Técnica de piano diferente de teclado?

    Autor Mensagem
    LeandroDoria
    Veterano
    # out/03


    Gostaria de tirar uma dúvida com os mais experientes do fórum: a técnica do piano é diferente da técnica do teclado?
    Eu sei que tem o lance do peso da tecla (apesar de teclado ter teclado sensitiva), mas ouvi dizer que, por exemplo: eu estou querendo entrar pro conservatório. Um amigo meu q tb toca me disse que, se eu fizer piano clássico, eu só vou aprender a tocar partitura e só. Se eu fizer teclado, eu vou aprender improviso, acordes c/ sétima, nona, escalas plagais, etc. Será q nada disso eu aprenderia no piano? O estudo do piano baseia-se unicamente em tocar o que se lê na partitura? Eu só acho piano clássico mais importante por causa do meu estilo, que é metal melódico. Mas eu li num tópico aqui, certa vez, de um cara q teve aula com o ex-tecladista do Angra. Ele falou q pra tocar metal melódico tem que saber muito, ter muita técnica, etc. E, se piano clássico tem mais a ver com metal mas não ensina quase nada de escalas e tudo mais; e teclado ensina tudo isso mas não tem muito a ver com metal, qual dos 2 devo estudar no conservatório?!?!
    Não sei se enrolei mais do que perguntei, mas se alguém tiver entendido, favor me ajudar!!!

    Syl
    Veterano
    # out/03
    · votar


    LeandroDoria
    Essas coisas de acorde, escalas... vc aprende tb no piano clássico.
    Teoria musical vc aprende em qq tipo de instrumento (e a mesma teoria). Se vc fizer curso de violão, teclado, violino... vc vai aprender tb tudo isso.

    Syl
    Veterano
    # out/03
    · votar


    LeandroDoria
    Ah... e terminando de ler o q vc escreveu... acho q vc deveria fazer piano clássico.

    IceDragon
    Veterano
    # out/03
    · votar


    A pessoa só não aprende tudo que vc falou no piano se não quiser. Se seu professor for meia-boca vc não aprende mesmo, independente do instrumento.

    A base que vc aprende em piano é muito maior do em teclado, e aí vai do seu interesse se aprofundar nos estudos e adaptar o que vc aprendeu para o teclado. Se for para optar vai por piano.

    O pianista
    Veterano
    # out/03
    · votar


    LeandroDoria
    Falo com experiência de quem tocou teclado 4 anos e está fazendo piano.
    Montagem de acordes, escalas, e indo além, contraponto, harmonização, arranjos e etc, você aprende tudo na teoria com o pianio clássico, fazendo aplicações, logicamente, nas músicas.
    Improviso é algo distante do piano clássico: piano clássico é aproximar o máximo possível sua interpretação do que o autor quis passar quando escreveu sua música. Improviso, você aprende no popular ou jazz. Mas nada o impede de improvisar "por conta" sem auxílio de professor e fazer o clássico.
    Acho muito interessante você tentar entrar no conservatório e fazer o piano clássico. Vai lhe ajudar muito mesmo.
    Boa sorte!

    Dennis_Tecladista_Doido
    Veterano
    # out/03
    · votar


    acho que vc deve fazer piano clássico, cara

    LeandroDoria
    Veterano
    # out/03
    · votar


    É, já que piano clássico foi unânime, vai ser isso mesmo. Claro que improvisar é legal, acho interessante. Acho tb jazz bem legal de tocar. É rápido à beça! Mas, pra metal melódico, piano clássico tem tudo a ver mesmo. Brigadão a todos vocês que me ajudam a aprender mais a cada dia! :)

    CIRO
    Veterano
    # out/03
    · votar


    piano clássico é melhor coisa...e depois tem q estudar jazz tb...

    Mamonas
    Veterano
    # out/03
    · votar


    eu faço violão mais clássico,tiro musicas tipo dilermando reis, beethoven, mas com o aprendizado que tenho nesse curso conisgo improvisar bem na guitarra, fazer escalas e tudo aquilo que você estava com medo de não aprender. Para você "apenas" ler bem a partitura, como vc disse lah em cima, você precisa de todod esses conhecimentos prévios! E não é dificil, basta treino!

    Chick Rudess
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Una o Clássico ao improviso cara e tá tudo certo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnica de piano diferente de teclado?