Nível de um pianista

Autor Mensagem
pianoid
Veterano
# out/14 · Editado por: pianoid
· votar


Não tem como rir agora.

Parabéns, tu manda muito bem. Se realmente tem só 9 meses e aprendeu esse dedilhado impecável vendo notas cairem num software estilo guitarra heroes, tu é um verdadeiro prodígio. Investe nisso e esquece partituras, que claramente não tem a mesma capacidade pedagógica dessa nova ferramenta.

abs

rflbordskt
Membro Novato
# out/14
· votar


Artref com certeza ouvirei suas dicas. Pelo jeito há muitas coisas para aprender e portanto tentarei fazer um esforço para frequentar alguma aula de piano(pelo menos uma hora por semana). Agradeço bastante pela ajuda.

pianoid

Se realmente tem só 9 meses e aprendeu esse dedilhado impecável vendo notas cairem num software estilo guitarra heroes, tu é um verdadeiro prodígio

De maneira alguma acho que sou um prodígio kkkk.. E repetindo: estou tocando piano há 9 meses e treino 1 à 2 horas por dia. Eu gostaria MUITO de estudar 8 horas por dia, mas infelizmente não consigo ficar tanto tempo no piano. Na verdade não consigo cumprir essa carga horária pois minha costas doe. Mesmo mantendo uma postura ereta, não consigo ficar mais do que duas horas tocando piano.

Investe nisso e esquece partituras, que claramente não tem a mesma capacidade pedagógica dessa nova ferramenta.

Não, vou investir em partituras. Vou tentar largar um pouco o synthesia e tentarei aprender ler partituras.

silvG8
Veterano
# out/14
· votar


rflbordskt
Ao que vi, você tem futuro no piano. O problema é que para aprender as coisas da forma correta, você vai ter que abdicar de tudo isso que você conseguiu e reaprender as coisas.

Além das criticas do nosso amigo Artref, existem algumas observações a serem feitas.

Primeiramente, a posição das mãos. Você arqueia sua mão de forma muito estranha ao tocar. Muitas vezes exagera na quantidade de movimento ao tocar uma parte ou outra. No geral parece estar com os dedos muito tensos e esta marretando o piano digital.

Segundo, aprenda a tocar apenas musicas que você consegue executar em sua totalidade, e não apenas pequenas partes. Vi que de todas as musicas de Chopin, as partes mais complexas foram omitidas. Não sei até onde você chegou a ver de cada música, mas essa dica é importante. Tocar piano exige compreensão da peça como um todo e não apenas "um toque de celular". As mudanças de ritmo e tempo que algumas musicas apresentam são muito difíceis e devem ser treinadas. Ao avaliar se vai ou não tocar uma música, veja antes se é capaz de executar sua parte mais complexa... é muito frustrante encontrar um obstáculo lá adiante na peça.

Terceiro, e ultimo ponto a ser tocado: é impossível aprender piano em sua totalidade e complexidade usando um piano digital. Entendo que para estudos quebra um galho, aprende os movimentos, mas se perde uma coisa muito importante: a dinâmica do toque que cada nota exige. Não é simplesmente se é fraco ou forte, e sim o tipo de toque.

Enfim, acho que é isso. Para 9 meses, está muito bom, mas como trilhou um caminho diferente, vai sofrer um pouco na perda de alguns vícios.

O que você pode mudar por enquanto é a posição das mãos. Tente tocar com os dedos mais relaxados, as mãos mais rentes ao piano, não dobre os pulsos, mantenha o antebraço e pulso alinhados, com um angulo de no máximo 90º em relação ao braço. Vai evitar algumas lesões por hora.

Boa sorte mais uma vez...

rflbordskt
Membro Novato
# out/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


silvG8 como disse, as únicas músicas que posso tocar completamente é Nocturne op. 9 No. 1 e No. 2(tem aqueles outras duas q citei). As outras músicas só consigo tocar o começo.

Eu tento aprender diversas músicas relativamente difíceis para poder melhor meu dedilhado e os saltos. Esse é o motivo de aprender o começo de várias músicas(foi tentando aprender a música Nocturne op.9 No.2 que melhorei os saltos).

