Piano S6 no MOXF sem brilho e sem peso

Autor Mensagem
almwagner
Membro Novato
# mar/14


Olá pessoal, boa tarde!

Sou novo aqui no fórum, e estou com um pequeno problema com o piano S6 do MOXF6. O timbre está magro bem diferente do que sai no motif e dos videos demonstrativos do proprio MOXF6.

Queria saber como posso fazer o timbre ficar com brilho e mais peso. Dicas de edição de ressoancia, custoff, ganho, grave, medios e agudos.

Acredito que o problema seja no timbre , pois o FULL CONCERT PIANO já tem todo esse brilho e peso.

Desde já agradeço a todos pela atenção.

El_Cabong
Veterano
# mar/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


Se o problema for realmente a equalização: brilho, peso do grave, ... aí não tem mistério. É só editar a equalização deste timbre específico, para um modo de regulagem que fique melhor (para aumentar brilho e peso, geralmente diminuindo-se um pouco dos médios resolve).

O que acontece as vezes é que muitos reclamam do peso e brilho, mas na verdade o que acontece é do piano sumir no meio da banda.
Aí neste caso tem que fazer o seguinte.
Editar este timbre específico, inclinando mais a curva de sensibilidade do toque (fazer o toque leve ficar mais leve e o toque pesado ficar mais pesado) Aí quando tocares junto com a banda, quando a banda crescer é só tocar um pouquinho mais forte que o piano vai crescer junto, aparecendo bem (sem sumir).
______________________________

Uma pergunta.
Você comprou este MOXF6 já com uma memória flash instalada ou não ?? (eu queria tirar umas dúvidas com relação ao carregamento de arquivos para esta memória nos MOXF)

almwagner
Membro Novato
# mar/14
· votar


El_Cabong

Muito obrigado pela resposta. Vou tentar dar uma inclinada na curva e tirar um pouco de médio dele.

Você comprou este MOXF6 já com uma memória flash instalada ou não ?? (eu queria tirar umas dúvidas com relação ao carregamento de arquivos para esta memória nos MOXF)

Comprei sem memória, já até tentei comprar a memoria, mas está em falta na Yamaha com previsão de chegada no fim do mês. Inclusive se alguém tiver ela e quiser vender eu compro (é a mesma do MOTIF XF). Mas em relação ao carrregamento dela acredito que deve ser o mesmo processo do MOTIF XF, tem um video no Youtube do Sidinho Leal que ensina como carregar ela no MOTIF XF e ele me disse particularmente que no MOXF é o mesmo processo. Qualquer duvida estamos ai.

Abraço!

El_Cabong
Veterano
# mar/14
· votar


almwagner
Pois é. Eu tenho um Motif XS7 e estou interessado em vendê-lo para comprar um MOXF8. Mas antes eu queria saber como é o carregamento dos samples nesta memória dos MOXF.
Eu tenho uns waves de Bösendorfer, Steinway, Baixos, Guitarras, ... e queria usá-los no meu futuro MOXF8. He He He.

almwagner
Membro Novato
# mar/14
· votar


El_Cabong

Cara, vc não consegue usar essas waves no seu XS7? Ele tem sampler tb. A unica diferença do XS pro XF é a memoria flash.

El_Cabong
Veterano
# mar/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


almwagner
Sim !! consigo usar samples sim !! E fica excelente. O piano de cauda Bösendorfer Imperial 290 (sampleado em 4 layers, tecla por tecla) então é Fantástico !!!! Este piano austríaco de cauda inteira é uma coisa do outro mundo !!!!

Eu só quero trocá-lo pelo MOXF8 porque o sampler deste meu Motif XS7 é com memória DIMM. Ela é volátil, aí toda a vez que eu ligo ele tem que carregar os samples do pendrive pra dentro dele, e isto demora uns 6 minutos.

A memória flash pra isso é uma maravilha. É só carregar uma vez e os samples ficam ali pra sempre !!

É que eu estava me informando sobre isso, e sei que os Motif XF carregam os waves (*.wav) direto para a memória, mas ouvi dizer que nos MOXF não se consegue carregar Waves. Ele só carrega o sample pronto, do tipo (*.x3w) (*.x3a) ...

