O Roland S10 é um teclado sampler de 1986, que não é apto para o que você está desejando.

Os samples não poderiam ultrapassar do tamanho de 65k ou 1,2 segundos, guardando no máximo quatro samples. Os samples eram gravado em 12bits. Ou seja na hora da reprodução algumas amostra de samples saiam com o som alterado ou com características LO-FI.

Para você ter noção do que eu estou falando, a memoria do S-10 é menor do que os teclados infantis da Casio da época.

Para colecionadores é uma relíquia, mas para usa-lo hoje...

marlondimattos
Membro Novato
# jun/14
· votar


Pow valeu Synth-Men e o JV-90 vc conhece? Eu tô com um em mãos mas tá detonado, tem um técnico bom aqui em meu estado (AP) acho que com muito trabalho ele dá um grau bom nele, o principal ele faz que é tocar, mas tá sem alguns botões, o bicho tá feio, mas se ele for bom será que vale a pena investir nele, eu estou com ele no meu estúdio o amigo dono dele tá pedindo 700,00 mas acho que chorando ele pega os 500,00. O que vc acha?

Synth-Men
Veterano
# jun/14 · Editado por: Synth-Men
· votar


Sim meu caro.

O JV 90 é um bom synth, mas tem que ter paciência com ele, pois é antigo, com timbres antigo,. 76 teclas semi-pesadas com aftertouch e 28 vozes de polifonia e não é um workstation. Não tem sequenciador e nem arpegiador.

Tem muitos sons utilizáveis e modificáveis

Na minha opinião pessoal, uma pessoa que adquiri um destes, tambem deveria adquirir ao menos duas placas de expansão da linha JV.

Eu acho que não vale a pena pegar um danificado. Nada vintage danificado vale mais do que 500,00. A não ser que seja um carro ou uma casa.

fernando tecladista
Veterano
# jun/14
· votar


quanto ao S10 eu pagaria os US$ 30 da comprar e desistira da compra, vai ser um mico isso na sua mão

por 800 você acha PSR melhor que ele

além do que já foi comentado acima da qualidade low-fi é lerdo pra carregar os timbres o mico maior é o drive de disquete de 2.8 foi um disquete menor do que esse conhecido de 3,5 que se usava por aqui, não acha pra comprar
então no dia que der pau no ultimo disquete adeus teclado

marlondimattos
Membro Novato
# jun/14
· votar


Valeu Synth Men, deixa eu correr atrás de outro rsrsrs, obrigadão amigo!!

marlondimattos
Membro Novato
# jun/14
· votar


É Fernando já desisti rssr. O problema que sou o dono da banda, mas sou cantor, de teclados não entendo bulhufas rsrsr mas valeu a dica mano!!!

Synth-Men
Veterano
# jun/14
· votar


"quanto ao S10 eu pagaria os US$ 30 da comprar e desistira da compra, vai ser um mico isso na sua mão"

Isso é fazer um "Bom Negócio". kkkkkkkkkkkkkk!


Meu caro marlondimattos!

Cadê o tecladista da banda?

Já pensou... Você queimando a mufa e gastar uma grana, ai na hora de mostrar o teclado o cara fala que não gostou...
Estipule o valor e bote este "hombre" para fazer uma pesquisa no valor de preço que foi estipulado.

Não corra o risco de gastar o dindin e ter dor de cabeça.

fernando tecladista
Veterano
# jun/14
· votar


marlondimattos
troca uma ideia com o tecladista da banda o que ele acha interessante
tem que ver o tipo de som da banda, banda de rock, banda de baile...

conforme teclados vão ficando velhos, eles ficam interessantes somente pra sons puramente eletrônicos, timbres que se usa em baile: timbre de sax, metaleira, sanfona, piano acustico.... ficam ridículos comparando com os teclados novos, alguns velhinhos ainda mantem a pose, mas eram os tops da época, JV90 se aproveita alguma coisa, mas esquece se está pensando em colocar o tecladista pra tocar com som de sanfona nele
veja esse video, tem timbres interessante, mas o sax que rola nos 6:40 eu não usaria hoje pra tocar um lepo lepo
https://www.youtube.com/watch?v=vlFyV9wzjVI

