Nível de um pianista

Autor Mensagem
rflbordskt
Membro Novato
# out/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


pianoid Pô cara vc quer que poste um vídeo?
Tenho um vídeo que serviu para ver como eu toco. Lá eu toco algumas partes de umas músicas e os 40 primeiros segundos do Kammerklavier. Se eu postar esse vídeo tenho certeza que você questionará o meu tempo de estudo. É TÃO DIFÍCIL ACREDITAR QUE EU TOCO ESSAS MÚSICAS? Caramba... Eu toco!

silvG8
Veterano
# out/14 · Editado por: silvG8
· votar


rflbordskt
Cara, na boa, estou cagando se você toca ou não. O objetivo do meu comentário não foi duvidar e nem mandar você gravar um vídeo, até porque existe uma chance enorme que eu não tenha paciência pra ver.

Se quer um comentário e criticas construtivas, sugiro a leitura das partituras. O meu objetivo era abrir seus olhos pra isso. Aprenda a ler a partitura corretamente, perca um tempo. Se quer ir adiante nesse gênero musical, vai ter que aprender. Só pra você ter uma idéia, o vídeo que você colocou do Noturno Op9 No1 esta tocado errado em vários momentos, principalmente na divisão de notas complexa da mão direita. É o tipo de coisa que só se aprende tendo a partitura.

Você pode ter até facilidade, mas se persistir no erro do synthesia, vai ficar pra trás.

Mais uma vez, boa sorte nos estudos.

rflbordskt
Membro Novato
# out/14
· votar


silvG8 obrigado pelas dicas.

O Nocturne no vídeo está sendo tocado de forma errada? Então, o jeito que toco também está errado. Você poderia me indicar algum livro que ensine partitura?

Só insisto no synthesia pois não sei ler partitura. Mas se você conhece algum material que me ajude a aprender ler partituras eu agradeço.

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


acho que ele devia continuar com esse tal synthesia, esquecer essa coisa de postar vídeos pra provar qualquer coisa pra quem seja e nos convidar para seu concerto de Rach3 ano que vem

tudo indica que consegue kkkkkkk

silvG8
Veterano
# out/14 · Editado por: silvG8
· votar


pianoid
Que coisa babaca cara... se você acredita tanto assim que o cara não toca, porque não o ignora?

rflbordskt
Vou dar uma caçada e compartilho alguma coisa aqui...

rflbordskt
Membro Novato
# out/14
· votar


pianoid então tranquilo. Se quiser eu posso postar o vídeo, mas já que está "convencido" então tudo está OK.

Flw ae. Acho que minhas dúvidas foram respondidas.

silvG8
Veterano
# out/14
· votar


rflbordskt
Achei isso: http://www.academiamusical.com.pt/tutoriais/como-ler-partituras-parte- 1-conhecer-as-pautas/

Busca rápida no Google, tem o basicão da coisa.

Interessante não ter um conteudo legal para piano aqui no FCC... talvez eu invista nisso e crie algum conteudo legal.

rflbordskt
Membro Novato
# out/14
· votar


silvG8 valeu cara. Obrigado pelas resposta ae.
Vou estudar sobre partituras e aprender mais sobre piano. Se não fosse vocês acho que continuaria com o Synthesia durante mais alguns anos kk...

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


silvG8
pra que ignorar quando posso rir? kkkkk

mas longe de mim querer desestimular, só me lembrou dessas histórias de pescador

abs

silvG8
Veterano
# out/14 · Editado por: silvG8
· votar


pianoid
Eu acho estranho quando um membro que pouquíssimo freqüenta este forum aparece apenas pra criticar. E é estranha a necessidade de fazer os outros pensarem que o menino está mentindo... já parou pra pensar que ele pode ter talento? Existem algumas pessoas assim.

Já dei meu relato, mas repito o seguinte: aos 13 anos, tocava coisas que ninguém acreditava. Aos quinze toquei os Noturnos op27 e a Fantaisie Impromptu em um recital. Então aí entra a pergunta: eu sou mentiroso porque tocava acima da media para a idade? (Não que eu fosse uma divindade do piano, ao contrario de alguns meninos chineses prodígio)

Pra vim aqui e dar as caras tem que ter coragem. O que o colega esta fazendo poucos fazem... aparecer para compartilhar experiências e tirar duvidas sobre música, e não instrumentos.

