Dicas p/ tecladistas orgulhosos...

Autor Mensagem
Pianist
Veterano
# mai/05
· votar


o povo na banda diz q eu sou surdo... q meu teclado eh mais alto q tudo... mais eu nao acho isso... eu esculto tudo... agora eles dizem q soh ouvem o teclado vcs sofrem com retorno tb ??? oq eh q eu faço ???
Bem somos dois se junte a mim nessa polemica!

ThyagoAmaral
MTI_Player
E outra coisa, se é só esse tipo de som q sua banda rola, ou seja, músicas onde o teclado fica em último plano e isso te incomoda...bom, das duas uma: ou vc sai da banda ou procura arranjos alternativos nas músicas (se é que lhe dão essa liberdade...)
Dar eles dão mas o que eu posso fazer num estilo desses?

Brigadão gente!

MTI_Player
Veterano
# mai/05 · Editado por: MTI_Player
· votar


Pianist
Pra estilos tipo CPM22, eu tentaria encaixar uns timbres de órgão que lembrem o estilo dos anos 70, ou algo parecido...pra decidir qual timbre de orgão usar, aí vai de seu senso em manter o clima da música. Eu, por exemplo, qdo fazia só teclado na banda (eram 2 guitarras fora o teclado) e tinha q tocar CPM22 eu usei muito um timbre de órgão que eu editei no K5000S (Kawai) e só usava ele, pois só ele "casava" bem com esse tipo de som...(uma tentativa de hammond...hehehehe)
Pra uma referência, é um órgão parecido com o q o tecladista do Jota Quest usa na música "O amor é o calor..." (não me lembro o nome...)

Vai do ouvido de cada um mais é +ou- isso...


ThyagoAmaral
Se vc toca usando um ampli só pros teclados, procure então deixá-lo em posição mais próxima à vc...dependendo da posição e distância do ampli, pode acontecer de vc escutar o volume num nível e os outros músicos num outro...mesmo porque a gente sempre precisa ouvir o próprio instrumento num volume um pouco acima dos demais se não vc perde a dinâmica...se vc estiver mais distante do seu ampli, será necessário dar mais "gás" ao volume e isso deixa o volume mais alto pra quem estive mais próximo do seu ampli...dê uma analisada nisso...e perdoe-me se escrevi besteira...

Abraços!

Pianist
Veterano
# mai/05
· votar


MTI_Player
Saquei o som...
Tipo guitarrista é tão coisa que tipo falam que teclado não faz diferença nesse estilo mas tipo assim, vc ja percebeu que dependendo do timbre ou jeito que eu tocar eu mudo a musica?
Ta ligado?
Eles tem muito o que aprender ainda =P

Falow,
Caio César.
OPOST

www.flogao.com.br/bandaopost

ColleccionnadoR
Veterano
# mai/05
· votar


Rapaiz é assim msm! Muitas vezes nós tecladistas somos muito desmerecidos!!!! Toque o seu som, fique na sua, não espere reconhecimento nenhum pq na boua, qual tecladista vc já viu ou ouviu falar bem ou ser reconhecido, de alguém que não toca teclado? Tocar teclado é algo que muitas vezes só vc se reconhece! Um prazer pessoal. Fika relax, é a vida. Agora se vc quiser reconhecimento: Mude pra guitarra, batera sei lá... Canto... (haiehauhehiaeuhauiehihae)

Pianist
Veterano
# mai/05
· votar


ColleccionnadoR
Agora se vc quiser reconhecimento: Mude pra guitarra, batera sei lá... Canto... (haiehauhehiaeuhauiehihae)

Mas eu n quero me enganar ahuahauhau...

Falow,
Caio César.
OPOST

www.flogao.com.br/bandaopost

MTI_Player
Veterano
# mai/05
· votar


Pianist
Com toda certeza...tem aquele negócio q todo mundo fala q teclado no rock só serve pre encher linguiça e dar uma enfeitada...até certo ponto pode até ser isso mas a diferença que ele pode causar pode mudar a música completamente e isso depende do bom senso do tecladista na escolha do timbre e arranjos...

E tem outra: se for tocar CPM22 e tem teclado à disposição, cê tem mais é que tentar deixar a música "menos ruim" do que já é adicionado uns arranjos de teclado...bota pra quebrar mano!

Phalow!!

