harmonia quartal de passagem

    Autor Mensagem
    Nando Filho
    Veterano
    # fev/05


    gostaria de trocar ideias sobre harmonia quartal, como funciona?, onde usar?

    tc_Baioco
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    E aí blz?
    Meu caro neste link tem dicas preciosas!!! Uma verdadeira aula!
    Vale muito a pena:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/74609/p0

    Abraços e fica c Deus

    Nando Filho
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Blz Mano! Obrigado pela dica.

    wesleymessias
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Aí pessoal! Resolvi dar uma ressucitada neste tópico. Porque o link acima traz o assunto um pouco enrolado e voltado mais para guitarra.

    A aplicação da harmonia quartal no teclado traz uma facilidade imensa para aplicação das tensões.

    Eu queria pedir ao pessoal pra dizer aí o que sabe sobre esse tema tão pouco explorado no mundo da música.

    tiago scott
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: tiago scott
    · votar


    wesleymessias

    O messias, os quartais são o reino do pianista de Jonh contraine McCoy Tyner, meu esse cara usava os quatais como ninguém adoro ouvir ele. Bom os quartais é utilizar o intervalo de quartas num acorde. exemplo de for C = do, mi, sol - usando o quartas fica = do,fa,si sempre seguindo o intervalo de quartas. isso você aplica para todos os campos harmônicos e escalas. Mas deve-se ter um controle dos quartais para ficar tudo soando legal e bonito. Eu particularmente gosto de usar quartais mais em improviso através de escalas e alguns acordes, dá aquela cara de jazz bebop. Pra deixar um gostinho disso segue esse vídeo, isso sim é saber usar quartais rsrsrsrs.

    macaco veio
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    "harmonia quartal" porra vivendo e aprendendo, assim como resolverao chamar "progressao Harmonica" de "Levada" ou de "encadeamento de acordes" essa eh mais uma pra minha colecao, e pode crer soa horrivel nos dois sentidos, no nome e no som mesmo.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    "Simples": Nossa harmonia tradicionalmente é composta por sobreposição de terças maiores ou menores. Na quartal, você sobrepõe quartas e quintas.

    Um exemplo meio simples:http://www.youtube.com/watch?v=mtSbat1Hqbo

    O artigo da Wikipedia em inglês tá bem legal, vale a pena ler também: http://en.wikipedia.org/wiki/Quartal_harmony

    O fato é: dificilmente você vai se manter o tempo todo imerso neste tipo de harmonização, até porque não acredito que tenha aqui muita gente com conhecimento profundo de composição, academicamente. A sobreposição de quartas acaba gerando muita tensão; vários acordes dissonantes, dentro do contexto de uma tonalidade.

    Se manter o tempo todo assim, acaba suspendendo as propriedades tonais da música, e ela vira "atonal livre" - mais ou menos a mesma coisa quando acontece de se usar uma música só com a escala de tons inteiros.

    Mas tendo experiência com harmonia funcional, dá pra usar a quartal pra criar suspensões e confusões, até dissonâncias mais fortes (Milton Nascimento usou isso na música Vera Cruz). Tudo tem sua utilidade.

    wesleymessias
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    tiago scott

    se eu resolver utilizar apenas quartas justas, independente do campo harmonico. Por exemplo: se em um campo qualquer eu encontrar no acorde de C alguma das tensoes abaixo eu poderia utilizar as quartas desta forma, ou não?

