dicas avancadas para Tecladistas

Autor Mensagem
bandaJovemCarpri_Korg
Veterano
# fev/10 · Editado por: bandaJovemCarpri_Korg


Ai pessoal, pensei em criar esse topico para nos ajudarmos a melhorar musicalmente, entao se cada um puder dar uma contribuicao entao vamos la... se ja existir um topico nesse estilo ja vou pedir perdao de imediato a todos... e aki vai uma pequena contribuicao minha, depois posto mais.

Dica

Digamos que queiramos fazer uma acorde um pouco mais complexo, exemplo C7+ (Dó com sétima maior) composto pelas notas: dó, mi, sol, si.
Veja que nesse caso estamos usando 4 dedos em um acorde, para facilitar vamos dividir isso. Exemplo:
Na musica ao invés de fazer a Tônica (Dó) na Mao esquerda e mais o Dó 7+ na Mao direita, como muita gente faz , vamos fazer o seguinte..... :
Tonica (dó) na Mao esquerda e Em (Mi menor) na Mao direita ( perceba que estamos apenas tirando a nota Tonica da Mao direita )
Ou se você estiver tocando com um Baixista, pode deixar o baixo fazer a nota Tonica e você faz a nota sem a Tonica dando um efeito mais sofisticado na musica ...

Exemplo pratico;
****************************
Musica Te devoro (Djavan)

D7+9.............................................Bm7(9)
Teus sinais me confundem da cabeça aos pés
......................................G7+
mas por dentro eu te devoro
****************************

Para tocar fica assim

F#m7(baixo em D).................F#m add D (Baixo em B) (ou se preferir D7+ baixo em B - é o mesmo)
Teus sinais me confundem da cabeça aos pés
.......................................Bm (Baixo em G)
mas por dentro eu te devoro
****************************


boa sorte a todos.

bicinh
Veterano
# fev/10
· votar


gostei cara, obrigado.

mazza
Veterano
# fev/10 · Editado por: mazza
· votar


hã?? não ficou a mesma coisa??? ué... não entendi...

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


Tonica (dó) na Mao direita e Em (Mi menor) não Mao esquerda ( perceba que estamos apenas tirando a nota Tonica da Mao direita )

Acho que essas "direita" "esquerda" estão invertidas, não estão? Seria o baixo na mão esquerda e o restante do acorde (sem a nota da tônica) na mão direita... não é?

mazza

A idéia é "desocupar" um pouco a mão direita a fim de dá-la mais liberdade para, entre outras coisas, eventualmente, utilizar outras dissonâncias, além da 7M, que foi citada.

Mudando de assunto, eu não costumo escrever a sétima maior como 7+, mas sim como 7M. Não tenho certeza se, teoricamente há realmente esta restrição, mas 7+ fica com cara de "sétima aumentada", o que seria uma oitava justa (o que não faz sentido de haver em um acorde, mas mesmo assim...). Já, se utilizarmos 7M não há dúvidas: é sétima maior.

Bedin
Veterano
# fev/10
· votar


Tópico Show de Bola!!!

Parabéns bandaJovemCarpri_Korg pela iniciativa.

Abraço galera!

bandaJovemCarpri_Korg
Veterano
# fev/10 · Editado por: bandaJovemCarpri_Korg
· votar


fábio_soul : Ola amigo , ja alterei as divergencias , nao tinha visto que tinha escrito errado ....kkkk valeu é a correria de escrever no trampo e sem o teclado na frente pra ajudar kkkk

Bedin: Valeu o apoio amigo...

Mazza : Ola Mazza, desculpe o segundo acorde do exemplo, tambem tinha escrito errado .. era para ser um F#m add D (Baixo em B), como disse para o fabio, é a correria aki do trampo .. e fui escrevendo de cabeca sem olhar para o teclado... entao isso as vezes facilita muito a vida do tecladista .. vou te dar um exemplo bem de boa agora...

Musica Desenho de Deus - Armadinho

A7+...................................
Quando Deus te desenhou
......D7+.............................
Ele tava namorando
.............A7+......................
Quando Deus te desenhou
......D7+.............................
Ele tava namorando
....................C#m7............
Na beira do mar
....................Bm7...............
Na beira do mar do amor!
...................C#m7.............
Na beira do mar
....................Bm7...............
Na beira do mar do amor!

