Faders Motorizados! Qual o diferencial?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# fev/16
· votar

makumbator

Foi hipotética a pergunta :P
Perguntava se o Kontakt tem suporte ao que tu deseja.

Lelo Mig
Membro
# fev/16
· votar

Ismah

"Se tiver informações a como funcionava o gravador de rolo, mais precisamente a fita (que era digital não?)".

Não! As fitas magnéticas também gravam informações, contudo, é meio complicado porque ainda que elas sejam utilizadas para gravação digital (código binário), as gravações de audio não eram códigos binários, desta feita, não eram digital.

O assunto é complexo e polêmico.... Para um purista xiita chato, fita magnética não é analógico, mas neste caso, partindo do mesmo princípio um vinil também não seria, resumindo, se eletrificar, passar por um cabo, não seria mais analógico.

Mas isso é coisa de "vegano" do audio.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar

Ainda assim aceito se tiver informações sobre ela.

MMI
Veterano
# fev/16
· votar

Ismah

Pelas razões que o Lelo explicou, fita é analógica. :)

Só um adendo, já que o assunto também é mesa. Hoje fui levado a assistir o "Pergunte ao Anhaia 16" e lá ele responde a um cara (15:30): "com 20 mil reais (equivalente a uns 5 mil dólares hoje para dar referência a quem ler daqui uns anos) não compre nenhuma mesa, seja digital ou analógica, é mesa ruim" (para mesa de estúdio, para show vale). Ele explica a opinião. Sei lá, num estúdio uma mesa para fazer toda a diferença é uma SSL Matrix2, por exemplo. Só que custa apenas 20 mil dólares, né? rs

makumbator
Moderador
# fev/16 · Editado por: makumbator
· votar

Ismah
Perguntava se o Kontakt tem suporte ao que tu deseja.

então, mas o kontakt não tem nenhuma relação com o suporte aos faders motorizados (pelo menos não que eu saiba). Consigo controlar parâmetros de janelas de qualquer VSTi (como o kontakt player) também pelos controladores (chamar presets, mover knobs, navegar pelos menus, abrir e fechar a janela do próprio instrumento, etc...).

Ismah
Veterano
# fev/16 · Editado por: Ismah
· votar

MMI

Sim, mas isso não me disse nada rsrs
Eu quero um tratado do princípio de funcionamento kkk

Sobre a console (mesa é pra jantar), eu acho vantagem para um estúdio pequeno começar com uma mesa sim. Por exemplo, uma velha de guerra, a Yamaha 01V96i que permite gravar 16 canais em multipista, e mixar 16 canais via USB. Já permite processamento (gate, compressor, Eq).

Existem outras... Behringer X32 e/ou Midas X32 que grava e mixa 32 canais multipista. Apenas ainda tem preconceito com a Behringer e a Midas é um pouco cara rsrs
Soundcraft SI Expression, se não me engano faz 64x64 I/O com expansão, e até 64 multipistas (incerteza, é bem raro de achar uma)...

MMI
Veterano
# fev/16
· votar

Ismah

Você leu o Akio Morita? Pow... Lá ele dá desde a ideia inicial, a construção com cola dos primeiros primórdios de fita até a industrialização. Isso aí é basicamente dele.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar

MMI

Não li nada sobre ele, nem li ele rsrs
Só ultimamente ando me interessando por isso mesmo.
Não quero desvirtuar (de novo) aqui. Vou seguir com esse nome.

Lelo Mig
Membro
# fev/16
· votar

Ismah

Você quer saber como funciona a gravação magnética, é isso?

Cara, vou tentar ser simples e básico, para não falar coisas que não lembro direito.

Manja óxido de ferro? Aquele pózinho vermelho "ferrugem" que se forma sobre chapas de ferro... então imagina uma "liga", uma massa feita com este pó de ferro e depositada sobre uma base (fita) plástica.

Este óxido é um material ferromagnético, ou seja, se exposto ao um campo eletromagnético ele é magnetizado. Chama-se isso de memória magnética.

Da mesma forma que a vibração é captada por captadores e transformado em impulsos elétricos,(o sinal de áudio é enviado através da bobina pelo fio para criar um campo magnético no centro) um eletroímã aplica um fluxo magnético ao óxido na fita. O óxido "lembra" permanentemente do fluxo que "vê".

A Leitura é o processo inverso, mas a mesma lógica.

Basicamente é isso, se não for o que você queria, fica aqui o registro...hehehe.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar

Agradecido, vou fazer um tópico sobre isso.

então imagina uma "liga"

Na verdade era e é cola mesmo, mas que não resseca e é flexível. Também se estende as K7, e ao MiniDisc/MD, CD, DVD etc (mas é optomagnético, porque um raio ótico - laser - esquenta uma camada intermediária, o que a torna magnetizável).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Faders Motorizados! Qual o diferencial?