Sintetizador como meio de expressão e não de mímese.

Autor Mensagem
Leonardo Rocha
Veterano
# mar/05
· votar

Zara. Mojo, Juliano, Bico e demais.
Criei um novo walla para nós. Confirmem seus e-mails que lhes enviarei o login e a senha. Vamos distribuir este e-mail aos poucos para não cair nas mãos dos espíritos de porco!

Bico
Veterano
# mar/05 · Editado por: Bico
· votar

Zara
Ah não, eu tb faço design. Só que meu professor é o Bico.

Hehea! E em troca vc me ensina suas técnias de cirurgia buxomaguilamarcial! Algo assim, hehe...

Leonardo Rocha
Bico (matheus):
Estou só orientando projeto no nono de PV e preparando um projeto de pós-graduação na escola. Estou lá na segunda de manhã e à noite. Se eu não estiver na sala (nono), estarei no Centro de Design.

Então eu vou te procurar por lá! Tô no 5º pv-m.
E vc é o Léo q deu aulas de ilustração digital no final do ano passado? Usa óculos... Se for, eu sei quem vc é, hehe!
Ah!.. E Matheus é segundo nome, lá na facul me conhecem mais por Baêta. =)

*Sobre o e-mail.. Será q não é do seu pc? Q não tá rolando de acessar.. Pq eu tô conseguindo acessar normalmente a central. O_o?
Mas qualquer coisa, pode mandar pro "lmatheus(arroba)hotmail.com", mesmo. E por incrível q pareça, acho q não tem perigo de rolar espírito-de-porqueira, não.

Leonardo Rocha
Veterano
# mar/05
· votar

Baêta!
Chapéu de baêta (couro) é o nome de uma música do hermeto. Ehehehe.
Sou eu mesmo, passa lá de manhã. Tem horas que estou tentando anexar o e-mail no walla eno meu terra.
Vcs sumiram, retomeia discussão meio sem querer no tópico: um teclado que simule o piano, qual?
Vamos trazê-la de volta para cá.

Leonardo Rocha
Veterano
# mar/05
· votar

Pois é! O tecladista que usa sintetizador é meio designer não? Depende do uso, é claaaaro! Citando o meu promeiro quote, vcs já ouviram algum mp3 da Wendy Carlos explicando o seu trabalho em "Swiched on Bach" e na trilha sonora de "Laranja Mecânica"? Outra coisa legal: um documentário que está saindo sobre o homem que pos o ovo em pé, Robert Moog.
http://www.plexifilm.com/moog.html

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar

Hehehehe... Traduza aquele ultimo texto que eu te dou um premio... Se vc acompanhou esse forum nos ultimos tempos, sabe do q eu falo... :-)

Voltamos depois do almoço, abs.

Leonardo Rocha
Veterano
# mar/05 · Editado por: Leonardo Rocha
· votar

Mr_Mojo_Rising
V. está se referindo a:
Bico (matheus):
... E aquilo que eu estava falando sobre subversão criativa dos meios é bem interessante não? Vou dar um exemplo no: DX7 II tem um preset chamado Koike Cicle que é uma incrível imitação de uma motocicleta passando em uma estrada (pan de esq. para a dir.) Como isto é feito? Com Pan EG, Pitch EG e com envelopes de amplitude com ataque e decaimento lentos. Editando-se os três pode se ter um som contínuo de "motor" para tocar-se melodias e acompanhamentos de "motor".

Se é isso Mojo, estou me referinoo a idéia (e ao fato) de reverter um som de efeito, enharmônico em um som harmônico, musical. Uma vez que ambos compartilham os mesmos parâmetros é possível fazê-lo.