Ramsay
Veterano
# jun/14
· votar


marlondimattos

Realmente um JV90 usado e detonado não vale a pena.
Só se fosse como o meu JV90 que comprei novo e está praticamente zerado e com pouquíssimo uso, porque afinal não sou tecladista.
Mas, nem venha me perguntar, porque eu não o vendo, simples assim...
Faz parte da casa.

freitas_silva
Veterano
# jun/14
· votar


Na minha opnião um JV-90 hoje não vale à pena. Simples assim...

julioalagoas
Membro Novato
# jun/14
· votar


Concordo com freitas_silva, para as condições atuais o Roland JV-90 não atende nada, caso o tecladista da banda tenha um notebook, aconselho apanhar um controlador e baixar samplers, ou então, adquirir algum teclado como o Rolad XPS-10, o Casio WP-1, um Roland Juno DI... Todos estes possuem um custo de no máximo R$ 2,5 mil e talvez possa te atender.

freitas_silva
Veterano
# jun/14
· votar


julioalagoas

Verdade chapa. Nessa lista aí só faltou o Korg X50.

Greenwood
Veterano
# jun/14
· votar


Um JV 90 vale a pena MANTER!!!! Não comprar...
Eu tenho um JV 35 e não me desfaço dele. Uso tanto os timbres originais (eletrônicos), quanto como controlador MIDI.

Synth-Men
Veterano
# jun/14
· votar


Greenwood

O JV 90 também é um VA, mas poucos sabem disto.

Dificilmente "preset"eiros, irão criar um timbre do nada, ou ao menos tentar. Dá para criar novos sons com o JV-90 e por isso tem como mantê-lo ou até mesmo adquiri-lo em uma barganha, caso esteja em boas condições.

É claro que piano, strings, saxofone, flauta, brass de 1993 não irão agradar hoje. E estes instrumentos de hoje, não irão agradar amanhã e assim por diante.

Gus79
Veterano
# jun/14
· votar


Amigos, dizer que o JV90 não é um bom teclado de banda em 2014 é pura ignorância.

O JV90 é um baita sintetizador, e, como todos os JV e XP, possui uma capacidade de programação realmente espetacular, como o Synth-Men escreveu.

Só acrescento que, PARA MIM, mesmo os pianos, strings e outros timbres "acústicos" presets têm graça e peso. Eu não faço parte do clube que acha que quanto mais hi-fi o instrumento, melhor. Eu acho que ele precisa é soar bem. E precisa estar nas mãos de um músico competente. Soar bem, o JV-90 soa. Já a competência do músico não vai ser mudada pelo teclado que ele usa.

Em boas mãos, um JV-90 ainda segura um show moderno - e sobra. Já em mãos menos competentes, nem mesmo um teclado lançado ontem e que custa 10 vezes mais vai ficar bom.

Consumismo é uma porcaria. Inclusive em relação a instrumentos musicais.

freitas_silva
Veterano
# jun/14
· votar


Gus79

Amigo, concordo em parte com você em dizer que timbre depende sim da competencia do músico e que um instrumento realmente bom não perde sua magestade com o tempo, mas deve-se considerar várias variáveis quando se compra um equipamento dessa idade.

Isso vai além do consumismo. Quem compra um carro da década de 90 usado vai ficar no mínimo com um pé atrás com o motor e se ainda existem peças de reposição certo? Melhor comprar um mais novo não?

O problema do nosso amigo é que o JV-90 que ele está de olho não está tão bem assim, então é um tiro no escuro. Lembro-me que quando o M1 da minha igreja queimou o display, foram meses para repor devido a escasses enorme de peças pra esse equipo. Então defendo a teoria de que comprar um equipamento antigo (a não ser que o amtigo seja muito cuidadoso e olhe lá!) é sempre uma incerteza.

