Guia para montar sons de Hammond no sintetizador.

Autor Mensagem
_Rattu_
Veterano
# mar/10
· votar


KeysMan

No que eu puder ajudar, eu o farei, amigo



agora me explique o que é que você não saca sobre o som do Hammond.

KeysMan
Veterano
# mar/10
· votar


_Rattu_

Valeu pela ajuda.

Bom, Eu sei o básico sobre Hammond, o que quase todo tecladista sabe.
Mas reproduzir um hammond e seus controles em tempo real é um desafio para quem tem um synth.

Um dos primeiros problemas que encontrei. A falta de faders suficientes para cobrir todos os harmônicos. No motif, eu tenho apenas 8 faders, sendo que se vc quiser um som de percussão no seu organ, vc ainda precisa sacrificar um harmônico. Isso pq eu posso juntar 8 sons no motif simultaneamente, e se o som de percussão entra, algum harmônico precisa sair.
E como eu nunca toquei num hammond de verdade nem em qualquer outro organ similar, eu não sei qual harmônico é menos importante (se é que existe algum menos importante) para eu poder sacrificar.
Por enquanto meu esquema envolve os harmônicos
16' - 5 1/3 - 8' - 4 - 2 2/3 - 2' - 1'
Ou seja, ficaram faltando os harmônicos número 7 e 8 (1 3/5 e 1 1/3).
Por enquanto é o que tá me satisfazendo.

Outra questão é:
Quais os controles em tempo real realmente importantes?
No meu organ aqui eu tenho em tempo real:
- Overdrive
- Reverb
- Chorus
- Velocidade Slow Treble
- Velocidade Slow Bass
- Mudança de Slow-Fast
- Ativação de percussão
- Volumes de cada harmônico

O vibrato e o chorus eu ainda não tive muito tempo pra ajeitar, mas vou ver o que consigo depois.

Será que tem muito essencial em relação as controles que eu estou me esquecendo?

E há alguma outra opinião que você possa dar?

Abraço!

KeysMan
Veterano
# mar/10
· votar


Esqueci de falar...

Tb posso alterar volume da percussão.

_Rattu_
Veterano
# mar/10
· votar


KeysMan

Cara, tudo isso é customizável.


Tem muita gente (fora do Brasil, principalmente) que usa Hammond na igreja com pouquissimas drawbars abertas. Usa um registro médio/grave e outro médio/agudo pra não ficar muito escandaloso e ter aquele timbre "mellow" proprio pra ficar como cama pra hinos e coisas parecidas.

Não há um padrão pra Hammond.

Eu por exemplo nunca valorizei muito o controle em tempo real de drawbars mais graves (deixo o tempo todo alto e parado, gosto dele sempre mais gordão) e nem uso reverb, um órgão de verdade não vem com reverb, claro, e numa Leslie você não tem tempo de mexer na velocidade independente dos falantes, você acelera e desacelera apenas, portanto eu acredito que esse não seja um controle muito usado por ai. A percussão eu deixaria quieta também.

KeysMan
Veterano
# mar/10
· votar


_Rattu_

um órgão de verdade não vem com reverb, claro, e numa Leslie você não tem tempo de mexer na velocidade independente dos falantes, você acelera e desacelera apenas, portanto eu acredito que esse não seja um controle muito usado por ai.

Pois é... como eu disse, nunca toquei num hammond de verdade, e parte desses controles eu vi no NI B4... e tem alguns controles não tão conhecidos, que não sei se é tão prático assim num hammond de verdade. Mas obrigado por esclarecer.

Eu já consegui muita coisa que eu queria... Alguns timbres "populares" de hammond eu já consigo criar. Só o vibrato é que ainda to engatinhando.

Quem sabe eu faça um vídeo ou uma demo pra vc escutar depois e ver como ficou.

Abraços!

El_Cabong
Veterano
# mar/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Alguém aí sabe o desenho das drawbars para este som de Hammond ??