DuduXP
Veterano
# mar/14
· votar


almwagner
Eu tenho o S70XS que possui os dois pianos o S6 Natural Grand e o Full Concert Piano, o Full Concert é mais brilhante mesmo, o S6 é um piano um pouco mais aveludado, que pra mim soa mais real, porém no S70 a dinâmica é muito boa, quando se aplica um Fortíssimo ele responde bem, com brilho, ataque, ressonância da mesma forma que o Full Concert, agora no MOXF eu nunca ouvi o timbre, ma eu acredito que sejam iguais.

almwagner
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: almwagner
· votar


DuduXP
Então nos videos demonstrativos que vejo na net o S6 aparece fantástico com todas essas características que vc mencionou. Acontece que o mesmo S6 no banco de presets (PRE9) ele está completamente magro, sem peso, sem brilho, parecendo aqueles pianos de brinquedo. Acredito q o S6 que vejo nos videos seja alguma amostra de samples.

El_Cabong
Sobre o sample do MOXF o que eu sei é que ele não tem o editor de samples, mas ele carrega os (*.X3a), quando minha memoria chegar eu posso dar uma olhada pra ver como funciona e te falo aqui.

almwagner
Membro Novato
# mar/14
· votar


DuduXP
Então nos videos demonstrativos que vejo na net o S6 aparece fantástico com todas essas características que vc mencionou. Acontece que o mesmo S6 no banco de presets (PRE9) ele está completamente magro, sem peso, sem brilho, parecendo aqueles pianos de brinquedo. Acreditoo S6 que vejo nos videos seja alguma amostra de samples.

El_Cabong
Sobre o sample do MOXF o que eu sei é que ele não tem o editor de samples, mas ele carrega os (*.X3a), como minha memoria chegar eu posso dar uma olhada pra ver como funciona e te falo aqui.

El_Cabong
Veterano
# mar/14
· votar


almwagner
eu posso dar uma olhada pra ver como funciona e te falo aqui

Pô !! Valeu cara.
Se depois tu puderes dar uma verificada se ele carrega arquivos (*.wav) ...

Senão a solução pra mim (e pra você também) para montarmos os nossos samples nos MOXF será adquirir um programa de computador chamado Motif Waveform Editor (John Melas), que cria os arquivos X3A e X3W a partir das waves.

almwagner
Membro Novato
# mar/14
· votar


El_Cabong
Pesquisando no site do motifator achei isso aqui, acho q responde sua pergunta.

To be able to prepare Multi Samples and map samples you need additional software:

John Melas MOTIF XF WAVE FORM EDITOR


paulo_henry
Veterano
# mar/14
· votar


Aproveitando o tópico de nosso amigo almwagner....estou com uma dúvida e gostaria que vocês me ajuda-sem... tenho um RD700GX, estou pensando em vender para pegar um MOXF8... Vocês acham que vale a Pena???

silvG8
Veterano
# mar/14
· votar


paulo_henry
Não! O MOXF8 será um casamento e no dia que quiser vender terá muita dificuldade devido ao tamanho e peso do bicho. Se quer meu conselho, tente algum workstation com 73/76 teclas pesadas, é mais fácil pra vender. Dentre os possíveis que lembro rapidamente tem o Korg Kronos 73 e o Kuzweil PC3K 76.

Só pra exemplificar: tive um Fantom-G8, comprado em 2008 se não me engano. Foi meu primeiro teclado e fiquei bem com ele durante um tempo (até 2011). Acabei me desfazendo dele (comprado por 10500) por 7000 na troca com um outro instrumento. Resumindo....... perdi dinheiro pra caramba!

El_Cabong
Veterano
# mar/14
· votar


silvG8
O Korg Kronos 73, o Kurzweil PC3K 76, ... são caríssimos !!!!!!!

O MOXF8 está custando em torno de R$ 7200, tem todas as 88 teclas de um piano, pesa somente 14kg (menos até que um Motif XF7 que pesa 17kg). É menos comprido que o irmão mais velho (Motif XF8) devido aos pitch e modulation bend estarem posicionados acima do teclado e não ao lado.