Para mim só vale investir num teclado antigo se você estiver procurando AQUELA sonoridade, AQUELE timbre. Pra que eu vou querer um M1 se no dia-a-dia eu não usaria nos meus trabalhos? Posso improvisar alguns timbres clássicos com a versão digital do M1 (korg legacy) no meu notebook. Não é a mesma coisa claro, mas não preciso do purismo do hardware do M1 nos meus trabalhos costumeiros.

Se o amigo não procura nada específico que só encontre no JV-90, aconselho sim a pegar algo mais "atualizado", que são equipamentos muito conhecidos por todos nós, dão conta do recado e têm assistencia mais certa.

Não tenho nada contra teclados antigos, até poque usei um M1 até 2006, mas na minha opinião não compraria algo antigo se não tivesse um interesse específico nele.

julioalagoas
Membro Novato
# jun/14
· votar


É como o freitas_silva disse, vai depender muito do trabalho que o tecladista faz, se ele toca Rock do tipo anos 80 ou 90, o teclado pode se encaixar, no meu caso por exemplo não... Eu uso muito piano do tipo acústico e Rhodes.

Gus79
Veterano
# jun/14
· votar


freitas_silva

Teclados novos também dão problema.

A maior parte dos problemas que um teclado antigo podem ter são a parte das teclas, botões com mal contato, saídas de áudio com chiados. Tudo muito simples e barato de se resolver.

Outra coisa: teclados antigos costumam durar muito mais tempo do que teclados novos. Eu tenho equipamentos de mais de 30 anos que funcionam perfeitamente. E já vi gente tendo problema com Juno D, Korg Kronos...

Teclados não são carros: são muito mais simples, e muito mais difícil dar problemas com eles.

Por isso, não vejo problema nenhum em usar equipamentos musicais de 20 ou 30 anos normalmente.

julioalagoas

Os pianos do JV-90 são muito bonitos. Não são realistas como os do Kronos, mas quem ouve uma música (com a exceção dos tecladistas mais chatos) não está preocupado em analisar a perfeição de um sample de piano: quem ouve uma música geralmente só está interessado em perceber se o som é bonito ou não. E nesse quesito teclados como o JV-90 são aprovados com louvor.

Mesmo quando se trata de pianos acústicos. E nem falo dos rhodes, que são realmente lindos na série JV/XP (para mim, ao lado dos strings e pads, os rhodes são os pontos fortes dessa linha Roland).

Gus79
Veterano
# jun/14
· votar


Só pra complementar: estou falando especialmente de Rhodes com ataque "sininho". Os JV/XP são excelentes nisso. (A propósito, a Roland comprou a Rhodes nos anos 80, e alguns Rhodes digitais nada mais eram que Rolands).

Synth-Men
Veterano
# jun/14
· votar


"...e alguns Rhodes digitais nada mais eram que Rolands"

E ainda são.

Estes novos modelos Roland da linha Fantom, Juno e arranjadores, herdaram muito dos timbres da linha D, JV e XP, sem alterar em nada em muitos timbres.

Pena que não herdaram o supra-sumo das funções e possibilidades de criação.

O JV-90 estava ali entre o JV-35 e o JV 1000 e tem mais funções do que muitos lançamentos considerados bons hoje.

É por isto que ainda falamos nele. Tem coisas no JV-90 que não se encontram em alguns seguimentos de hoje, nem pagando caro.

Considero um grande sortudo por exemplo, quem tem um Workstation moderno e mais um synth semelhante ao JV-90, Casio CZ, K2000/2600, SQ 80 e outros mais que surgiram na no final da década de 80 e meados de 90.

Eu acho que sintetizadores duram bastante tempo, por que apanham muito menos do que os modelos que possuem timbres acústicos.

Os parâmetros direcionados ao aftertouch e velocity, também fazem o tecladista ser um pouco mais delicado na sensibilidade do toque, fazendo os contatos durarem mais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original