Nível de um pianista

Autor Mensagem
rflbordskt
Membro Novato
# dez/14
· votar


Artref Já disse diversas vezes que não tenho tempo. Estou o tempo todo estudando para passar no vestibular do ITA e ainda tenho que me preparar para as olimpíadas de matemática. Se eu conseguisse passar no ITA este ano, então ano que vem eu teria tempo para frequentar aulas de piano. Se eu não passar este ano, então terei que me dedicar integralmente para passar no vestibular citado ano que vem.

Eu adoro tocar piano. Se eu pudesse eu tocaria piano o dia inteiro, mas tenho que estudar. Infelizmente tenho que me contentar com, no máximo, duas horas por dia para tocar piano. Quando eu tiver tempo, COM CERTEZA frequentarei aulas de piano. Eu até tentei seguir sua dica, que era aprender ler partituras. Mas não estou com cabeça para focar muito em piano. Neste mês estou tocando piano umas três vezes por semana e toco muito pouco. Acredite: quando eu tiver tempo eu com certeza seguirei seus conselhos.

pianoid
Veterano
# dez/14
· votar


eu só ri pq La Campanella é reconhecidamente uma das peças mais difíceis no repertório, um dos "estudos transcedentais" de Liszt e já vi concertistas de renome com décadas de piano se cagando nela. Não é um moleque com menos de um ano de treino que vai tocá-la com alguns dias de estudo kkkkk

tem que ser mais humilde e reconhecer que tá tentando correr a maratona antes de saber engatinhar

PianoGlauco
Veterano
# mai/16
· votar


Uau! Sem sacanagem, fiquei até com medo de continuar tocando ou dizendo que sou pianista depois de tanto virtuosismo explícito por aqui...

Comecei aos 11 (hoje tenho 42) mas enveredei por outros caminhos (fui para algo mais POP). Minha primeira banda ainda foi aos 11; depois toquei em casamentos, colações de grau e bailes de carnaval (para o meu primeiro baile de carnaval precisei tirar carteira da OMB pq eu ainda era menor e sem ela eu não poderia tocar nos bailes adultos e comandar a formação).

Meus dedos são completamente errados, minhas mãos são pequenas, dou várias "na trave" na hora de improvisar, leio mal pra cacete (preciso de vários dias pra tocar uma peça mediana), enfim... UM FRACASSO TOTAL!

Nem sei como toco num dos restaurantes mais tradicionais de São Paulo... Vai ver os caras têm pena de mim...

Para quem quiser conferir (Lellis Trattoria - domingos das 20h às 23h)

www.youtube.com/glaucodevita

Parabéns a todos pelo virtuosismo...

gustavo1460
Membro Novato
# mai/17
· votar


Ola rflbordskt, parabéns por já estar tocando essas músicas.
Eu também pratico piano, já faz algum tempo, mas sabe nunca me interessei por aulas nem nada disso, e consigo tocar algumas das musicas listadas por você kkj. pra falar a verdade nunca me importei em ser um grande pianista, levando em conta o quanto e difícil essa profissão hoje. Eu treino sozinho em casa por no Max 1hr, e tem épocas que eu "enjoo" do piano já cheguei a ficar uns 3 meses sem tocar kkjk mas sempre volto.

Musicas que eu já toco
beethoven
moonlight sonata 1 st
moonlight sonata 3 rd
pathetique 1 st
pathetique 2 nd
pathetique 3 rd
tempest 3 rd
adieu
fur elise
waldstein 1 st
sonata nº 7 2 nd (sabia tocar)
sonata nº 3 1 st (sabia tocar)

Mozart
sonata k545 1st
sonata k331 3rd
Lacrimosa

Chopin
nocturne nº9 op 2
nocturne nº5 op 55
waltz op 64 nº2

outras musicas aleatórias
tico tico no fuba
Romance de amor
Estuco em C maior (tarrega)
Liebestraum nº 3

estou terminando algumas de Chopin ainda, peço pra que você não desista de tocar nunca. A musica e uma coisa grandiosa. E pianoid a hammerklavier 3rd e moleza. o primeiro segundo e quarto movimento já e outra historia!!

mano_a_mano
Veterano
# mai/17
· votar


Estive no auge da minha forma como pianista por volta dos 18-20 anos, quando cheguei a tocar o famoso Prelúdio em Dó# Menor de Rachmaninoff (sim, aquele com dinâmica ffff...) e o Impromptu Op.3 nº 90 de Schubert, fora outras peças rápidas e cheias de dinâmica e movimento.
Por motivos de excesso de compromissos, tive que parar com as aulas de piano em 2001, e hoje acho que não toco nem 1/6 do que eu tocava na época. Deixei a música erudita de lado, de certa forma, mas achei meu espaço na música popular, tocando com bandas e tal. Aos poucos fui me tornando menos pianista e mais tecladista, se é que existe isso...

SGB
Membro Novato
# abr/19
· votar


Olá rflbordskt:

Para galgar a técnica pianística quando se é uma pessoa normal como a gente, são necessários de 9 a 15 anos para que se chegue ao nível de se poder tocar as obras mais simples. Começando pelos Prelúdios op. 28, a maioria deles, as valsas, alguns estudos, alguns noturnos como o op. 55 nº1, op9 nº2, 3, os opus 15, 27 e 32 e op 55. Não será difícil encarar o 1º e 2º Scherzos, a Balada op. 23, os Improptus e alguns Estudos op.10 e 25. Mas será muito difícil executar as Sonatas, a Fantasia em Fá menor e a maioria das Polonaises. O estágio intermediário do pianismo é marcado quando você conseguir executar com perfeição o Estudo Transcendental "Feux Follets" nº 5 de Liszt. Daí pra frente, tudo é mais difícil, porém, pelo fato de ter a técnica já definida, a velocidade de assimilação das obras vai se tornando mais célere. Quando um pianista chega ao nível de tocar os "Anos de peregrinação", as Paráfrases e todos os Estudos de Franz Liszt, estará a um passo de encarar os Concertos 2 e 3 de Rachmaninoff e também dos demais russos, franceses e alemães. A escola clássica, com Mozart, é profundamente extensa e exige uma especialização. Beethoven não é tão difícil, mas assim como Mozart exige um toque típico do erudito clássico. Você terá seus compositores favoritos, mas, independente da escola as dificuldades persistem em cada uma delas, apesar das diferenças exigidas na técnica. A execução de uma obra como a Fantasia Improviso op. 66 de Chopin pode parecer difícil para o leigo e fácil para o expert, mas, executar qualquer obra com perfeição já o qualifica como artista.

Ken Himura
Veterano
# abr/19 · Editado por: Ken Himura
· votar


SGB
Discordo. 5 a 6 anos como hobbista, tendo uma prática diária de qualidade e boa orientação, é possível tocar até Liszt e Rachmaninoff com boa proficiência.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nível de um pianista