Deixe eu explicar: e perdoem-me se eu parecer redundante para alguém:
TIMBRExFREQUÊNCIA
Todo e qualquer som é composto de três propriedades físicas: Timbre, frequência (ou altura) e amplitude (ou volume). A não ser quando é produzido eletronicamente e reproduzido livre de distorções (o que é virtualmente impossível) todo som é formado pela mistura de mais de uma onda sonora em frequências invariavelmente distintas. (Se fosse possível reproduzir duas ondas sonoras com a mesma exata freqûencia e amplitude ocorreria o cancelamento de fases e o acúmulo de energia sônica. Daí que vem as armas sônicas e o estampido de quando um avião rompe a barreira do som). Esta mistura é que forma o timbre. Se estas frequências seguem uma certa proporção o som é mais "harmônico", "musical", pois a maioria das ondas enfatiza uma frequência fundamental como em uma flauta. Mas se a mistura não segue muito esta proporção cada onda chama a atenção para a sua frequência, não sobressaindo uma frequência dominante, este é o som "enharmônico", percussivo o som do "ruído".
Pois é, mas os sons não são apenas ruidos ou notas, pois mesmo um som musical sempre tem uma certa sujeira, aliás é o que da molho ao nossos queridos Hammonds, Rhodes, Guitarras com distorção, Oberheims e etc.
Em contrapartida, um som de moto 50cc é difrente de uma de 500cc ou de um caminhão, percebe-se a diferença de altura (ou frequência) ou seja, se a "nota" predominante é grave (harley Davidson) ou aguda (motor de aeromodelo).
FREQUÊNCIAxAMPLITUDE
Seguindo em frente com o nosso raciocínio: Quando um carro passa por você o som começa mais grave, torna-se mais agudo e torna-se novamente grave ao afastar-se. Vcs. já devem ter ouvido falar deste efeito, o feito DOPPLER. Qu mostra que uma onda se "encurta" ou se "estica" a medida que se desloca. Pois então, em um sintetizador como o DX7 é possível fazer a frequência variar ao longo do tempo por uso de um envelope e afinação o "Pitch EG".
A outra coisa que varia é o volume do som (amplitude). Estes vc. já sabem é o envelope de amplitude ou ADSR nos sintetizadores mas antigos. Para reproduzir o som do ou moto (ou carro) que passa por nós é preciso fazer o volume aumentar devagar (ataque lento) e decair tb. devagar para um nível zero de sustain (que são o A, o D e o S do ADSR). Pois bem, um som de orgão, por exemplo, tem o ataque e o decaimento rápidos e o nível de sustentação alto, além de um corte de som veloz na soltura da nota (o R de release do ADSR).
Para a edição do PAN, o raciocínio é o mesmo, pois há um envelope para ele tb. no DX7.
Ufa!
Resumindo peguei este efeito de "moto passando" do DX7 e transformei ele em um órgão de motores. Para completar: um motor de dois tempos é feito de uma nota só, o de quatro de duas, Hehehehehehe.....
Vou tentar postar uns exemplos na central de downloads. Se conseguir aviso vcs.
Boa noite e até a próxima!

Zara
Veterano
# mar/05
· votar

Bico
Matheus é o segundo nome. É pra te chamar de Baêta. Logo, o seu nome é Baêta Matheus, certo?

HAiuhaUHAiuhaIUhauHA

Bico
Veterano
# mar/05
· votar

Zara
Não, é q simplismente não mencionei o primeiro... Não é TCHARÁ?
Hehae!

Zara
Veterano
# mar/05
· votar

Bico
Não, eu não me chamo Baêta Zara. =P
Êêêê tchará... preciso parar de assistir Monty Python.

Bico
Veterano
# mar/05
· votar

Zara
E eu dou brecha pra essas coisas... Antes de ler sua resposta imaginei q ia responder isso, aehahaehe!

E não para de assistir Monty Python, não! Me chama q eu tb vou querer, haehae!

Zara
Veterano
# mar/05
· votar

Bico
HauhAUhIA vc já sabe o que acontece se a gente der corda pra bobeira...
Qq dia desses a gente asséste!! Eu tenho aqui o dos Cavaleiros que dizem NI!

Como diz o sarpa...
Vou windows nelson.

Theo22
Veterano
# mar/05
· votar

Leonardo Rocha
Você escreveu isso em um outro tópico!
Ach que vcs. não me entenderam. Estou justamente questionando o critério de "bom". "Bom" é perder a personalidade como instrumento? "Bom" é a capacidade de imitar este ou aquele instrumento? Ou mesmo um outro instrumento de teclas? O teclado tornou-se um não-instrumento musical. É um "instrumento" tecnológico de prestações de serviços fonográficos e nada mais.

Estou aqui para conversar um pouco sobre isso, vamos lá, vc mesmo me chamou!

Bom, vc não é a favor da evolução, não entendo o fato de teclado não é mais um instrumento, e que ele preta serviços, e nào é nada a mais.

Sabe, há muitos tempos atrás, um PC só fazia calculos, hoje em dia, vemos a grande possibilidade de coisas que eles podem realizar. Assim foi a evoluçÃo dos keyboards.