Sem falar que colocando a memória FL1024m no MOXF8, pode-se carregar nele um sampler de Piano de Cauda Bösendorfer Imperial 290, que aí não tem pra ninguém !!! Bate até um Nord Stage 88 em matéria de timbre !!!
É o que eu pretendo fazer.

silvG8
Veterano
# mar/14
· votar


El_Cabong
Nossa, viajei! Achei que ele estava perguntando do Motif XF8. :)
Enfim...... engano meu. De qualquer forma, não acho que vale a pena não.

paulo_henry
Cara, meu conselho acima é meio enganado, pois achei que você falava de outro instrumento, mais caro, mais pesado e que sinceramente não vale a pena. Quanto ao MOXF, também não acho que vale a pena trocar seu RD nele. Você vai sentir muita falta da qualidade das teclas e de outras coisas. Você tem um piano digital que é "top" e não vale a pena torrar ele em um mid-level marromeno apenas porque o senhor enjoou do piano digital. Você vai se arrepender instantaneamente quando colocar o fone de ouvido no MOXF e ouvir aquela coisinha xoxa....... não é criticando o MOXF, mas não existe comparação com algo como o RD-700GX.

El_Cabong
Veterano
# mar/14
· votar


silvG8
Com relação as teclas até pode ser (as do RD-700GX serem melhores)

Mas com relação ao som ...

Você já escutou um sample de Bösendorfer Imperial 290 (do tipo Synthogy Ivory, N.I. Akoustik Piano, ...) ??
Não tem pra ninguém !!!
E este é o sample que pode ser colocado no MOXF8
O som da coisa real que não se encontra em nenhum outro Stage Piano !!!

Casper
Veterano
# mar/14
· votar


Caro El_Cabong:

...som da coisa real que não se encontra em nenhum outro...

No dia em que um sample mequetrefe for considerado
a "coisa real" eu não vou querer mais morar nesse planeta.

silvG8
Veterano
# mar/14
· votar


El_Cabong
Casper
Sou um felizardo que ja teve oportunidade de tocar em muitos diferentes pianos, inclusive alguns especiais como Steinway D e Yamaha C (alguma coisa). Dentre os mais exóticos estão inclusos um Pleyel (francês) e alguns outros alemães antigos, mas infelizmente não inclui os Bosendorfer.

De toda essa experiência, posso te dizer uma coisa: samples nunca chegaram perto de reproduzir o som de um piano. Tenho um Steinway em sample no PC mas uso apenas para gravações pois tenho um piano em casa. Tem muita coisa da dinâmicamque falha muito nesses samples. Mesmo se fosse uma amostra pra cada velocidade MIDI (127) ainda seria falho.

No dia em que um sample mequetrefe for considerado
a "coisa real" eu não vou querer mais morar nesse planeta.

Boa!! Hhehehehehehe!!

El_Cabong
Veterano
# mar/14
· votar


Casper
Synthogy e N.I. São mequetrefe ??
Stage piano Roland é que é o máximo ??

Tô indo agora p/ outro planeta !!

silvG8
Veterano
# mar/14
· votar


El_Cabong
Ele não disse isso...
O sr. Disse "o som da coisa real". O Casper só contrapôs esta parte.

Quanto ao Synthology e NI, eu diria que em som são melhores que o Roland, com certeza... mas também são melhores do que usa-los dentro de um teclado com amostras. Vale mais a pena pegar um Macbook e usa-lo apenas com música do que perder horas pra fazer um trabalho de samplear um NI pra dentro de um MOXF, com saída de audio inferior a um Macbook (quem dirá uma placa de som profissional).

Enfim, acho o MOXF uma compra ruim em relação a um RD. o mais importante em um piano digital ou teclado de 88 teclas é a qualidade das teclas.... o som a gente consegue melhorar de várias formas diferentes.

El_Cabong
Veterano
# mar/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


silvG8
perder horas pra fazer um trabalho de samplear um NI pra dentro de um MOXF, com saída de audio inferior a um Macbook (quem dirá uma placa de som profissional).

