Teclados Roland – Roland BR responde

Autor Mensagem
RMota
Membro Novato
# 22/mar/21 07:40 · Editado por: RMota
· votar

Por falar em suporte....

Por que raios a Roland não mantém os drivers de seus produtos "discontinued" atualizados para rodar em sistemas operacionais mais novos? Eu tenho um SH-201 e o driver dele só serve para o Mac até OS 10.8, não sendo possível fazer qualquer coisa (edições, backup, muito menos usar como controlador) em computadores mais novos... Passei o mesmo aperto com o juno D/G. A porta usb, para o meu caso, acaba ficando imprestável!!

fernando tecladista
Veterano
# 22/mar/21 12:16
· votar

RMota
tenho a mesma pergunta para uma edirol midi 3x3, só tem drivers até windows 8
cogitei comprar ano passado um sonic cell ou até um sh201 mais para usar como interface de áudio e tive pesquisando vi que teria o mesmo problema seu

no caso do windows, há algumas pessoas fazendo vídeos para baixar o arquivo editar o driver e mudar uma das linhas de comando...
tentei e não deu certo aqui para o win 10

Por que raios a Roland não mantém os drivers de seus produtos "discontinued"
talvez para te forçar a comprar algo novo o sh é de 2006
o problema é que hoje eu tenho que pensar na revenda do produto
se a revenda será prática devido a falta de suporte a produto antigo
e se o comprador vai querer outra coisa....
hoje tenho que pensar somente em produtos que tenham uma rotatividade rápida daqui algum tempo

você compraria algum carro usado que não existe peças pra de manutenção?....
essa pergunta que os fabricantes deveriam pensar

RMota
Membro Novato
# 22/mar/21 17:55 · Editado por: RMota
· votar

fernando tecladista
no caso do windows, há algumas pessoas fazendo vídeos para baixar o arquivo editar o driver e mudar uma das linhas de comando...
tentei e não deu certo aqui para o win 10

Eu também vi vídeos de uma galera rodando o SH 201 via USB nos macs mais novos (10.10, 10.11), tentei fazer e não deu....

talvez para te forçar a comprar algo novo o sh é de 2006
A korg ainda disponibiliza o driver para a linha triton (LE, tr, extreme) que são mais antigos que meu SH... isso que me deixa mais puto!!!

André Luiz Keys
Veterano
# 08/abr/21 14:45
· votar

Senhores,

Na maioria dos casos, uma solução é usar uma interface MIDI mais recente...

Sei que não é a melhor solução na questão de custo, mas resolve

RMota
Membro Novato
# 08/abr/21 23:45 · Editado por: RMota
· votar

Na maioria dos casos, uma solução é usar uma interface MIDI mais recente...
Não é solução ficar sem as opções de interface de áudio nem usar o editor em um computador mais recente... não é solução limitar um produto discontinued a mero controlador de vst, haja vista que basta uma atualização de driver e de software para sistemas operacionais mais novos, a fim de que usuários destes produtos possam aproveita-los por mais tempo e evitar ter que gastar o que não têm para comprar algo mais novo que faz a mesma coisa ou pior...

André Luiz Keys
Veterano
# 13/abr/21 11:04
· votar

RMota

A questão de usar o Editor também terá limitações, normalmente, quando não há drivers, normalmente o Editor também terá sido disponibilizado apenas para sistemas mais antigos.

junior123321
Membro Novato
# 06/mai/21 20:18
· votar

Synth-Men
Não existe mais teclados tanques de guerra, iguais a DX7, D50, JV90/80/35 DW8000, SQ1, TS10, K2000, SY99, 85, 77, KORG M1, 01/W. Desde de antes do Juno D, que teclado tem prazo de validade de no máximo 5 anos.
Ppithan
Quando completou UM ANO e UM MÊS de compra (13 meses), ele simplesmente parou de funcionar...
Poxa caras, eu estava pensando em comprar um roland revas kb330, mas isso me broxou total. É normal em todas as marcas os teclados darem defeito assim? E pq o conserto é quase o mesmo preço de um teclado novo?

Synth-Men
Veterano
# 11/mai/21 12:25
· votar

"Poxa caras, eu estava pensando em comprar um roland revas kb330, mas isso me broxou total. É normal em todas as marcas os teclados darem defeito assim?"

Eu não pensaria desta forma. Seria mais positivo ao meu desejo de obter um teclado.

Prazo de validade e vida útil são coisas diferentes. Infelizmente tudo é assim 5 a 6 anos funcionando bem, mas pode durar mais tempo. Já tive um teclado chinês que durou 10 anos sem apresentar um defeito sequer. Alias o único defeito que ele apresentou, foi o Keybed que começou a falhar. Não tive paciência para conserto. Joguei ele fora inteiro. Mas a carcaça, teclas, visor e botões pareciam zero bala. Ligava e desligava normalmente, recebia e transmitia MID, saida de audio, fone, pedal e expressão perfeitas. O defeito foi minha paciência mesmo.

Se for de marca popular, o ideal é que depois do quinto ano de uso, seja solicitado uma revisão com um técnico autorizado. Você vai pagar, mas estará alongando a vida útil do aparelho.

O que você tem que fazer nestes tempos difíceis é comprar o melhor modelo que o seu dinheiro lhe der possibilidades. Seja a marca e o modelo que forem.

Eu gosto de recomendar o Casio CTK7600 pra todo mundo. Esse teclado é completo para o preço e marca.

Usado, recomendo para iniciantes o PSR433 ou afins desta série 4XX, são bons teclados. Ainda tem os PSR730, 640, 540, Roland E86, E70, que são bons teclados usados. Se não for revisado, chore no preço, para você ter um custo menor na revisão destes.

Na série Synth/Work, zerado o XWP1/G1 é imbatível nos itens e preço. Nos usados eu iria deYamaha S30, Roland XP30, Korg TR e o mais humilde Yamaha S03 ou até um Yamaha MO Classic.

Na séria velharias, os CTK7000, PSR 620,520, Roland E66/68, Korg I30, Synth JV90, Juno D, ousaria até em um PSR7000 em bom preço de usado.

"E pq o conserto é quase o mesmo preço de um teclado novo?"

Hoje os teclados tem poucos itens, porém vitais no interior de suas carcaças.
Hoje as placas são menores, bem divididas, visores coloridos, memorias maiores, espaços maiores, pré-amp internos mais modernos, interfaces de audio, conexões diversas, memoria ram, rom e flash modernizadas, processadores de ultima geração. Você paga mais pela tecnologia do que pelos itens.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Teclados Roland – Roland BR responde