Sintetizadores Virtuais de Última Geração

Autor Mensagem
FabioSalgado
Veterano
# out/04


Olá amigos, hoje estaremos conversando sobre dois detalhes muito importantes

no momento de escolher a configuração de seu computador, se ele será usado para gravação

de áudio ou se estará usando sintetizadores virtuais para tocar como um teclado de verdade.



Qual a diferença entre computadores montados para ambas as funções? Na realidade,

sem dúvida, um super computador com a mais avançada tecnologia presente sempre poderá

realizar ambas as funções, tanto de gravação como de sintetização virtual.



Mas, e para os leitores que ainda possuem computadores antigos e que não pretendem

tão cedo mudar suas configurações, será que é possível utilizar sintetizadores virtuais?



A resposta é sim, sem dúvida que podem, mas podem correr sérios riscos de ouvir

estalos, chiados, latência e outros problemas relacionados com a baixa performance da sua

máquina. Para evitar isso, tente instalar uma boa placa de áudio que poderá resolver grande

parte dos problemas relacionados a qualidade do som, mas a latência, que é o atraso que

o computador gera para produzir o áudio, só é resolvido com mais velocidade de processamento.



Então, qual deve ser a configuração mínima para poder trabalhar com os synths virtuais

e começar a descobrir essa maravilhosa invenção musical que está vindo para substituir os

teclados e afins ? Observem as tabelas abaixo :



CONFIGURAÇÂO MÍNIMA CONFIGURAÇÂO RECOMENDADA



Pentium III ou Athlon de 1 Ghz Pentium 4 ou Athlon XP de 2 Ghz ou mais

256 Mb de memória RAM 512 Mb de memória RAM ou mais

Hard Disk 40 Gb Hard Disk de 80 Gb ou superior

Placa de som 24 bits / 48 Khz Placa de som 24 bits / 96 Khz



Agora que sabemos se é possível ou não utilizar os sintetizadores virtuais de uma forma mais

ou menos tranquila dentro de nosso computador, vamos conhecer um pouco sobre uma empres que

fabrica 3 modelos de synths virtuais que estão fazendo a

cabeça dos produtores musicais pirar de tamanha qualidade de sons e versatilidade de opções.



SPECTRASONICS



Essa antiga fabricante de CDs de Samplers entrou no disputadíssimo e ilimitado mercado de

sintetizadores virtuais para disputar uma fatia do bolo com a toda poderosa e inovadora Native Instruments,

uma empresa alemã que produziu originalmente os já consagrados FM7 ( simulador do Yamaha DX7 ), B4

( simulador do órgão Hammond B3 ), Pro 53 ( simulador de sintetizadores análogos como Prophet 5, entre

outros ), além de vários outros tipos de sintetizadores virtuais. Esses foram considerados os sintetizadores

virtuais de primeira geração, pois eram simples de instalar, ocupavam muito pouco espaço no Hard Disk,

utilizavam muito pouco recursos de processamento da CPU e

conseguiam recriar com uma grande qualidade os instrumentos reais nos quais eram espelhados.



A nova geração de sintetizadores virtuais que surgiu já é bem diferente. São muito mais exigentes

no quesito de espaço no Hard Disk e também na performance da máquina, assim como na quantidade de

memória RAM, ou seja, sempre quanto mais melhor. Normalmente esses softwares vem em vários CDs

ou em um ou dois DVDs que devem ser totalmente instalados dentro do micro para serem usados. Com

isso, no caso desses modelos da Spectrasonics, são usados aproximadamente entre 3 e 4 Gigabytes de

espaço no Hard Disk cada um deles. Reserve pelo menos 10 Gbytes para instalar os três softwares!



STYLUS – Vinyl Groove Module



Esse inovador sintetizador virtual é um novo tipo de software em formato de plug-in VST que integra

uma maciça biblioteca de milhares de elementos de grooves, loops e samplers com uma poderosa interface

para que o usuário crie seus próprios sons. Stylus é para ser utilizado como um plug-ins dentro de softwares

sequenciadores como o Logic, Cubase, Nuendo, Pro Tools e até o Sonar vai VST Adapter.