Realmente dá um trabalhão colocar os samples pra dentro do MOXF, mas vale a pena. Eu fiz isso no meu Motif XS7, e foi a melhor coisa que eu já fiz, a fim de obter um som de piano de cauda incomparável.
E a saída de som do Motif XS7 (no caso de fazer gravações) eu ligo direto nas entradas de uma interface de audio Focusrite Scarlett 2i2. A qualidade em termos de SNR e THD, tanto da saída do Motif XS7, quanto da entrada da Focusrite são excelentes !!

Na verdade eu nunca testei uma saída de audio de um MOXF6 ou MOXF8, mas eu creio que o pré amplificador de saída deles não tenham uma qualidade inferior à do Motif XS7. Eu acho que nos MOXF a Yamaha deve ter poupado em outras coisas, do tipo: visor pequeno e preto e branco, menos bancos User, menos opções de edições, retirada de controles drawbars, ...
_______________________________________

o som a gente consegue melhorar de várias formas diferentes

Sei lá mas eu não gosto muito disso, de termos um timbre não muito legal e aí tentar melhorá-lo com alguns artifícios.
Eu gosto mais é de ter realmente o sample (a gravação da amostragem de todas as teclas) pois aí tu já parte inicialmente da gravina da coisa real (alguém foi lá e microfonou com os melhores microfones e prés, a coisa real, sem se preocupar em poupar memória).

El_Cabong
Veterano
# mar/14
· votar


silvG8
Casper
ERRATA
Realmente ali naquela frase que eu disse, eu usei mal a colocação de uma palavra.

Aonde diz:
O som da coisa real que não se encontra em nenhum outro Stage Piano !!!

Leia:
A gravina da coisa real que não se encontra em nenhum outro Stage Piano !!!

Casper
Veterano
# mar/14
· votar


Caro El_Cabong:

Quando eu disse "sample mequetrefe" não foi me
referindo a nenhum produto específico. Até porque minha crítica
é sobre o método : o uso de samples para emular um instrumento.

As nuances de um instrumento como o piano só podem
(talvez) serem duplicadas com uma modelagem física
realmente séria. Um sample é apenas uma fotografia,
um congelamento de um som em um determinado momento.
A fundamentais interações entre os elementos do instrumento
são deixadas de lado, ou emuladas de forma precária.

El_Cabong
Veterano
# mar/14
· votar


Casper

O único problema que eu vejo realmente nos samples é o seguinte.
Eles microfonam um piano de cauda com os melhores microfones, melhores prés, melhores conversores A/D, melhores resoluções, ... nota por nota sozinha.
Aí quando se vai tocar o piano no teclado com este sample, se executa inúmeras notas ao mesmo tempo.
Por exemplo:
Se num determidado trecho da execução do instrumento houver 15 notas soando ao mesmo tempo, o som resultante não será o de 1 piano com 15 notas soando ao mesmo tempo,
e sim o som de 15 pianos cada um soando 1 nota.
Aí vai ser:
- 15 madeiras de 15 pianos vibrando e ressoando cada um a sua nota, e não a madeira de um piano somente vibrando e ressoando as 15 notas juntas.
- 15 cordas (uma em cada piano) emitindo o som independentemente uma da outra, e não 15 cordas de um mesmo piano emitindo som e interferindo umas nas outras através das harmônicas
...
É isso.

Mas na minha opinião, mesmo com todos estes problemas, esta soma aritmética destes efeitos da madeira, das cordas, ... dos 15 pianos de uma nota só, ainda assim se aproxima bastante do som real de 1 piano de 15 notas.
São minúsculas diferenças que passam batidas pelos ouvidos da maioria das pessoas.
Na minha opinião sente-se muito mais diferenças em relação ao som real do piano, é no som destes Stage pianos. Aí sim é bem perceptível !!!

Casper
Veterano
# mar/14
· votar


Caro El_Cabong:

Muito bem colocada a questão dos 15 pianos. Cada um vai
apresentar apenas a ressonância do momento da gravação
da única nota. Esse é apenas um dos problemas. Talvez o
maior é a questão da ressonância simpática entre as cordas.

