Treino "Diferente"...

Autor Mensagem
Pianist
Veterano
# mar/05


Olá!
Tipo assim gente, hoje depois de uma grande felicidade, eu consegui conclui uma partitura e consegui usar a tecnica de articulação, aí quando eu acabei de fazer isso, eu comecei a treinar meus ouvidos!

Eu fechei os os olhos e tocava uma NOTA daí eu tinha que saber o nome das notas...
Poxa eu fui até bem de 10 notas 7 eu acerto!
So treinei isso com as notas "Brancas", amanha vo treinar com todas...
Nem é tão difícil e deve ajudar muito né?

Falow,
Caio César.
Banda OPOST ||Geração 3||

www.flogao.com.br/bandaopost

olkol_
Veterano
# mar/05
· votar


sou muito ruim de ouvido... mas vou tentar

adnz
Veterano
# mar/05
· votar


faze isso é legal, mas eu geralmente erro

Juliano de Oliveira
Veterano
# mar/05
· votar


Olá pianist...Esse é o famoso treino de percepção, q é essencial pra qm quer se tornar um bom músico.
Eu já estudei da maneira q vc citou e acho q às vezes devido a localização da tecla, fica fácil identificar a nota.Acho q a melhor maneira de estudar percepção sozinho, seria vc fechar os olhos e gravar uma melodia no teclado(isto se vc tiver sequencer) aí vc aperta play e tenta passar pra partitura tudo q vc tocou.No começo é difícil, mas depois o resultado é fantástico.
Ou melhor ainda, vc pode pensar em alguma melodia folclórica tipo cirenda cirandinha...alguma q esteja bem fixada na sua cabeça, e fazer da msm maneira passando pra partitura.
Eu tenho um grupo de estudos aqui em casa e funciona mais ou menos assim:Primeiro fazemos uma série de exercícios rítmicos e melódicos atravéz de métodos, depois uma pessoa executa alguma coisa no teclado e os outros tentam escrever o q foi tocado.Isto serve tanto para a parte rítmica como para a melódica e na minha opinião é a q mais deu resultado.
Flw...

Twister Metal
Veterano
# mar/05
· votar


Acho que se voce souber a nota que toca de ouvido, voce nem precisara olhar para o instrumento quando estiver tocando

_ViníciusAugusto_
Veterano
# mar/05
· votar


Pianist
Parabéns cara, qd vc souber reconhecer os sons de todo seu instrumento, vc vai tocar mais ágil e mais seguro!!!!!!
Este é o principal detalhe para um bom músico!!!!!

Um grande abraço e boa sorte!!!!
Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com
http://softekeyboards.goldeye.info/forum/index.php
http://www.softekeyboards.cjb.net/

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


Pianist
Noh Caio, massa d+. Eu acho que é graças a esse tipo de exercício self-made que eu dou conta de tirar as músicas.
Rola d+ pra treinar os ouvidos, eu sempre fiz isso e hj acho que já me habituei bastante com as notas. O foda pra mim é lembrar o nome da nota! Eu ainda confundo um pouco... AhaihIAHohA
=*

ROTTA
Veterano
# mar/05
· votar


Pianist
Eu fechei os os olhos e tocava uma NOTA daí eu tinha que saber o nome das notas...

É uma boa dica. Salvo se você possui ouvido absoluto, precisa exercitar esta habilidade.

Abraços.

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


eu fazia isso, mas eu pedia pro meu irmão toca uma nota, assim dificulta mais, afinal, vc mesmo tocando já da pra decifrar pelo menos em que oitava está...

Pianist
Veterano
# mar/05
· votar


Juliano de Oliveira
Boa idéia o grupo de estudos...

Zara
Confundindo as notas Zarinha? Poxa... hehehe... =P

Marco Alan Rotta
Eu to treinando...

Jaum_Paulo
Tipo vai ve vc tenha razão... Mas, eu fazia o seguinte:

Fechava os olhos e levantava o braço daí eu descia com ele e aonde a minha mão(dedo) batesse eu tentava descobrir a nota...