Se o cara estiver mentindo, o que você ganha fazendo esse tipo de comentário? E diria que só quem tem a perder seria ele, no caso de mentir. Eu honestamente não duvido, apenas não acredito que a coisa tenha se desenvolvido bem se baseando em arquivos MIDI para tocar. O ouvido iniciante prega muitas peças no meio do caminho e é difícil ouvir com clareza notas de passagens rápidas com precisão de tempo.

rflbordskt
Siga nos estudos e não abandone a leitura da partitura. Pode parecer um saco, é relativamente complicado no inicio, mas posteriormente vai sentir que a coisa vai fluindo.

Ignore comentários negativos. Boa sorte!

pianoid
Veterano
# out/14 · Editado por: pianoid
· votar


silvG8
haha, sou veterano pq me cadastrei faz tempo, mas não cheguei a usar muito. Recentemente voltei ao piano com mais gás, então voltei a postar

meninos prodígio existem aos montes, desde Mozart. Talento divino? Não: 8 horas de prática diária, desde a mais tenra idade. Não tem segredo: a prática leva à perfeição. Tocar peças difíceis em 9 meses com pouca prática? Conversa pra vou dormir

até acredito que ele acredite estar dizendo a verdade. Se é leigo em música, como saber?

Comprei um privia e me desfiz do velho dgx, que doei ao meu cunhado. Ele é leigo, mas sempre curtiu e andou aprendendo pelo youtube. Outro dia me disse todo feliz que já sabia tocar a quinta sinfonia de Beethoven. Nasce um gênio. Obviamente, o que ele sabia era tocar o curto tema melódico com a mão direita... toda a textura harmônica e contraponto perdida, e talvez nem percebesse

arranjos facilitados, todos já passamos por isso

silvG8
Veterano
# out/14
· votar


pianoid
Bom... já cheguei a estudar umas 4-5h por dia, na época em que mais evolui. O que você disse, em partes, faz sentido. Digo em partes, porque os prodígios como Mozart e Chopin, aos 7-10 anos já faziam milagres. Chopin aos 15 já tinha composições que muitos músicos conceituadíssimos atualmente sequer sonham em um dia alcançar. Gênios são gênios... nos somos outra coisa.

Na verdade existe uma teoria que une um tipo especial de autismo e os gênios do passado. Dê uma pesquisada... as vezes é um assunto que te interessa. Abraço!

rflbordskt
Membro Novato
# out/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


pianoid vocês viu aqueles vídeos que postei aqui(aquelas músicas no synthesia)? Então, eu as toco exatamente como está lá. Geralmente eu coloco aquelas músicas no synthesia para tocar e vou acompanhando com o piano.

Vou falar como foi o meu processo de aprendizado no piano.

Eu tenho uma sequência de músicas em uma playlist que mostra quais foram as primeiras músicas que tentei aprender. A sequência quase exata foi:


Requiem for a Dream
Beethoven - Fur Elise
Chopin - Nocturne op. 20
Chopin - Nocturne op. 9 No. 1
Chopin - Nocturne op. 9 No. 2
Beethoven - Hammerklavier 3rd movement

Único compositor que me incentivou a aprender piano foi Chopin. Adoro as músicas dele. Desde o primeiro momento que toquei no piano eu tentei tocar algumas composições do Chopin. Por causa da minha vontade de aprender Chopin e também por falta de um caminho concreto no qual poderia basear meus estudos, eu parti tentando executar as músicas citas anteriormente. No começo eu tocava piano umas 4 horas por dia - uma hora de manhã, uma à tarde e algumas à noite. Mas depois fui diminuindo minha carga horária. Como disse diversas vezes, uma hora de estudo é uma média na semana que é frequentemente ultrapassada. Domingo, por exemplo, eu praticamente nem toco piano. Pensando bem e tomando como base o tempo que dediquei hoje no piano, acho que a minha carga horária está próxima de duas horas.

O som do meu piano é ruim. Se eu aumentar muito o som, a dinâmica do piano fica muito instável. Quando o piano está no volume máximo algumas notas tocadas corretamente soam como notas erradas. Por esse motivo eu procurei algumas músicas que soassem bem no meu piano. Umas delas foi Hammerklavier(ela exige muito acordes que são sustentados durante um tempo). Após algumas horas vendo as músicas do Beethoven tocadas através do synthesia, acabei encontrando a música Hammerklavier e não a achei muito difícil. Depois de algumas semanas já conseguia tocar os repetidos 40 primeiros segundos.