Tempos atrás tinhamos mesmo somente os synths, aí veio os arranjadores, depois os workstations. Bom, hoje eles bringam pra ter um som melhor que o outro, pois como eles também tem a cabacidade de simular instrumentos, seja por samples ou não, precisamos de uma qualidade muito boa.

São muito bem vindos os lançamentos, e eu que uso só o teclado pra tocar, prefiro 1000x que eles um dia, tenha 80% dos timbres, com qualidade igual ao instrumento que se refere.

Não entendo o fato de querer que o teclado se pare no tempo.

Theo22
Veterano
# mar/05
· votar

Vamos levar pelo lado positivo da coisa, o que é teclado? pra que serve?

Teclado é um equipamento musical eletrônico, com bancos de timbres, certo que pelo fato de não possuir um timbre próprio, fica complicado dizer que som um teclado faz.

Certamente facilitou bastante fazer música com o teclado arranjador workstation, pois temos a possibilidade de criar-mos rítimos, nada igual a uma banda, pois é um teclado, e essa não é sua função, pelo menos ainda.

Não vamos desvalorizar o teclado, que isso, se isso está acontecendo aqui, imagine o que estão falando em outros forúns.

Até mais

Bico
Veterano
# mar/05
· votar

Leonardo Rocha
Na verdade, acho q não foi sobre isso q o Mr_Mojo_Rising se referiu.

Theo22
Parece q vc interpretou mal a idéia do Leonardo Rocha.
Pegando só uma frase sua, de exemplo:
Bom, vc não é a favor da evolução, não entendo o fato de teclado não é mais um instrumento, e que ele preta serviços, e nào é nada a mais.

Estive conversando com ele e te digo q a idéia é justamente contrária a essa! A evolução seria algo a favor da criação de timbres novos! Ficar só na reprodução dos já existentes é o q seria a estagnação.

Eu sou mais um desses q adora os timbres vintage! Se tivesse $$$, não dispensaria um equipamento q me possibilitasse tais sons clássicos com fidelidade. Mas por outro lado, pq não procurar por outros timbres, novas sonoridades?
Hj em dia, a música em geral anda muito saudosista (vide o tanto de bandinhas estilo retrô). Eu até q sempre curti muita coisa desse naipe, mas chega uma hora q cansa! (escutem isso aqui ó, q vão enteder melhor, =p)
E pq mesmo não fazer música pra tocar com "som de motor" :) ? Por q não aplicarmos nossa criatividade na síntese de novos timbres?

\o/ \o/ \o/ Experimêntal!!! Experimêntal!!!
(Putz! Hehe.. Culpa da Zara q me contaminou com esses papo de Monty Python e tal... =p)

Sintetizador: Eu ainda vou ter um
E Léo... Só relembrando: Tenho um PSR mas sou inocente nessa história(cavalo dado não se olha os dentes, haeha)!

Abraços, galera!

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar

pessoal daqui gosta de escreve...

Zara
Veterano
# mar/05
· votar

Jaum_Paulo
Desmancha-prazeres.

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar

comecei a le aqui, li o primeiro post mas ae eu vi o tamanho das resposta e desisti hehehe

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar

Leonardo Rocha, não era o último post seu não. O seu eu entendi. Era o de "outra pessoa"... hehehehe... O_o

Leonardo Rocha
Veterano
· votar

Theo22
Teo vamos exclarecer uma coisa, se v. conclui que eu não sou a favor de "evolução" deve ser esta evolução (positivista) da tecnologia da imitação autônoma. Meu amigo, falando em termos de arte em geral esta idéia é velhíssima. Vem lá da renascença.
Que idéia nova para arte vem de um "arranjador" ou de um "workstation"? Mais mãos executantes? Mais instrumentos? Isto se chama orquestra. O workstation ou o "arranjador" (hehehehehehe, chamar de arranjador um objeto que nem liga sozinho huahuahuhaua!!! Arranjador para mim é o Klaus Ogerman) não inventaram a polifonia.
É claro que Bach adoraria ter um e realmente empenheou-se naquilo que viria a se tornar o Pianoforte nas mãos de Bartolomeu Cristofiori. (Tudo bem se conceitualmente v. ainda está no tempo deles)
V. insiste na tese de um som "melhor" que outro. E quem determina este julgo de valor? Um som é melhor se é mais igualzinho? Por favor expanda sua percepção estética, amigo! Imitação é só UMA possibilidade expressiva, aliás a mais gasta dos últimos quatro séculos.
"80% dos timbres, com "qualidade" "igual" ao instrumento que se refere."
Meu amigo o instrumento ao que me refiro, o Yamaha VP1 não apenas "vem" com "timbres bons" ele é uma maquina de FAZEEEEER timbres "bons" ele está do outro lado do balcão meu caro! Isto sim é que era acesso à tecnologia! O princípio, o CONCEITO, que rege estas tão adoradas (por você) máquinas é o mesmo do Mellotron, ou melhor, do seu antecessor o Chamberlin de 1946.
http://www.mellotron.com/history.htm

