Teclado bem diferente da Roli

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # ago/15


    Um novo tipo de teclado chegando no mercado.
    Vejam o vídeo com o Jordan Rudess



    LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar


    El_Cabong

    Incrível. Deve revolucionar a maneira de tocar teclado.

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Deve nada... Dinâmica? Articulações? Como ficam essas paradas?

    Glissandos, e toda a turma da música eletrônica vai pirar isso é certo rs

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    tem o amigo do careca o Marco Parisi já gravou vários videos com esse teclado

    até com mais interpretação do que fritação

    -


    pianoid
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    já tinha visto o Hans Zimmer testando um desses

    meio nojentinho por parecer estático, mas sem dúvida oferece mais expressão do que o piano, principalmente vibrato e portamento

    a exemplo do que ocorreu historicamente, não deve acabar com a ação nem do órgão, nem do piano, mas ser uma opção a mais, com seu próprio jeito de tocar...

    queria ver fioraturas do Chopin nele

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Isso ai já faz mais de ano que vem rolando, o Haken Continuun já fazia algo similar, este ai só estilizou

    Muitos fabricantes estão tentando reinventar a roda, ops o piano kkk, um que achei muito bom, são sensores colocados por cima das teclas, oferecendo controle das modulações nas pontas dos dedos

    Eu sou a favor de tudo, ponto para o Seaboard

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Eu acho válido.
    Só não gostei de nenhuma das interpretações apresentadas.
    Muito malabarismo e nada de música de qualidade.

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Pois é. Eu queria ver um vídeo de alguém tocando nele um piano de cauda.
    Até agora não encontrei.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    El_Cabong
    Nem é o objetivo do teclado, comprar pesando nisso é querer andar de trator na ciclovia

    Synth-Men
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Ah! Isso ai em um simulador de CS-80, ou controlando um lead iguais ou semelhantes ao do Moog.

    JeffersonX
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    El_Cabong
    Tem um vídeo de um workshop online que o Jordan Rudess fez ao vivo no YouTube há alguns meses atrás que ele demonstra muita coisa interessante sobre esse teclado. Inclusive respondeu algumas perguntas feitas ao vivo, incluindo a minha kkkkkk. A minha pergunta foi respondida aos 52:23 sobre configuração para parâmetros como Cuttof, Resonance, etc.



    daimon blackfire
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Postem o link do vídeo por favor.

    pianoid
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    queria sentir a superfície dele, parece um material meio de espuma, lembrando ondas na areia, daí o trocadilho com keyboard: Seaboard

    não parece ter profundidade como o piano ou mesmo órgão, mas acho que a idéia é essa mesma: substituir todo o aparato mecânico por um aparato sensível a movimento, não aceleração. Cá entre nós, relógios e teclados foram algumas das máquinas mecânicas mais impressionantes criadas pelos contemporâneos de Newton, mas assim como sua física, já estão meio defasados ao que é possível com tecnologia e ciência de hoje. Será interessante acompanhar a evolução disso aí.

    aliás, eu diria que não são apenas pianistas (como antigos cravistas) que podem se amedrontar frente a algo que abre novas possibilidades: com toda sua versatilidade e expressividade, o teclado também parece um substituto para solos ocasionais de instrumentos de sopro e mesmo guitarra :)

    volto a reforçar, seria bacana ver as fioraturas de Chopin tocadas nele. As fioraturas, ou floreios, são a tentativa de Chopin de trazer para o piano o bel-canto de Bellini, com tanto quanto possível das inflexões da voz humana num instrumento com variação discreta entre tons (sem possibilidade de vibrato ou bend num piano). O problema é se permitir tocar e ficar bom, mas por outro lado a articulação típica de piano for arruinada pelo que parece ser um design bem estático... meu palpite é que velhos pianistas/tecladistas não vão se adequar à articulação diferente e uma geração de novos músicos é que vai criar repertório pra ele...

    me impressionou também a tentativa de fazer algo diferente em teclado atentando para ergonomia. Tirando a fato de que as teclas não terminam soltas, parecem afundar no frame do teclado e isso foi a única coisa que me parece negativa, mas talvez tenha sua função

    El_Cabong
    Veterano
    # set/15 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Pois é.
    Quando é selecionado um timbre de piano, os vibratos e os bends deveriam ser automaticamente indisponibilizados.
    Se o pianista tremer involuntariamente o dedo e o som do piano vibrar, ou se ele esbarrar no ribbon abaixo do teclado e acontecer um bend, a execução foi toda por água abaixo.

    Synth-Men
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Muito show esse controlador!
    Pois nele está quase todas as expressões de quase todos os outros instrumentos acústicos populares.

    Imagino que tenha resposta quanto a velocidade e força sim.

    O piano é estático (a não ser suas expressões de força e velocidade), pode até rolar, mas já deu para ver que não é para isto.

    E ainda imagino que se em um piano acústico, inventassem um mecanismo, tipo a alavanca de uma guitarra, para dar um bend, alguns se perguntariam: Para que isto? Estragaram um instrumento tradicional. E outros diriam: - Supimpa!

    JeffersonX
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Novo produto da Roli, o Seaboard Rise. Sensacional!



    Casper
    Veterano
    # abr/17
    · votar




    waltercruz
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Esse vídeo de Little Wing é absurdo.

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Esse vídeo de Little Wing é absurdo.

    Se não me engano os timbres também são do fabricante do telado, ou seja ,não é só o teclado que é bom.

    Que loucura isso!

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/17
    · votar




    Synth-Men
    Veterano
    # abr/17
    · votar




    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Acho que sou "old-school" demais para me empolgar com novidades, principalmente quando mudam um sistema que sempre funcionou muito bem em tantos e tantos anos, como as teclas. Mas isso aí me impressionou...

    Junior VAnzella
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Recententemente comprei um roliseaboard block. É um material excelente para trabalhar, principalmente com home estúdio. Agora nao da para tocar ele exatamente como um teclado (eu diria que nem é um teclado), se vc pressionar a tecla um pouquinho fora desafina. Gravei um vídeo logo que recebi para mostrar como funciona com alguém que ainda nao domina a técnica desse instrumento.
    https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=2HOyZGKuSu8n

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado bem diferente da Roli