Banda da Guitarra sem Guitarra

    Autor Mensagem
    Adler3x3
    Veterano
    # mai/14


    Vejam que curiosidade.

    Um vídeo com som muito bem feito, e o teclado tem um adaptação:



    SkyHawk
    Membro
    # mai/14
    · votar


    Adler3x3
    Me amarrei, mas não era mais fácil arrumar uma guitarra ? Rssssssss

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Rsss..

    Ele tem até uma pedaleira completa para este teclado adaptado.



    Greenwood
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Interessante.

    Mas em vez deste pedaço de ferro, acho mais interessante ficar "benzendo" com o D-Beam...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    SkyHawk
    Me amarrei, mas não era mais fácil arrumar uma guitarra ? Rssssssss
    até eu tenho vontade de fazer algo assim, já pensei que quando eu montar uma banda ela não vai ter guitarra
    você não faz ideia de como não aguento mais ouvir o timbre de uma e o volume acima de todos na banda, guitarrista é tudo surdo

    kiki
    Moderador
    # mai/14
    · votar


    SkyHawk
    Adler3x3
    Greenwood
    fernando tecladista
    a vantagem é não precisar de um guitarrista

    (sai correndo do forum pra não apanhar)

    kiki
    Moderador
    # mai/14
    · votar


    Adler3x3
    fiquei na duvida se a vareta de bend nao poderia ser menor.
    tirando isso, sonoramente dá conta de suprir uma guitarra tranquilamente.

    mas não fica igual guitarra (e acho que nem precisa ser), a pegada tem sempre uma coisa digital (não no sentido de eletronico, digital em oposto ao analógico, as teclas são notas separadas, discretizadas, as cordas não).

    achei bem ousada a proposta de fazer o duelo de solo dos beatles no final, e o teclado segurou bem.
    só que rolam varios overdubs e o video que é ao vivo.

    TmKr1440
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Crosstown Traffic! ^^

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Amigos, isso é um Clavinet D6 da Hohner, e trata-se de um instrumento de cordas, com captadores e tudo como uma guitarra, por isso a alavanca e o drive soaram tão bem.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Adler3x3

    Muito, muito legal........adorei!

    SkyHawk
    "Me amarrei, mas não era mais fácil arrumar uma guitarra ? Rssssssss"

    Acho que o grande lance é um tecladista poder tocar como um guitarrista.......é o mesmo que ter um timbre de piano muito bom na guitarra não tendo um tecladista na banda.

    kiki
    "a vantagem é não precisar de um guitarrista "

    Sou guitarrista, mas concordo plenamente...

    NINO_D.BOB

    Pianos e cravos também são instrumentos de cordas...... Conheço o Clavinet Honner D6 desde a década de 70 (Steve Wonder e o tecladista do Bob Marley usavam muito) mas nunca tinha ouvido com este uso específico para soar como uma guitarra. Acho que o tecladista em questão, têm muito mérito nisso.

    obs: O Honner D6 foi inventado nos anos 50, por Ernest Zacharias e ficou consagrado em com Steve Wonder em Superstition....John Paul Jones também usou bastante no Phisical Graffitti do Led Zeppelin.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Tem que olhar pelo outro lado.
    O músico é tecladista, vi outros vídeos da banda, e tem um setup bem variado.
    E a banda só tem três músicos.
    E um teclado caprichado só preenche melhor a música.
    A adaptação melhora e amplia os recursos.

    Buhbor
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Buhbor
    · votar


    Adler3x3

    Muito bom, cara...
    E ele tira um som muito fiel a uma guitarra.

    Não sou muito fã de teclado fazendo o som de outros instrumentos que não tem haver com o próprio teclado (Piano ac., piano el., hammond, sintetizador, clave, etc.).

    Mas sou totalmente a favor de aprendermos técnicas de outros instrumentos pra aplicarmos no próprio teclado. Pode parecer a mesma coisa, mas não é.

    Veja esse exemplo:

    Sou eu tocando um solo de teclado mesmo (sintetizador), mas com técnicas mais comuns em guitarra...



    ogner
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Buhbor
    Ihhh maluco, precisa melhorar esses bends e vobratos ae!!! \o/

    :)

    Buhbor
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Buhbor
    · votar


    ogner

    kkkkk

    Pode deixar! \o/

    Ai foi quando eu estava aprendendo ^^

    yr_ssl
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: yr_ssl
    · votar


    Opa,

    Realmente é legal. Mas pra falar a verdade eu consigo bons resultados, até parecidos com esse, usando meu teclado com a biblioteca EWQL Colossus, que tem uns 40 tipos de guitarra. tem até power chord, você aperta uma tecla no teclado e ele monta com a quinta... etc

    Depois é só passar a saída do midi pro amplitbe ou guitar rig que dá pra fazer coisas muito legais.

    Essa é a biblioteca (VTSs):
    Coloque por volta dos 5 minutos, esses violões são impressionantes, com slide e tudo mais. E a partir dos 8 minutos tem algumas guitarras:
    http://www.youtube.com/watch?v=8q0ZxFQL9sI


    Mas sei não, eu particularmente não uso isso nas minhas gravações, pois fica muito perfeitinho e perde um pouco o lance da guitarra. Eu uso as vezes quando estou montando a bateria midi, e estou com preguiça de gravar a guitarra, mas nunca como versão final.