Ficar parado no tempo é não observar um contexto mais amplo da sua ação no mundo. Não estamos discutindo apenas mercado e produção fonográfica. Estamos discutindo música como forma de ARTE e sua contribuição para a contemporaneidade. SE vc só quer comprar/executar sons, Theo, tudo bem. Nós reinvidicamos aqui o direito de criá-los conjuntamente com a nossa música, coisa que Robert Moog nos permitiu há quarenta anos. (E nós é que estamos atrasados?).
Definir teclado como "equipamento musical eletrônico, com bancos de timbres" não inclui nenhuma discussão estética, parece mais o discurso do fabricante. Cabe a nós artistas definirmos ARTISTICAMENTE o que é teclado.

Por favor leia(m) com atenção as mensagens deste tópico, e baixe o mp3 "VP1 introduction" e force o alemão em: http://www.smartroots.ch/vp1/vp1_sound.html

É muito chato conversar com alguém que nem lê nem ouve o que v. indicou e se apressa em conceituações um tanto estreitas como: tudo que é atual é mais "evoluido" ou "novo" e tudo que já foi não está mais aqui.

Em tempo: "positivismo", de forma bem simplória, é esta mania de achar que é só esperar o tempo passar que tudo "só evolui". Por favor não confundir história com evolucionismo como muitos fizeram ao longo do século passado.

Aos demais:
Assim como escrevi para vcs. sobre síntese sonora (aguardo feedback) estive apresentando ao Theo e outros o que é para mim o ultimo invento em instrumento musical de tecla: O sintetizador de modelagem acústica virtual. Deixe-me explicar o princípio: este sintetizador não gera som pelo disparo de amostras pré-gravadas ou formas de onda por alteração de voltagem. Ele calcula em tempo real o resultante sonoro de um modelo físico de instrumento acústico! E isto polifonicamente e alterável em tempo real assim como em um instrumento acústico! (ai a indústria "sampleia" isto embala numa coleção de clip arte vende como "evolução" para os mais desavisados).
Para o Theo que (gosta de números) um VP1 custava aproximadamente U$40.000 e só foram produzidos três, adquiridos para instituições de pesquisa na área de tecnologia.
http://virtualacoustic.free.fr/HTML/presentation.html
http://virtualacoustic.free.fr/HTML/applications%20industrielles.html

Por falar em pesquisa nesta área ai vai:
http://www.obsolete.com/120_years/

Esta é para vc. Mojo (se v. não já leu):
http://www.hammond.com.br/hammond/nova/nova.html

Para quem curte sintetizador, o novo Virus Ti (aê baeta!):
http://www.sonicstate.com/news/shownews.cfm?newsid=1960

Boa noite e até mais.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05 · Editado por: Mr_Mojo_Rising
· votar

Uia, ja tinha lido umas coisas do Latorre, mas não essas. Boa! Mutcho interessante... Alias, não é de se estranhar um synth hammond já que as drawbars dos orgãos da marca eram de certa forma uma maneira primitiva de sintese aditiva.

Ah, e o Virus TI eh foda mes... Tenho um contato com o cara que ta representando a Access no BR e quase assaltei um banco quando ele me passou uma demo... hehehe

Abs a todos.

Leonardo Rocha
Veterano
· votar

Só acrescentando uma coisa sobre o VP1 (e o VL1), os modelos físicos não eram COPIADOS de outros instrumentos musicais, mas definíveis do ZERO. O que torna o VP1 mais do que um apetrecho caro: um instrumento musical em sua possibilidade de identidade tímbrica e expressiva.

Leonardo Rocha
Veterano
# abr/05
· votar

E aê pessoal?
Tá chato o assunto?