Depois de 9 meses decidi procurar alguma ajuda. Devida a minha suposta "auto-suficiência" em aprender as músicas, eu fiquei indiferente às opiniões de outras pessoas sobre meu caminho de aprendizado, mas esta semana decidi mudar minha opinião depois que tive conhecimento sobre os diferentes níveis no piano. Depois de pesquisar sobre meu possível nível e ser pouco sucedido nessa procura, tentei encontrar pessoas que realmente sabem sobre esse assunto e foi por causa disso que eu postei meu "currículo" aqui. Fui honesto nas declarações e não menti. Qual seria a lógica de vir aqui e mentir sobre as músicas citadas anteriormente? Se eu tivesse mentindo eu estaria me prejudicando e também nunca saberia meu atual nível no piano.

Espero ter esclarecido alguns detalhe - acho que esclareci nada kk...

Artref
Veterano
# out/14
· votar


Interessante não ter um conteudo legal para piano aqui no FCC... talvez eu invista nisso e crie algum conteudo legal.


Conte comigo, também já tive vontade de fazer algo. Não sei se é pra já, mas tenho vontade.

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


silvG8
já cheguei a estudar umas 4-5h por dia, na época em que mais evolui. O que você disse, em partes, faz sentido. Digo em partes, porque os prodígios como Mozart e Chopin, aos 7-10 anos já faziam milagres

faziam milagre aos 7 porque começaram a estudar aos 3-4 anos. Sim, realmente aprenderam a ler música antes de ler o alfabeto, É disso que eu tô falando: não existe milagre ou talento divino - "Genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração." Mozart e Beethoven se fizeram prodígios tocando O cravo bem-temperado de cabo a rabo. Não é o tipo de coisa que se aprende da noite pro dia...


rflbordskt
viu aqueles vídeos que postei aqui(aquelas músicas no synthesia)? Então, eu as toco exatamente como está lá. Geralmente eu coloco aquelas músicas no synthesia para tocar e vou acompanhando com o piano.

aprendizado estilo Guitar Heroes kkkkk

Único compositor que me incentivou a aprender piano foi Chopin. Adoro as músicas dele.

e quem não adora? Mas gosto mais do Beethoven. Os compassos iniciais daquele Adagio realmente não são complicados e o andamento lento ajuda, mas saiba é apenas um movimento de sua monumental sonata Hammerklavier, uma das peças mais difíceis do repertório pré-Liszt.


Qual seria a lógica de vir aqui e mentir sobre as músicas citadas anteriormente?

se sentir bem?

tudo bem, se você diz que consegue tocar, consegue. Talvez seja o caso de revermos nosso aprendizado por meio de partituras e abraçarmos esse método guitar heroes aí rs


quanto a conteúdo mais apropriado aqui no FCC, acho que talvez na seção de música erudita. A seção teclado daqui parece ser só para vender equipamento...

silvG8
Veterano
# out/14 · Editado por: silvG8
· votar


pianoid
Aos 7 anos Chopin compôs duas de suas Polonaises, em Gm e Bb. Isso não é fruto do estudo e sim de um talento excepcional. O mesmo pode ser dito. Para vários compositores. Muitas pessoas vão morrer sem tocar as peças acima, e não é por horas de estudo. Você consegue imaginar alguém de 7 anos compondo assim? Sem aulas de harmonia, contraponto ou nada parecido?

Novamente, procure saber mais sobre autismo, em especial o Aspenger. Existe uma hipótese de que todos esses gênios do passado eram portadores desta "patologia", mas foram guiados corretamente pelos pais.

Artref
Esse forum não merece esse esforço... nos teríamos um desgaste e perderíamos muito tempo para ter pouquíssimo reconhecimento. O brasileiro é assim... usa o conhecimento de outros e muito pouco ofece em troca, nem mesmo elogios. Esse é um dos motivos para ter tirado o manual da síntese subtrativa do ar.

Valeu!

rflbordskt
Membro Novato
# out/14
· votar


aprendizado estilo Guitar Heroes

Sim, esse é meu estilo de aprendizado. Há algum problema com isso? Eu consigo tocar as músicas que falei, então esse método está dando certo comigo. Ainda falta eu aprender a controlar os pedais e melhorar a forma que toco.

Os compassos iniciais daquele Adagio realmente não são complicados

Então por que vc fez todo aquele drama? Kkk...

se sentir bem?

O único que está se sentindo bem aqui é você...

tuskz
Membro Novato
# out/14
· votar


aprendizado estilo Guitar Heroes

Sim, esse é meu estilo de aprendizado. Há algum problema com isso? Eu consigo tocar as músicas que falei, então esse método está dando certo comigo. Ainda falta eu aprender a controlar os pedais e melhorar a forma que toco.