***************************************

Ficaria assim:

C#m7 (baixo em A)............
Quando Deus te desenhou
......F#m7 (baixo em D)......
Ele tava namorando
.............C#m7 (baixo em A)
Quando Deus te desenhou
......F#m7 (baixo em D).......
Ele tava namorando
....................C#m7 (esse faz normal com baixo em C# )
Na beira do mar
....................F#m add D (baixo em B) (ou se preferir D7+ bx em B)
Na beira do mar do amor!
...................C#m7 ( normal ).............
Na beira do mar
....................F#m add D (baixo em B) (ou se preferir D7+ bx em B)
Na beira do mar do amor!

*************************************

Da uma olhada como a musica ficou mais facil de tocar, tipo em vez de usar 4 acordes na musica , uso praticamente 2 na musica toda so trocando o baixo , tipo, 2 é modo de dizer, pois o baixo que voce usa define qual o nome do acorde.

Um abraco a todos

Bedin
Veterano
# fev/10
· votar


bandaJovemCarpri_Korg

Rapaz, obrigado por desprender o seu tempo, e compartilhar conhecimento e experiência...

Este tipo de dica, eu gosto de acompanhar, e tenha a certeza que irei enriquecer ainda mais minha harmonia...

Obrigado amigo.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/10
· votar


bandaJovemCarpri_Korg

Acho legal seu esforço de ajudar a galera, mas tem um tópico em stick com exatamente o mesmo objetivo, poderia ter postado lá essa dica.

Vlw.

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


Carlos_Souza_Jr

Realmente.

bandaJovemCarpri_Korg

Eis o tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/195119/

De qualquer forma, parabéns por se dispor a ajudar, ajudas sempre serão bem vindas.

Agora, seguindo seu raciocínio, experimente com a mão esquerda, em vez de só colocar uma tônica ou oitavá-la, coloque a tônica com o dedo mínimo e a nona com o polegar na oitava seguinte, completando o restante do acorde com a mão direita, começando com o polegar, indicador, anelar, e mínimo.

Exemplo: C7M (C7+) fica assim... MÃO ESQUERDA - C na primeira oitava, e D na segunda oitava, MÃO DIREITA - E, G, B na segunda oitava, e C na terceira oitava.

Edson Caetano
Veterano
# fev/10
· votar


Voltando um pouco a deixa do Fabio, e tentando deixar um pouquinho de Teoria para a gente refletir

- Tambem nao gosto de usar 7+ vou tentar explicar porque...

Dentro da triade Maior (T, 3, 5), teremos a possibilidade de formar dois acordes de Sétima, o primeiro é o Major ou simplesmente M, (exemplo C7M), que tem um intervalor maior de 2 tons a partir da dominante (5),(T, 3, 5, 7), e o outro simplesmente 7, (exemplo C7 ou 7dominante, Cdom7), que tem um intervalo menor de 1 ton e meio a partir da quinta (T, 3, 5, 7m)

Se usar a terminologia 7+ (sétima aumentada), aumentando meio tom na 7M, a nota vai cair exatamente como disse o Fabio, (T, 3, 5, 8), tornando este intervalo de sétima a nota tonal e isso nao existe, e.ou nao faz sentido

O mesmo acontece com a triade aumentada (T, 3, 5+ ou 6m), se formos adicionar a 7M (intervalo maior de 2 tons), vai cair novamente no 8 grau, invalidando o acorde

Deveria é existir uma padronizaçao melhor nas cifras, porque tem muita coisa que gera confusao, poderiamos a gente lançar esta campanha hehe

Abraços

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/10 · Editado por: Carlos_Souza_Jr
· votar


Edson Caetano

É tbm penso assim, e como a nomenclatura da terça menor e terça maior é feita com 3m e 3M eu prefiro quando escrevo usar o 7M. É claro, que na hora da leitura, eu nem penso, se vejo um 7+ automaticamente é sétima maior.

Bedin
Veterano
# fev/10
· votar


bandaJovemCarpri_Korg
Carlos_Souza_Jr
MAB Keyboard
Edson Caetano
Carlos_Souza_Jr

Muito boa as dicas de vocês, vou tentar aplicar ao teclado aqui.

Abraço!

Rhodes
Veterano
# fev/10 · Editado por: Rhodes
· votar


Edson Caetano
Deveria é existir uma padronizaçao melhor nas cifras, porque tem muita coisa que gera confusao, poderiamos a gente lançar esta campanha hehe

Mas existe.
Em qualquer curso (ou livro) de harmonia se aprende a notação correta.
O problema é que ninguém segue.
Coisas da internet...
Nos próprios sites de cifras tem muuuuitos acordes escritos errados.

