Dedos corretos para quaisquer sequências de notas

    Autor Mensagem
    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15


    Olá a todos.

    Imaginem que eu tente tirar uma sequência melódica de ouvido ... Daí, por exemplo, eu descubro as 20 primeiras notas da música e anoto em um papel ... Como eu sei quais dedos usarem para fazer essas 20 notas ?
    Sei que muita gente vai responder "reproduza de uma maneira que fica confortável nas passagens de uma nota para outra", mas o que eu quero saber é se existe algum MÉTODO ou ALGORITMO para, tendo posse de uma sequência de notas em um papel, saber exatamente quais dedos usarem no teclado/piano ? Ou não existe nada disso e o que ocorre na prática é a pessoa aprender com a velha TENTATIVA E ERRO ? Talvez muita gente vai querer citar o método Hanon, mas minha pergunta não vai para essa vertente ... mas, sim, para algum MÉTODO ou ALGORITMO que funcione para qualquer sequência melódica de qualquer música, ou seja, tendo uma sequência de notas, tem-se a correspondente sequência CORRETA de dedos para tocá-las.
    Já sei os dedos corretos para as escalas naturais maiores e menores, exemplo, em C (dó maior), na mão direita, temos dó, ré, mi com dedos 1, 2 e 3 respectivamente e fá, sol, lá e si com dedos 1, 2, 3 e 4 respectivamente. Dessa forma temos uma relação biunívoca dó = 1, ré = 2, mi = 3, etc. Eu até cheguei a pensar em tocar qualquer solo em C (dó maior) usando apenas essa relação biunívoca, mas ficou estranho em várias passagens, daí pensei que o caminho não é por aí. Como é então ?

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dedos corretos para quaisquer sequências de notas