Sintetizador Analógico X Sintetizador Digital

    Autor Mensagem
    Turista
    Veterano
    # mai/05


    Sou novo por aqui e li algo sobre sintetizadores digitais e analógicos. No entanto, não ficou claro para mim a verdadeira diferença entre eles. Alguém poderia me ajudar? Obrigado!

    Theo22
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Turista

    Bom, tem uns caras aqui que entendem direitinho sobre isso, mas vou explicar o que eu sei, e de forma bem simples.

    Analógico - mais controle, maior possibilidade de edição, parametos, mais definição, e por aí vai.

    digital - menor poss. de edição, parametos são mais simples e resumidos, porém tem ótimos timbres.

    Hoje em dia, me parece que temos poucos sintetizadores analógicos, geralmente todos são digitais. Acho que só os mais antigos que são analógicos.

    A vantagem é que ficou mais simples!

    Mas espero ler aqui melhores esclarecimentos!

    Turista
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Theo22

    Valeu, cara.
    Por enquanto dá pra ter uma idéia melhor seobre o assunto.

    sarpa
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: sarpa
    · votar


    Turista, boa noite.

    Os primeiros sintetizadores que surgiram foram os analógicos que, criavam o som a partir da oscilação de energia.
    Eram gigantescos (por exemplo o Moog Modular). Alguns sintetizadores chegavam à ocupar salas, eram verdadeiras bugigangas. Além desse tamanho todo, eram bastante caros.

    Depois de algum tempo, a tecnologia foi se aprimorando e, com o surgimento de novas peças, componentes menores, eles foram reduzindo o tamanho e alguns, reduzindo o preço. Aí sim começaram a ganhar mais espaço nos palcos, com bandas.

    Lembrando que, num sintetizador analógico, o som vem inicialmente da energia. Depois, o chamado "oscilador" cria a forma de onda, que possui as primeiras características do timbre. A partir daí, você vai seguindo uma seqüência lógica de filtros para chegar à um certo timbre.
    Os antigos analógicos eram monofônicos, ou seja, só conseguiam reproduzir apenas uma nota de cada vez. Detalhe importante: Com esses antigos analógicos só era possível produzir timbres eletrônicos... "twizzz", "zioonnn", "reeeéééénnnn", "dzzzzzz"... É praticamente impossível conseguir um timbre de piano através de modelagem analógica.

    Pra você ter idéia do tamanho desses analógicos, tomando o Moog Modular como exemplo, pra ele você comprava módulos com os filtros para a criação dos timbres. Esses módulos eram uns caixotes (que deveria pesar cerca de 30kg cada um) onde, um era interligado ao outro através de cabos, fazendo assim a modelagem do timbre.
    Sem contar que esses equipamentos desafinavam constantemente, uma vez que seu timbre surgia da energia. Ou seja, conforme a oscilação da rede elétrica, o instrumento subia ou abaixava a afinação.

    Mas enfim, a tecnologia foi avançando e os sintetizadores não poderiam ficar para tras.
    Como eu já disse antes, peças e componentes novos foram surgindo, os tamanhos foram se facilitando.
    A tecnologia chegou à um ponto onde não existia mais knobs (botões giratórios) para a edição dos timbres. Tudo é feito em um painel digital onde você só altera os valores dos parâmetros, adiciona ou retira filtros, tudo na maior comodidade. Então, eis que surge os sintetizadores digitais.

    Tanta tecnologia, tanta modernidade mas, os antigos analógicos não foram esquecidos... e por que? É muito difícil conseguir reproduzir o timbre modelado analogicamente através de meios digitais.
    É possível se chegar muito perto, até mesmo à 99% da perfeição, mas nunca será igual, até porque, os antigos analógicos não eram iguais entre si.