Acho que vale a pena orientar quando surge oportunidade, mas eu nem esquento, é difícil tirar alguns vícios.


Só mais uma coisinha:
7M não é dissonância.

De acordo com a teoria, acorde dissonante é apenas aquele que possui alteração no quinto grau da escala.
Ou seja, os acordes com quinta aumentada e os acordes diminutos ou meio-diminutos (os dois últimos com quinta diminuta).

Esses acordes com nona, sétima (maior ou menor), quarta, sexta, etc...
Ao pé da letra, são acordes "comuns". Teoricamente não têm nada de especial.
São chamados acordes consonantes, ou acordes com notas agregadas.

mazza
Veterano
# fev/10
· votar


nossa, quanta gente nesse tópico... valeu, agora ACHO que entendi, preciso testar no teclado, mas brigadão :D

rodolfo1982
Veterano
# fev/10
· votar


O problema é que ninguém segue.
Coisas da internet...


Concordo...
A própria indicação da sétima. Pelo que sei:
- se não há indicação, a sétima é menor;
- se for Maior, coloca-se o 'M', e não o '+';
- o '+' usa-se para nota aumentada, e não maior. Por isso, "7+" seria diferente de "7M", certo ?

Bom, acabei de ler que o Edson Caetano disse exatamente, isso então concordo com ele.
'+' é diferente de 'M'.

Para isso, é necessário ter na cabeça a tabela de intervalos...

Edson Caetano
Veterano
# fev/10
· votar


Acorde Consonante. acordes formados pela 1, 3, 5 e 8 justas (maiores)

Acorde Consonante Imperfeito. acordes formados pela 3m, 6, 7m

Acordes Dissonantes. Diminutos, aumentados....

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/10
· votar


rodolfo1982
- o '+' usa-se para nota aumentada, e não maior. Por isso, "7+" seria diferente de "7M", certo ?

Bom, acabei de ler que o Edson Caetano disse exatamente, isso então concordo com ele.
'+' é diferente de 'M'.

Para isso, é necessário ter na cabeça a tabela de intervalos...


Opa.... Calma aê

Qqr manual/livro sobre cifras ou qqr coisa do tipo vai considerar 7+ como aceitável e sinônimo de 7M, não considerarão isso aceitável como notação de intervalos. Acho que é um pouco devido a pouca padronização das cifras.

RodriguinHenriq
Veterano
# fev/10
· votar


Muuito boom , Goostei !


sou guitarrista ,mais intendo um pouco sobre teclado , e isso vai me ajudar

obrigado ;D

Rhodes
Veterano
# fev/10 · Editado por: Rhodes
· votar


Acorde Consonante. acordes formados pela 1, 3, 5 e 8 justas (maiores)
Acorde Consonante Imperfeito. acordes formados pela 3m, 6, 7m
Acordes Dissonantes. Diminutos, aumentados....


Exatamente. É isso aí. :D


Carlos_Souza_Jr
Qqr manual/livro sobre cifras ou qqr coisa do tipo vai considerar 7+ como aceitável e sinônimo de 7M, não considerarão isso aceitável como notação de intervalos. Acho que é um pouco devido a pouca padronização das cifras.

Desculpe, mas vou discordar.
Aprendi de acordo com o que a maioria dos colegas citou:
as notações "+" e "M" expressam coisas diferentes.
Quando o número 7 aparece sozinho a sétima é menor quando aparece com o "M" é maior.
Inclusive, em partituras que acompanham cifras, é mais comum a notação "major7" para expressar a sétima maior.

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/10
· votar


Tô fora... isso é coisa de gente grande...

Viva ao: C - Am - Dm - G7

Edson Caetano
Veterano
# fev/10
· votar


A gente bater o olho no 7+ e executar o acorde de cara é um fato, pq a 7M é meio tom acima da 7m, tem o efeito de uma sétima aumentada, mas é uma sétima maior, nem de longe 7M e 7+ sao considerados sinonimos, pelo menos em qualquer manual.livro de cifras sério

Se bem que eu já vi cifras de tudo quanto é tipo de jeito, cada um pode resolver fazer a notaçao de seu jeito nao é mesmo

Hj a noite vou reabrir meus livros de teoria para ver algo sobre padrao de notaçao em cifras

Felipasso
Veterano
# fev/10
· votar


Ja que a discussao começou eo 7majj pois tem o aug[/b] e o [b]SUS(aug e o aumentada(5) e o sus e com quarta)