Pianist
Veterano
# mai/05
· votar


MTI_Player
Hheheh...cê tem mais é que tentar deixar a música "menos ruim" do que já é adicionado uns arranjos de teclado...bota pra quebrar mano!
blz hauhaua...

Falow,
Caio César.
OPOST

www.flogao.com.br/bandaopost

cristianomarques
Veterano
# mai/05
· votar


Pianist
olha se eu fosse voçe eu dava a bola por cima como eu fiz na minha banda

os cara só queria saber de por solos de guitarra nas musicas e eu me atentei sabe

falei assim vao se fude seu otarios se tem teclado nessa porra porque que só o guitarra pode se apresentar e eu falei que eu ia sai fora

hoje eu montei minha banda toco pra todos os lugares do brasil
tiramos altos sons todos tem seu direito na banda e hoje eu me apresento muito bem com a banda.

nós fazemos musicas como o europe que eu montei o timbre identico no meu xp80
as musicas do jorney do asia e tudo que rola na cena musical

como eu uso muito teclado da muita presença sabe sao 5 a 6 teclados eu uso

os dance eu faço na mao com meu groove box midiado no meu kurzweil k2500xs

me identifico como um tecladista que manipula a banda sabe

graças a deus todas as apresentaçoes que eu faço a galera indóida por ver aquela quantidade de teclado no palco e eu sempre fui honesto
deixo os cara toca nos meus teclados e sempre tratei todo mundo com carinho

mas faça tua presença seja mais do que esses cara mostre que voçe tem valor que voçe nao é apenas um tecladista de bazinhas

se imponha

falo mano
cristiano marques

MTI_Player
Veterano
# mai/05 · Editado por: MTI_Player
· votar


cristianomarques
nós fazemos musicas como o europe que eu montei o timbre identico no meu xp80
as musicas do jorney do asia e tudo que rola na cena musical


Journey e Asia...putz! faz tempo q tô tentando convencer os caras da minha banda a tocarem esse tipo de som...tipo: Don´t stop Believin', Separate ways e Only Time Will Tell...época de ouro do teclado no rock!!! (o problema é q o nosso vocal não alcança e mudar o tom...fica ruim...snif, snif...)

Muito sucesso pra vc!!

Christiano Araujo
Veterano
# mai/05
· votar


Caras vc's são doidos o u que ???......Alguns teclados profissionias fazem o som de uma guitarra melhor que a propia guitarra aprendão a tocar guitarra no telcado com velocidade e ferocidade do mesmo jeito de uma guitarra pra ver se eles não vão querer mais teclados, não toco em bandas sou musico de home studio mais eu costumo levar altos estilos de rock em meus Korg Triton e Roland Discover 5 passando de Eric Claptom a Green Day.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/05
· votar


Rapaiz é assim msm! Muitas vezes nós tecladistas somos muito desmerecidos!!!!

Interessante isso galera... Toca num ponto levantado há algum tempo aqui que com certeza é até meio polêmico. Vocês já pararam pra pensar que este tal "desmerecimento" pode ser um pouco culpa dos próprios tecladistas?

Ppr exemplo, quantas vezes já não se viu por aí um guitarrista ou baixista dizendo "então, vamos tentar colocar os teclados por cima dessa base rock´n roll aí". Aí o cara vai lá e coloca um pad de piano FM com strings que faria a Celine Dion dar pulinhos de alegria. E outras variações em cima do tema. A questão é pertinência, saber o que se fazer e o que se não fazer. Às vezes, a melhor maneira de ser notado é saber quando não tocar e o que não fazer. Cito até o meu exemplo. Eu nunca vou ser o cara mais técnico do mundo nem nada, mas sempre fui muitíssimo bem aceito em bandas em que eu entrei justamente por causa disso, entender o que se deve fazer de acordo com a proposta da banda. Isso não quer dizer ficar no back ground, muito pelo contrário, sempre estive na frente, literalmente, tanto no palco quanto no som. E isto só acontecia, só "era permitido" porque o que eu tocava estava totalmente de acordo com o som da banda e dos outros integrantes, sempre com sugestões da minha parte sobre o que eu faria e até sobre o que eles fariam... etc... Não foi nada por imposição, mas sim por uma consciência dos caras de que eu era e sou parte essencial do som da banda... Nasceu daí por exemplo uma versão de "Thrill is Gone" do BB King, em que a gente toca com um ritmo mais pesado e funkeado (ao contrário do slow blues original) e o riff básico sai do timbre de clavinet que eu toco. A gente chama ela de "Superstition is Gone"... hehehe... E faz um puta sucesso nos shows, ninguém fica parado....