Com uma biblioteca de 3 gigabytes de sons incluindo mais de 1000 tipos de timbres criados pelo

premiadíssimo produtor Eric Persing que elaborou grooves com uma grande quantidade de estilos, dentre

eles, R&B, 2-step, Trip-Hop, Chemical, Epic House, Underground Hip-Hop, UK Garage, Downtempo Dub,

Nu-skool, Acid Jazz, Trance, Funk, Alternative, Progressive, Rap, Abstract, Urban Neo-Soul, Big Beat,

Slo-Jamz, Drum 'N Bass, e muitos outros.



A opção Groove Control presente nesses plug-ins da Spectrasonics permite que sejam realizadas

alterações de afinação, de tempo, de sensibilidade em padrões independentes, tudo isso apenas pelo

software sem usar nem DSP para processamento externo. Desse modo, todos os grooves podem ser

mixados em qualquer tempo fazendo assim uma quantidade literalmente ilimitada de possíveis combinações

sonoras. Esses loops podem ser remixados em qualquer variação de tempo entre 50 e 180 BPM. com muito

straight e swing. Também é possível programar os próprios grooves usando para isso os milhares de sons de

bateria presentes simplesmente selecionando um patch e tocando no teclado controlador via MIDI.



E o principal de tudo é que os sons, os grooves e tudo o mais são matadores. Uma sonoridade

super moderna e ao mesmo tempo altamente musical, permitindo seu uso em inúmeros estilos musicais distintos.



ATMOSPHERE – Dream Synth Module



Esse sintetizador virtual emula praticamente todos os tipos de síntese sonora existentes até hoje no mercado

de teclados, módulos e sintetizadores reais. Com ele, é como se estivessem dentro de seu computador, todos os

equipamentos queforam vendidos no mundo até hoje para a criação de sons eletrônicos e digitais. Com todos os

timbres também elaborados por Eric Persing, engenheiro de som da Roland, o Atmosphere simula as sínteses de

som no formato Granular, Additive, Wavetable, Wavescanning, Graintable, Neural Processing, Vintage Analog,

Vector, Virtual Analog, FM, Plug-In Manipulations e Unusual Acoustic.



São 6 CDs para instalar 3.7 Gb de amostras sampleadas com mais de 1000 formas de onda, permitindo uma

combinação de mais de um milhão de variações sonoras possíveis pois cada layer do sintetizador trabalha com seu

próprio multimodo de filtros de ressonância, possui 3 envelopes, 4 LFO´s e modulção Matrix. Ainda existe um filtro

master aumentando as possibilidades de criação e manipulação dos sons. E tudo isso muito fácil de usar.

Assm como o Stylus, os timbres do Atmosphere são inacreditáveis.



TRILOGY – Total Bass Module



O tempo que os 5 CDs de instalação com 3.2 Gb de samplers de baixos levam para ficarem dentro do

computador realmente valem a pena. Os timbres de baixos elétricos, acústicos e sintetizados são excelentes.

Além de serem centenas de amostras de novíssimos e consagrados sons, o Trilogy permite incríveis misturas

como por exemplo um MiniMoog com um baixo Fretless ou o timbre synth de baixo do sintetizador Virus com

um Roland TB-303 e ainda adicionar um sub oscilador do Juno num Upright Bass. As opções são quase infinitas.



Os timbres de baixo acústico de um Martin Dreadnought foram captados por um microfone valvulado

Newmann U-47 passando por um console Neve 1083, permitindo assim a melhor sonoridade possível para esse

instrumento. Os baixos elétricos foram gravados em modelos de 4, 5 e 6 cordas tocados de inúmeros estilos

como Fingered, Picked, Muted, Rock´n´Roll, Slapping, Ballad, Fretless e R&B.



Os timbres de baixo synth foram extraídos de equipamentos como : Minimoog™, Roland Juno 60™,

Roland TB-303™, Roland SH-101™, Oberheim™ SEM, Moog Taurus™, OSCar™, Virus™, Yamaha CS-80™,

Arp Odyssey™ and 2600™, Studio Electronics SE-1™, Omega™ and ATC™ Tone Chameleon,

Sequential Circuits Pro One™, o poderoso Moog Voyager™ e muitos outros.



A combinação de todos esses timbres e a vantagem de fazer alterações em real-time fazem do Trilogy,

assim como do Atmosphere e do Stylus um dos melhores plug-ins existentes hoje para produção musical.