Na verdade eu acho que os meus dedo estão relaxados kkk... Mas vou tentar melhorar a posição da minha mão. Levarei em consideração todos os conselhos que li aqui neste tópico.

pianoid
Veterano
# out/14 · Editado por: pianoid
· votar


quanto a nuances do toque, o problema nem é o digital (também depende da ação, claro)

o problema são samples limitados, geralmente 3 ou 4 níveis com gradação de volume. Eu uso o dp conectado por MIDI ao sensacional software Pianoteq e é outro nível de expressividade... ele é um simulador de piano acústico, não usa samples: gera os sons e reverbs a partir da simulação física da interação de cordas, martelos e espaços

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


rflbordskt
"Vou tentar largar um pouco o synthesia e tentarei aprender ler partituras"

blz, mas se sentir que não tá evoluindo, volta pro método que deu certo

pode ser o caso de pedagogos do piano realmente abrirem a mente para novas tecnologias

silvG8
Veterano
# out/14
· votar


pianoid
Geralmente existe uma limitação de níveis de velocidade em todos esses pianos digitais, até os mais caros. Muitos tem apenas 7 camadas de resposta MIDI por velocidade.

pianoid
Veterano
# out/14 · Editado por: pianoid
· votar


silvG8
sim, isso para os samples. MIDI é um padrão de comunicação e admite 127 níveis de dinâmica. Todos os DPs que o implementam (mesmo os mais básicos) rigorosamente permitem 127 níveis de sensibilidade. Se não soam ao tocar é por limitação dos samples e isso se resolve com um soft piano externo.

baixa a demo desse Pianoteq e testa aí:

https://www.pianoteq.com/try

eu comprei a Stage por cerca de 260 paus, pouco mais caro que um game no Brasil. e muito mais proveitoso. Se instalar, instala o tal driver ASIO4ALL se estiver com lag. Faz uma diferença absurda e realmente permite tocar ao vivo...

silvG8
Veterano
# out/14
· votar


pianoid
Não é só para os samples. Embora o MIDI envolva os 128 (0-127) valores, os controladores não conseguem transmitir todos os valores. Sao mecanicamente limitados a 7-10 valores, como falei antes.

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


então MIDI é uma farsa?

silvG8
Veterano
# out/14
· votar


pianoid
Não, somente os controladores. :)

JoaoAgs1
Veterano
# dez/14
· votar


Tópico interessante, só hoje fui ver.

Pleyel
Veterano
# dez/14
· votar


Vai ter que gastar muito os dedos no Hanon e no Czerny.
Piano é piano e o resto é o resto.
Acredito que seja impossível se desenvolver no mais completo instrumento musical com esse método de estudo. Mas enfim....
Quando puder poste mais coisas.

Pleyel
Veterano
# dez/14
· votar


me lembro quando comecei a estudar há anos atrás no CBM e falei para minha professora que queria tocar a polonaise heróica... Ela olhou para minha cara e deu uma bela gargalhada na minha cara e disse: meu filho para você tocar perfeitamente essa peça ou os estudos do Chopin vai levar pelo menos de 7 a 10 anos estudando muito, do contrário tocará tudo errado....
Hoje vejo que ela tinha toda razão.
Como outros amigos já disseram a melhor coisa a se fazer é procurar um bom professor de PIANO (não uns caras que tocam teclado e dizem dar aula de piano "clássico"... Sem querer ofender). Pois só assim vc tocará conhecimento das técnicas do nosso instrumento, além de ter contato com teoria, solfejo, ditado rítmico, ditado melódico, percepção etc.

Abs.

jrpianissimo
Veterano
# dez/14
· votar


Eu não li esse tópico todo, mas posso afirmar inequivocamente que não há outra forma de se tornar um GRANDE pianista sem percorrer pelos estudos de pozolli, czerny e hanon.

fernando tecladista
Veterano
# dez/14
· votar


jrpianissimo
tem, trocentos caminhos, por exemplo eu nunca fiz pozolli, mas fiz o bona inteiro, o que na verdade é trocar 6 por meia duzia

como já vi professor que não gosta do Hanon mas passa o Beringer no lugar, outros não passam nenhum dois dois e pegam mais pesado em escalas

seu post é nesse sentido de troca de metodos mas com algo em comum, ou de algum caminho completamente novo

outro fato é que entendo quando alguem cita czerny hanon, e mais outros trocentos métodos se refere mais a piano erudito do que piano popular

Gonzalez_keyboard
Veterano
# dez/14
· votar


fernando tecladista
Concordo com você, existe muito material e muitos caminhos, eu tambem fiz o Bona, mas o Pozzoli que ele se refere deveser os estudos de piano, não os de divisão rítmica e harmonia que são mais famosos.

rflbordskt
Membro Novato
# dez/14
· votar


Estou realmente ansioso para frequentar alguma aula de piano, mas infelizmente não tenho tempo neste momento. Sei que não conseguirei tocar perfeitamente as músicas que quero, mas já estou satisfeito em tocar certas músicas.
Sinto que meu método de estudo não é perfeito e tem vários problemas, porém através das músicas eu estou conseguindo desenvolver minhas técnicas. Vejo que cometo diversos erros, pois ainda sinto minha mão direita pesada e ela fica tensa enquanto eu toco e acabo cometendo erros e perdendo o ritmo. Mas também sinto que estou avançando devagar e ainda mal consigo usar o pedal corretamente.

