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Mensagem |
Nando Filho Veterano |
# fev/05
gostaria de trocar ideias sobre harmonia quartal, como funciona?, onde usar?
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tc_Baioco Veterano |
# fev/05
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E aí blz?
Meu caro neste link tem dicas preciosas!!! Uma verdadeira aula!
Vale muito a pena:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/74609/p0
Abraços e fica c Deus
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Nando Filho Veterano |
# fev/05
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Blz Mano! Obrigado pela dica.
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wesleymessias Veterano |
# jan/09
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Aí pessoal! Resolvi dar uma ressucitada neste tópico. Porque o link acima traz o assunto um pouco enrolado e voltado mais para guitarra.
A aplicação da harmonia quartal no teclado traz uma facilidade imensa para aplicação das tensões.
Eu queria pedir ao pessoal pra dizer aí o que sabe sobre esse tema tão pouco explorado no mundo da música.
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tiago scott Veterano |
# jan/09 · Editado por: tiago scott
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wesleymessias
O messias, os quartais são o reino do pianista de Jonh contraine McCoy Tyner, meu esse cara usava os quatais como ninguém adoro ouvir ele. Bom os quartais é utilizar o intervalo de quartas num acorde. exemplo de for C = do, mi, sol - usando o quartas fica = do,fa,si sempre seguindo o intervalo de quartas. isso você aplica para todos os campos harmônicos e escalas. Mas deve-se ter um controle dos quartais para ficar tudo soando legal e bonito. Eu particularmente gosto de usar quartais mais em improviso através de escalas e alguns acordes, dá aquela cara de jazz bebop. Pra deixar um gostinho disso segue esse vídeo, isso sim é saber usar quartais rsrsrsrs.
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macaco veio Veterano |
# jan/09
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"harmonia quartal" porra vivendo e aprendendo, assim como resolverao chamar "progressao Harmonica" de "Levada" ou de "encadeamento de acordes" essa eh mais uma pra minha colecao, e pode crer soa horrivel nos dois sentidos, no nome e no som mesmo.
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Ken Himura Veterano |
# jan/09
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"Simples": Nossa harmonia tradicionalmente é composta por sobreposição de terças maiores ou menores. Na quartal, você sobrepõe quartas e quintas.
Um exemplo meio simples:http://www.youtube.com/watch?v=mtSbat1Hqbo
O artigo da Wikipedia em inglês tá bem legal, vale a pena ler também: http://en.wikipedia.org/wiki/Quartal_harmony
O fato é: dificilmente você vai se manter o tempo todo imerso neste tipo de harmonização, até porque não acredito que tenha aqui muita gente com conhecimento profundo de composição, academicamente. A sobreposição de quartas acaba gerando muita tensão; vários acordes dissonantes, dentro do contexto de uma tonalidade.
Se manter o tempo todo assim, acaba suspendendo as propriedades tonais da música, e ela vira "atonal livre" - mais ou menos a mesma coisa quando acontece de se usar uma música só com a escala de tons inteiros.
Mas tendo experiência com harmonia funcional, dá pra usar a quartal pra criar suspensões e confusões, até dissonâncias mais fortes (Milton Nascimento usou isso na música Vera Cruz). Tudo tem sua utilidade.
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wesleymessias Veterano |
# jan/09
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tiago scott
se eu resolver utilizar apenas quartas justas, independente do campo harmonico. Por exemplo: se em um campo qualquer eu encontrar no acorde de C alguma das tensoes abaixo eu poderia utilizar as quartas desta forma, ou não?