Mestre Duarte
Veterano
# fev/10
· votar


É engraçado! Sempre que tecladistas se debruçam sobre um assunto complicado, esse assunto sempre vai ser a Harmonia. Por que será?
Mas, já que é assim, vou dar também minha humilde contribuição:
Ao invés de aplicar uma tétrade com sétima maior, seja ela com a mão esquerda ou direita, eu prefiro usar tríades sobrepostas, ou seja, um acorde com a mão esquerda e outro com a mão direita. Ex: MÃO ESQUERDA = Dó maior; MÃO DIREITA = Mi menor.
Fica melhor ainda se você usar acordes invertidos. Dó com quinta no baixo (3ª inversão) para a mão esquerda e Mi menor com terça no baixo (2ª inversão) para a mão direita.
Se você preferir, pode ainda usar todos os demais graus da escala fazendo esta formação. Basta seguir a progressão mantendo a posição dos dedos.
Obs: Esta sobreposição compreende a situação da 7ª Maior, obviamente.

Edson Caetano
Veterano
# fev/10 · Editado por: Edson Caetano
· votar


Felipe

Ficou confuso seu post
''Ja que a discussao começou eo 7majj pois tem o aug[/b] e o [b]SUS(aug e o aumentada(5) e o sus e com quarta)''

Mas vou tentar te responder

Acordes SUS, sao acordes que omitem o terceiro grau e o substituem por outro x (alias nao sao acordes nem maiores e nem menores porque nao tem a terça), normalmente o x é o 2 ou 4 graus, exemplo Csus2, omite-se o 3 grau e adiciona-se o 2

Acordes ADD, diferentes do sus, nao suspendem a terça e sim adicionam novas notas, normalmente tambem de 2 e 4 graus, exemplo Cadd2, Mantem-se o 3 grau e adiciona-se a 2

Aug = Aumentado = + etc..., simplesmente um acorde aumentado

Porem neste caso vale ressaltar uma caracteristica interessante dos acordes aumentados, eles sao formados apenas por intervalos maiores (2 tons), se acrescentarmos mais um intervalo maior obtemos novamente a raiz do acorde ou seja a tonica

O que faz termos certeza que o C+, tem as mesmas notas do E+ e as mesmas do G#+, acabam sendo inversoes entre si, e que tambem nos leva novamente a confusoes enormes de notaçao

C+ ou aug = E+ 1 inversao = G#+ 2 inversao

O que vai diferenciar é a nota mais grave Tonica de onde todos os acordes devem ter partida

Vou ainda alem, olha como a confusao de notaçao pode aumentar ainda mais, e se levarmos em consideraçao os acorde com baixo em, do tipo x\y, C\E

Simplesmente um C+ pode ser um E+ inv 1, G#inv2, C+ baixo E, C+\G, E aug baixo C, E+\G, G#+\C, G#aug+\E

Viagem né, mas é só para mostrar como a gente dificulta nossa vida, e como ainda nao temos uma padronizaçao universal, é assim que diversos autores ensinam em seus manuais de maneiras tao diferentes entre si, regionalismos, etc...

É isso aí, espero é eu nao estar viajando demais agora hehe

Até mais amigos

NillMaker
Veterano
# fev/10
· votar


Fala galera! Gostaria de contribuir também, embora não saiba muita coisa... , mas antes, gostaria de parabenizar o tópico, porque nesses ultimos tempos só se ve topicos sobre teclado X, Y, mas nunca fala-se em harmonia, em tecnica... por isso ai vai:

1- Usando timbre de piano, e.piano, ou orgão, tem uma passagenzinha muito bacana que da pra fazer ali entre algumas notas : entre a 6ª e 7ª nota da escala, subindo, da pra fazer uma caidinha crescente.. como po exemplo.... música esta em C.... você toca rapidamente A-Bb-B... da pra fazer isso entre o 2ª e 3ª também ( só que descendo ao invés de subir).

2 - Existe um alguns acordes muito legais pra colocar na música apenas pra dar aquela "sonoridade legal" que muita gente procura.... por exemplo... o setimo grau assim: quinta aumentada[X7(5+)] ou assim: quinta diminuta[X7(5-).... da um efeito show na música.... coloca esse acorde quando for cair para o 6º grau se estiver na escala maior, ou qundo for voltar ao primeiro grau, se estiver na menor....
exemplo: Voce está em C, vai para o G/B e vai precisar cair para o Am.... você pode fazer: C - G/B - E7(5+) - Am.... ( Pra fazer o E7(5+) você vai usar as notas E como baixo, Ab -- C -- D na mão direita)... caso esteja em outro teom, só module o acorde!)