Lógico que ajuda o fato de 90% das bandas em que eu toquei terem feito o som que eu cresci ouvindo (Rock´n Roll, Blues, Soul). Tem estilos que não adianta forçar uma maior presença de teclados, e se, nem com conversa vc consegue resolver a situação, a melhor coisa é partir pra outra.

Abs.

wernegher
Veterano
# mai/05
· votar


Às vezes, a melhor maneira de ser notado é saber quando não tocar e o que não fazer

Apenas para fortalecer essa idéia, basta dar uma escutada em Paulo Calasans nos diversos discos por onde passou: Djavan, Fat Family, Jorge Vercilo, e etc...

Theo22
Veterano
# mai/05
· votar


Sabe, eu sou um músico solo, toco em meu Arranj. Workst. + violão e guitarra ao vivo, e tenho muita vontade de tocar em banda, mas depois de ler algumas coisas aqui, estou decidido a continuar só, muito melhor do que passar por isso.

Acho que tudo depende de bons músicos, na qual forma uma boa banda, ficar nessa de teu teclado está com volume alto, ou não precisa tocar teclado, basta minha guitarra, certeza que isso não acontece em bandas famosas.

Eu e meu irmão tocamos em conjunto, eu ajusto a guitarra/violão dele pra ficar compatível com o baixo, bateria, + o que toco como pianos, órgão, strings, pad, synth, nada de ficar uma guitarra ou violão comendo todos os outros instrumentos, pois como vcs sabem, o teclado não tem o peso de uma banda.

Certa vez foi tocar infelizmente com um guitarrista machas de carnaval, foi um desastre, eu pedia pro cara da mesa abaixar o som, e ele pedia pra aumentar, dizendo que não estava escutando a guitarra, ou seja, meu teclado ficou abafado, ficou horrível, não dava nem pra min ouvir os metais que tocava.

Ok, stop, se não fica muito cansativo pra ler, lêem seus preguiçosos...ehehe

mano_a_mano
Veterano
# mai/05 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Pianist
É... A menos que a sua banda seja de rock progressivo ou heavy metal, não há muito o que fazer... De qualquer forma, a minha sugestão é fazer o que o fathertime falou na 2ª mensagem deste tópico...

MTI_Player
Veterano
# mai/05
· votar


Atitude, personalidade, bom senso musical e coerência com o grupo...tendo isso se consegue o respeito de outros membros da banda e nesse ponto concordo muito com o Mr_Mojo_Rising, o fato de ser "jogado a escanteio" como tecladista é culpa do próprio...se vc demonstra agir e tocar pelo bem da banda como um todo, o q significa às vezes fazer muitos arranjos e às vezes não tocar, sua presença na banda acaba sendo naturalmente importante...sempre acabei fazendo "parte da diretoria" em todas as banda q toquei pois sempre cooperei com os objetivos do grupo e, inconscientemente e naturalmente, "impondo" o meu valor como músico e membro do grupo...

Pianist
Veterano
# mai/05
· votar


cristianomarques
MTI_Player
wernegher
Theo22
wernegher
Mr_Mojo_Rising
Brigadão....

Pianist
Veterano
# mai/05
· votar


MTI_Player
Blz vo tentar...

MTI_Player
Veterano
# mai/05
· votar


Pianist
Boa sorte!!

andre_das_teclas
Veterano
# mai/05
· votar


GALERA PRESTA ATENÇAO AQUI EH O SEGUINTE:
EU CRIEI UM GRUPO PA NOIS NA HOTMAIL,QUE SE CHAMA TECLADOS YAMAHA..EH MEU PRIMEIRO GRUPO,AMIS AXO QUE SE TODOS SE ASSOCIAREM E AJUDAREM,VAI FIKA SUPER...EU TB PRETENDO DEXAR NOS EIXOS,DEXA UM NEGOCIO BEM LOUCO...MAIS COMO EH O MEU PRIMEIRO AINDA ESDTOU APRENDENDO,MAIS VOU TENTAR DEIXA-LO O MLEHOR POSSIVEL:
http://groups.msn.com/TecladosYamaha