CONCLUSÕES FINAIS



Esses 3 plug-ins são essenciais para quem quer produzir música de alto nível de qualidade, com timbres

extremamente atuais e não necessariamente eletrônica de um modo geral. É o que estou fazendo atualmente na

pré-produção do novo CD da cantora Priscila Suzuki e algumas demonstrações vocês já poderão ouvir no site

http://priscilasuzuki.palcomp3.com.br . Aos interessados em conhecer mais esses fantásticos plug-ins, por favor

entrem em contato comigo através do e-mail fabiosalgado@terra.com.br que poderei enviar um CD-Rom com músicas

MP3 onde poderão ouvir a fantástica qualidade sonora desses plug-ins.



Aguardo retorno de todos vocês, um grande abraço e até a próxima edição.



Fábio Luiz Salgado

Consultoria e Assessoria MusicALL

Colaborador da Revista Playmusic

Produtor Musical de Priscila Suzuki

http://priscilasuzuki.cjb.net

http://fotolog.terra.com.br/priscilasuzuki

contatos e soluções via e-mail :

fabiosalgado@terra.com.br

Santos - SP - Brasil

Dill Maestro
Veterano
# out/04
· votar


ola fábio, eu trabalho com VST ja a algum tempo dentro do sonar 3, e meu pc é um top de linha, só o que esta me matando é a latencia dentro do ambiente virtual, possuo um p4 de 2.0 com mãe intel off, 2 hds de 120 Gb, 1 Gb de rambus.
o audio é uma blaster live.
como poderia diminuir a minha latencia?
so mesmo comprando outra placa de audio?
desde já agradeço.

FabioSalgado
Veterano
# out/04
· votar


Olá amigo, sua máquina é muito boa, mas realmente, synths virtuais com a Live não dá.

Quais plug-ins de synths virtuais utiliza ?

No mínimo, tente ir de AUDIGY 2 ZS ou então, vá direto numa M-AUDIO 2496 que está num ótimo preço, na faixa dos R$ 700. Boa Sorte, um grande abraço!

Fábio Luiz Salgado
Consultoria e Assessoria MusicALL
Colaborador da Revista Playmusic
Produtor Musical de Priscila Suzuki
http://priscilasuzuki.cjb.net
http://fotolog.terra.com.br/priscilasuzuki

contatos e soluções via e-mail :
fabiosalgado@terra.com.br
Santos - SP - Brasil

luizsales
Veterano
# out/04
· votar


ola fabio! um notebook pentil 3 800mhz e Hd de 20gb com uma sound blaster extige! seria possivel usar sintetizadores virtuais e giga sampler no palco, sem atraso e travamento?

obrigado!

FabioSalgado
Veterano
# out/04
· votar


Infelizmente não caro amigo, uma melhor opção de placa seria a M-Audio AudioPhile USB para esse seu notebook, mesmo assim, uma latência muito pequena existirá, embora não deverá atrapalhar na execução ao vivo.

Um grande abraço!

Fábio Luiz Salgado
Consultoria e Assessoria MusicALL
Colaborador da Revista Playmusic
Produtor Musical de Priscila Suzuki
http://priscilasuzuki.cjb.net
http://fotolog.terra.com.br/priscilasuzuki

contatos e soluções via e-mail :
fabiosalgado@terra.com.br
Santos - SP - Brasil

Dill Maestro
Veterano
# out/04
· votar


Valeu Fabio, boa dica e agradeço pela atenção.
vou investir melhor no ano que vem telvez.
até

FabioSalgado
Veterano
# out/04
· votar


Olá amigo, se puder ir até o site
http://priscilasuzuki.palcomp3.com.br e baixar as
músicas que estão lá, poderá ouvir o trabalho de synth virtuais nas faixas I Will Love Again da Lara Fabian e a japonesa Anatano Kisswo Kazoemashou. Obrigado.

Boa sorte em seu upgrade. Um abraço!

Dill Maestro
Veterano
# out/04
· votar


vou baixar as musicas e depois eu posto a minha opnião

Dimi Pop
Veterano
# out/04
· votar


Olá, uso o Reason em um Duron 1.4 com uma blaster comum sem problemas com latência!!!
Aliás é um dos melhores sintetizadores virtuais que já vi em toda a minha vida, posto que ele roda sondfonts e ainda é um sampler completo!!!
Muito bom mesmo!!!

