Harmona Quartal onde e como usa-la???

    Autor Mensagem
    Nando Filho
    Veterano
    # mar/05


    Olá amigos queria pedir uma dica ou explicação de como usar a harmonia quartal quando estou harmonizando ou rearmonizando uma música, agradeço a quem puder me ajudar e um forte abraço.
    Nando Filho

    Nando Filho
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ué????

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Fala cara. Seguinte, vi um tópico sobre o assunto no fórum de guitarra, acho que pdoe servir. Dá uma busca lá que não tem erro. Acho que foi até o Panucci (moderador) que criou.

    Abraço.

    Nando Filho
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pow cara valeu pela dica.
    Abraço.

    oilecmurlo
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Harmonia quartal, tai um assunto que eu gosto de tratar.
    Então vamos lá:
    Trata se de formações de acorde onde o intervalo entre as vozes é de 4ª e não de 3ª, como estamos acostumados. Muito usada na harmonização de naipes de sopros e escrita para piano.
    Tal formação da ao acorde um caráter jazzístico e de tensão, sem com isso afetar a função do acorde.
    No entanto não se trata de apenas distribuir 4ª ao bel prazer, mas para distribuir estas 4ª é necessário que primeiro se conheça uma matéria chamada "escala de acorde" (Pode se pesquisar no livro "Harmonia e Improvisação" de Almir Chediak).
    Você vai perceber que dentro da escala de cada acorde existem notas chamadas "evitadas" e que não devem figurar na formação do acorde, mesmo como dissonância.
    Sabendo disso passa-se a distribuição das 4ª logo abaixo da melodia, e onde não se puder usar a 4ª, por se tratar de nota evitada, pode substituí-la por uma 3ª e logo após voltam a figurar quartas.
    Claro que não precisa dizer que devem ser usadas em momentos onde se queira trazer o caráter mais moderno e jazzístico, evitando assim o uso indiscriminado, que tiraria todo o glamour da técnica.
    Espero ter ajudado ao fórum, qualquer duvida nessa área podem me procurar, e terei imenso prazer em ajudar.
    Até breve.

    oilecmurlo
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Complementando o que cite acima vai aí a dica (basica) das notas evitadas em cada escala.
    Maiores.
    I Grau do tom = C = Evitar o 4º grau ou seja a nota Fá.
    II grau do tom = Dm = Evitar 6º grau ou seja a nota Si.A menos que se trate de acorde de Dm6, onde se evitaria o 7ª ou seja a nota Dó.
    III grau do tom = Em = Evitar 6º grau ou seja a nota Do
    IV grau do tom = F = Evitar 4º grau ou seja a nota Si.
    V grau do tom = G = Evitar 4º grau ou seja a nota Dó ( a menos que se trate de acorde de G4, onde se evitaria a 3º.
    VI grau do tom = Am = Evitar 6º grau ou seja a nota Fá.
    VII grau do tom = Bm(b5) = Evitar 2º grau ou seja a nota Dó.

    Em sintese
    em acorde com 4ª evita se a 3ª.
    em acorde maiores perfeitos, evita se a 4ª.
    em acorde maiores e menores com 7ª evita se a 6ª e em acordes maiores e menores com 6ª evita se a 7ª.
    Nenhuma nota pode formar 9ª menor com as notas abaixo dela.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Alguém podia copiar o que tem nesse tópico e colar no outro e depois fechar esse...

    Nando Filho
    Faz isso cara... e vamos tentar manter isso organizado, não precisa criar 2 tópicos com o mesmo assunto!

    Ajuda ae...

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ThyagoAmaral

    Nando Filho
    Enviado: 31/mar/05 10:05

    hahahhahaha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmona Quartal onde e como usa-la???