Mas tipo eu faço isso, mas demoro coisa de 5 segundos pra saber a nota hehehe...
É que eu fico analisando!
Mas tem notas como: Ré, Sol, Fá...
Que eu ja sei so de toca, o lance de saber tocar partitura é esse, quando vc treina as musicas, vc passa a ter noção de como é o som de cada nota...
Tipo tem musica que eu toco que começa com Ré, daí fica difícil eu errar hhehehe...
Eu resolvir treinar isso depois que eu li um artigo de Jazz que falava o seguinte:

"Você faria aula de pintura com um pintor CEGO?
Na música é a mesma coisa...
Muitos musicos tocam, mas são "surdos" pois não sabem indentificar as notas de ouvido..."

E como uma das minhas metas é aprender a tocar Jazz...
Eu preciso...

Falow,
Caio César.

PS:_ViníciusAugusto_ eu vo ficar bom nisso hehehe =P

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


"Você faria aula de pintura com um pintor CEGO?
Na música é a mesma coisa...
Muitos musicos tocam, mas são "surdos" pois não sabem indentificar as notas de ouvido..."

falou e disse!

Juliano de Oliveira
Veterano
# mar/05
· votar


O ouvido absoluto é muito bom, mas um bom ouvido relativo chega a ser melhor pq identifica melhor as funções dos acordes na música!!!

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


Juliano de Oliveira
não se pode ter os dois?

Juliano de Oliveira
Veterano
# mar/05
· votar


Pode sim.É muito difícil uma pessoa conciliar as duas coisas mas com treino qualquer uma consegue.Existe um exercício muito bom q trabalha a dissociação ao invéz da associação, por exemplo:
Vc pega uma partitura em si maior e canta ela em dó maior (obedecendo todos os intervalos--o q é mi vira fá;o q é si vira dó, assim por diante) e ainda tem q entonar no tom de sol por exemplo.
Isso desenvolve um ouvido relativo surpreendente e qm tem ouvido absoluto tem muito mais dificuldades de fazer esses exercícios do q alguém q ñ tem.

_ViníciusAugusto_
Veterano
# mar/05
· votar


Juliano de Oliveira
Pode sim.É muito difícil uma pessoa conciliar as duas coisas mas com treino qualquer uma consegue.Existe um exercício muito bom q trabalha a dissociação ao invéz da associação, por exemplo:
Vc pega uma partitura em si maior e canta ela em dó maior (obedecendo todos os intervalos--o q é mi vira fá;o q é si vira dó, assim por diante) e ainda tem q entonar no tom de sol por exemplo.
Isso desenvolve um ouvido relativo surpreendente e qm tem ouvido absoluto tem muito mais dificuldades de fazer esses exercícios do q alguém q ñ tem.


Assino em baixo!!!!
Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com
http://www.softekeyboards.cjb.net/
http://softekeyboards.goldeye.info/forum/index.php

Pianist
Veterano
# mar/05
· votar


Juliano de Oliveira
Jaum_Paulo
Qual a diferença de OUVIDO ABSOLUTO para OUVIDO RELATIVO?

Falow,
Caio César.
Banda OPOST ||Geração 3||

www.flogao.com.br/bandaopost

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


Juliano de Oliveira
é que eu tenho ouvido relativo, andei tentando desenvolver o ouvido absoluto mas tá difícil, mas tb nao ando treinando muito...

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


Pianist
cara, eu sei o que é, mas é que é meio dificil defini... ouvido absoluto é aquele cara que quando vc toca uma nota ele adivinha qual é, adivinha as notas separadamente... ouvido relativo é tipo eu, que não consigo adivinha uma nota separada quando tocada, porém quando eu acho uma nota da música eu facilmente encontro as outras...

Juliano de Oliveira
é mais ou menos isso?

kzartdf
Veterano
# abr/05
· votar


Pianist
quando fazia aulas minha professora me ensinou a memorizar a posição das mãos tocando com os olhos vendados! no começo é uma tortura mas ensina, e muito, a ter percepção de onde são as notas. principalmente se seu teclado tem 88teclas. num de 5oitavas é bem mais fácil.

De acordo com ela (minha professora), quando se toca com os olhos vendados estamos trainando o ouvido e a posição das mãos... vale a pena tentar...

...e parabens pelo progresso no exercicio para ouvidos!!!

Abraços!