    Ex: Acorde C (Mão esquerda sempre no dó)

    dó - fá - sib - equivaleria as tensões de 7 e 11

    ré - sol - si = 7M e 9

    mi - lá - ré = 9 e 13

    fá - sib - mib = menor com 7 e 11 (sonoridade espetacular)

    sol - dó - fá = C4

    lá - ré - sol = 9 e 13

    si - mi - lá = 7M e 13

    oilecmurlo
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Harmonia quartal, tai um assunto que eu gosto de tratar.
    Então vamos lá:
    Trata se de formações de acorde onde o intervalo entre as vozes é de 4ª e não de 3ª, como estamos acostumados. Muito usada na harmonização de naipes de sopros e escrita para piano.
    Tal formação da ao acorde um caráter jazzístico e de tensão, sem com isso afetar a função do acorde.
    No entanto não se trata de apenas distribuir 4ª ao bel prazer, mas para distribuir estas 4ª é necessário que primeiro se conheça uma matéria chamada "escala de acorde" (Pode se pesquisar no livro "Harmonia e Improvisação" de Almir Chediak).
    Você vai perceber que dentro da escala de cada acorde existem notas chamadas "evitadas" e que não devem figurar na formação do acorde, mesmo como dissonância.
    Sabendo disso passa-se a distribuição das 4ª logo abaixo da melodia, e onde não se puder usar a 4ª, por se tratar de nota evitada, pode substituí-la por uma 3ª e logo após voltam a figurar quartas.
    Claro que não precisa dizer que devem ser usadas em momentos onde se queira trazer o caráter mais moderno e jazzístico, evitando assim o uso indiscriminado, que tiraria todo o glamour da técnica.
    Espero ter ajudado ao fórum, qualquer duvida nessa área podem me procurar, e terei imenso prazer em ajudar.
    Até breve.

    oilecmurlo
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: oilecmurlo
    · votar


    Complementando o que cite acima vai aí a dica (basica) das notas evitadas em cada escala.
    Maiores.
    I Grau do tom = C = Evitar o 4º grau ou seja a nota Fá.
    II grau do tom = Dm = Evitar 6º grau ou seja a nota Si.A menos que se trate de acorde de Dm6, onde se evitaria o 7ª ou seja a nota Dó.
    III grau do tom = Em = Evitar 6º grau ou seja a nota Do
    IV grau do tom = F = Evitar 4º grau ou seja a nota Si.
    V grau do tom = G = Evitar 4º grau ou seja a nota Dó ( a menos que se trate de acorde de G4, onde se evitaria a 3º.
    VI grau do tom = Am = Evitar 6º grau ou seja a nota Fá.
    VII grau do tom = Bm(b5) = Evitar 2º grau ou seja a nota Dó.

    Em sintese
    em acorde com 4ª evita se a 3ª.
    em acorde maiores perfeitos, evita se a 4ª.
    em acorde maiores e menores com 7ª evita se a 6ª e em acordes maiores e menores com 6ª evita se a 7ª (exceto para o V grau dominante, onde ambas figurarão, e a 6ª na verdade será 13ª).
    Nenhuma nota pode formar 9ª menor com as notas abaixo dela.

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    oilecmurlo

    Gostei da aula.

    Esse esquema das "notas evitadas" eu já sabia na prática, mas não sabia que a teoria tratava disso também.

    E o lance de harmonia quartal, eu nunca tinha entendido a parte teórica (a explicação), mas sem querer querendo, eu acabei aprendendo a utilizar em alguns casos (não tão amplamente quanto imagino agora, que aprendi realmente o que é), e sempre achei uma sonoridade muito bacana.

    Muito boas as dicas.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    O Keith Emerson usava bastante harmonia quartal no ELP...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    A gente monta o quartal pra se livrar do intervalo de terça, mas ele está lá, de outra forma, pro bem das substituições de acordes :)

    oilecmurlo
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: oilecmurlo
    · votar


    O interessante da harmoniam quartal, é que uma unica estrutura pode ser usada em vários acordes diferentes. Economia para que toca piano por exemplo.
    por ex:
    A formação E A D G pode ser C6/9, G7/9/13 , D4/7/9, A4/7 ...

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    oilecmurlo

    É... isto é bem bacana mesmo, aliás, tem muito disso no piano (um conjunto de notas na mão direita soar bem para vários acordes diferentes).. acho que é uma das coisas mais interessantes do piano, que também é aplicável para outros instrumentos de harmonia.