SaintFerio
Veterano
# mai/05
· votar


Sou do tipo tecladista que tem que fazer o som aparecer, tipo Europe, tipo Deep Purple, tipo The Doors... Na minha banda tem 2 guitarras pra tentar me encobrirem, tem dias que eu to tocando, aí eu ergo pq tá alto o volume deles, aí reclamam... Beleza, eu abaixo... Aí na hora de eu solar, o baterista para de tocar, "po não to ouvindo!" aí eu falo, pediram pra mim abaixar e agora o volume aqui no teclado tá no talo, tem que erguer na mesa ou as guitarras tem que abaixar...
Vc tem que fazer como eu, faça um acorde diferente, um arranjo diferente pra música, pra chamar atenção... Só uma coisa, se as músicas forem estilo CPM e DETONAUTAS não vai ter muito o que fazer, essas músicas não pedem teclado...

Durval Dellê
Veterano
# mai/05
· votar


Salve galera........... acho o segte sobre o que eu li.....

Qualquer genero musical tem espaço para qualquer instrumento....... cabe a você dominar o seu e saber usá-lo de acordo com a sua banda.. (vc tem que gostar do que toca para fazer com bom gosto)

Já escutaram Dazaranha? eles tocam violino em um som que mistura rock, reggae, ska..... ninguem tinha pensando que violino poderia se encaixar... mas encaixou...

Se vc tem um teclado.... vc tem N instrumentos para satisfazer uma música..... cabe a você saber usar isso como artifício!!!

E se sua banda não dá ouvidos a você, caia fora........ na minha opinião pra uma banda ter sucesso, tem que ter antes União, e cada um tem que saber escutar o instrumento do outro, assim todos vão ter a sua hr de mostrar o que sabe fazer no palco....

Abraço galera!!

Damião
Veterano
# fev/08
· votar


tenho uma dica mano, se tu não tiver escutando a guitarra, batera, o baixo e o vocal,mas só o teu teclado, então realmente teu teclado está alto.Mas se tu tiver escutando a todos, e mesmo assim os outros reclamarem,peça que eles baixem seus instrumentos também.

SaintFerio
Veterano
# fev/08
· votar


Damião
Amigo se vc notar este tópico foi feito fazem 3 anos hehe o cara acho que nem vem mais no fórum!

vmanzoni
Veterano
# fev/08
· votar


ptz,...
pq tem sempre um membro novato q sai pra catar os tópicos de 10 anos atraz?

Lord fafe
Veterano
# fev/08
· votar


ptz,...
pq tem sempre um membro novato q sai pra catar os tópicos de 10 anos atraz?



POw vei... bora vê se o Pianist ainda frequenta aki... eu quero saber oq aconteceu...
rsrsrs

jáh que deram up no topic...

Damião
Veterano
# fev/08
· votar


valeu pelo toque Saint, é coisa de novato, sabe como é né.
Fera, preciso de algum exercício de blues, tu tem alguma coisa áí, pode mandar pra mim.Tenho uma video aula bacana de jazz, se você tiver alguma outra podemos fazer uma troca, a minha é com Maurício Marques, tinha uma com jordan rudess mas perdi, só fiquei com a apostila dele.

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


ni galera, vcs do teclado escrevem pra caramba hen rs

sou baixista de uma banda de pop-rock
porra, aumenta esse teclado aí.
isso eu falo todo dia com o tecladista da minha banda, mania que o cara tem que deixar o volume baixo

cara, pica a mula dessa banda e procura uma que tenha espaço pra vc
o caso da minha é assim, repertorio de 25 musicas, so 2 não tem teclado (mas pq foram escolhidas antes da entrada do tecladista)
no caso dessas duas musicas a gente arrumou outra coisa pro mano tecladista fazer, numa delas precisava de uma meia-lua rolando o tempo todo, e como ele tem muito ritmo, encarou na boa.... agora na outra, num teve jeito de colocar ele tocando nada, ai por ideia dele mesmo, ele fez umas plaquinhas pra mostrar pro publico assim : APLAUSOS, PULA AI GALERA, e mais umas zuando cada um da banda..... ideia criativa a dele, e da um tom bem humorado pro show, ainda mais que a gente ainda toca 3 musicas do mamonas....