    Instrumento virtual é uma coisa muito legal, mas eu também sou da opinião que jamais vai substituir os instrumentos reais, a pegada do instrumentista, e coisas desse gênero que dão identidade ao som.

    Abraços.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    yr_ssl

    A questão é que o figura em pauta no tópico não esta usando instrumento virtual e sim um Clavinet Honner D6, não esta usando edições de studio, pois toca ao vivo, e conhece muito bem a linguagem de guitarristas, inclusive imprimindo uma "pegada".

    Guitarras e violões VST eu possuo muito bons também. Porém, fazer a guita num Clavinete (e não falo de timbre, falo da levada), são outros 500.

    Eu, como guitarrista, pelo menos até que me provem o contrário, até agora tô dando nota 10 pro sujeito.

    yr_ssl
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Lelo Mig
    Você está certo, realmente é um conceito bem mais criativo, complexo e bem elaborado. Mas para mim o resultado é o mesmo de um VST, e em se tratando de ter uma banda sem guitarrista, esse pode ser um caminho também

    Abraços.

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    A família Real (Real Guitar, Strato, LP) mente bonito, e já deixei muito guitarrista babando... basta saber usar... no Kontakt me vi BEM servido com a Strawberry Guitar (What & why?), dá para fazer o diaboa ali em cima... os efeitos são chulé... mas quem quiser ir afundo, pode usar uma pedaleira ou multi efeito...

    Já tinha visto esse vídeo. O fernando tecladista, acho quetbm deve lembrar... esse vídeo rolou já no fórum de teclado... Acho que o Leo Tecla que postou (que por sinal anda mais sumido que Coelho da Páscoa)

    yr_ssl
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: yr_ssl
    · votar


    Ismah

    Olha, eu acho que posso dizer com imparcialidade, pois sou muito fã tanto de instrumentos virtuais, como de guitarra, que é meu instrumento preferido, e só não mais utilizado do que o violão.

    Eu acho que os VSTs, por melhores que sejam, no final sempre me dão aquela sensação "agora imagine se fossem os instrumentos de verdade". É uma sensação que eu tenho desde os primórdios dos midis, quando ainda nem se falava em soundfonts, muito menos em VSTs.

    Eu uso bastante VSTs nas minhas mixagens, mas os instrumentos que eu tenho ao meu alcance e que sei tocar um pouco (violão, guitarra e baixo), não substituo por VST em hipótese nenhuma.

    Abraços.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Eu acho que tudo é válido desde que sirva ao músico.

    Como o Lelo explicou, o cara do vídeo não usa Vsts usa um teclado antigo reformado e adaptado para o que a banda dele necessita, e a banda toca outras músicas com sons de teclados normais também.
    Agora o diferencial é a pegada que ele consegue produzir, graças a vareta de metal e principalmente dos pedais acoplados, e parece que o teclado possibilita outras combinações.
    Os Vstis de guitarra estão evoluindo.
    Um dos que parecem melhor no momento, olhando por fora os vídeos é

    http://impactsoundworks.com/products/guitar-and-bass/shreddage-2-absol ute-electric-guitar/

    Alguém do fórum já usou?

    yr_ssl
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: yr_ssl
    · votar


    Adler3x3

    Eu gosto dos VSTs de guitarra atuais, mas na minha opinião só funcionam bem como simulação de distorção, tipo com bastante drive para bases power chord ou para solos.

    Acho que não conseguirão simular um som limpo de guitarra, porque na guitarra (assim como no violão) com uma paletada você consegue tocar em décimos de segundo um acorde inteiro sem tocar todas as cordas ao mesmo tempo, porque o acorde é formado na mão esquerda e na mão direita as cordas podem ser tocadas sequencialmente.

    O cara teria que ser o super homem para tocar um acorde (usando 6 teclas) nesta velocidade no teclado. São instrumentos com características diferentes.

    Abraços.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Greenwood
    acho mais interessante ficar "benzendo" com o D-Beam...
    d-beam é um negocio que já tive mas nunca me senti confortavel usando, se rolasse um laser estilo jean michel até que ficaria mais a vontade

    kiki
    fiquei na duvida se a vareta de bend nao poderia ser menor.
    na verdade nada impede que ela seja menor já que vai sair do mesmo ponto manter o angulo e baixar até encostar na madeira poderia ter só 10 cm
    acho que em parte é pelo visual que chama atenção até da ultima fila do cara que tá vendo ele tocar, outro fato é que nesse tamanho você consegue variações mais sutis do que a vareta curta, baixar 5 cm na ponta é bem diferente de baixar 5 cm no meio ou no talo

    yr_ssl
    eu consigo bons resultados, até parecidos com esse, usando meu teclado com a biblioteca EWQL Colossus
    já rolou um video de timbre de guitarra por aqui (deve ter um tópico ou o video no tópico de videos)
    mas tem a coisa do visual, do orgânico, o cara tá com um clavinet e uns pedaizinhos fazendo esse som
    se eu fosse em um bar rock e visse alguém com um note com a maçãzinha iluminada um controller sem graça cheio de luzinhas tirando o mesmo som, eu jogaria meu copo de cerveja no set dele hahaha


    Ismah
    Já tinha visto esse vídeo. O fernando tecladista, acho quetbm deve lembrar...
    lembro, mas não lembro se rolou alguma conversa sobre ele

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar




    Apaixonei na hora... Pena que o áudio é uma bosta :/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Banda da Guitarra sem Guitarra