    Shadad
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Os intervalos não precisam necessariamente serem de quartas justas. Também podem ser de quartas aumentadas.

    Experimentem usar "voicings" quartais em acordes alterados, começando pela terça e sobrepondo em quartas o restante das notas da escala alterada! Fica show!

    Exemplo: E7(alt) ou E7(b5,#5,b9,#9)
    Mão esquerda: G# - D - G(F##) Mão Direita: C(B#) - F - Bb


    Em acordes com 7ª maior ou dominantes é bastante usada a sobreposição de quartas a partir do 7º grau da escala, claro, sempre respeitando as notas do acorde e evitando as notas instáveis.

    Exemplo:C7M(6,9)

    Mão esquerda: B - E - A Mão direira: D - G - C

    Exemplo: C7(9,13)

    Mão esquerda: Bb - E - A Mão direira: D - G - C



    Em acordes menores o voicing quartal mais eficiente (em termos de tensões) ocorre quando sobrepomos as quartas a partir da quarta nota da escala (11ª), isso levando em consideração que na harmonia funcional o modo indicado para acordes menores seja o dórico.

    Exemplo: Dm7(6,9,11)

    Mão esquerda: G - C - F Mão direita: B - E - A


    Essas "aberturas" também são chamadas de rootless voicings (sem tônica), é necessário que baixista esteja tocando o as tônicas.

    Como já disseram aqui, as harmonias quartais têm caráter jazzístico e no jazz os são usadas muitas tensões. Logo, é preferível que o pianista toque as tensões e deixe a tônica para o baixista. Afinal é para isso que o baixo serve. Dar nome aos acordes.

    Ah, eu usei os termos em inglês para o caso de alguém se interessar em procurar. Infelizmente não existem publicações em português sobre o assunto.

    Espero ter ajudado!!!

    oilecmurlo
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    È isso ai amigos, já que não se publica matérias desse teor no Brasil vamos criar então, nesse forum, farto material para consulta e quem sabe isso um dia não vire uma publicação. he he he.
    Tenho alguns metodos teóricos, que estão em inglês, vou ver se os disponibilizo no Scribd, assim que o fizer aviso aí é só a galera baixar.

    oilecmurlo
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: oilecmurlo
    · votar


    Invlusive sobre "voicings", que é a forma de se dispor as notas do acorde, que pouca gente conhece e nem imaginam o quanto ele muda a cara da harmonização. Pena que (como dissemos antes) pouco ou quase nada há publicado em portugues.
    P.S. Indicara um livro em portugues que eu adiquiri pelo "Estane Virtual" chamado Arranjo -Carlos Almada. Trata muitas dessas materias ligadas à harmonia e ainda dá dica de como escrever para instrumentos diversos.

    oilecmurlo
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Aí galera, ja disponibilizei o primeiro.
    quem quizer tambem pode baixa-lo pelo emule, pois a versão original o exemplos são reproduzidos por grupos de verdade (não é midi), com links no proprio livro. mas pode acessa-lo pelo meu scribd nessa versão para leitura. é só pegar o link abaixo.

    http://www.scribd.com/full/25266533?access_key=key-24u4g1raqhtj264o8f8 z

    oilecmurlo
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    http://www.scribd.com/full/25267284?access_key=key-1tsm77zw8s65mrx48oa w

    Shadad
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Shadad
    · votar


    oilecmurlo

    Obrigado por disponibilizar o material!!!

    A alguns anos, quando resolvi me aprofundar nos voicings,eu abri um tópico aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/80660/

    Sem muito sucesso.

    Naquela época era muito difícil encontrar publicações sobre o assunto, mesmo em sites de lojas de livros. De lá pra cá eu consegui comprar algumas publicações e baixar outras.

    Hoje é fácil encontrar material relacionado no 4shared.com e no Youtube. É só fazer uma busca!

