Inserir dedos corretos em partituras

    Autor Mensagem
    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: Tecfrente


    Bom dia.

    Essa é uma pergunta principalmente aos pianistas ou tecladistas profissionais ou exímios na arte de colocar os dedos corretos numa partitura pronta. Os americanos chamam o dedilhado de "fingering".

    Pesquisei muito na Internet e muitos pianistas até chegam a comentar que há pouquíssimas obras falando sobre o assunto. Pois até hoje tudo é feito no "feeling" do pianista.

    O que provavelmente encontramos na Internet ou livros são aquelas dicas pouco técnicas como muitos aqui no forum podem até dar para esse tópico, como:

    - Procure fazer um dedilhado confortável.

    - Geralmente não use o dedo tal(s) em tal(s) tecla no teclado.

    Existe um rapaz que está sendo considerado um dos pianistas mais criativos da atualidade e ele fez um vídeo no YouTube falando sobre esse assunto ...

    Ele disse que descobriu um método que está agilizando bastante a criação de dedilhados a suas partituras. Ele começa do final e vai até o começo da música. Como ele faz isso ? Ele "quebra" a música em vários pequenos trechos e faz isso.

    Atualmente não existem programas para fazer o dedilhado correto para qualquer música em MIDI. Há áreas na Matemática com muita pesquisa pelo mundo em que num futuro não tão distante descobrirão isso (problema P versus NP). É um problema mais especificamente da Ciência da Computação do que da Matemática. Mas provavelmente um matemático irá descobrir. Uma das aplicações será o "dedilhado ótimo" para qualquer obra musical.

    Descubra esse problema e ganhe 1 milhão de dólares do Clay Mathematics Institute.

    O “P versus NP” é um problema ligado à ciência da computação. Um problema NP é aquele com uma resposta fácil de verificar, e um problema P é um cuja resposta é fácil de encontrar. A questão é se existe ou não um problema que é fácil para um computador verificar, mas incrivelmente difícil para ele resolver.

    Existem professores de piano "relaxados", que criam partituras para alunos sem sequer a indicação dos dedos. E existem professores de piano mais comprometidos que colocam o dedilhado ou ensinam peças musicais sempre dedilhadas. Isso é importante para no futuro o aluno não ter algum tipo de problema nas articulações e retirar esses vícios de dedilhado depois é bem difícil.

    Enfim ...

    Gostaria de saber se existe algum pianista/tecladista nesse forum que consegue colocar os dedos adequados em todas as notas de uma partitura (ou no Synthesia, como eu irei fazer) de uma maneira bem rápida, seja através de algumas técnicas ou utilização de software.

    Além do mais gostaria de estender esse assunto com esses exímios pianistas e tecladistas na arte de inserir dedos corretos em notas em partitura, pois há muita coisa a se falar e perguntar. Esse assunto envolve tecnologias, conhecimento de escalas, MIDIS com várias notas e sem obedecer a quaisquer escalas (atonais).

    Muita gente pode estar pensando: "Não é difícil inserir os dedos corretos em notas (MIDIS, partituras, Synthesia)".

    Eu concordo. O problema está em um jeito eficiente de fazer isso. Pois demanda bastante tempo.

    O pianista a que me referi que disse que adotou um método percebido por ele como o mais eficiente de inserir os dedos corretos em músicas começando pelo final, disse no próprio vídeo no YouTube que em algumas obras ele levava cerca de 1 hora; já em outras 1 dia; já em outras, alguns dias.

    Daí eu pensei: Isso é eficiente ?! hehehe Quando se tem vááárias músicas para tocar como nós, nem tanto.

    No caso dele já é diferente, pois ele tem o repertório dele e até que não é perda de tempo ele gastar esse tempo a que me referi acima.

    Só para fechar, é importante comentar que se a música em MIDI estiver toda feita com sequências de notas (uma após a outra), ou seja, sem presença de notas tecladas juntas (acordes), daí o processo de inserir dedos torna-se mais fácil. Com a presença de acordes, a coisa muda um pouco.

    Mas mesmo assim eu tive uma ideia:

    Usar o http://joeycloud.net/v/pianogram/ para ver as notas utilizadas na música e extensão delas(isso iria ajudar e muito para escolher os dedos para cada nota).

