Sintetizador como meio de expressão e não de mímese.

Autor Mensagem
Leonardo Rocha
Veterano
# mar/05


Embora os primeiros artistas sérios de sintetizador vissem o instrumento como a realização de um projeto antigo de instrumento/orquestra (vide o trabalho de Wendy Carlos) que já foi exigido tb do orgão, estas tecnologias felizmente escapam da estreiteza de propósito da indústria que permitiu a sua comercialização e deste projeto renascentista de representação autônoma do real, e encontram nova signicação pela arte de instrumentistas como Herbie Hancock, Keith Emerson, Chick Corea, Jan Hammer e Rick Wakeman e muitos outros.
Mas proponho não falar aqui destes progressivos (antigos e contemporâneos) que adoro por que estes já são muito e justamente louvados neste fórum.
A mesma ressalva faço aos dois monstros sagrados supracitados pelos mesmos motivos.
A pergunta é quem tem feito música de performance com o sintetizador, e principalmente utilizado de forma criativa sua flexibilidade sonora?
Não é a síntese parte da criação musical?

Zara
Veterano
# mar/05 · Editado por: Zara
· votar


Concordo. Acho que o sintetizador tem uma margem experimental bem maior do que se possa imaginar. Mas, deixando de lado os grandes mestres do rock progressivo, vou citar um exemplo bem próximo do Chick e do Herbie: Jeff Lorber.

Embora não seja muito conhecido, e assim como Herbie Hancock, suas músicas sejam "de fase", recomendo. Dêem uma procurada nos mp3 da vida, e ouçam essas músicas:

-> Jeff Lorber Fusion - Black Ice
-> Jeff Lorber Fusion - Fusion Juice
-> Jeff Lorber Fusion - Lava Lands

As músicas dos álbuns Water Sign e Wizard Island são bem no estilo.

Sobre o Chick Corea, não podemos deixar de falar do Return to Forever, mas desse eu vou falar depois pq agora eu vou almoçar hieahiae

Aquele abraço!!

Leonardo Rocha
Veterano
# mar/05
· votar


Tb vol almoçar! Deixo o e-mule procurando o Jeff Lorber.
Mr Mojo, Zara e demais, baixei a Hermeto's daydream no e-mule de novo.

Neste momento toca no rádio o brega bem tocado, do "Toto Brasileiro" - Roupa Nova!!!! Hehehehehe. Eu te amo e vou gritar para todo mundo ouvir!!!
Huahuahuahuahua!!! Adoro CP70!!!!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Eu concordo quando você diz que a síntese é parte da criação musical. A forma como uma onda sonora se comporta influi diretamente na performance e no resultado final da canção. Se a tal onda contiver elementos ainda não vistos, isso já torna meio caminho andado para que a música seja algo novo também. Realmente, as possibilidades sonoras são infinitas.

Bom, meu lance em relação a sons 100% sintetizados é mais de admirador do que de usuário (mesmo pq nas bandas em que toco/toquei, piano e órgão foram as bases de tudo). Como acho o tema interessante, vou ficar aqui falando besteira também. Pode?? :-P

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


hahaha... Vc curte CP70?? Fugindo totalmente do lance jazz/prog, já ouviu Keane? Brit pop bacaninha... O som deles é baseado em diversas texturas de CP70, com phaser, solos gravados ao contrario... Pistas duplicadas, overdrive e etc... Tudo pq a banda não tem baixo nem guitarra, então o CP tem que resolver todo o trampo com a batera e o vocal. Escutem, é no mínimo curioso, e de certa forma (apesar de não ser synth)tá um pouquinho dentro do assunto de criações musicais inusitadas através de texturas e sons novos.

Leonardo Rocha
Veterano
# mar/05
· votar


Mojo, acho que não será besteira mesmo por que a referência destes instrumentos como meios de expressão com extrema personalidade é primordial até por que para mim não uma divisão assim tão rígida entre eletro acústicos e sinntetizadores. O que o Hancock fez com Rhodes echoplex e ring modulator para mim tb é síntese performática.
Além do mais também toquei muito repertório de eletroacústicos com o meu DX7 II mesmo através de timbres que eu mesmo programei, mas hoje não me satisfaço, quero forçar menos a barra do DX e tocar mais "sintetizador" por que é o instrumento que tenho, (o meu piano está desafinado e inacessível).