    A quem interessar, existem vários tipos de voicings:
    Quartal Voicing
    Root Voicins
    Rootless Voicing
    Shell Voicing
    Drop 2 Voicing
    Drop 3 Voicing
    Double Melody Voicing
    Block Voicing
    Locked Hands Voicing
    Cluster Voicing

    O assunto é bem rico!

    oilecmurlo
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Muito bom amigo, o caminho é vasto. Vc bem deve saber que poucos músicos se interessam por estudo teórico. Mas gostei do vc disse, inclusive no livro que cito acima tem quase tudo isso. Vamos arrebanhar quem quizer e trazer para este ponto de debate afim de trocarmos experiência e crescermos como músicos, aliás fazer o que pouca gente que conhece costuma fazer, disponibilizar e facilitar o acesso.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    oilecmurlo
    Muito bom o material, obrigado!

    tiago scott
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    oilecmurlo

    Vc bem deve saber que poucos músicos se interessam por estudo teórico

    Cara isso é muito verdade. Sinceramente mesmo que você não queira, acabamos notando uma grande diferença num músico que estuda parte teórica, nesse caso dos quartais muito encontrado no Jazz, Bebop e afins. Vou contar uma experiência bacana sobre teoria´aplicada na prática, um dia houve uma apresentação de algumas bandas Gospel e instrumental num shopping da região onde moro, muitos improvisos e tal rolando. Quando minha banda se apresentou com 2 músicas houve um belo espaço para um improviso alá Fender Rhodes pra mim. (Os caras da banda adoram os timbres de Rhodes/ Leads etc, pois todos ouvem e muito coisas de Ed Motta). No improviso o de sempre, muita mistura de arpeggios de acordes, escalas e no final usei o quartal subindo do grave para o agudo usado cromatismo, o que deu um efeito monstro.

    No final da apresentação uma galerinha trocou uma idéia bacana, e veio a pergunta sobre o improviso: Cara aquele final que você fez, parecia que o teclado tinha triplicado de tamanho pois parecia que o som tipo escadinha não tinha mais fim. Minha resposta: Isso é uns bons 8 anos estudando muito, ouvindo muito Jazz, Música Brasileira e Ed Motta.

    PS. Não sei vocês, mas não sou de ficar dando muitas dicas sobre improvisos e tals, só para os camaradas como os aqui do Cifra. Por que o cara que realmente quer de desenvolver como músico tem de correr atrás como eu desde meus 15.

    Abraços a todos.

    tiago scott
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Galera só para registro.

    Segue Link de um vídeo de ED Motta e sua nova banda.

    http://www.youtube.com/watch?v=8YA5O52f6qA

    Nesse vídeo na 2º música Fora da Lei, tem um belo improviso do Rannieri Oliveira, e no final ele usa e muito bem os queridos Quartais.

    Vale a pena conferir...

    Shadad
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Não sei vocês, mas não sou de ficar dando muitas dicas sobre improvisos e tals, só para os camaradas como os aqui do Cifra. Por que o cara que realmente quer de desenvolver como músico tem de correr atrás como eu desde meus 15

    Eu particularmente dou dicas a qualquer um que me peça. Mesmo que eu não o conheça. Pra mim se o cara está tendo a humildade de perguntar significa que ele está correndo atrás. E, a não ser que o cara seja muito phoda, nem tudo - principalmente se tratando de harmonias complexas - dá pra se aprender só ouvindo e/ou com livros. Principalmente quando não se tem acesso aos livros.

    oilecmurlo
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Amigos, eu particularmente acho que o conhecimento é universal. Ninguem deve dete-lo pra si.
    Já pensou se os EUA tivessem guardado a internet somente pra eles? E se o maluco do thomas Edson não tivesse inventado a lampada? Graham Bell não tivesse inventado o telefone? E se depois deles todos fazerem o que fizeram, tivessem guardado este conhecimento pra si? Estaríamos na idade da pedra até hoje.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a harmonia quartal de passagem