Os compassos iniciais daquele Adagio realmente não são complicados

Então por que vc fez todo aquele drama? Kkk...

se sentir bem?

O único que está se sentindo bem aqui é você..


O problema desse método guitar hero é que você não sabe o que ta tocando, pois aprendeu apenas a sequência das teclas.

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


silvG8
é estudo, cara. desde os 3 anos estudando várias horas todo dia, aos 7 já foram 4 anos de estudo aplicado. A infância é a idade ideal para fomentar gênios: é a idade ideal pra aprender para toda a vida.

e todos que curtimos piano e música erudita rigidamente estruturada e intelectual estamos no espectro funcional do autismo, cara. Também sou programador de computador, claramente autista kkkkkk

rflbordskt
por que vc fez todo aquele drama?

não notei inicialmente que era o adagio, pensei que fosse o começo estarrecedor do allegro kkkkk

de qualquer modo, mesmo os do Chopin são impossíveis para iniciantes. Ou esse método de game é muito bom mesmo ou sua interpretação deve ser meio sofrível. Se realmente você consegue, se iniciante ou não como afirma, eu estaria curioso para ver seu dedilhado, como realiza os saltos...

Uma das maiores dificuldades com aquelas obras de Chopin, lidas pela partitura, são os poliritmos: tocar tempo 3 contra 5, por exemplo. Devo admitir que, vendo visualmente as notas caindo naquele vídeo, a coisa torna-se menos complicada de se pensar a respeito. O único problema, como sempre, é as mãos acompanharem a visão kkkk

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


tuskz
O problema desse método guitar hero é que você não sabe o que ta tocando, pois aprendeu apenas a sequência das teclas.

estive observando e o software é até interessante. Não parece diferenciar staccato de legato, nem marcar fraseados ou pedal, mas parece distinguir acentuações com algumas barras mais grossas, destacadas...

fazer o que, é ensino de piano pra geração videogame kkkkk (nem posso reclamar, estou nessa de games desde o Atari :/ )

silvG8
Veterano
# out/14
· votar


pianoid
O primeiro professor de piano de Chopin foi em 1816, quando o menino tinha 6 anos.... sou tarado com esses negócios e já li biografia de um mundo de compositores. :P

Não vou manter essa discussão, mas estudo não faz milagre. Existem pessoas que com pouco tempo de estudo desenvolvem muito mais do que outros que se matam. O mesmo é valido para o estudo acadêmico.... muita gente da minha turma se matava para fazer provas, etc. enquanto outros mal tocavam no livro e pegavam tudo de primeira.

Pessoas diferentes tem facilidades para coisas diferentes. Eu mesmo me considero avançado na síntese subtrativa e consigo com ela criar quase todo som imaginável ou não. Entendo cada pequena parte e sei lidar com isso com uma fluência que praticamente quase ninguém por aqui consegue. Estudei muito? Nada... fui experimentando e compreendendo a lógica da coisa. Neste caso, o estudo é acadêmico e não de técnica. Estudar técnica são outros 500, mas entra no mesmo saco: existem aqueles com facilidade, os medianos, e os com dificuldade. No fim, tudo é meio que assim mesmo...

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


silvG8
nascer no seio de uma família musical ajuda, pois desde pequeno é submetido a escalas e ajuda a desenvolver ouvido absoluto. Além disso, provavelmente estudou piano com a mãe antes de ser levado a um professor.

e não se engane: 1 ano de educação musical na época definitivamente não é "9 meses, cerca de 2 horas nos dias em que não está jogando videogame". Era no mínimo 8 horas todo dia mesmo, é só ver Liszt nas mãos de Czerny...

mas sem dúvida, a natural propensão de uma pessoa para uma coisa conta bastante

De qualquer modo, não estou aborrecido com ninguém ou com a discussão, achei bem proveitosa num fórum tão parado.

rflbordskt
Membro Novato
# out/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


pianoid há um vídeo que gravei para ver como soava algumas músicas. No vídeo há alguns erros(a câmera que usei para gravar é muito ruim), mas mostra como eu toco. Se quiser posso fazer um upload e postá-lo aqui. Talvez vocês me deem uma dica de como melhorar o posicionamento das minhas mãos. O vídeo tem uns 9 minutos(deve ter menos).

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


posta aí, ou no youtube

outros podem te dar dicas melhores sobre dedilhado e posicionamento, estou muito longe de ser um pianista de respeito rs

silvG8
Veterano
# out/14
· votar


rflbordskt
Eu não digo que deve ou não postar seu video. Isso vai depender de como você se sente em relação a isso. Se está aberto a críticas, quer crescer musicalmente e compartilhar sua experiência com os membros do forum, fique a vontade.