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


Leonardo Rocha
Calma amigo, olhe para seus inferiores: eu tenho um PSR-630 e olhe lá.
hehe

Zara
Veterano
# mar/05 · Editado por: Zara
· votar


Yeah!

Eu acho que o Jeff Lorber deve ter feito essa música Lava Lands em analogia à musica do Return to Forever Vulcan Worlds. Não tem nada a ver uma com a outra, mas mesmo assim é massa.

CP70 é doidão d+! Mas eu queria tanto ter um Rhodes...
Vamos indicar algumas paradas, trocar idéias sobre músicas bem sintetizadas e tal e coisa... pra quem curte sintetizador, recomendo duas musicas da melhor banda do mundo... se é que vcs já não conhecem:

-> Return to Forever: Vulcan Worlds
-> Return to Forever: Captain Señor Mouse (mais na base do Rhodes, mas vale a pena ouvir)

Leo Rocha
Depois me fala se vc curtiu o Lorber, e ve se rola jogar o Hermeto's Daydream la na central =)

Mojo Man
Cadê minhas mp3 do Terço? Huehiauh
E coloca aqui aquele link da Ego Band que vc falou, plz ;-)

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Leonardo Rocha,

Falando em "não divisão dos eletromecâncos e sintetizador", correm boatos de que a Clavia tá lançando o Electro e o Lead num só synth. tem uma foto-teaser lá no site deles (www.clavia.se). Seria o canal, né não? De Hammond, pra Rhodes, pra Moog, pra Mellotron, todos perfeitos (dentro do que o mundo digital permite) em um toque de botão... Mas também o preço.... Enfim, por enquanto só especulações... O pessoal da gringolândia de fóruns e listas que eu leio já tá em polvorosa... hehehehe

[ ]´s.

Zara, Zara... Tá ouvindo muito Queen né? "I want it aaaall... I want it nooow..."... hehehehe

Mas só pq a senhorita pediu. Sem ficara mais mal acostumada please:

www.egobandusa.com

Me conta aí depois o que achou... besos ;-)

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Whoa baby, muy buena!! Mas ae... onde posso encontrar músicas inteiras da banda?
To curtindo um Jacques Willis and The Truth. Tem a minha aprovação, baixei quase todas aqui, e ta rolando. Quite a good time, baby. Keep on groovin'!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05 · Editado por: Mr_Mojo_Rising
· votar


Vixxi, num encontrei coisas inteiras não... :-(

Mas acho que não deve demorar pra estar em algum site. Tenta procurar no www.garageband.com ou no www.zebox.com, que são sites de mp3 de bandas independentes. Numa dessa lá rola.

Há. Hey, entra no seu mensageiro eletrônico instantâneo. :)

Juliano de Oliveira
Veterano
# mar/05
· votar


A síntese usada por Jordan Rudess em seus trabalhos solos são muito boas.Ele faz com apenas um sintetizador o q o Wakeman faz com 4!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Um sintetizador controlando trocentos e quinze módulos... hehehehe

Leonardo Rocha
Veterano
# mar/05
· votar


Juliano,
Concordo com o Mojo. Pessoalmente não curto muito o Rudess. Meu primeiro contato com ele foi o seu primeiro disco onde ele cantava (arghh!!). Acho ele meio Denis Chambers, meio punheteiro, além de fazer uma música muito datada. Prefiro o popular com influência do erudito de um Tom Jobim do que esta matriz (para mim) meio brega que vem do Rainbow do Blackmore. Para mim música erudita é um espectro muito mais amplo do que esta matriz romântica clássica. A rte como um todo já esgotou essas possibilidades.

Mojo,
Gostararia de enfatizar que não se trata da capacidade apenas de um sintetizador emular outro como fazem tão bem os adoráveis suecos vermelhinhos (Clavia) mas mesmo a possibilidade do uso da síntese sonora expandir o conceito de música. Vide o solo do Hancock em "Buterfly", onde usando sei lá o que ele parte para modulação de um som enharmônico muito louco, que aproxima o jazz da música contemporânea.