Sinceramente não acho que o método que estou usando seja complemente inútil. A cada dia sinto uma certa melhora. Já estou conseguindo tocar músicas mais difíceis e sinto que aumentei a minha velocidade em tocar músicas. Estou tentando aprender Nocturne op 9 No 3, Waltz op 64 No 1, Polonaise op 44 e La Campanella. Infelizmente estas duas últimas músicas são MUITO difíceis e estou preso em uma certa parte, mas estou avançando.

Agradeço pelas dicas. Eu encontrei no Youtube vídeos que ensinam aqueles exercícios contidos no livro "Pianista Virtuoso" e vou tentar aprender tais exercícios! Se eu tiver alguma melhora postarei alguma coisa aqui para vocês me ajudarem. Agradeço!

Piano ON GRACE
Veterano
# dez/14
· votar


Desconheço esse papo de níveis, muito erudito pro meu bico. mas na quebrada tem uns feras que tem um nível show.

pianoid
Veterano
# dez/14
· votar


La Campanella kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

na boa cara, ao invés de sangrar os dedos ou desenvolver um câncer tentando tocar coisas que claramente estão fora do seu nível, tente umas coisas mais básicas até que sua musculatura esteja acostumada ao teclado

fernando tecladista
Veterano
# dez/14
· votar


pois ainda sinto minha mão direita pesada e ela fica tensa enquanto eu toco e acabo cometendo erros e perdendo o ritmo
Polonaise op 44 e La Campanella

tem coisa que não bate nesse relato
quem tem mão pesada, tensa.... está tocando ondas do danubio, sobre as ondas, frère jacques e olha lá
ou se a mão "não vai" em Chopin, uma "sonata em Dó" de mozart ou "sonata ao luar de beethoven soa com perfeição

rflbordskt
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


fernando tecladista Você viu meu recente post?
Em um post eu postei um problema na minha mão direita. Eu senti que ela estava mais pesada e eu estava com medo de ter uma tendinite. Minha mão direita realmente estava pesada, mas fiquei uns 3 dias sem tocar e ela está "tranquila" agora.

Acho que generalizei quando disse que minha mão inteira estava tensa. O que quero dizer que o dedo médio e anelar estavam praticamente travados. Por causa disso estava errando diversas notas e perdendo o ritmo. A música que sempre perco o ritmo por causa da "rigidez" do dedo médio e anelar é a Grand Valse Brillante.

rflbordskt
Membro Novato
# dez/14
· votar


pianoid Vou deixar uma coisa clara: eu não tento aprender música para mostrar que eu sou o melhor ou alguma coisa do tipo. Em todas as músicas há técnicas diferentes. Quando eu tento aprender uma música eu acabo desenvolvendo um técnica nova e também aperfeiçoo as técnicas que tinha aprendido. Como disse, eu não frequento aulas e, portanto, única forma de progredir é aprender músicas relativamente difíceis.

É óbvio que demorará mais de um ano para aprender La Campanella, mas estou desenvolvendo aos poucos e, consequentemente, desenvolverei minhas técnicas!

rflbordskt
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


É melhor esclarecer outro detalhe kkkk...

Quero dizer que toco porcamente as músicas que citei anteriormente. Elas são difíceis, portanto é óbvio que não consigo tocá-las perfeitamente, ainda mais tendo em mente a miséria de tempo que dedico ao tocar o piano(na minha opinião duas horas é um tempo adequado, mas, pelo visto, para vocês é pouco). Também toco só o começo, pois comecei a tocá-las faz algumas semanas atrás, portanto sei somente o começo e ainda toco de forma ruim.

jrpianissimo
Veterano
# dez/14 · Editado por: jrpianissimo
· votar


rflbordskt

Amigo, você não me pediu opinião, mas como vi que você está estudando sozinho e não é legal desestimular isso, você deve tomar alguns cuidados.
Não adianta ir rápido e isso nem é necessário. Já vi sonhos se tornarem pesadelo. Então, fica uma pequena dica para você jovem.

Você deve buscar a independência dos dedos e articulação correta, e um punho praticamente abandonado.
Tenta pegar um livro de método para inicio no piano tipo B.Cesi, Beyer Escola Preparatória, Czerny op.599. E começa devagar, articulando os DEDOS com força e em seguida aumenta o andamento até o sugerido pelo autor, para daí ir para próxima lição.