Música: "Outbreak Of Love" de Midnight Oil (o solo de órgão vai de 1:45 à 2:05)

Se a música não é muito conhecida, aí vai uma mais popular que tem um órgão parecido com este:

Música: "Stuck With You" de Huey Lewis And The News (o solo de órgão vai de 2:48 à 3:12)

_Rattu_
Veterano
# mar/10
· votar


KeysMan

Em que aspecto o seu vibrato está engatinhando? No seu Motif deve ser batata criar um bem satisfatório. Se não tiver controle ON/OFF dele em tempo real, apenas direcione um LFO para o Pitch, ajuste a velocidade e a profundidade da modulação em questão e é isso ai.

KeysMan
Veterano
# mar/10
· votar


_Rattu_

Humm...

Vou tentar fazer isso.


http://www.youtube.com/watch?v=tKW1U56dL7s

Fiz um registro parecido com o som q Philip Lassiter tira nesse video.
Mas os agudos estão agudos demais, sem muito peso. Já alterei EQ, harmônicos graves, mas ainda acho que tá sem peso. Será que mesmo não tendo um dedicado com uma Leslie dá pra conseguir esse peso? Ou é algum outro problema?

Abraços!

KeysMan
Veterano
# mar/10
· votar


_Rattu_

A propósito, vc tem algum hammond ou órgão?

Abraços!

teclado_mania
Veterano
# mar/10
· votar


Bom adoro o som de um hammond(desde que bem tocado, as vezes eu não faço isso).

Bem legais as dicas, o negocio é adicionar esse tanto de efeitos em tempo real,sobre o amigo, tente usar um equalizador maioria das vezes tirando um pouco de agudo melhora...

_Rattu_
Veterano
# mar/10
· votar


KeysMan

Ter um Hammond não tenho. Já mexi em um de uma igreja (coisa rápida), mas adquiri minhas noções através de VSTs e pesquisa mesmo.

Tenho um órgão transistorizado Arbon, e, sério, hoje prefiro o som dele a quakquer emulação de Hammond. Analógico é analógico. O bicho em uso http://www.youtube.com/watch?v=mi2nS_uma68

teclado_mania
Veterano
# mar/10
· votar


_Rattu_

Ei men, otimo o som, o orgão pareceu bem legal mesmo, gostei mesmo do lead no inicio da musica...

KeysMan
Veterano
# mar/10
· votar


_Rattu_

Som massa mesmo, cara!

Pena que não deu pra VÊ-LO no vídeo em ação... hahahahaa

Toda a minha experiência é VST e pesquisa tb.


teclado_mania

tente usar um equalizador maioria das vezes tirando um pouco de agudo melhora...

Cara, em alguns timbres, quando eu tiro muito agudo na EQ, eu sinto que fiquei sem expressão dentro de uma banda. E no organ, o som fica mais abafado, mas não chega no que eu quero.

Vou meter mais as mãos no teclado e tentar chegar onde quero.

_Rattu_
Veterano
# mar/10
· votar


teclado_mania

Brigadão, cara!


nesse video se ouve um Korg DS-8 (o baixo sintético) e o órgão Arbon passado por um pedal simulador de Leslie, o Line 6 Rotomachine.

_Rattu_
Veterano
# mar/10
· votar


teclado_mania

Brigadão, cara!


nesse video se ouve um Korg DS-8 (o baixo sintético) e o órgão Arbon passado por um pedal simulador de Leslie, o Line 6 Rotomachine.

naty pires
Veterano
# jun/12
· votar


tambem estou procurando.. isso algum outro link que possa ser postado sobre isso

J.Dionatan
Veterano
# jun/12
· votar


o Shadad montou algo bem legal, estou esperando ele postar aqui mas no Korg Microstation já funcionou muito bem, inclusive os Hammonds que uso eu criei com a ajuda do tutorial dele

waltercruz
Veterano
# jun/12
· votar


tem um mirror da primeira página apontada nessa thread no meu servidor: http://waltercruz.com/devel/hammond/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guia para montar sons de Hammond no sintetizador.