Pianist
Veterano
# jan/05
· votar


FabioSalgado
Nossa cara muito ironico isso...
A configuração MIN de vc é muito cara pra muitos aqui!
Mas fazer o que né?

Falow,
Caio César.
OPOST

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


Fábio Salgado

Não entendo muito desses lances de tecnologia, estúdio, etc...
Como eu consigo esses softwares??? Dá pra conseguí-los freeware ou tenho que comprá-los mesmo??? Eu ligaria meu teclado usando meu cabo MIDI ou um P10???

Valeu...

André Henrique Gontijo Matos - professor da ART MUSIC, compositor e músico freelancer...

Ken Himura
Veterano
# jan/05
· votar


Dá pra conseguí-los freeware ou tenho que comprá-los mesmo???
Freeware só por redes P2P, tipo KazaA, Emule etc...heheheh...pirataria mesmo...

Eu ligaria meu teclado usando meu cabo MIDI ou um P10???
Cabo midi.

Orlando Vieira Muniz
Veterano
# abr/05
· votar


Fábio Salgado

Gostei muito das suas explicações, eu estou montando um estudio, e gosto muito de trilhas sonoras instrumentais bem elaboradas dos filmes e achei muito interessante sobre o SPECTRASONICS. Sou de São Vicente.

Existe manual em portugues pra esse SPECTRASONICS?

Valeu e um abraço, Quando tivermos um melhor contato eu lhe mostrarei os meus trabalhos..

gustavorino
Veterano
# abr/05
· votar


é soh configurar bem que se consegue uma latencia mto baixa..no reason consequi algo como uns 15 ms ou menos.. imperceptivel.... com samples de ate uns 100 mega.. mas acima disso já fico sem memoria... meu pc eh um pentium 4 2.0 com 256 de rambus.. e um placa de som cristal 5.1 bem simples..

Orlando Vieira Muniz
Veterano
# abr/05
· votar


O que é Workstation Daware?

mikemax2
Veterano
# abr/05
· votar


FabioSalgado
Preciso de alguns samplers, pra rolar no Triton le, timbres básico, assim como voce ja cansei de timbres de artificiais de teclado.
Tem bastante coisa que até rola mais 80% nem chega perto do original.
No final das contas todo tecladita acaba usando uns 30 timbres no maxim o e o restante é tudo uma merda.
O que voce me aconcelha amigo, algum site, voce conhece quem vende e etc.
Cara parabens pelo nivel de conhecimento nessa praia de musica digital.
Um abraço

Robson Luís
Veterano
# abr/05
· votar


FabioSalgado
...uma melhor opção de placa seria a M-Audio AudioPhile ...

Concordo 100%.
Uso uma Audiphile 2496 PCI e deixa qualquer SoundBlaster "no chinelo".
A latência é muito menor, pois usa driver ASIO.
Sem mencionar a qualidade de som, que é excelente (também melhor que qualquer placa da Creative Labs).

Acredito que seja a placa com melhor custo x benefício do mercado atualmente.

Se puder optar pela versão USB, acho melhor ainda, pois economizaria um slot PCI em sua máquina.

Abraços.

rickwakeman
Veterano
# abr/05
· votar


Fábio, preciso de um programa multipista que funcione host de VST e rode em Win98.
Já testei uns 15... Os únicos que aparentemente funcionariam são Cubase 4 (não sai som, só depois de gravado!) e o Nuendo 2 (não funciona, trava tudo).
Me recomendas mais algum?

Adeilson
Veterano
# mai/05
· votar


Por favor, diga-me se esta configuração serve pra usar Synths virtuais:

Configuração do meu PC:

* Placa mãe dragon plus 333 (soyo);
• HD 80 gb unidade principal particionado em duas partes)
* 01 hd de 15 gb como backup (suporte)
• Memória ram 512 / 133 (2 pentes de 256/133)
• Placa de video g force 128mb agp fx5600 (nvidia)
• Processador sempro 2.600 mhz (clock 1.8 ghz)
• 01 gravador de dvd
• 01 drive de cd rom normal troni
• 01 placa de fax 56 kb
• Sistema operacional win xp pack 1

A MINHA PRINCIPAL QUESTÃO É ESTA:
• *** Placa de som sound blaster comum slot pci 16 bits (???);
POIS ACHO QUE ELA NÃO TEM POLIFONIA SUFICIENTE PARA TOCAR SYNTS VIRTUAIS (ESTÁ ENGOLINDO NOTA NO SAMPLETANK 2).