Agora pense bem. As vezes uma critica pode te colocar pra baixo e desestimular o que você vem fazendo.

Mesmo assim, poder aparecer aqui e contar com dicas e sugestões de pessoas mais experientes, como eu e o Artref, pode te fazer crescer muito. De qualquer forma, não prometo nada.

As vezes você prefere manter as coisas no dialogo, tirando duvidas e etc.

Abraço!

rflbordskt
Membro Novato
# out/14
· votar


pianoid depois posto aqui!


silvG8 só vou postar pois acho que cometo alguns erros. Lembre que ninguém muito me ensinou a tocar piano, logo posso tocar de uma maneira errada ou posicionar as mãos de forma errada.

Artref
Veterano
# out/14
· votar


silvG8
Esse forum não merece esse esforço... nos teríamos um desgaste e perderíamos muito tempo para ter pouquíssimo reconhecimento. O brasileiro é assim... usa o conhecimento de outros e muito pouco ofece em troca, nem mesmo elogios. Esse é um dos motivos para ter tirado o manual da síntese subtrativa do ar.

https://fernandosalvio.files.wordpress.com/2013/08/urso-psicologo.jpg

hahahahaha.

Eu tenho plano de fazer algo, só para compartilhar conhecimento mesmo. Devolver para o mundo o que tive a oportunidade de aprender, seja estudando ou sendo orientado por pessoas tão boas como tenho, o que é uma bênção e uma honra. Seria uma forma de agradecimento, nem espero nada. E também desejo ajudar as pessoas com o que sei e aprendo. Sempre tem pelo menos um que vai achar útil, e só aí já valeu a pena.

Mas enfim, mais pra frente. Quem sabe até lá você não se anima? hehehe

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


de minha parte, é só curiosidade sobre o dedilhado e a posição nos saltos etc. Curiosidade sobre o método guitar hero na prática :)

prometo não rir. Não tenho cacife pra criticar ou rir de ninguém tocando rs

rflbordskt
Membro Novato
# out/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


O vídeo abaixo serviu para mostrar como soava as músicas que tocava. Infelizmente a câmera não captura muito bem o audio e o som do piano não é muito bom, e por causa desses fatores o som do vídeo não está muito agradável. Nesse vídeo acabei cometendo alguns erros e pausas desnecessárias, mas posso afirmar que toco um pouco melhor do que no vídeo. Se eu gravasse agora provavelmente o som poderia sair melhor e também não cometeria os mesmos erros do vídeo. Espero que compreendam e agradeço desde já pelas possíveis ajudas.

http://www.youtube.com/watch?v=jGikU79ipec

[poderia gravar um vídeo mais recente, mas...]

Eae pianoid lembre que vc prometeu não rir kkkkk

Artref
Veterano
# out/14
· votar


rflbordskt

Vi o seu vídeo. Você tem boa disposição para o instrumento e foi bem longe sozinho e sem professor. Acredito que você tenha possibilidades de ser um ótimo pianista no futuro.

Mas, eu vou ser sincero com você: você tem muito o que aprender - praticamente tudo. Caso você tenha humildade e disposição para isso e não ache que já está arrasando, vai se dar bem.

Exemplos: você precisa de alguém que te oriente pra acertar a forma das suas mãos pra você não sofrer ou se machucar no futuro (já está sofrendo) e aprender o básico de técnica, que você não tem. Também precisa aprender a usar pedal, que está realmente embolando. E, o mais importante: o nosso instrumento se chama "piano". Sabe de onde veio o nome? Veio de "pianoforte", ou seja: algo que pode ser tocado forte ou fraco ("fraco" ou "suave" em italiano é piano). Então, a beleza e o destaque do instrumento é a variação da força (intensidade) com que você toca cada nota. Tem critério pra isso, muitos. E você está tocando tudo igual, não há variação nem interpretação ainda. Além de muitos outros elementos interpretativos, conhecimentos gerais de música, harmonia, fraseado, voicing, estilo e etc. E claro, partitura!

Mesmo que você não entenda nada do que eu esteja falando, o que quero dizer é: música vai muito, muito além de simplesmente aprender as notas, ser um bom pianista vai bem além disso. Você tem bastante a aprender e só tem a ganhar se for bem orientado.

Então, repito o meu conselho de procurar um bom professor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nível de um pianista