    Confira nos links abaixo algumas imagens dos famosos analógicos:

    - http://www.arturia.com/images/modular/mmv2_040723L.jpg
    - http://www.marksmart.net/gearhack/pogomoog/MoogCrop.jpg
    - http://www.smalltownmusic.com/home/otherforsalestack/MOOG.PRODIGY/fron t.jpg
    - http://www.cikira.com - Studio de produção eletrônica

    Hoje, os sintetizadores mais comuns trabalham com "romplers". Ou seja, você deseja um timbre de piano? Existe armazenado em seu sintetizador uma pequena amostra digital de piano e, através dos filtros e todos aqueles parâmetros de edição você deixa esse piano do jeitinho que você quer.
    Ainda existem os "samplers" que, são gravações originais dos instrumentos, ou seja, a cópia perfeita. Mas este recurso, presente só nos equipamentos de maior valor (considerando os padrões atuais).

    Áh, já ia me esquecendo. Ainda existem os sintetizadores digitais que são dedicados à simulação de analógicos, uma vez que estes são tão importantes na história das teclas e da tecnologia musical.
    Dentre esses V.A (Virtual Analog) podemos destacar os Clavia Nord Lead, os Alesis Ion.
    São alguns exemplos...

    Agora, na categoria dos dgitais, temos os Yamaha S-03, Alesis QS Series, Roland XP Series, Korg Triton Series, etc...

    Esperando ter lhe ajudado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Só Corrigindo: o Virtual Analog da Clavia é o Nord Lead, Mr. Sarpa.

    :)

    sarpa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising, obrigado pela correção.
    Eu havia me prometido que me esforçaria pra não inverter os nomes... mas pensa que escrever sobre um assistindo ao video do outro (Nord Stage) é fácil? hehehe...

    Mais uma vez, obrigado pela correção. Post já editado.

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.

    Turista
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Sarpa

    Valeu por mais uma de suas aulas. Vc realmente é demais. Qts anos vc tem que toca?

    Turista
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Sarpa

    seu site juninhosarpa.com.br não tá abrindo, pelo menos tentei acessá-lo hoje e não consegui. Caso seja algum problema nele, verifique aí, blz?

    Um abraço.

    ROTTA
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    sarpa

    Muito bom, como sempre. Excelente texto.
    Abraços.

    sarpa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Turista, primeiramente obrigado pelos elogios, mas não foi nenhuma "aula" não. E... eu também não sou demais, sou como qualquer um outro usuário daqui do fórum. Todos nós aprendemos juntos.

    Em relação aos endereços, o www.juninhosarpa.com.br está bloqueado por algum tempo, enquanto é feita a manutenção nos domínios, etc.
    O site da minha banda, acabou de sair do ar também (www.bandaapice.com.br) mas estou entrando em contato com o servidor para ver o que aconteceu.

    Resta só meu fotolog, hehehehe... Visite http://juninhosarpa.flogbrasil.com.br

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.

    sarpa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Marco Alan Rotta, muito obrigado!

    sarpa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Turista, responder à quanto tempo eu toco é algo complicado...
    Estou na música à mais de 10 anos. Mas todo esse tempo dividido entre alguns instrumentos (além das teclas) e principalmente, voz.

    Abraços!

    Theo22
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Theo22
    · votar


    sarpa

    Cara, tudo aquilo erá um instumento?

    Os PCs também já foram gigantes, mas um instumento assim, nunca tinha visto, parece que peganam umas peças do painel de um avião e montaram, bagulho é louco!

    Eu tenho um módulo dele aqui no micro, do Moog Modular, tem muitos controles, prefiro mesmo os mais moderninhos, os knobs, nada melhor, é bem mais fácil de operar que os botões digitais.

    Valeu sarpa, foi bom ler o que vc escreveu, aprendi bastante sobre os sintetizadores analógicos, muitas coisas não sabia, mas ainda posso continuar falando o que falei acima pro amigo que fez a pergunta, está certo dizer que os digitais tem menos possibilidade de edição?

    Conheço um pouco sobre o Virtual Analog da Clavia é o Nord Lead, que são sintetizadores analógicos modernos.

    Tenho certeza que esses são bem melhores que a grande grade de sintetizadores digitais que temos no mercado.

    JJJ
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Ressuscitando pra os amigos tecladistas esclarecerem um pouco mais...

