Tocar com seis dedos? (deficiente físico)

    Autor Mensagem
    Laury
    Membro Novato
    # jun/20


    Olá pessoal;

    Estou aprendendo a tocar teclado, mas devido a uma deficiência física tenho apenas 1 dedo na mão esquerda. Isso me impede de tocar 2+ teclas ao mesmo tempo desse lado, ou de tocar teclas distantes em sequência.

    Tenho conseguido aprender bem, porém tenho uma dúvida - existe algum jeito de colocar 2 teclas (ou mais) em apenas um botão? Eu precisaria de um teclado sintetizador pra isso? MIDI ajudaria com isso? (atualmente tenho um Casio CTK 3550, sem MIDI)

    Meu objetivo seria "customizar" o teclado para cada música que tocasse, e poder colocar 2/3/4 samples de teclas em uma tecla só, ou trocar a posição de algumas teclas para que teclas distantes ficassem uma do lado das outras, e assim poder tocar músicas que exijam isso.

    Isso é possível? Se sim, que tipo de equipamento, hardware ou software, que faz isso? Obrigado!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Laury

    teria algumas formas pra você tocar
    - uma é como se toca em banda, você faz o acorde na mão direita e na mão esquerda você toca uma nota
    em um acordo como o de DO Maior -C
    você tona na direita alguma inversão usando Do-Mi-Sol e na esquerda só a nota Dó, isso geralmente você usa pra acompanhar alguem, porque teria que ter alguem cantando pra fazer a melodia, ou você canta, ou alguem canta

    -você pode pegar essa ideia acima e deixar mais a melodia fluir nos dedos ultimos da mão 3, 4 e 5
    e no polega e indicador, completar as notas do acorde do acompanhamento, Mi e sol na esquerda a nota Dó do acorde,
    nem sempre tem que estar apertado o acorde o tempo inteiro, você pode arpejar o acorde, soltar algumas notas para executar a melodia,
    isso é uma forma mais complexa da acima, tem que ter um pouco mais experiencia

    -porém se você que tocar com bateria e acompanhamento automático

    tem como usar o "casio chord" onde você toca uma nota ele completa o resto do acorde
    se precisa de um acorde menor toque a nota principal e qualquer tecla a direita que ele faz o acorde menor, você conseguiria pegar duas teclas vizinhas com um dedo só nesse sistema
    o manual explica


    mas esse é pra tocar com ritmo, esse sistema do casio chord só serve para teclados casio,
    yamaha tem outro sistema, teria que reaprender se algum dia sair de casio




    Eu precisaria de um teclado sintetizador pra isso?
    sintetizador é para sons mais miraborantes, efeitos

    MIDI ajudaria com isso? (atualmente tenho um Casio CTK 3550, sem MIDI)

    o midi seria para ligar o teclado em algum outro teclado ou computador, ele tem a porta USB


    Meu objetivo seria "customizar" o teclado para cada música que tocasse, e poder colocar 2/3/4 samples de teclas em uma tecla só,
    talvez consiga mas não depende mais do teclado, talvez no computador
    mas ai precisa de programas específicos para isso, talvez placa de audio para não ter latencia (atraso) do que você tocar
    talvez tocar no teclado com a direita e ter um controlador de pad usb (joga esse termo que destaquei no google pra saber o que é
    ele você cosegue ter em cada pad varias notas

    mas note que ai já começa entrar em outra área que começa ter gasto com um computador melhorzinho, acessorio, cabos, parafernalhas....
    como não dá pra saber seu nivel, mas pelo que comentou um pouco, parece que é iniciante e você perderar tempo atras disso e tocar que é bom será pouco

    Laury
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Obrigado pela resposta, foi bem útil!

    Como pretendo tocar também "música erudita" de piano mesmo, acredito que eu precisaria do controlador que você citou pra poder tocar de verdade todas notas do lado esquerdo (hoje simplesmente toco pulando algumas notas). Com isso tocaria o piano com a mão direita e o pad com a mão esquerda. Entendo que vai dar trabalho setar as teclas pra cada música, mas pelo menos vai ser possível ????

    Obrigado, ajudou bastante mesmo, se tiver mais alguma idéia pra ajudar ainda mais seria muito bem-vinda!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Laury
    Como pretendo tocar também "música erudita"
    então eu fico me imaginando na situação

    tem coisas mais cabeludas que não tem como fazer mesmo, você não consegue fazer tudo que está na partitura
    meio erudito te cobra a fidelidade de obedecer a partitura
    e não tem como você tocar uma fuga de bach a 4 vozes que correm em um espaço de 6 oitavas cada mão executando duas vozes, alguns trecho sim, mas não tem como... porém
    caminhos
    você aprender gravar, gravar o que seria da esquerda, gravar com a mão direita
    e depois por pra tocar e junto, e tocar a parte da mão direita mesmo
    você teria gravado a parte da esquerda e tocando junto ao vivo com a direita

    isso eu estou falando da parte mais "cabeluda" preludios, fugas, sonatas...

    ========================================
    por outro lado todo compositor tem as suas músicas mais populares onde se consegue tocar de uma forma mais livre

    como citei bach:
    jesus alegria dos homens,
    aria da 4a corda
    arioso
    minuetos da anna madalena...

    beethoven: pour elise

    esse repertório que andre rieu explora por exemplo

    são músicas que são populares e existem versões delas a mil

    nessa linha mais popular deles você consegue ter o plaback de acompanhamento e tocar a melodia com a direita
    ======================================

    a forma para não depender de nada gravado é o controlador para computador
    ou o que citei, ou um teclado normal e mapear as teclas do lado esquerdo para terem os acordes que você necessita para determinada música

    assim você terá também seu arranjo, adaptação, que meio que ficará com algum timbre de fundo (cordas synth) sustentando enquando a direita toca a melodia
    ========================================
    mas nessas ideia minhas não faço ideia do que utilizar e configurar
    passei mais dando ideias,
    como fazer, vamos ver se alguem aparece aqui para sugerir algo

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    caminho mais pratico é procurar algum app que tenha um teclado diatonico
    ou pads

    com isso você precisa ir para um ipad
    talvez tenha isso para android

    tocar nele com a esquerda e a direita em qualquer teclado
    como é usando nesses,





      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar com seis dedos? (deficiente físico)