Guia para montar sons de Hammond no sintetizador.

Autor Mensagem
Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/04 · Editado por: Mr_Mojo_Rising


Aí galera, fuçando alguns sites, encontrei um guiazinho básico pra galera que como eu curte o som do Hammond, mas não tem possibilidades de ter um clone e muito menos o monstrão de verdade. É legal saber inglês, e manjar pelo menos um pouquinho do básico dos controles reais de um hammond (drawbars, percussion, key click, overdrive, etc...), pois são eles, junto com o timbre do bicho que serão replicados. Os textos são especialmente úteis pra quem tem ALESIS QS 6/7/8, KORGS da FAMÍLIA X5, ROLANDS JV 1080 e D 50 e/ou similares. Bem legal para quem não quer se ater aos presets desses synths, que por melhores que sejam, são meio plásticos e se tornam monótonos com o tempo.

Tá aí o link (tem um texto introdutório e os respectivos modelos de cada synth no final):

http://music.ashbysolutions.com/clonewheel/simulate/alt_hamm.html

Blz? Espero que seja útil aí meu povo!

Valeu e abs atodos.

Carlos Eduardo Santinato
Veterano
# jul/04
· votar


valeu o toke, vou tentar usar

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/04
· votar


Blz... pros Alesis pelo menos me pareceu relativamente simples o esquema. Trabalhoso, mas simples.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/04
· votar


Quem por acaso tentar coloque os resultados aqui, blz??

Falow!!

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


bom...ignorante ou não..eu não sei o que é um hammond...alguém se habilita a explicar??

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/04
· votar


Cara, se vc já ouviu Deep Purple ou Uriah Heep das antigas, só pra citar dois exemplos, você já ouviu o som de um hammond. É aquele órgão valvulado, usado em quase todos os estilos de música que você possa imaginar. Quem já tocou qualquer coisa que se aproxime de um hammond, se apaixona na hora pelas possibilidades sonoras que só ele pode proporcionar. Vai do distorcido esporrento do riff de Smoke on The Water á levez das baladas naturalmente.

Pra que eu não precise me alongar muito aqui, é só vistar a página oficial da hammond no Brasil e ver maiores informações:

www.hammond.com.br

Ou a página de um dos maiores entendidos no assunto no Brasil, o Daniel Latorre (tem uma animaçãozinha em flash do caralho na abertura):

www.hammond.hpg.ig.com.br

Veja lá e depois diga o que achou, blz?? E pro resto da galera, não se esqueçam de postar aqui os resultados das tentativas de sintetizar o som do hammond no seu synth.

Ric
Veterano
# ago/04
· votar


É gente, não tem jeito, na minha opinião se não tiver os drawbars pra puxar não dá pra chegar perto do timbre de Hammond que gostamos... Neste site muito bem recomendado pelo Mr_Mojo_Rising tem um artigo do excelente organista Daniel Latorre sobre os simuladores de hammond...
Quem sabe ele não tenha uma idéia melhoe de como tirar timbres de hammond de sintetizadores....

adao chagas
Veterano
# ago/04
· votar


Eu já venho fazendo isso há anos. Já usei o DX-7, samplers e por último o QS-6. Tenho, também, 2 Hammonds, um digital e outro mecânico. O melhor resultado que consegui foi com um programa que fiz para gerar as waves para os meus samplers, mas a qualidade final está diretamente ligada à do efeito Leslie. O meu QS-6 tem um efeito Leslie muito bom, melhor do que o meu Hammond XB-2, mas nada se compara a uma caixa Leslie mecânica e qualquer coisa soa bem através dela. Já fiz vários testes com um caixa que construí, usando desde um PSR-185 até o Hammond M-2 e posso dizer que é possível chegar-se próximo ao famoso "som de Hammond" utilizando-se um sintetizador bem programado e uma caixa Leslie. O problema fica por conta da ausência dos drawbars o que reduz drasticamente a coloração tonal.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/04
· votar


Galera, aproveitando o ensejo... hehehe

Tô numa duvidazinha cruel e queria as opiniões de vcs...

Pra quem não sabe, toco em duas bandas (uma de blues-rock, a outra de Hard anos 70)... Nas duas, em 60 a 80% do repertório eu uso timbres de hammond do meu PSR-630, devidamente modificados por pedais de distorção, etc...

