Quantas horas de treino?

Autor Mensagem
Sashsiam_2
Veterano
# dez/06
· votar


Eu ia criar um tópico novo, mas usei a busca e decidi ressucitar este aqui.

Sou um novato no piano, e devo dizer que só comecei a tocar de verdade no início deste ano, quando mudei de professor. A nova professora veio corrigindo minha postura há uma ano errada e me fazendo ver a importância da técnica. Comecei a treinar diariamente.

Meu problema é que não consigo fazer uma coisa de cada vez: eu estudo técnica (Hanon, Czerny, escalas, postura, relaxamento, etc) ouvindo a "Vale a Pena Ver de Novo" e as músicas ouvindo a novela das 8.

Juliano de Oliveira
Como posso fazer com que meus estudos fiquem mais interessantes? (sinto que essa mania de estudar ouvindo novela ainda vai me prejudicar).
Atualmente a "missão" passada pela minha professora é me acostumar a relaxar o ombro e o cotovelo após cada nota, e perder o vício de afundar o pulso a cada nota. Convenhamos, é muito chato ficar tocando dó, dó, dó, e cuidar para relaxar o cotovelo (só agüento fazer isso por meia hora graças à novela xD).

PS.: Desculpem a minha mania de escrever demais (outro vício para perder xD).

Ken Himura
Veterano
# dez/06
· votar


Como posso fazer com que meus estudos fiquem mais interessantes?
Não tem jeito, estudo é chato mesmo. Você pode fazer variações e brincadeiras com as músicas, só pra descontrair...

Mas métodos de estudo são realmente chatos. Um mal necessário, como todos dizem hhehehe.

fernando tecladista
Veterano
# dez/06
· votar


(sinto que essa mania de estudar ouvindo novela ainda vai me prejudicar).

estudo de música é uma mistura de corpo e mente pequeno gafanhoto
vendo novela a música somente vai entrar pelos seus olhos (na leitura) e sair pelos dedos, sua mente só vai registrar a pegação da novela

e novela não faz bem nem para o personagem, aquele personagem que toca piano na novela das 8 só toca a mesma música

Sashsiam_2
Veterano
# dez/06
· votar


Acho que vou mudar meus horários de estudo: vou estudar na Sessão da Tarde (como nunca passa nada que preste, posso desligar a TV). Assim posso me concentrar no estudo e render mais e posso prestar mais atenção na novela.

Descobri ontem que botar um metrônomo nos exercícios aumenta bastante a dificuldade, e eu levo mais tempo para acertar (eu viajei, consegui ficar mais de meia hora tocando a escala de dó maior, nunca tinha me concentrado tanto num exercício).

Sashsiam_2
Veterano
# dez/06
· votar


Agora sim organizei um "programa" definido:

13:00-(até enjoar) - escalas
14:15-14:30 - percepção
14:30-16:00 - pausa para ver a novela xD
Sessão da Tarde - Hanon
18:00-(até enjoar) - Czerny
21:00-22:00 - músicas passadas pela minha professora

Isso vai dar pelo menos 2h30min por dia.Acho que dá para ter uma evolução razoável seguindo esse esquema. Nos dias em que eu estiver disposto, posso treinar ainda mais. Agora, não sei como conseguem treinar 4h ou mais.

harofloww
Veterano
# dez/06
· votar


Sashsiam_2
não sei como conseguem treinar 4h ou mais.

hahaeh isso irá acontecer quando as músicas ficarem compriiiiidas sabe xD acho que vou usar esse teu esquema cara... menos a parte da novela :P estou precisando entrar em algo desse tipo xD

flw
haroflow

Dé_tecladista
Veterano
# dez/06
· votar


Fala, Sashsiam_2,

Olha, não é querendo ser chato, mas treinar não pode ser uma coisa programada: "de tal a tal hora eu vou fazer tal tipo de treinamento." Fazendo assim, vai ter hora que você vai treinar sem vontade, com a cabeça em outro lugar, e, sendo assim, pode ficar horas em frente ao piano e não vai adiantar nada. Seria um "sacrifício" em vão. Eu costumo fazer assim: como eu trabalho o dia todo não tenho tempo para treinar de dia, só sobra a noite. Mas, tem dias que a gente não tá bem pra treinar, e, sendo assim, eu relaxo. Mas tem uma coisa: o dia que eu tô inspirado eu treino de 10 horas direto, e parece que quanto mais toco, mais dá vontade de tocar. Às vezes, chego ficar sem dormir, mas vale a pena. Esse tipo de treinamento é que vai fazer você crescer.

Espero ter ajudado... Se precisar, estamos aí. Falou!...

OBS: 2 horas e meia, em média, por dia, é muito pouco.

Jeferson Fernandes
Veterano
# dez/06
· votar


No meu ponto de vista a primeira coisa é disciplina...
Tem que ter horário reservado e continuidade... O treino vai além do emprego mental (entenda-se estado de espírito, ou vontade), mas é importante para toda elasticidade, musculatura, virtualidade, abertura e vários outros fatores físicos que não estão diretamentes ligados à inteligência, mas são essenciais para possibilitar o progresso do músico...