então veio, falei isso tudo, pra poder repetir no final, que vc tem que procurar outra banda....

ass: um baixista que escreve muito tb heheheh

fabiopavan8
Membro Novato
# set/15
· votar


Na escola montamos um grupo e fizemos uma paródia da música Que País É Este, pra falar sobre impostos e corrupção. Até aí ok, temos guitarra base e solo, voz, mas fica faltando bateria e baixo. Então como não tem teclado na música eu traduzi a tablatura do baixo pra tocar no teclado, eu expliquei isso e mandei um vídeo daí foi assim:

Meu colega: NAO SEM TECLADO
Eu: ?
Ele: Ta errado

Eu acho que ele se acha porque toca baixo, guitarra, violão, bateria, faz escola de música e é rockeiro.

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


fabiopavan8
rockeiro gosta de barulho. teclado é harmonia, logo, bola fora

JeffersonX
Veterano
# set/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


pianoid
Amigo, me desculpa, mas tenho que discordar totalmente de sua afirmação. Sou tecladista desde os 8 anos quando tive aulas mais focadas na música clássica e desde minha adolescência sou um grande fã de Rock e Metal. E há quase 20 anos tenho estudo teclado no Rock. Nos últimos anos tenho focado muito no Metal e seus subgêneros como Sinfônico, Power e Progressivo.

O Rock e Metal são estilos mais agressivos, mas não quer dizer que são apenas barulho e não tenham harmonia, solos bem feitos, etc. Muito pelo contrário! A exigência técnica para se tocar é extremamente alta e requer muita dedicação.

Sobre harmonia, o teclado pode inclusive complementar muito bem o Rock e Metal harmonizando as músicas fazendo com que soem grande. E também pode usar para fazer o papel de uma segunda guitarra, seja em um Riff, seja em um solo.

Vou citar apenas alguns poucos exemplos para você ver como o teclado pode se encaixar tão bem no estilo:

John Paul Jones - Led Zepplin (além de ser baixista da banda, também fazia vários arranjos marcantes no teclado. Grandes exemplos como Flautas e Strings no Melotron e EPs com distorção em um Fender Rhodes. Músicas para você escutar e ver como teclado se encaixa tão bem no Rock: Stairway To Heaven, Kashmir, All Of My Love, No Quarter...)

Jordan Rudess - Dream Theater (muitos solos, harmonias e segunda guitarra. Simplesmente um dos melhore tecladistas da atualidade)

O saudoso John Lord - Deep Purple (órgãos Hammond com distorção que marcaram época e passaram ser timbres obrigatórios nos novos synths)

Richard Wright - Pink Floyd (a banda por si só dispensa comentários... Som psicodélico com o clima totalmente criado pelos sintetizadores da época como Moog)

Rick Wakeman - Yes (já tive a oportunidade de assistir um show ao vivo desse senhor... não havia presenciado um som tão grandioso ao vivo feito por um tecladista)

Tuomas Holopainen - Nightwish (uma das maiores referências do Metal Sinfônico da atualidade, trabalhando muito a harmonia e fazendo com o que as músicas soem como verdadeiras trilhas sonoras de filme)

Coen Janssen - Epica (também um dos maiores nomes do Metal Sinfônico da atualidade. Com apenas um teclado trabalha muito timbres orquestrais e solos neoclássicos)

Jens Johansson - Stratovarius (um monstro dos teclados, com solos bem virtuoso ao melhor estilo Neoclássico e trabalha muito bem a harmonia das músicas).

E no Brasil temos ótimos tecladistas como André Matos (impossível escutar a intro de piano de Fairy Tale e não se arrepiar. Colocou toda a sua influência clássica e de música sacra nesta música para criar o clima da canção). Fábio Laguna das bandas Angra e atualmente Hangar. Fábio Ribeiro que também já tocou no Angra e Shaman. Junior Carelli, tecladista do Noturnall e um dos melhores tecladistas do Metal Progressivo nacional. E para finalizar os nomes nacionais, Jean Carllos do Oficina G3, um dos melhores tecladistas do Brasil, extremamente virtuoso.

Essa é apenas uma ponta do Iceberg. Há milhares de outros tecladistas de Rock e Metal. Lendo sobre a história e biografia de todos você perceberá que começaram na música clássica e implementam em suas músicas essas influências.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas p/ tecladistas orgulhosos...