Mas há tempos tava querendo dar um upgrade no meu set-up... E surgiu uma oferta de Roland VK7 com case pra mim... O meu PSR entraria por 1.100 e o restante em 5 vezes...

Aí, é que tá: o preço eu sei que tá legal, mas como não tenho roadies nas bandas, sempre levo apenas um teclado (por conta do espaço tbem)... Vale à pena pegar o VK-7 e tentar me virar SÓ com o som de hammond dele pra todas as musicas?? Eu sei que ele tem timbres de piano elétrico tbem, mas achei bem meia boca em algumas demos q eu ouvi...

Me ajudem aí, meu povo!!

Valeu, abs...

adao chagas
Veterano
# ago/04
· votar


Mr Mojo,

Tenho um dilema parecido com o seu. Nunca toquei num Vk-7, mas ouvi vários demos dele e me pareceu que tem um efeito Leslie agradável, apesar de artificial. Uma boa solução seria a utilização de um módulo de piano, desde que ele tenha uma boa ação de teclas. Já cheguei a usar um Nanopiano ligado ao meu XB-2, mas desisti por causa da horrível ação das teclas, embora os sons de pianos fossem bons.

king_arthur
Veterano
# ago/04
· votar


adao chagas
o cara... sera q tem como tu gravar alguns mp3 com os timbres dos teus orgaos? soh pra galera dar uma ouvida...

adao chagas
Veterano
# ago/04
· votar


Já tenho alguma coisa gravada. Onde posso colocar as mp3's?

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/04
· votar


É, não tem jeito.. a ação das teclas pra tocar Hammond é o extremo oposto do q pros sons de piano... Mas sei lá... Vamos ver o q dá só no Hammond mesmo...

Qto às suas MP3, faz um daqueles palco MP3...

Se não rolar, avise a galera...

Valeu..

CIRO
Veterano
# ago/04
· votar


adao chagas
acho que pode colocar aqui mesmo...

adao chagas
Veterano
# ago/04
· votar


Já me cadastrei 2 vezes no palcomp3, mas o login não aceita minha senha.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/04 · Editado por: Mr_Mojo_Rising
· votar


Cara, faz o seguinte... me manda umas duas musicas no meu mail q eu arranjo um jeito de hospedar as tuas musicas em algum lugar...

Valeu??

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/04
· votar


Adão, recebi as músicas...

Valeu, gostei especialmente do som do XB-2, o reverb q tu botou ficou do caralho no clima da música. E qto a tua leslie, tá de parabéns.

Amanhã vou colocar essas músicas num link em que a galera toda possa acessar e opinar.

Valeu??

Abs a todos.

adao chagas
Veterano
# ago/04
· votar


Obrigado Mr. Mojo.

Vou tentar enviar-lhe outros mp3 que tenho.

Um abraço

Zara
Veterano
# nov/04
· votar


Mr_Mojo_Rising

Cheguei meio atrasadona no assunto, mas ta valendo...
Que pedal vc usa pra calibrar os timbres do seu 630? To conseguindo uma timbragem legal nele fuçando aki e ali e usando um Super Chorus da Boss... chega até perto de um Hammond hehe!

Quem puder opinar, ta otimo, pq enquanto eu tenho esse tecl. eu tenho é que me virar com ele mesmo.

Vlw

Aureo Galli
Veterano
# nov/04 · Editado por: Moderador
· votar


Caros usuários Korg

Por muitos anos tentei conseguir um som de Hammond estilo Deep purple, por sintese, e acabei por descobrir que isto jamais será possivel, pois determinados tipos de transientes não podem ser simulador por envoltória.

Entretanto "como já faz 35 anos que o homem pisou na lua", através da tecnologia sampler e efetuando alguns ajustes de efeitos consegui finalmente este timbre impressindível para se fazer rock.

Entretanto esta receita só irá valer para aqueles abenaventurados que possuem um Korg triton Le, basta adquirir um pente de memória EDO de 32 Mbytes, inserir no slot localizado na chapa de inox menor, que está localizada embaixo do teclado, e BINGO.