Pergunta-se:

01- Este sistema é suficiente para usar os synths virtuais sintetizadores virtuais) com tranquilidade para gravar midi e áudio?
resp.:
2 - Estou usando o teclado xp 10 (roland) serve tocar synths virtuais?
3- Existe algum segredo para configurar o sampletank 2? diga qual(is)

Obrigado.

Jr Music
Veterano
# jul/05
· votar


Queria saber se alguém ou o Fábio Salgado já trabalhou com o Miroslav Philharmonik, e se alguém já trabalhou, onde poderei conseguir uma cópia do programa??? Sei que é um sintetizador virtual para orquestração de uma qualidade que nunca vi antes, não há diferença nenhuma de uma orquestra real...

zl3d
Veterano
# jul/05
· votar


os vst's podem ser usados somente como plugins ? ou há algum jeito de utilizalos stand alone ? sem chance neh ?

vinisampler
Veterano
# jul/05
· votar


Dill Maestro

para sua pergunta usar a sound blaster live da para usar sem atraso nenhum tem um driver novo que uns caras fizeram e só baixar seguir as instruçoes de instalação e fica muito bom se vc não puder comprar uma profissional. o fabio salgado talves não saiba da existencia desse driver.
http://kxproject.lugosoft.com/down.php?language=en baixe o driver. tutorial baixe aqui www.gmail.com vinisampler senha grojas ok

vinisampler
Veterano
# jul/05
· votar


vinisampler@hotmail.com qualquer coisa entre em contato

vinisampler
Veterano
# jul/05
· votar


zl3d

a sim na native instruments tem im programa que vc usa para essa finalidae

Jr Music
Veterano
# ago/05
· votar


Não tenho problemas com latência meu único problema é o seguinte: tenho um notebook TOSHIBA Celeron 2.6, HD 40, 256 ram, toco todas as músicas sem latência, porém, quando faço meus arranjos nas pistas e vou executar tocando o piano em tempo real (somente o piano, o resto das pistas já estão gravadas) começa a fazer um barulho de estalos, parecendo um pipoqueiro. Queria saber se é problema de memória??? ou de placa de som??? Alguém poderia me dizer o que é???

samebote
Veterano
# ago/05
· votar


Oi,primero, disculpo por meo portugues,eo esto frances.
Vc nao tem memoria sufficient, eo penso que 1 giga e o minimum ,tambem si voce pode comprar um outro disquo rigide firewire,seria ultime.
Dépend tambem de la carte de som que vc tem e do drivers d'ela.
Si vc tem la ultime update,e meior.
Configuraçao que eo tem:
Mac G4 2X1,25ghz com Motu 828MK2 com 1750mo ram/4 disquos rigidos interno,Todos instrumentos virtuais spectrasonics,kontakt2,sampletank xl2,DFH Superior(batteria com 35 gigas de soms...) ,waves diamond bundle.......eo faz tambem DVD com Final cut pro HD e DVD Studio Pro, es una linha de production,eo nao tem latence tambem,eo pode grava mais de 16 canals em 1 vez.

alex ryder
Veterano
# jul/07
· votar


Cara legal esse topico hein , bem explicativo e objetivo como sou iniciante gostaria de algumas dicas, uso o nuendo 3.2 e tbm uso o kontakt se alguem tiver dicas ou videoaulas do nuendo agradeço valeu! forte abraço a todos!

alex ryder
Veterano
# jul/07
· votar


sera q alguem sabe instalar o spectrasonics atmosphere? to ralando e nao consigo nem a pau!

ceara
Veterano
# ago/07
· votar


Fabio Salgado

Tenho um acer 1.8 512 HD 80 e placa Maudio 410 posso fazer gravações legais com esse material, como vai ser minha latecnia, tenho melhorar oque para conseguir algo bom.
E como consuigo o Stylus

ceara
Veterano
# ago/07
· votar


[i]Tenho um acer 1.8 512 HD 80 e placa Maudio 410 posso fazer gravações legais com esse material? como vai ser minha latencia, tenho que melhorar oque para conseguir algo bom?
E como consuigo o Stylus?

Desde ja agradeço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sintetizadores Virtuais de Última Geração