Mr_Mojo_Rising
Zara
Bico

Vamos deixar morrer este assunto? Começo a pensar que este fórum é mais de teclado (um termo novo para o órgão transistorizado de uso doméstico) do que de tecladoS (instrumentos musicais acionados por teclas).

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/05
· votar

Pois é, concordo com a "abordagem" geral do fórum... Mas tem muita gente (nóis por exemplo) aí que curte o outro lado da força... E ser ovelha negra é massa. Vamos continuar sim.

[ ]´s.

Zara
Veterano
# abr/05
· votar

Por falar em evolução de sintetizadores, pra mim tudo aquilo que tentar inovar e envolver idéias novas é válido. Tanto a tecnologia como idéias de fundo de quintal que a gente tem.

Eu curto o lance de tentar dar uma mudada nos timbres utilizando aparelhos caseiros mesmo. Tem vez que não da certo, mas tem vez que fica diferente e muito legal.

Eu costumo usar um gravador (daqueles grandões de fita K7 da década de 70) entre o teclado e a mesa/amp, que dá uma modificada no timbre, algo diferente.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/05
· votar

Galera, fugindo um poco do tópico, pero no mucho, dêem uma olhada no tópicop que criei lá no música em geral. Design e música juntos, duas palvrinhas pra adiantar o assunto: John Coltrane... hehehehe

Comentem lá. ;-)

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/05
· votar

Ah, Zara, se não me engano o Blackmore usava um lance assim como pre-amp no Purple dos anos 70. Bacana.... Tô de cara com vc hein menina vintage?? :-)

Beso.

Leonardo Rocha
Veterano
# abr/05 · Editado por: Leonardo Rocha
· votar

Olá a todos. Gostaria ainda de comentar o Physical Modeling (VL1, VP1 e VL7). Aos leitores de inglês peço que deêm uma olhada tb neste link:
http://www.soundonsound.com/sos/1994_articles/jul94/yamahavl1.html
http://www-ccrma.stanford.edu/~jos/pmupd/

Zara
Sabe o disco do César Camargo Mariano que comentei ter comprado no Extra por 9 royal (Cesar Camargo Mariano& Cia)? Pois é. Ele é do tempo que os tecladistas discriminavam o equipamento usado faixa por faixa. Neste o César detalhou tb alguns efeitos:
CP 70 +Chorus
Sintorquestra + Echoplex
Arp-Omni + Space Echo e Chorus
Hammond + Leslie (não especificados)

Se soubesse como resolver o problema de lerdeza de envio de dados lhes enviaria um mp3 do Herbie Hancock demostrando como ele usa o Echoplex no Rhodes: Herbie Side B.mp3 de 7mb

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/05
· votar

Leonardo, é aquele que tem no Fender Rhodes.com?? Se for é foda!!!!! Muito legal o que o cara fez, me dá vontade de largar de ser bunda mole e voltar a usar pedais analógicos no meu QS!! hehehehe

Leonardo Rocha
Veterano
# abr/05
· votar

Acho que foi lá sim que eu achei. No final ele fala de uma trilha de filme e aí rola um trecho?

Bico
Veterano
# abr/05
· votar

Sí, sí galera!..
Nós aqui, q gostamos muito dos vintage da vida, temos lembrar q alguém teve q inovar pra chegar naqueles timbres. Já rolou muita gambiarra nessa história (gente corajosa metendo estilete no falante do ampli pra sair som distorcido e por aí vai, hehe)!

Nada brota do nada. Essa abiogênese non ecziste! =p (Leonardo Rocha, é aquela mesma história dos calouros perguntando pra q eles tem q aprender a desenhar letras, não é? Hehe)

Me lembrei agora do comentário q escutei sobre a pedaleira de um cara, num showzinho aí: "até distorção de bosta caindo na água aquele treco tem!" Hehea! Mas nem toda experiência na busca de novas sonoridades precisa soar "extrema", assim. Parece q muita gente só vê dessa forma: "ou são os bons timbres tradicionais ou são aberrações sonoras." Aí, se conformam com oq já existe. É algo mais certo... =/

Mr_Mojo_Rising
=D
Vou ver essa bagaça, aí!
Depois comento, lá!

mp3 do Herbie Hancock
Zara, é com vc, aí ó.
Hehe!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Sintetizador como meio de expressão e não de mímese.