Ex: Acorde C (Mão esquerda sempre no dó)
dó - fá - sib - equivaleria as tensões de 7 e 11
ré - sol - si = 7M e 9
mi - lá - ré = 9 e 13
fá - sib - mib = menor com 7 e 11 (sonoridade espetacular)
sol - dó - fá = C4
lá - ré - sol = 9 e 13
si - mi - lá = 7M e 13
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oilecmurlo Veterano |
# jan/10
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Harmonia quartal, tai um assunto que eu gosto de tratar. Então vamos lá: Trata se de formações de acorde onde o intervalo entre as vozes é de 4ª e não de 3ª, como estamos acostumados. Muito usada na harmonização de naipes de sopros e escrita para piano. Tal formação da ao acorde um caráter jazzístico e de tensão, sem com isso afetar a função do acorde. No entanto não se trata de apenas distribuir 4ª ao bel prazer, mas para distribuir estas 4ª é necessário que primeiro se conheça uma matéria chamada "escala de acorde" (Pode se pesquisar no livro "Harmonia e Improvisação" de Almir Chediak). Você vai perceber que dentro da escala de cada acorde existem notas chamadas "evitadas" e que não devem figurar na formação do acorde, mesmo como dissonância. Sabendo disso passa-se a distribuição das 4ª logo abaixo da melodia, e onde não se puder usar a 4ª, por se tratar de nota evitada, pode substituí-la por uma 3ª e logo após voltam a figurar quartas. Claro que não precisa dizer que devem ser usadas em momentos onde se queira trazer o caráter mais moderno e jazzístico, evitando assim o uso indiscriminado, que tiraria todo o glamour da técnica. Espero ter ajudado ao fórum, qualquer duvida nessa área podem me procurar, e terei imenso prazer em ajudar. Até breve.
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oilecmurlo Veterano |
# jan/10 · Editado por: oilecmurlo
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Complementando o que cite acima vai aí a dica (basica) das notas evitadas em cada escala. Maiores. I Grau do tom = C = Evitar o 4º grau ou seja a nota Fá. II grau do tom = Dm = Evitar 6º grau ou seja a nota Si.A menos que se trate de acorde de Dm6, onde se evitaria o 7ª ou seja a nota Dó. III grau do tom = Em = Evitar 6º grau ou seja a nota Do IV grau do tom = F = Evitar 4º grau ou seja a nota Si. V grau do tom = G = Evitar 4º grau ou seja a nota Dó ( a menos que se trate de acorde de G4, onde se evitaria a 3º. VI grau do tom = Am = Evitar 6º grau ou seja a nota Fá. VII grau do tom = Bm(b5) = Evitar 2º grau ou seja a nota Dó.
Em sintese em acorde com 4ª evita se a 3ª. em acorde maiores perfeitos, evita se a 4ª. em acorde maiores e menores com 7ª evita se a 6ª e em acordes maiores e menores com 6ª evita se a 7ª (exceto para o V grau dominante, onde ambas figurarão, e a 6ª na verdade será 13ª). Nenhuma nota pode formar 9ª menor com as notas abaixo dela.
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fábio_soul Veterano |
# jan/10
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oilecmurlo
Gostei da aula.
Esse esquema das "notas evitadas" eu já sabia na prática, mas não sabia que a teoria tratava disso também.
E o lance de harmonia quartal, eu nunca tinha entendido a parte teórica (a explicação), mas sem querer querendo, eu acabei aprendendo a utilizar em alguns casos (não tão amplamente quanto imagino agora, que aprendi realmente o que é), e sempre achei uma sonoridade muito bacana.
Muito boas as dicas.
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Cleber Vaz Veterano |
# jan/10
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O Keith Emerson usava bastante harmonia quartal no ELP...
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LeandroP Moderador |
# jan/10
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A gente monta o quartal pra se livrar do intervalo de terça, mas ele está lá, de outra forma, pro bem das substituições de acordes :)
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oilecmurlo Veterano |
# jan/10 · Editado por: oilecmurlo
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O interessante da harmoniam quartal, é que uma unica estrutura pode ser usada em vários acordes diferentes. Economia para que toca piano por exemplo. por ex: A formação E A D G pode ser C6/9, G7/9/13 , D4/7/9, A4/7 ...
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fábio_soul Veterano |
# jan/10
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oilecmurlo
É... isto é bem bacana mesmo, aliás, tem muito disso no piano (um conjunto de notas na mão direita soar bem para vários acordes diferentes).. acho que é uma das coisas mais interessantes do piano, que também é aplicável para outros instrumentos de harmonia.