    No caso das músicas com presença de notas tecladas juntas (acordes), era só desprezar isso no início e inserir todas as notas na música, com a ajuda do site acima, como se não existissem acordes.

    Depois de tudo feito, era só corrigir esses acordes com os dedos adequados e corrigir também as notas vizinhas a esses acordes que também sofreram uma desarmonia.

    Antes de tentar fazer tudo isso, achei melhor criar esse tópico, pois alguém experiente nessa tarefa pode sugerir algo melhor e mais rápido.

    pianoid
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Existe um rapaz que está sendo considerado um dos pianistas mais criativos da atualidade e ele fez um vídeo no YouTube falando sobre esse assunto ...

    Ele disse que descobriu um método que está agilizando bastante a criação de dedilhados a suas partituras. Ele começa do final e vai até o começo da música. Como ele faz isso ? Ele "quebra" a música em vários pequenos trechos e faz isso.


    caramba, que original. Esses entendidos do YouTube são fera mesmo


    amigo, acho que você ta muito obcecado com dedilhado. A maioria das partituras que pego são sem dedilhado, mas não importa: há uma maneira certa de tocar, que você descobre logo assim que a música flui. Nas que tem dedilhado, frequentemente me pego prestando mais atenção nos números idiotas que nas notas. Frequentemente o dedilhado não é o melhor pra mim também.

    Antes de se preocupar com dedilhado ideal pra você é preciso dedilhar. e muito. Só com bastante prática você começa a identificar alguns padrões e idiomas musicais com seu dedilhado característico. Só com prática se leva em consideração na leitura ascendentes e descendentes...

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    pianoid

    Desiste. O cara tá pirando nisso, como se a música fosse uma coisa mecânica. Não vai aceitar nada que não afirme veemente, que ele está certo. Até minha vontade de ajudar já se esgotou, não tem como ajudar quem não aceita a ajuda.

    Tecfrente

    Vai tocar, depois a gente conversa. Apenas mais uma colocação.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    pianoid

    Sei muito bem separar o joio do trigo e apesar de sua rispidez e hostilidade em muitas mensagens, gostei da forma como respondeu esse tópico. De tanto pesquisar na Internet, estou mesmo desencanado com essa história de dedos corretos para cada dedilhado. Estive pensando mesmo que a melhor forma é a velha "tentativa e erro", sem descartar outras contribuições de outros membros do forum.

    Ismah

    Quem é esse cara da imagem ? É você ? Ou algum ator de algum programa que você assiste enquanto eu estou lendo um livro ou fazendo algo mais edificante.

    Oh rapazinho leviano ... sim leviano! Sabe por quê ? vamos analisar o que você disse:

    Desiste. O cara tá pirando nisso, como se a música fosse uma coisa mecânica. Não vai aceitar nada que não afirme veemente, que ele está certo. Até minha vontade de ajudar já se esgotou, não tem como ajudar quem não aceita a ajuda.

    Meu posicionamento ao post do pianoid foi exatamente o oposto do que você disse!

    Editei meu post para não entrar em seu jogo de baixaria, mas meça suas palavras "rapa".