Zara.
Ouvi o Lorbber, muito legal, mas é rhodes e acústico típicos. Estou querendo falar de coisas que podem ser funk ou RB ou polca, sei lá, mas que tenham uma contribuição de sonoridades diferentes como por exemplo o timbre do solo de "Hey Nineteen" do Steely Dan entende? Aquele solo só faz sentido naquela fraseologia que é própria do timbre. Quanto a equipamento, desculpe o purismo, mas prefiro um sintetizador velho a um "teclado" arranjador novo. Estes instrumentos são como clip art do corel draw para mim! Venda o seu PSR e compre uma escaleta!!!! Hehehehe....
Brincadeeeeira moça. You are VERY welcome!!! :)

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


Leonardo Rocha
Tb prefiro sintetizadores velhos, baby. Se eu pudesse ter um set-up todo analogico, eu ia ser a menina mais feliz do mundo! Conheço pouco de Steely Dan, praticamente só o Aja e outras coisinhas...
Mas ou, rola uns lances duns Synths com o Jeff Lorber lah hein... Fusion Juice rola...
To ouvindo algo aqui que deve ser o q vc está querendo enfatizar entonces: Herbie Hancock - Chameleon. O solo cavalo que ele faz, aaah essa música eh o bicho. Se deixar eu passo o dia inteiro escutando. Haiheio
Eh isso ae.

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


Pow, Dennis Chambers é legal :-(
ehehehe

Mojo
Achei que falta algo na Ego Band... não sei direito o que é ainda. Mas é legal.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Zara,

Achei que faltam musicas inteiras no site... hehehe

Talvez um pouco mais de variação nos temas?? Apesar de que eu curti bastante o lance de ser simples pra caralho e ao mesmo tempo complexo (Zombies, por exemplo). E os timbres do Electro... aaaahhh... hehehe

Leonardo Rocha,

Mas com os VAs vc acha que nao se consegue atingir timbres unicos que nem nos analogicos que eles emulam sao possiveis?? Eu acho que sim. Claro que analogico eh analogico, mas dá pra tirar proveito dos recursos igualmente, porem de forma diferente... Ah, e Rainbow eu ate curto. Agora o lance que o Blackmore fez com a mulher dele num desce nem com gelo... hehehe

Uia, rendeu o topico hein?? :-)

Juliano de Oliveira
Veterano
# mar/05
· votar


Leonardo Rocha
Eu disse isso baseado em uma demonstração solo q ele fez, e nesta demonstração ele usou apenas um teclado, ñ me lembro se era um fanton ou algum kurzweil.Os timbres eram realmente muito bons.

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


Caramba, cada textão, que que ta pegando aque? (to com preguiça de ler) hehehe

Leonardo Rocha
Veterano
# mar/05
· votar


Cês são du carai!!!! Passei em casa para pegar uma grana entre um buteco e o outro e vou ter que responder oceis!!! hehehehehe!!!!!

Zara:
Tb gosto de punhetagem, não falei do Niacin (do Denis Chambers)?

Juliano:
Jordam Rudess é muito bom, só que eu estou escutando muito dois intuitivos autodidatas geniais - Cesar Camargo Mariano e Jimmy Smith consequência: Zirigiguidum+Sintetizador+eletroacústico+GROOOOOOOVE+SWING+Ahhhh!!!!
É mais ovo botado em pé!!!!! Os caras são únicos!! Eles não são "o novo Keith Emerson" (que amo) eles são só eles e isto é muuuito!!! Vou ter mais paciência com o Jordan Rudess, em contrapartida v. vai escutar o Negão e o maior arranjador brasileiro nas referências: Jimmy Smith (qualquer coisa) e o César para pegar pesado logo, escuta logo o "Transversal do Tempo" da ex-mulher e mãe dos filhos - Elis Regina. me indica o filé do Rudess :)

Mojo:
Tenho (baixei) o Moog Modular V da Arturia e acho sensacional!!! Meu atual sonho de consumo é uma interface MIDI sem latência (tenho uma bosta de sound blaster Live!) e um KX88, e é claro, para passear, aquele novo Clavia que v. falou. Hehehehehehe.....
TB curto o Rainbow, triste são as cópias... Mas não vamos falar de pastiches, vamos direto nas fontes!!!!

Jaum_paulo:
Lê divagarzim que tá legal. :))

Todos:
Como munha muié está me esperando no buteco, para manter o tema do tópico recomendo Egberto Gismonti - Trem Caipira. Noooossa!!!! Sintetizador+ Performer + Villa Lobos=Copisa de Loco!!!!!
No último show dele aqui no Palácio das Artes eu comecei até a ver coisa!!! Que vontade de ver ele tocando sintetizador de novo!!!! Pelo menos já vi o Hermeto tocando no seu DX7 II (igual ao meu!!!:) e o Prisma do César. Bons tempos que não voltam mais (?)
Utra banda brasileira: Azimuth!
Me despeço de vcs por hoje queridos Inté!!!