Conseguido isso, você já começa a ser capaz de pegar Caderno de ANA BACH, Sonatinas Clementi por ex. e seguir seu rumo. Pulando etapas como você está fazendo não chegará a ser o grande pianista que você deseja ser.

fernando tecladista

Nada contra outros caminhos amigo, cada um segue o que lhe for conveniente e acessivel e, obviamente, gozará do resultado de seu esforço. Note que eu escrevi um GRANDE pianista...sem querer correr o risco de ser tradicionalista acredito que tenhamos conceitos diferentes sobre isso que eu não vou ficar aqui discutindo com você.

rflbordskt
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


jrpianissimo Eu sei. Como disse na minha última mensagem, eu só toco essas músicas difíceis para desenvolver minhas técnicas. Repito: toco porcamente as músicas que falei que estou aprendendo, pois elas são difíceis e ainda nem faz um ano que toco piano. Aparentemente parece que quero dar uma passo maior que a perna, mas eu estou desorientado em relação ao piano. Não o que devo fazer e a única forma de aprender novas técnicas é tocar músicas que contém diversas técnicas diferentes.


Agradeço pelo ajuda!

jrpianissimo
Veterano
# dez/14 · Editado por: jrpianissimo
· votar


rflbordskt

Se tem menos de um ano, a técnica que você precisa agora é o que falei. As músicas que você está tocando não foram feitas para ensino didático em si, então, não atingirão este objetivo técnico que você busca ao tocá-las. A didática oferece um caminho preparado pensando em quem está aprendendo. Pense a respeito.

E ainda, ficará uma lacuna entre o que você deveria fazer no inicio e o que você está tocando agora.

Artref
Veterano
# dez/14
· votar


La Campanella? Mesmo?

através das músicas eu estou conseguindo desenvolver minhas técnicas. Vejo que cometo diversos erros, pois ainda sinto minha mão direita pesada e ela fica tensa enquanto eu toco

Você se contradiz no seu próprio texto. Se você estivesse se desenvolvendo, não sentiria a mão assim.

Cara, desisto, você não quer o caminho certo mesmo, e na boa, o que você está fazendo chega a ser um desrespeito a sua saúde, ao instrumento e principalmente aos compositores. Daqui uns anos a gente volta a conversar; acho que você vai estar mais disposto a abandonar os atalhos e vai ter noção do que é de fato o instrumento e as músicas que você sonha em tocar. Também acredito fortemente que infelizmente você vai estar machucado e cheio de vícios que você levará anos pra tirar, se conseguir. Ou vai ter simplesmente desistido, quando perceber que não tem caminho fácil, software, lição de internet, e que tentar tocar La Campanella no seu nível é o mesmo que eu dizer que vou correr a São Silvestre e chegar entre os primeiros sem o menor preparo físico e instrução.

E vai, acima de tudo, finalmente perceber e se arrepender de não ter procurado um bom professor antes. Abraço.

rflbordskt
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


Artref Eu encontrei um canal do Youtube onde há vídeos que ensinam aqueles exercícios contidos no livro "Pianista Virtuoso", portanto estou seguindo seus conselhos.

Só perdi um tempo com La Campanella pois estou conseguindo tocar o começo. Acho que consigo tocar o primeiro minuto:

www.youtube.com/watch?v=2esSrQrmLOU

Depois do primeiro minuto ficará difícil de continuar. Vou escutar o que vocês estão falando e vou focar somente nos exercícios para pianistas iniciantes.

*No vídeo abaixo eu toco a introdução da música La Campanella. Toco horrivelmente a música, mas há uma parte de uma música que toco mais ou menos. Infelizmente não consigo usar o pedal corretamente então as músicas soam estranho:
https://www.youtube.com/watch?v=P1WyV5MzXLo

Artref
Veterano
# dez/14
· votar


Cara, eu nunca falei pra você fazer Hanon, menos ainda pra seguir vídeo de youtube. Você não está seguindo nada do que falamos.

E a verdade é que você não está conseguindo tocar o começo da La Campanella, não está nem perto disso. Ela é bem mais rápida, expressiva, e tem dinâmica, voicing, equilíbrio de volume dos diferentes elementos, tem que cantar a melodia, precisa de uma técnica muito madura, sonoridade, muita coisa. Muita mesmo. Inclusive no software que você usa, tá uma porcaria, isso não é a música.

O que eu falei mil vezes e repito é: procure um BOM professor, pague as aulas e estude sob boa orientação. Mas você continua não ouvindo, então, abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nível de um pianista