3- Antes desse acorde de 7(5+), ainda você pode colocar o sétimo grau dimiuto, dara um efeito ainda mais legal!, tipo, antes de usar o E7(5+), pode colocar Bbim, ou ainda melhor, o Bm7/5-..

4 - E apenas terminando... como tecladistas, acho que hoje, pelo menos eu que sou do meio cristão vejo, na maioria das igrejas, usa-se só piano, e.piano, as vezes nunca um orgaozinho, taw... pessoal.. somos tecladistas e nossa vantagem é ter vários instrumentos em um só... então, seja criativo e use do total potencial do teclado... embora você esteja que umteclado que não é muito bom, sempre vai ter aquele timbrezinho diferente, que ninguem usa, que vai se encaixar perfeitamente ná musica ( isso se você toca com banda!) .. Sinta a musica!



Abraços a todos!
Deus abençoe!

Bedin
Veterano
# fev/10
· votar


NillMaker

Muito legal sua dica...

Estou lendo todo o tópico, e o pessoal postou muitas dicas legais de aplicação... vi poucos tópicos até hoje, que o pessoal fala sobre dicas de harmonia... sempre à discussão em torno da máquina, e nunca das técnicas...

Obrigado pessoal por compartilharem experiências.

Pinto Iago
Veterano
# fev/10
· votar


Fala galera!!!!!!!!

Parabens ao criador do forum, Show de Bola

Queria dar tambem a minha dica!!!!

Em um campo harmonico existem 3 acordes maiores, 3 acordes menores e 1 menor Diminuto.Quando Você pega esse acorde diminuto e Volta um Semi-Tom da sua Tonica(somente a tonica)mantendo o III e o V grau, adquire-se um acorde novo, fora da harmonia mais que dá um som Bacana na hora em que é utilizado.
Exemplo:

Campo Harmonico de C
C - C - E- G
Dm - D- F- A
Em - E-G-D
F -F-A-C
G - G-B-D
Am - A-C-E
Bm5b- B-D-F

Quando volta-se um semitom da tonica do ultimo acorde(Bm5b)
Consegue-se o acorde Bb,que quando utilizado no Campo Harmonico de C Fica muito bacana!!!!!

Tente utilizar esse acorde Depois que voce fizer o acorde de subdominante ( fá maior).
Tente a sequencia:

C - Am- F - Bb - F/A - G

FUI!!!!!!!!!!!

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/10
· votar


Rhodes
Desculpe, mas vou discordar.
Aprendi de acordo com o que a maioria dos colegas citou:
as notações "+" e "M" expressam coisas diferentes.
Quando o número 7 aparece sozinho a sétima é menor quando aparece com o "M" é maior.
Inclusive, em partituras que acompanham cifras, é mais comum a notação "major7" para expressar a sétima maior.


Seu direito discordar. Mas vou repetir. Independente do que vc acha certo ou errado (e o que eu acho tbm) vc vai se deparar com várias cifras do tipo C7+ e nesse caso, interprete com C7M. Eu deixei claro em meus primeiros posts que eu ñ uso o C7+ para escrever cifras, mas repetindo, acho que devido a pouca padronização, nas cifras C7+, C7M e Cmajor7 são sinônimos.

Rhodes
Veterano
# fev/10 · Editado por: Rhodes
· votar


Carlos_Souza_Jr

Ok.
Realmente, não sou bitolado a ponto de dizer que não entendi.
Caso eu veja alguma cifra na internet ou escrita por alguém onde esteja escrito C7+ eu vou entender que o cara quis escrever C7M.
Dá pra entender.
Mas que está errado, isso está.

É que nem quando você vê alguém que está sendo alfabetizado escrever.
Existem vários erros, mas dá pra entender a intenção da pessoa.
Dá pra entender o que ela quis dizer, mas não é por isso que se tornou certo.

É que nem o povo que conversa no msn.
Cheio de pseudo-palavras (matei a lingua portuguesa agora) usadas pra digitar mais rápido.

A padronização das cifras existe, pode pegar qualquer livro de harmonia que lá está a notação correta.

Agora, se o povo vai seguir....aí são outros quinhentos.

Abraço.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/10 · Editado por: Carlos_Souza_Jr
· votar


Rhodes

Concordo. Apesar de achar que não existe um código bem definido para escrita de cifras, e até acho que isso resulta na escrita jazzistica, da escrita pra bossa e outras em que as cifras apresentam particularidades.

Vlw

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a dicas avancadas para Tecladistas