    Que "tipos" de sintetizador existem? Pra quê tantos?

    Se é só uma questão de "analógico ou digital", bastariam dois e pronto, né? Ou tem mais alguma coisa aí no meio que eu não sei e justifica o sujeito ter 5 ou 6 teclados (no mundo real) ou trocentos (no mundo virtual)?

    Exemplo:

    Recentemente, comprei uma versão do Sonar que veio com:
    Cakewalk Sound Center: ("playback synth", seja lá o que isso for...)
    Dimension Synth ("sample-playback with advanced synthesis capabilities")
    DreamStation DXi2 ("polyphonic analog synthesizer")
    Pentagon I ("performance oriented synthesizer"?)
    PSYN II ("virtual analog synthesizer")
    Rapture ("one of the most exciting synthesizers available"... ?)
    Roland GrooveSynth ("groove box and synth sounds")
    Square I ("vintage analog synthesizer")
    Z3TA+ ("analog-style synthesizer")

    Sem contar os efeitos, samplers, tocadores de sound fonts, instrumentos virtuais e tal, que não entram na conversa aqui, porque quero saber só de synths mesmo.

    Especificamente sobre os synths acima: precisa isso tudo? Não é meio redundante, não??? (sou bem noobie em teclados, não me xinguem... rs)

    Casper
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro JJJ:

    Vamos por partes.

    Primeiro, todos que o senho citou são digitais. O fato
    de ser descrito como "virtual analog synthesizer" não
    torna-o menos "digital".

    O que é um sintetizador digital?

    É um equipamento em que o som é gerado por
    um algoritmo que roda em um sistema microprocessado,
    que posteriormente é convertido em sinal analógico,
    para ser processado. O algoritmo pode mudar, porque
    cada um gera o som de uma forma, mas no fundo, todos
    geram sequências numéricas que são convertidas no final
    da cadeia em um sinal de áudio.


    O que é um sintetizador analógico?

    É um equipamento em que o som é gerado por componentes
    discretos (transístores, capacitores, resistores etc) e já
    "nasce" de forma analógica, ou seja, não se transforma
    em um número durante o "processamento".


    -----------------------------------------------------------------------


    ...precisa isso tudo? Não é meio redundante, não???...

    Boa pergunta. Isso depende muito do usuário. No meu caso,
    os analógicos são a resposta para o som que eu desejo
    fazer, portanto eles bastam. Meu setup caminha para
    ser 100% analógico em breve. Mas cada caso é um caso.
    Para o cantor de forró que se apresenta na beira da estrada,
    meu equipamento é completamente inútil.


    -----------------------------------------------------------------------


    ...justifica o sujeito ter 5 ou 6 teclados... ?

    Justifica, porque cada um vai ter um ponto forte em relação
    ao outro, dificilmente (eu não conheço nenhum) um equipamento
    resolve 100% da situação.

    Por exemplo, um Yamaha Motif nunca vai fazer os baixos de
    um Moog Voyager, e esse último jamais fai fazer um som de piano
    como o do Motif (na verdade, nem vai se aproximar de um piano).

    Cada um tem suas especificidades.

    JJJ
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    Casper
    O fato de ser descrito como "virtual analog synthesizer" não torna-o menos "digital".

    Sim, sim... sou noobie em teclados, mas não sou tão noobie assim, né? kkkkk

    um Yamaha Motif nunca vai fazer os baixos de
    um Moog Voyager, e esse último jamais fai fazer um som de piano
    como o do Motif (na verdade, nem vai se aproximar de um piano).


    Tá. Isso no mundo do hardware. No software também é assim? Tipo... um "virtual analog synth" que tem 2 osciladores (é esse o nome? rs) e todos os controles "normais" de synths vai ser muito diferente de outro que tenha as mesmas características?