Meus arquivos samplers do hammond estão situados no site Triton Heaven de meu amigo Angelo, para baixá-los basta ir no endereço:
http://www.tritonhaven.com/downloads/samples.html

Meu nome estará indicando onde estão os arquivos, agora... quem não tem um Triton le, esquece o que eu disse, continue tocando este som de Hammond de plastico mesmo.....

Áurep Galli

alissonc
Veterano
# nov/04
· votar


pessoal não possuo um sintetizador, mas um psr730, como toco apenas em casa e estou curto de grana não pude comprar um sintetizador... mas o que eu poderia fazer para conseguir um som "parecido" com hammond? tipo deep prple - perfect stranger? não encontrei nehum timbre parecido, o que eu poderia fazer no caso de estar tocado ao vivo com uma pequena e singela banda que estamos formando (hobby)?

sarpa
Veterano
# jan/05
· votar


Eu gostaria de dar uma "melhorada" nos órgans do meu Roland XP-30. Não me agradaram muito... o efeito de leslie também não é lá aquelas coisas.
Mas os outros timbres são bem legais.

Alguém tem alguma programação ou arquivo SysEx pra programação dois patches de organ? Ou só comprando uma placa mesmo?

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog

ROTTA
Veterano
# jan/05
· votar


Caros colegas.

Muito bom o link passado.

Não sei mais alguém usou, mas gostaria de comentar que testei o soft synth Native Instruments B4 Hammond e a simulação é perfeita. Muito boa para quem trabalha com PC.

Abraços.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jan/05
· votar


Perfeita mesmo e de baixo custo. Se a Native Instruments conseguisse resolver o problema de portabilidade e de controlar em tempo real as drawbars e demais comandos, seria melhor ainda. Sei que tem um "controller" fabricado por eles, mas não sei até que ponto é acessível e se resolve o problema.

[ ]´s.

Ric
Veterano
# jan/05
· votar


Gente, é o seguinte.
Esta frase não é minha, mas exprime bem (de uma forma um tanto radical porem realista...) a comparação entre um Hammond de verdade e o Software B4:

"Um Software B4 esta para um Hammond B3 de verdade assim como
se masturbar vendo sites pornô e fazer sexo com uma bela mulher de verdade"
Dá pra gozar, mas uma coisa nada tem a ver com a outra.

Desculpem. Não me odeiem.

Armandinho Dinho
Veterano
# jan/05
· votar


Caros amigos,

estou precisando do manual do JV - 80 da Roland...



Obrigado...

Roberto Maluco
Veterano
# fev/05
· votar


Gente, é o seguinte.
Esta frase não é minha, mas exprime bem (de uma forma um tanto radical porem realista...) a comparação entre um Hammond de verdade e o Software B4:

"Um Software B4 esta para um Hammond B3 de verdade assim como
se masturbar vendo sites pornô e fazer sexo com uma bela mulher de verdade"
Dá pra gozar, mas uma coisa nada tem a ver com a outra.

Desculpem. Não me odeiem.



Tem gente que não tem imaginação, o B4 da NI é muito bom, fiqui impressionado coms os tibres dele.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# fev/05
· votar


Lógico que num mundo perfeito, todo mundo teria o seu hammond/leslie e 4 roadies pra carregá-lo, mas quanto mais alternativas a gente tiver pra quando isso não for possível ( enão é pra 99,9% das pessoas que idolatram este instrumento como eu) melhor né?

Nenhum emulador, seja físico ou software se compara a um hammond de verdade, mas nem os hammonds B3 de verdade são iguais entre si. Então, o negócio é relaxar e gozar como puder... rs

Abraço.

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
lendo este topico sobre hammonds que foi upado, me lembrei que um tempão atras fiz algo parecido com a dica que ha sobre o x5 só que foi no 01/w, nas combinações do 01/w cada controle de volume ficou como um drawbar, otimo este site que vc encontrou

KeysMan
Veterano
# mar/10
· votar


Galera, me desculpem por upar um tópico TÃO antigo, mas me deparei com este tópico recentemente, e fiquei curioso sobre o que dizia nele - já que ele não está mais disponível.

Será que alguém conhece um guia mais atual, com exemplos de synths mais atuais, circulando na net?

Tenho um motif xs, e estou tentando imitar o mais fiel possível as características de um hammond. Será que alguém aí entende do assunto?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guia para montar sons de Hammond no sintetizador.