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Tecfrente
    Eu não sigo nenhuma técnica especial.
    Faço o básico.
    Mas o que aprendi com relação a colocação dos dedos, é que tem que pensar na frente, a melhor colocação dos dedos deve obedecer a sequência das notas que se vai tocar, isto é procurar aquela que seja mais confortável, em que a execução fique mais facilitada. e exija menos esforço (aumenta a rapidez também), o que garante uma melhor execução e uma melhor saúde para as mãos.
    E você na sequência da música, vai avaliando a melhor forma de tocar certas partes, quando começamos a ensaiar vamos errando aqui e ali, e depois com o treino vamos melhorando, o que a melhoria na interpretação revela entre outras coisas é uma melhor posição dos dedos de determinado trecho onde começamos e onde terminamos para passar para a parte seguinte, que pode envolver mudanças de oitavas e até de muitos trastes. (violão)
    Ou quando se esta solando e fazendo harmonia ao mesmo tempo, a melhor posição dos dedos é aquela que facilite a mudança do acorde com a mínima troca de dedos. (violão)
    E de parar de fazer o acorde e entrar no solo, a nota inicial do solo pode ser uma das notas do último acorde, aí é melhor deixar o dedo onde esta e começar o solo, do que desfazer o acorde e colocar o dedo de novo (um simples exemplo)
    Da mesma forma quando for iniciar uma parte de acordes já pensar antecipadamente como vai montar o acorde.
    E isto tudo vai depender das articulações e da dinâmica da música, e principalmente da habilidade de cada um.
    E isto pode ser treinado como exercícios na hora de ensaiar uma música, tem que avaliar e pensar na melhor forma de se executar os dedos.
    E dependendo da nota no contexto musical, muitas vezes alguns dedos (o mínimo por exemplo não é o ideal para se produzir algum efeito)
    Depois com o tempo vai ficando intuitivo.
    Existem algumas regras bem básicas, mas não tem regras para toda a execução de uma música, nada é absoluto.
    Outro dia vi um cara que tinha um técnica especial ele conseguia usar o polegar para criar certos efeitos, isto não é normal.
    Agora tudo depende também do grau de dificuldade da música., tem que treinar (praticar) até atingir um bom nível.
    Mas se a peça musical exige mais do que você pode fazer, tem que criar uma versão mais simplificada, e pode haver diferentes posições do mesmo acorde básico no braço do violão, aí tem que avaliar o que soa melhor na sua proposta musical.

    Agora deixo com a palavra os membros violinistas e tecladistas do fórum, cada um deve ter uma certa técnica.

    Para treinar a técnica com arpejos tem que tocar, existem centenas de métodos, tem que escolher um e começar a praticar, alguns mais básicos tem até a indicação dos dedos a usar.
    Se tem exercícios que você haja bons, mas só tem as notas na pauta, edite a partitura e coloque o nome da nota de forma simplificada na cabeça da nota.
    Ou vá montando a partitura e anotando os dedos que a prática (ensaio) indicou ser a melhor.
    Agora faço o alerta: exercícios em excesso são prejudiciais,a busca da perfeição que neste mundo não existe pode iludir e causar danos, o grande compositor Schumann acabou com a sua técnica de pianista ao fazer exercícios em demasia, um grande compositor de piano que depois de certa fase da vida só pode ouvir as suas composições na mãos dos outros, por sorte teve na esposa a sua melhor interprete.

    Outro ponto importante, é não confundir a virtuose com tocar rápido.
    Por exemplo um bom compositor faz músicas que os músicos possam executar, no caso das harpas tem a troca de pedais, assim , na música tem que haver um certo tempo mínimo, para primeiro o músico acionar o pedal e em seguida começar a tocar.
    No piano, ou no violão não é bem assim, mas toda composição bem feita tem que pensar na execução, e as vezes entre uma parte e outra tem que existir um silêncio, e o silêncio também faz parte da música.
    E outros instrumentos exigem uma certa preparação para poder tocar certas articulações, ou no canto ou na flauta os músicos tem que ter tempo para respirar.
    E em alguns instrumentos tem a troca de registros, que não é tão automática assim.
    E hoje em dia principalmente os guitarristas querem tocar cada vez mais rápido, mas repito isto não é virtuose, virtuose também é saber tocar bem devagarinho, com sutileza e presença de espírito.
    E esta maluquices de extrema velocidade não dá em nada, pode reparar não tem nenhuma grande composição destes caras.
    E repetindo tem que pensar na frente, o cérebro humano é capaz de muitas coisas, como começar a analisar uma música de traz para a frente.
    Mas a execução é sempre para a frente, é movimento é uma realidade em que o som esta acontecendo em tempo real, e se errou na colocação de um dedo e fez com o outro, o que importa no final é que soe bem.
    Muitas vezes quando estou tocando algo, percebo que em certas partes errei na colocação dos dedos, que deveria ter feito de outra forma, e considero isto normal.
    Nas execuções seguintes tento corrigir isto.
    E mesmo artistas experientes e famosos erram, o maior problema esta com o puristas, principalmente da música clássica que não admitem o menor erro, mas aí já são outros casos.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Adler3x3

    Obrigado, Adler.

    Como sempre respondendo com pertinência e sem ofensas. E caso seja preciso fazer críticas, fique à vontade, pois estou certo que suas críticas serão construtivas.

    Há outros membros cuja linguagem de resposta é a ironia, ofensa, baixaria ... Nesses casos tenho que ser bilíngue e falar assim com eles também.