    Porque, no mundo das guitarras, ao qual sou muito mais afeito, eu sei que não basta ter 6 cordas e 2 captadores pra soar igual. Mas no mundo dos synths... uma onda senoidal é uma onda senoidal e pronto, né? Ou não? Uma onda triangular que tem um hi-cut sei lá onde, com um ataque X e um decay Y vai ter sempre o mesmo som, né? Ou não? Acho que você entendeu onde eu quero chegar. Ou seja: eu preciso de 2 synths de características iguais assim como preciso (hipoteticamente falando) de duas guitarras de 2 captadores?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    JJJ
    Tá. Isso no mundo do hardware. No software também é assim?

    Também, pelo fato de quando é projetado você faz o projeto pensando em um perfil de usuário,
    um exemplo diferente, você tem o Excel e o Word, cada um com seu perfil e aplicação, você até consegue fazer um planilha no Word e fazer um texto no Excel
    mas então por que não faz um software com word+excel, porque fica um trambolho com trocentos mil menus
    então voltando a lista de software acima, você vai ver que cada um tem perfil de timbre ou um perfil na sua forma de usar, as vezes até o mesmo timbre mas em formas diferentes de aplicação

    JJJ
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    fernando tecladista

    Ok. Deixa eu ver se entendi, extrapolando um pouco a sua resposta: se eu quiser uma onda senoidal simples, qualquer "basic synth virtual analog whatever" vai me dar e vai ter o mesmo resultado sonoro que outro qualquer; mas se eu quiser algo mais específico, cada synth tem suas características, digamos, avançadas. Aí cada um pode gerar resultados sonoros bem diferentes. É mais ou menos isso?

    Casper
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Caro JJJ:

    Por algum motivo, as pessoas tendem a pensar que uma onda quadrada
    de um sintetizador é algo assim:

    http://media.soundonsound.com/sos/nov02/images/fig02squarewave2.l.gif

    O que está longe da verdade. Uma onda perfeitamente quadrada
    não é musicalmente interessante. Abaixo, uma comparação
    de ondas de dois sintetizadores famosos. Note as diferenças,
    o texto é bacana também.

    http://rhythminmind.net/1313/?p=557

    Resumindo: não existe algo como um "basic synth virtual analog whatever"
    que irá ter um resultado sonoro "universal".

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Digníssimos senhores, permitam que eu entre nesta conversa


    Meu caro Casper

    Realmente há esta confusão.

    O gráfico acima descrito, representa a onda de pulso, (que torna a onda quadrada interessante, quando o sintetizador em questão gera a onda de pulso a partir da quadrada em alguns casos). E quando podemos controlar a largura destes pulsos, também é interessante.


    Prezado JJJ


    A mesma onda sim, mas som não. Por que?

    Cada synth tem o seu projeto, cada um tem um filtro (LFO) 12db, 18db, 24db, 36db diferente, circuitos elétricos etc e etc. Igual ao caso da guitarra que você citou. Capitador de marcas diferentes, circuitos diferentes, cabos diferentes, pedais diferentes, cubos diferentes. A guitarra é um sintetizador orgânico.

    Por exemplo a onda dente de serra no Moog, não soa igual ao Korg, mas a onda sonora é a mesma.

    Imagine um aparelho som da Sony e um da Samsung. Tocam música, mas o som sai iguais?

    E conforme o fernandotecladista citou, esta diferença de som ficará ainda mais gritante, por que os fabricantes modificam seus equipamentos, de acordo com as características de seus usuários.

    JJJ
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Casper
    Hummmm... muito interessante. Começa a haver uma certa diferenciação, então, mesmo se for uma "síntese" igual.

    Synth-Men
    Saquei. Cada um tem suas características. Vocês discutem essas firulas entre si, como nós guitarristas fazemos? Tipo as discussões intermináveis se a madeira do corpo faz diferença sonora, etc?

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    JJJ

    Sim meu caro!

    Fazemos isto o tempo todo, alias, creio que 60% de nossos discursos, sejam falando das vantagens e desvantagens de determinadas características do equipamento.

    Material que é feito o corpo (gabinete)
    Circuito eletrônico
    Sensibilidade das teclas
    Funções
    Interatividade
    Firmeza dos knobs e fades
    Outros mais
    e enfim o som

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sintetizador Analógico X Sintetizador Digital