Eu sei que o VST pianissimo, por exemplo, tem um tratamento
simples para simular esse efeito: se dentro do acorde
tem uma nota em uma oitava acima ou abaixo, se a nota for
tocada novamente enquanto a nota na oitava continuar pressionada,
a nota que continuou pressionada tem um aumento leve de volume,
que simula (porcamente) o comportamento do piano real.

Em um cravo, por exemplo, esse efeito é muito mais
pronunciado que em um piano.

Por isso, inevitavelmente, o futuro dos instrumentos digitais
está na modelagem física.

El_Cabong
Veterano
# mar/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


A primeira vez que eu usei este sample de Bösendorfer na igreja foi engraçado !!

O pessoal já estava acostumado comigo tocando aquele "pianinho" Full Concert Grand do Motif XS7, aí no dia em que eu consegui terminar a montagem do sample, eu levei ele pra igreja num dia de ensaio dentro de um pendrive, liguei o teclado, carreguei o sample, e toquei.
Quando toquei, todo mundo da banda me olhou, e o outro tecladista da igreja com uma cara de espanto foi até onde eu tava tocando, e perguntou:
- Que som é esse cara ?
- É um som de piano Bösendorfer.
- Quando eu ouvi pensei. Ué! A igreja agora tem um piano de cauda ?


bandarara
Membro Novato
# mar/14
· votar


Blz?Então,sou novo aqui no forum,e também tenho algo a acrescentar.

Tenho um S70xs que eu gosto bastante.Os timbres no geral são muito bons,porém os pianos S6...,cara detestei!mesmo editando não fica legal, por isso, uso o Full Concert Grand.

Tive um fp4 da Roland,que me irritava,pois o timbre de piano ficava sem peso e sem expressividade,mesmo usando Caixas RCF art 412+mesa Yamaha mg102 em stereo.

Acabei trocando por um General Music realpiano pro 2,que me surpreendeu com o peso dos timbres,principalmente o timbre de piano, fiquei muito satisfeito.

Atualmente,tenho o s70xs e Gem pro 2,comprei por ultimo um Px5s Casio.

Cara, pode parecer mentira,mas comprei o px5s depois de testar muito lá na Playtech,fiquei impressionado com a qualidade dos timbres viu? timbres com peso!punch!expressividade!o timbre de piano é muito realista e soou( minha opinião pessoal)melhor que o Full do s70xs.

Os Rhodes e demais EPs são lindos,teclas fantásticas,totalmente ponderadas,256 notas de polifonia,pesando menos de 12kg tô curtindo pra caramba.A Casio tá de parabéns!

paulo_henry
Veterano
# mar/14
· votar


silvG8

Valeu Brother Pelas Dicas aê!!! Sobre o MOXF, o que me atraiu foi justamente o timbre S6... Que Pelo Menos, nas Demo soa muito "Bom"... mas Vou Ficar Com o Meu RD700GX Mesmo ... Como o nosso Amigo bandarara falou ai em cima....

"Tenho um S70xs que eu gosto bastante.Os timbres no geral são muito bons,porém os pianos S6...,cara detestei!mesmo editando não fica legal, por isso, uso o Full Concert Grand."

Nada Contra a Yamaha Pois Também Gosto da Marca...

Jr Sousa
Membro Novato
# jun/14
· votar


Pessoal, adquiri recentemente um MOXF6 e também achei os piano sem peso. Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a dar uma melhorada. Se alguém puder postar as modificações que realizaram pra melhorar eu agradeceria muito.

El_Cabong
Veterano
# jun/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


Vocês já viram um vídeo que tem no you tube (não me recordo agora o nome) mas o cara coloca um MOXF6 e um S90XS, um embaixo do outro, com o mesmo piano S6 selecionado, e começa a tocar uma música.
Ele toca um pouco num e um pouco noutro, e ele faz esta troca de um para o outro umas dezenas de vezes, ...

E o som é sempre EXATAMENTE o mesmo !!!
Escutando sem olhar é como se fosse um teclado só.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Piano S6 no MOXF sem brilho e sem peso