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Shadad Veterano |
# jan/10
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Os intervalos não precisam necessariamente serem de quartas justas. Também podem ser de quartas aumentadas.
Experimentem usar "voicings" quartais em acordes alterados, começando pela terça e sobrepondo em quartas o restante das notas da escala alterada! Fica show!
Exemplo: E7(alt) ou E7(b5,#5,b9,#9) Mão esquerda: G# - D - G(F##) Mão Direita: C(B#) - F - Bb
Em acordes com 7ª maior ou dominantes é bastante usada a sobreposição de quartas a partir do 7º grau da escala, claro, sempre respeitando as notas do acorde e evitando as notas instáveis.
Exemplo:C7M(6,9)
Mão esquerda: B - E - A Mão direira: D - G - C
Exemplo: C7(9,13)
Mão esquerda: Bb - E - A Mão direira: D - G - C
Em acordes menores o voicing quartal mais eficiente (em termos de tensões) ocorre quando sobrepomos as quartas a partir da quarta nota da escala (11ª), isso levando em consideração que na harmonia funcional o modo indicado para acordes menores seja o dórico.
Exemplo: Dm7(6,9,11)
Mão esquerda: G - C - F Mão direita: B - E - A
Essas "aberturas" também são chamadas de rootless voicings (sem tônica), é necessário que baixista esteja tocando o as tônicas.
Como já disseram aqui, as harmonias quartais têm caráter jazzístico e no jazz os são usadas muitas tensões. Logo, é preferível que o pianista toque as tensões e deixe a tônica para o baixista. Afinal é para isso que o baixo serve. Dar nome aos acordes.
Ah, eu usei os termos em inglês para o caso de alguém se interessar em procurar. Infelizmente não existem publicações em português sobre o assunto.
Espero ter ajudado!!!
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oilecmurlo Veterano |
# jan/10
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È isso ai amigos, já que não se publica matérias desse teor no Brasil vamos criar então, nesse forum, farto material para consulta e quem sabe isso um dia não vire uma publicação. he he he. Tenho alguns metodos teóricos, que estão em inglês, vou ver se os disponibilizo no Scribd, assim que o fizer aviso aí é só a galera baixar.
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oilecmurlo Veterano |
# jan/10 · Editado por: oilecmurlo
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Invlusive sobre "voicings", que é a forma de se dispor as notas do acorde, que pouca gente conhece e nem imaginam o quanto ele muda a cara da harmonização. Pena que (como dissemos antes) pouco ou quase nada há publicado em portugues. P.S. Indicara um livro em portugues que eu adiquiri pelo "Estane Virtual" chamado Arranjo -Carlos Almada. Trata muitas dessas materias ligadas à harmonia e ainda dá dica de como escrever para instrumentos diversos.
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oilecmurlo Veterano |
# jan/10
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Aí galera, ja disponibilizei o primeiro. quem quizer tambem pode baixa-lo pelo emule, pois a versão original o exemplos são reproduzidos por grupos de verdade (não é midi), com links no proprio livro. mas pode acessa-lo pelo meu scribd nessa versão para leitura. é só pegar o link abaixo.
http://www.scribd.com/full/25266533?access_key=key-24u4g1raqhtj264o8f8 z
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oilecmurlo Veterano |
# jan/10
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http://www.scribd.com/full/25267284?access_key=key-1tsm77zw8s65mrx48oa w
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Shadad Veterano |
# jan/10 · Editado por: Shadad
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oilecmurlo
Obrigado por disponibilizar o material!!!
A alguns anos, quando resolvi me aprofundar nos voicings,eu abri um tópico aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/80660/
Sem muito sucesso.
Naquela época era muito difícil encontrar publicações sobre o assunto, mesmo em sites de lojas de livros. De lá pra cá eu consegui comprar algumas publicações e baixar outras.
Hoje é fácil encontrar material relacionado no 4shared.com e no Youtube. É só fazer uma busca!
