acordes de passagem - Floreios

    Autor Mensagem
    cardosi
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: cardosi


    acordes de passagem - Floreios


    Eu acho muito chato um compasso inteiro no mesmo acorde, principalmene quando estou sequenciando uma música, pergunta:

    compasso 1 - C
    compasso 2 - Cm

    ou

    G para GMaj7

    alguma regrinha para criar a passagem de um para o outro?

    Não quero arpejos ou batidas, apenas o que poderia embelezar a passagem.

    abcs

    mariecelo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    acho que depende muito da melodia cara... faca as variacoes e utilize em determinada musica a passagem que soar melhor.

    kevinmoore
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    alguma regrinha para criar a passagem de um para o outro?

    Sabendo o básico de campo harmônico/escalas te deixa livre para criar esses floreios...

    cardosi
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Existem tantas opções assim para os dois acordes que mencionei, sem influir na harmonia?

    mazza
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    cardosi
    sei lá, tenta essas:
    substitua o acorde CM pelo Em7 e o G7 pelo Db7: pode-se utilizar também o acorde VII como substituto do acorde V, e pode-se tentar também substituir o acorde de GMaj7 pelo acorde C 679 ou também pelo acorde AbM79, como acorde de 7ª da dominante pode ser resolvido uma 5ª justa abaixo ou meio tom acima... vai tentando... como regra geral, tente a substituição por acordes de 4 notas que contenham pelo menos 3 notas em comum com o acorde original.
    Bons sons

    TONY BLANCO
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    sei lá, tenta essas:


    Eu acho que vc fez uma mistura de acordes, que não leva a lugar nenhum de uma melodia(tipo enceradeira)

    Eu não entendi tbém esses acordes: CM e C 679

    cardosi
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: cardosi
    · votar


    mazza

    Veja bem, eu não posso mexer na estrutura da música, os acordes que mencionei já são da harmonia pronta e funcional.

    Eu preciso saber como fazer o encadeamento da passagem, pra não ficar um compasso inteiro no mesmo acorde, se for possível.

    Já percebi que em alguns casos um Csus4 dá uma tensão muito bacana, mas não dá pra usar em tudo, ficaria igual tbm.

    mazza
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Eu acho que vc fez uma mistura de acordes, que não leva a lugar nenhum de uma melodia(tipo enceradeira)
    hehehe acho que é isso mesmo depois que eu escrevi nem eu entendi direito só fui colocando umas ideias hehe ficou um samba do criolo doido heheh esquece não foi dos meus melhores momentos

    quanto ao acorde C679 na verdade as vezes eu uso ele como resolução do G7+, seria assim como : mao esquerda - do,mi,la e mão direita si,re,sol... ou também pode ser armado assim: mão esquerda: do, sol, re e mão direita la, si, re, sol...será??? acho que é isso, mas é meio esquisito mesmo, não sei bem direito como poderia chamar isso aí, mas como tem a tônica em dó na mão esquerda eu coloquei o nome de C679 na falta de coisa melhor.... ah e esse acorde nem tem uma sonoridade assim muito boa não.... até que eu tô achando ele uma bosta...ai é melhor eu parar de escrever, já falei muita merda... fui

    mazza
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    melhor eu voltar pras aulas de harmonia.... por favor deletem tudo o que eu escrevi nesse tópico, obrigado.

    Andre XP
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Andre XP
    · votar


    cardosi

    É q é assim... nos exemplos que vc colocou realmente as opções de "floreios" ficam meio "escassas"

    Eu no C - Cm... colocaria no maximo um C - G7/5+ - Cm... depende da melodia...

    Agora pro 5º grau e dominante ha muitas substituições interessantes...

    cardosi
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Andre XP

    Extamente, estou sentindo esta escassez de possibilidades. No entanto eu continuei tentanto e por isso pedi ajuda.

    Eu estava lendo sobre encadeamento, como usar as passagens de acordo com o baixo do próximo acorde, etc.

    Pela sua sugestão eu devo estudar graus, dominantes e sub? pode me direcionar a um tópico ou literatura sobre isso?

    Obrigado a você e a todos que tentam ajudar.

    abcs

    TONY BLANCO
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    http://atschool.eduweb.co.uk/westonroad/musicnet/downloaded%20websites /MUSICAL%20COMPOSITION%20GUIDE/empresa.portoweb.com.br/compor/MovHarm. htm

    cardosi Dê uma olhada nesse site.

    [ ]´s

    cardosi
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    TONY BLANCO

    Obrigado. Já estou lendo.

    has4
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    C - G7/5+ - Cm
    Na passagem de C para Cm a sugestão de Andre XP de usar o acorde G7/5+ é bem legal e concordo plenamente que depende da situação. Tentei também colocar um G/B entre o C e o Cm, sim, isso mesmo, um G/B, dá até pra engolir, mas tudo depende muito do que tá rolando na melodia da música!

    Aproveitando o ensejo, cardosi gostaria que tentasse novamente, o seu comentário será importantíssimo e obrigado pela visita:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/130113/

    alexandrespa
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Excelente tópico!
    Uma boa tb, é substituir o relativo menor, qdo a melodia e harmonia permite isso. E tb alternar com acordes acidentados, dissonantes, qdo possivel tb.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a acordes de passagem - Floreios