Infelizmente como trabalho e faço faculdade, não estou tendo tempo de estudar dentro de algum tipo de disciplina... Tem finais de semanas que toco durante 20 horas (quem toca na igreja sabe do que estou falando)... Logo voltarei aos estudos ano que vem, já que minha faculdade está acabando agora.... =D

Abraços..

Sashsiam_2
Veterano
# dez/06
· votar


Dé_Tecladista
Quando eu me inspiro, também vou longe, mas ninguém está inspirado todo dia. Montando esse "programa", que aliás eu posso mudar quando não estiver conseguindo seguir, quero garantir um mínimo de treino todo o dia. É como o Jeferson Fernandes falou: tem que ter disciplina. Mas estarei sempre me esforçando cada vez mais para melhorar, porque é a prática que leva à perfeição.

Tecladista Congregacional
Veterano
# dez/06
· votar


Fala Pessoal ...

Como já foi dito o segredo é disciplina, paciência e fé.

Disciplina: não concordo com esse papo de só estudar quando se está inspirado ... se não está vou relaxar ... vc coloca uma meta que precisa estudar ... e estuda ... com vontade ou sem ... é claro que com vontade rende mais e é mais prazeiroso, sem dúvidas ... mas o estudo tem de ser diário ... constante ...

Paciência: os resultados não vem de uma hora para outra, tem de ser construídos com esforço e muita dedicação e hj paciência para controlar a ansiedade.
É uma música que não sai ... é a escala que não conseguimos fazer a X BPM. A harmonia que tá complicada demais ... Tem que ter paciência.

Fé: Fé que conseguiremos atingir os objetivos traçados ... perseverança ... nas horas em que a vontade desistir chegar ...

O segredo é conseguir equilibar esses pilares ...

Parece frases de livros de auto-ajuda, mas é só uma questão de atitude. Vc sabe o que precisa ser feito ... então faça.

Abraço a todos.

Sashsiam_2
Veterano
# dez/06
· votar


Eu disse que não sabia como as pessoas podiam treinar 4h ou mais. Quero retirar essa afirmação. O pessoal aqui do fórum me jogou um balde de água gelada e eu vi que precisava de muita dedicação para me tornar um pianista médio. O Fernando Tecladista me deu o empurrãozinho que eu precisava para desligar a TV, e o LuizKoppe me mostrou a importância do metrônomo.

Agora há pouco eu sentei no PSR-175 para fazer Hanon, e foi simplesmente mágico. Eu estava totalmente concentrado no exercício, toda vez que eu acertava eu queria tocar mais, e quando eu errava eu ficava com raiva e me esforçava mais ainda. O tempo passou sem que eu percebesse. Quero agradecer ao pessoal do fórum que me "abriu a cabeça" e me ensinou a estudar de verdade.

Sashsiam_2
Veterano
# dez/06
· votar


Como fazer com que meus estudos fiquem mais interessantes?
Já encontrei a resposta: é só colocar o metrônomo para trabalhar num nível "tocável", treinar a música ou exercício até ficar perfeito e aumentar a velocidade um pouquinho, e tocar de novo até ficar bom. No final do treino eu anoto a velocidade em que parei para começar dela no dia seguinte. Quando chego no andamento previsto na partitura, a parte mecânica da música está excelente. Agora é só mandar um bom feeling. E o mais importante: o tempo voa quando eu faço isso. Fico horas treinando sem me cansar.

Energy
Veterano
# dez/06
· votar


Toco a mais ou menos 7 anos. No início estudava bastante piano clássico. Mas deixo claro que sempre tive certa facilidade. Agora toco mais por lazer, uma hora por semana em média fora a aula q é de uma hora e meia a cada 15 dias.

Mas isso depois de estar razoável já


Agora se vc quiser ser concertista umas 5h no mínimo

Julia Hardy
Veterano
# dez/06
· votar


quanto horas a sua saúde aguentar.rss

Bom, acho que isso depende da sua disposição pra aprender. Mas, eu acho que se vc tocar pelo menos 1 hora ou duas por dia durante um mês, vc melhorará razoavelmente

kosmo
Veterano
# dez/06
· votar


wernegher
Tecladista_2005

concordo com vocês. :)

no meu caso, a unica coisa qu gosto de fazer é toca. toco piano a 3 meses e todos os dias (sem imprevistos) toco durante 2h +/-. depois fico ensaiando com a banda da escola e estudando teoria.

as vezes sinto um grande progresso. as vezes não.


alias, para sentir progresso, apenas pegando coisas novas. e continuar executando as peças ja concluidas. (y).

ericpb
Veterano
# dez/06
· votar


O que é melhor treinar 2 horas seguidas ou treinar 1 hora de manhã e 1 hora a tarde???

Flw

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quantas horas de treino?