Juliano de Oliveira
Veterano
# mar/05
· votar


Leonardo Rocha
Onde encontro essas músicas?
Ñ conheço os nomes das músicas do Jordan Rudess.Bem...vou ouvir essas q vc indicou depois eu posto minha opinião.
Egberto Gismont é muito bom tmb.Tenho o arranjo do trem caipira e muitas outras gravações dele, são realmente sensacionais.

flw...

Bico
Veterano
# mar/05
· votar


Entrando de bico aqui no assunto...

Sobre a possibilidade de sintetizadores em mãos erradas gerarem hecatombes musicais, hehe.

Fazendo um paralelo, sempre falam na minha facul q:
Se vc é bom, um Photshop da vida irá te tornar dez vezes melhor! Mas se vc é ruim, ele irá te tornar dez vezes pior (mais provavelmente, cem).

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


Bico
É tudo uma questão de hermenêutica.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Bico

Uia... Sabia q tu fazia designs e propagandas da vida tumem cara.

Bico
Veterano
# mar/05 · Editado por: Bico
· votar


Zara
Vc e sua hermenêutica, hehe!

Mr_Mojo_Rising
Ou, por essas áreas q a gente atua é lotado de nego ligado à música! Aposto q se fizéssemos um levantamento aqui no fórum, íamos nos surpreender com o tandigenti!

*Editada essa parte pra não interpretarem mal, hehe.

Leonardo Rocha
Veterano
# mar/05
· votar


Sabia qua ainda ia descobrir outras coisas em comum com vcs, hehehehe!!!
Sou professor na Escola de Design da UEMG, a antiga FUMA.
A metáfora do Photoshop e outros softwares gráficos é bem oportuna: vc pode ficar só nos filtros manjados e modificando clip arts ou fazer algo do zero. Inclusive o que proponho aqui é subverter estas tecnologias, adequando-as aos nossos modos de expressão. Estou cansado de Moog ser sinônimo de bass & lead. Estou cansado de FM ser sinônimo de plim plim.
Juliano: No e-mule vc acha muita coisa, mas vá nos sites dos artistas para identificar as faixas dos álbuns, ou no allmusic.com
Estou indo dormir, boa noite galera.

Bico
Veterano
# mar/05
· votar


Leonardo Rocha
O_o
Num brinca!?.. Eu estudo lá!
Q matéria é a sua e de qual período?
Pega meu MSN aí fessor! =D
lmatheus(arroba)hotmail.com

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


Ah não, eu tb faço design. Só que meu professor é o Bico.
Na parte de publicidade e propaganda, q eu puxo umas matérias, tenho umas aulas com o Mr_Mojo_Rising. Mas faço odontologia tb.
E ae, sou bem vinda ao clube?? =D

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


A senha, Zara... haueiehuhehe

Achava que aqui o que dominava era a galera da ciencia da computacao e afins... Massa saber. Pena que a panelinha ta mais ai pro lado da galera dos queijo... ahuehuiheheh... Zuera, gente boa vcs.

E o no Sur?? Quedë o povo dos graficos e afins??

PS.: Zara, a sua mensalidade ta atrasada. Náo quero ter que falar isso duas vezes... Tenho criancas em casa para alimentar, sabia?? =P

Leonardo Rocha
Veterano
# mar/05
· votar


Bico (matheus):
Estou só orientando projeto no nono de PV e preparando um projeto de pós-graduação na escola. Estou lá na segunda de manhã e à noite. Se eu não estiver na sala (nono), estarei no Centro de Design.
Zara e Mojo:
Tem dias que tento anexar o compacto de Smith X DeFrancesco para vcs mas antes de acabar minha página de e-mail expira! Este é o nome certinho do mp3 para vcs. procurarem no e-mule: Joey DeFrancesco (with Jimmy Smith)-Incredible!-06-Joey DeFr.mp3
E aquilo que eu estava falando sobre subversão criativa dos meios é bem interessante não? Vou dar um exemplo no: DX7 II tem um preset chamado Koike Cicle que é uma incrível imitação de uma motocicleta passando em uma estrada (pan de esq. para a dir.) Como isto é feito? Com Pan EG, Pitch EG e com envelopes de amplitude com ataque e decaimento lentos. Editando-se os três pode se ter um som contínuo de "motor" para tocar-se melodias e acompanhamentos de "motor".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sintetizador como meio de expressão e não de mímese.