A quem interessar, existem vários tipos de voicings: Quartal Voicing Root Voicins Rootless Voicing Shell Voicing Drop 2 Voicing Drop 3 Voicing Double Melody Voicing Block Voicing Locked Hands Voicing Cluster Voicing
O assunto é bem rico!
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oilecmurlo Veterano |
# jan/10
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Muito bom amigo, o caminho é vasto. Vc bem deve saber que poucos músicos se interessam por estudo teórico. Mas gostei do vc disse, inclusive no livro que cito acima tem quase tudo isso. Vamos arrebanhar quem quizer e trazer para este ponto de debate afim de trocarmos experiência e crescermos como músicos, aliás fazer o que pouca gente que conhece costuma fazer, disponibilizar e facilitar o acesso.
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Cleber Vaz Veterano |
# jan/10
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oilecmurlo Muito bom o material, obrigado!
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tiago scott Veterano |
# jan/10
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oilecmurlo
Vc bem deve saber que poucos músicos se interessam por estudo teórico
Cara isso é muito verdade. Sinceramente mesmo que você não queira, acabamos notando uma grande diferença num músico que estuda parte teórica, nesse caso dos quartais muito encontrado no Jazz, Bebop e afins. Vou contar uma experiência bacana sobre teoria´aplicada na prática, um dia houve uma apresentação de algumas bandas Gospel e instrumental num shopping da região onde moro, muitos improvisos e tal rolando. Quando minha banda se apresentou com 2 músicas houve um belo espaço para um improviso alá Fender Rhodes pra mim. (Os caras da banda adoram os timbres de Rhodes/ Leads etc, pois todos ouvem e muito coisas de Ed Motta). No improviso o de sempre, muita mistura de arpeggios de acordes, escalas e no final usei o quartal subindo do grave para o agudo usado cromatismo, o que deu um efeito monstro.
No final da apresentação uma galerinha trocou uma idéia bacana, e veio a pergunta sobre o improviso: Cara aquele final que você fez, parecia que o teclado tinha triplicado de tamanho pois parecia que o som tipo escadinha não tinha mais fim. Minha resposta: Isso é uns bons 8 anos estudando muito, ouvindo muito Jazz, Música Brasileira e Ed Motta.
PS. Não sei vocês, mas não sou de ficar dando muitas dicas sobre improvisos e tals, só para os camaradas como os aqui do Cifra. Por que o cara que realmente quer de desenvolver como músico tem de correr atrás como eu desde meus 15.
Abraços a todos.
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tiago scott Veterano |
# jan/10
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Galera só para registro.
Segue Link de um vídeo de ED Motta e sua nova banda.
http://www.youtube.com/watch?v=8YA5O52f6qA
Nesse vídeo na 2º música Fora da Lei, tem um belo improviso do Rannieri Oliveira, e no final ele usa e muito bem os queridos Quartais.
Vale a pena conferir...
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Shadad Veterano |
# jan/10
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Não sei vocês, mas não sou de ficar dando muitas dicas sobre improvisos e tals, só para os camaradas como os aqui do Cifra. Por que o cara que realmente quer de desenvolver como músico tem de correr atrás como eu desde meus 15
Eu particularmente dou dicas a qualquer um que me peça. Mesmo que eu não o conheça. Pra mim se o cara está tendo a humildade de perguntar significa que ele está correndo atrás. E, a não ser que o cara seja muito phoda, nem tudo - principalmente se tratando de harmonias complexas - dá pra se aprender só ouvindo e/ou com livros. Principalmente quando não se tem acesso aos livros.
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oilecmurlo Veterano |
# jan/10
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Amigos, eu particularmente acho que o conhecimento é universal. Ninguem deve dete-lo pra si. Já pensou se os EUA tivessem guardado a internet somente pra eles? E se o maluco do thomas Edson não tivesse inventado a lampada? Graham Bell não tivesse inventado o telefone? E se depois deles todos fazerem o que fizeram, tivessem guardado este conhecimento pra si? Estaríamos na idade da pedra até hoje.
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