    Artref
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Amigo, não existe O dedilhado correto, pelo simples fato de cada mão ser de um jeito. O dedilhado que funciona lindo pra mim, não funciona pra minha amiga que tem mão bem menor, 5º dedo mais curto e palma da mão menor, assim como não funciona para o meu outro amigo que tem 1,90 de altura, dedos enormes e gordos e uma mão que pega do dó até o sol. na oitava de cima.

    Dedilhado é experiência e orientação dos mais experientes. Matemático ou pianista que estiver buscando fórmula mágica universal pra isso está na minha opinião perdendo um grande tempo.

    E você está pensando em somente tocar as notas. Quem disse que é só tocar as notas? Às vezes você muda o dedilhado em favor da expressividade, às vezes você coloca um dedo fraco propositalmente numa nota pra ela sair mais baixa, e vice versa. Às vezes você coloca um dedo não muito convencional numa nota porque fica melhor pra tocar o próximo grupo, e assim por diante.

    Não depreze dicas "pouco técnicas" como "faça um dedilhado confortável", porque é exatamente isso que deve ser feito; o problema é COMO.

    Você quer um atalho e uma forma mágica para algo que demanda anos de experiência, informação, auto-conhecimento e muitos outros fatores. Não vai rolar. E, você está achando que é uma ciência exata, que pode ser explicada por uma fórmula mágica do tipo F=ma. Não é e nunca vai ser.

    Acho que você precisa analisar a questão de outra forma: estudando, aprendendo, conhecendo seu corpo, seus dedos, sua mão, recebendo dicas valiosas de gente que toca melhor. Blz?

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    Artref

    Obrigado. Concordo com 99% do que disse.

    99% ==> Quando disse, por exemplo, para eu me apegar a prática e não tentar descobrir coisas que só vão fazer perder tempo agora.

    1% ==> Não concordo quando disse sobre fórmulas e disse "Não é e nunca vai ser."

    Eu acredito, sim, que haverá descobertas (o termo mais adequado não seria fórmulas, mas sim algoritmos) que ajudarão pianistas não só na questão desse tópico, mas em outros também.

    Ex: Software.

    Você usa algum ?

    Eles não são fruto de algoritmos ou fórmula, como queira ?

    Mas volto a enfatizar, concordo com você que eu não posso perder tempo com esse tipo de pesquisa em vez de ficar com a prática tradicional mesmo no teclado.

    É que querer "inventar a roda" é um defeito ou, às vezes, qualidade de pessoas criativas e com mente divergente.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Ele disse que descobriu um método que está agilizando bastante a criação de dedilhados a suas partituras. Ele começa do final e vai até o começo da música.
    descobriu a roda também...
    eu as vezes fazia isso desde 199X....
    isso porque minha professora deu a dica que certos trechos precisavam começar com o dedo X e pra isso eu precisa ver a frase anterior para que ela terminasse no dedo X

    cara...
    estudar escala e arpejo em varias oitavas já é 3/4 do caminho que você precisa pra sua mão cair no lugar certo sem precisar pensar sobre isso

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    fernando tecladista

    Obrigado..

    Ele dizia no vídeo exatamente isso que sua professora disse. Ele fundamentava esse modo de escrever o dedilhado no fato de que no modo tradicional (das primeiras notas até as últimas) encontramos várias "armadilhas" no caminho. Por outro lado, começando das ultimas notas até chegar no início da música, dá para fazer aquilo que você disse: "há determinados trechos que devem começar com o dedo X".
    No vídeo ele explica que ele quebrava a música em vários trechos, assim os trechos poderiam se encaixar tendo como elos passagens corretas de dedos.
    No meu caso, não vou tentar usar isso agora. Vou tentar tocar apenas com os conhecimentos de dedilhados de escalas. Em MIDIS "atonais" vou na tentativa e erro até meus dedos irem aos poucos nos lugares certos (a prática vai levando a perfeição).
    Depois de um certo tempo e know-how, vou escrever os dedilhados usando esse método. Acho que se o o cara estiver em determinado nível de performance, ele pode até tentar esse método.



    Para quem nunca viu como é fácil acrescentar dedos no Synthesia, aqui está:



      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Inserir dedos corretos em partituras