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


Jaum_Paulo
É quase isso.
Ouvido relativo é qndo vc identifica facilmente as funções de acordes ou notas na harmonia de uma música.Por exemplo:
Vc identifica facilmente q determinado acorde exerce função de dominante, subdominante...ou até msm as dissonâncias dos acordes como 9,7, 13...mas tudo isso sem se preocupar com o tom original da música, ou seja, vc pode criar um tom imaginário e assim conseguir visualizar toda a harmonia da música, ou as notas apenas ouvindo.

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05 · Editado por: Jaum_Paulo
· votar


Juliano de Oliveira
Vc identifica facilmente q determinado acorde exerce função de dominante, subdominante...ou até msm as dissonâncias dos acordes como 9,7, 13...mas tudo isso sem se preocupar com o tom original da música
Sim, identifico isso facilmente, e é bastante útil...

mas no meu caso, quando eu vou tirar a melodia da música, eu tento encontrar uma das notas da música ou a tonalidade, pois aí as outras vem fácilmente... isso ainda é ouvido relativo?

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


Jaum_Paulo
É sim.O importante é vc ter a idéia dos intervalos de uma nota para a outra, tendo isso bem guardado na sua cabeça, fica fácil identificar qlquer melodia depois de saber a tonalidade.
Mas ñ pense q um bom ouvido se limita em conseguir identificar melodias somente.O ideal é nunca parar de exercitar a audição e dificultar cada vez mais.Qndo vc dominar bem seu ouvido relativo e conseguir identificar alguma melodia facilmente, vc deve começar a tentar tirar duas melodias tocadas simultâneamente em seguida três, e assim por diante...

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


Juliano de Oliveira
tirar duas melodias tocadas simultâneamente em seguida três, e assim por diante...
hum, vou tentar... hehe
e, muito obrigado pelas informações! obrigadão mesmo! =]
[]`s

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


Jaum_Paulo
Por nada...
Se vc tiver teclado com sequencer faça o q eu disse logo acima, grave uma melodia (ou peça pra alguém gravar pra vc) e em seguida pressione play e passe pra partitura tudo q for reproduzido.
Vc pode treinar tmb ditados ritmicos q são tão importantes qnto os melódicos.Pra treinar o ritmico é só usar o kit de bateria do teclado e gravar no sequencer da msm maneira q faria no caso do ditado melódico.É essencial q passe pra partitura pq aumenta sua capacidade de percepção...
Flw...

Tiago Pasinato
Veterano
# abr/05
· votar


Eu tenho um ouvido bom... mais naum associo o nome ao som da nota tipo eu tiro uma musica sem olha pro teclado só de ouvido mais naum fasso a minima idéia de quais notas são heheheheh

Pianist
Veterano
# abr/05
· votar


Tiago Pasinato
Juliano de Oliveira
Jaum_Paulo
kzartdf
Puts...
Vocês...
Vocês são GENIOS da musica!
É mo difícil!
Eu peno pra tirar um solinho simples!
Fica facil quando eu sei o tom agora quando eu não sei é osso!

Aconteceu algo interessante ontem!
Eu tirei o solinho do começo da musica: Do Seu Lado - Jota Quest
daí quando chego o REFRÃO eu não sabia a BASE, daí eu toquei por istinto! E por INCRIVEL que pareça! EU ACERTEI!

Caracules deu mo frio na barriga, tipo eu tava tocando dái eu fui fazendo uns acordes e fui acertando =P

Falow,
Caio César.
Banda OPOST

www.flogao.com.br/bandaopost

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


Pianist
Legal...qis acordes vc deu?
Gênio???Essa foi irônica!!ehehe
Somos apenas esforçados...qlquer um consegue.

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


Pianist
quê isso rapaz! to longe de ser gênio... hehe
com o tempo vc vai pegando as manha...

Pianist
Veterano
# abr/05
· votar


Juliano de Oliveira
Como eu disse:
...daí eu toquei por istinto!
Hehehe sério mesmo nem lembro!

Jaum_Paulo
Eu vo pegar!

Falow,
Caio César.
Banda OPOST

www.flogao.com.br/bandaopost

kzartdf
Veterano
# abr/05
· votar


Pianist
genios??? essa é boa...

ninguem é perfeito nesse mundo! Basta treinar... Já peguei músicas assim que nem vc disse "por instinto" alimenta nossa auto-estima!!!
é ilário!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Treino "Diferente"...